quinta-feira, 9 de março de 2023

Os 10 Coadjuvantes Indicados para o Oscar 2023

Os coadjuvantes muitas vezes chamam mais a atenção que o protagonistas dos filmes e para isso foi criada a categoria em quase todas as premiações.

A concorrência deste ano traz bons nomes defendendo personagens interessantes. Mas as escolhas nessa categoria costumam ser mais pela carreira que pelo papel.

Veja a lista comentada em ordem alfabética, começando pelas mulheres e dê também sua opinião!

1. Angela Bassett - Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Angela é a menos ruim num filme dramaticamente sofrível. Mas o motivo para seguir favorita ao prêmio é sua carreira, que inclui uma indicação no papel de Tina Turner (What's Love Got to do with it). Não merece, mas deve levar.

2. Hong Chau - A Baleia

A atriz tailandesa cria uma personagem interessante, empática, mas esta indicação já é mais que suficiente.

3. Jamie Lee Curtis - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Filha da realeza de Hollywood (Tony Curtis e Janet Leigh), a atriz finalmente chega à sua primeira indicação com uma personagem multifacetada, mas sempre vilã. Merece pela ótima carreira e também pelo trabalho no filme.  

4. Kerry Condon - Banshees de Inisherin

A simpática atriz irlandesa tem um personagem iluminado e pode até se beneficiar de um prêmio de consolação para as Banshees. Como todos no filme, está ótima. Mas será uma surpresa se vencer.

5. Stephanie Hsu - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

A atriz tem muita presença, destaca-se no papel da filha e da vilã no multiverso. Sua carreira já tem boas passagens em séries de televisão e tudo para crescer. Mas um Oscar seria um exagero.

6. Barry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin

O esquisito Keoghan já chama a atenção pelo menos desde "O Sacrifício do Cervo Sagrado" e é cotado para ser o próximo Coringa. Seu personagem em Banshees é um clichê, o bobo da vila, no qual se sai muito bem. Num ano com menos concorrentes, poderia ser favorito.

7. Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inisherin

Em cerca de 100 filmes, é um daqueles rostos que nos conectam imediatamente ao cinema britânico/irlandês. Seu personagem é ótimo e a atuação precisa. Primeira e merecidíssima indicação ao Oscar. Deve dividir votos com o colega de filme e ficar mais longe do prêmio.

8. Brian Tyree Henry, em Causeway (Passagem)

A definição do bom personagem coadjuvante, escada para a atriz principal, mas brilhantemente defendido por Henry, ao ponto de se destacar com esta única indicação. O ator já tinha chamado atenção como o hilário "Paper Boi" na série "Atlanta". Que esta indicação impulsione sua carreira!

9. Judd Hirsch, em Os Fabelmans

O papel do tio doidão deu a segunda indicação a Hisrsh. A primeira fora por "Gente Como a Gente" de 1980. Seu personagem é um alívio cômico rápido, mas foi o suficiente para ser lembrado. 

10. Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

O grande favorito e uma das poucas "barbadas' da noite. Quan tem todas as qualidades necessárias para vencer. Além das múltiplas personalidades do seu Waymond Wang, representa o carinho nostálgico dos amantes do cinema dos anos 1980, lembrando seu "Short Round" no segundo Indiana Jones e do "Data" em Goonies. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!