segunda-feira, 31 de agosto de 2009

10 Filmes de Vampiros



Esta é uma categoria cheia de ótimos filmes.
O vampiro é um dos personagens que melhor se adaptou à mitologia do cinema.
A amostra é tamanha, que posso apostar que todo mundo deve ter algum filme favorito que não está nesta lista.
Obs: Esta foi uma das primeiras listas deste blog, por isso resolvi atualizá-la em 17/03/2011, inclusive substituindo um dos filmes.

1.  Drácula de Bram Stoker (Vlad o empalador foi lutar nas cruzadas e, quando voltou, soube que sua amada esposa havia cometido suicídio ao ouvir que ele havia morrido. inconformado, Vlad se dedica ao satanismo e ao vampirismo. este é apenas o ponto de partida da mais fiel versão do livro original, numa superprodução dirigida por Francis Ford Coppola)


2.   Deixe Ela Entrar (na Estocolmo da década de 1970, um garoto de 12 anos é atormentado pelos colegas de escola até conhecer uma estranha garota, aparentemente da mesma idade, que muda-se para o apartamento vizinho e a quem só vê de noite. este filme sueco traz sangue novo ao tema e foi refilmado em inglês sem o mesmo impacto) 

3.  Nosferatu, o Vampiro da Noite (refilmagem de 1979 do clássico do expressionismo alemão, esta versão de Werner Herzog não fica atrás, embora um pouco arrastada. baseada no livro de Bram Stoker, mostra Klaus Kinski como o vampiro obcecado pela bela Isabele Adjani. dizem que Kinski acreditou que era mesmo Nosferatu... e eu também)


4.  Entrevista com o Vampiro (um repórter entrevista um homem - Brad Pitt - que diz ter 200 anos e conta como teria sido infectado por Lestat - Tom Cruise. versão modernizada e muito sexy dos vampiros, dirigida por Neil Jordan)

5.  Os Garotos Perdidos (Corey Haim e Jason Patric são irmãos que mudam-se com a mãe para uma cidadezinha da California, onde muitos jovens estão desaparecendo. logo irão conhecer uma turma de motoqueiros, que na verdade são vampiros. versão juvenil e roqueira dos anos 80, pela primeira vez virou cool ser vampiro)

6.  Dança dos Vampiros (um professor especialista em vampiros decide ir à Transilvânia, acompanhado de seu medroso assistente, para aprender mais sobre o assunto. uma sátira um pouco sem graça, mas ainda assim a melhor das que assisti, curiosamente dirigida por Roman Polanski)

7.  Fome de Viver (Catherine Deneuve é uma colecionadora de arte, chiquérrima e, há centenas de anos, uma vampira. ela agora vive em Manhattan com o marido David Bowie, igualmente estiloso, que começa a sentir o peso dos séculos. os vampiros mais fashion do cinema)

8.  Um Drink no Inferno (George Clooney e Quentin Tarantino são dois irmãos criminosos em fuga, que param numa estranha boate na fronteira do México, que à noite fica povoada  por vampiros. dirigido por Robert Rodrigues, um filme nervoso e muito divertido)


9.  A Sombra do Vampiro (a história - fictícia? - dos bastidores das filmagens de Nosferatu de F.W.Murnau de 1922, centrada na estranha figura do ator Max Schreck - Willem Dafoe -, que teria hábitos estranhos e reservados, sugerindo que ele era realmente um vampiro. brilhante exercício de metalinguagem, onde o mito é tão maior que a realidade, que acabam se confundindo)


10.   Quando Chega a Escuridão (um jovem fazendeiro conhece uma linda garota que o seduz e ele acaba se juntando à sua "família", um perigoso grupo de vampiros, que buscam sangue nas noites e a escuridão durante o dia. um roteiro bem amarrado, um ótimo ritmo e a direção segura de Kathryn Bigelow. vale uma olhada)

Menção Extra:  

 Crepúsculo (como não falar deles? é moderno, tem vampiros bonitinhos e politicamente corretos, adaptados ao gosto das pré-adolescentes atuais. o maior problema desta franquia é se levar tão a sério

Listas relacionadas: 10 Filmes de Rick Baker

39 comentários:

  1. Lesbian Vampire Killers.... é hilário tb

    ResponderExcluir
  2. Se eu li certo que crepúsculo está em 2ª, acho que não posso confiar no resto da lista :S

    ResponderExcluir
  3. Anônimo... não sei exatamente o que você quis dizer, mas a lista está em ordem aleatória. Eu não sou dono da verdade e não classifico os filmes do melhor para o pior.

    Mariano... que raio de filme é esse?? hehehehe

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Crepúsculo???? Esse filme ofende qualquer mitologia Vampírica... Aonde já se viu Vampiro dar voltinha no Solzão do meio-dia???

    Acho q até Blade é melhor q esse filme...

    Os outros filmes... Simplesmente ótimos!!!

    Faltou colocar 30 dias de Noite, que tb é um ótimo filme do gênero...

    ResponderExcluir
  5. Oi Vicious,
    Eu acho que Crepúsculo trouxe atualidade ao tema. Também tenho minhas restrições, acho que o filme tem a profundidade de um episódio de Dawson's Creek, mas tem muito a ver com a geração atual, como Lost Boys tinha a ver com a minha.
    De Blade eu não gosto, mas 30 Dias de Noite é muito bom.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Crepusculo *-*

    hehehe

    Curto tbm a maioria dos filmes sobre vampiros e 30 Dias de Noite tbm deveria estar na lista.. xD

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. mais uma citação de 30 Dias de Noite... assistam, vale a pena também...

    ResponderExcluir
  8. Armandão, cade a lista de filmes de zumbis, meus prediletos, eheheh
    30 dias de noite é muito bom, melhor que A sombra do Vampiro.
    Agora, o Drácula com o Frank Langella é impagavel e considerado o mais charmoso dos ultimos tempos.
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  9. depois de ver Um drink no inferno, gostaria de ver uma lista de Quentin Tarantino. Gosto dos filmes dele

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda,
    Estou esperando ansioso por uma lista do Tarantino, mas o problema é que ele só tem 9 filmes, não dá ainda para uma lista de 10...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Edward não é um vampiro...
    O que brilha, voa e vive na floresta se chama FADA

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkk
    Oi Anônimo,
    Adorei o comentário.
    Você não se identificou, mas logo se vê que não é uma menininha com menos de 12 anos...
    Esta série não foi feita para nós. Foi feita para elas.
    Abs!!!!

    ResponderExcluir
  13. é um absurdo crepusculo numa lista dos melhores filmes de vampiros ....esse lixo é uma ofença aos fãs de vampiros ............a regravação de let me in é 1000 vezez melhor que a lixo crespuculo isso só mostra o quanto o paladar artistico das pessoas está cada vez mais fraco ...........
    eu garanto a vcs que todos atores de crepusculo jamais brilharam (( sem talento )) encaixaram bem em um filme sem vergonha uauaua kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. sem anjos da noite...2019 tem outros filmes mais conhecidos e melhores que alguns ai vampiros de john carpter sei la esta lista ta meio antiga demais...

    ResponderExcluir
  15. Ah sim Anônimo,
    Vamos atualizar a lista com Vampiros de John Carpenter de 1998 e Anjos da Noite de 2003, aí a lista não será mais antiga...

    Mas vamos aumentar a lista com as sugestões de vocês:

    11. Os Matadores de Vampiras Lésbicas
    12. 30 Dias de Noite
    13. Drácula (1979)
    14. Anjos da Noite
    15. 2019, o Ano da Extinção
    16. Vampiros de John Carpenter

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. não posso dizer que tua lista esta ruim, porem percebe se que vc atirou para todos os lados, colocando nessa lista diversos generos de filmes vampiricos, deve colocar uma linha e defende-la e não agradar a todos

    ResponderExcluir
  17. Caro Anônimo,
    A principal característica deste blog é exatamente esta: dar a maior abrangência possível sobre cada tema.
    Não sou um especialista em vampiros e nem pretendo ser.
    Em todas as listas tento mostrar os mais variados filmes daquele tema, da comédia ao terror, do infantil ao drama, dos blockbusters aos independentes europeus ou brasileiros.
    É isso que faz a Listas de 10 ter quase 3 milhões de page-views.
    Agradeço o comentário e a oportunidade de esclarecer isso!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. crepusculo e uma merda comparado a todos os outros filmes XD

    ResponderExcluir
  19. Quase perfeita esta lista. Trocaria Crepúsculo por Amor A primeira Mordida.

    ResponderExcluir
  20. Oi Vampira,
    Uma vez que Crepúsculo não está entre os 10, mas apenas mencionado, uma vez que não pode ser ignorado, não faz sentido substitui-lo, né?
    Boa a lembrança, agora nossa chegou ao número 17...

    17. Amor à Primeira Mordida

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  21. Crepúsculo é uma merda!!!

    ResponderExcluir
  22. ´Colocaria também o Nosferatu de 1922, e Drácula, de 57 com o Cristopher Lee

    ResponderExcluir
  23. Entrevista com o Vampiro é Deeeeeemais *--*

    ResponderExcluir
  24. Pois é, tem Crepúsculo mas não tem Nosferatu do Murnau. Incrível.

    ResponderExcluir
  25. Amei a lista!

    Amo Crepúsculo! Para mim ele não conta uma história de vampiros e sim um romance, porque é isso que seus livros e filmes mostram. O fato de alguns personagens serem vampiros é só um incremento, porque Crepúsculo é romance puro.

    Entre as novas características dadas a esses seres na Saga, há algumas que realmente são toscas, mas cada um tem liberdade pra criar o que quer. E é lógico que quem gosta dos vampiros tradicionais, às vezes não compreende isso.

    ResponderExcluir
  26. Eu estava gostando muito da lista... chego no final: Crepúsculo ¬¬
    Vá criar vergonha na cara antes de citar filmes BONS e um lixo no final
    Estragou o post!

    ResponderExcluir
  27. Milena,
    Existem duas citações ao Nosferatu de Murneau.
    E, amigos,
    Este blog traz listas de 10 filmes, 'Crepúsculo' é citado fora da lista, não faz parte dela, simplesmente porque eu achei que deveria ser citado. Eu jamais disse que é um bom filme, aliás não é.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  28. A lista está otima. Como são so 10, sempre vai faltar um ou outro, como o excelente clássico "A Hora do Espanto", que deve ter fugido à sua memória.

    Agora, se algo merecia uma menção honrosa, pela tosquice, deveria ser Matadores de Vampiras Lésbicas, que ao menos é um bom filme, pq Prepúcio é sacanagem... faz com que o resto da lista pareça ruim ou no mesmo nível.

    ResponderExcluir
  29. eu gosto de crepusculo mais ele não tem nada haver com vampiros, esta mais para um romance de adolescente

    ResponderExcluir
  30. Senti falta do ótimo "terrir" Fright Night (A hora do espanto) e que não deixa de ter seu lado macabro.

    Aliás, sei que as sugestões que você recebe são muitas, mas fica aqui mais uma 10 Filmes que misturam terror e humor.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. A lista tá otima, mas se fosse para colocar uma menção extra poderia ter tirado Crepusculo, e ter colocado Fright Night que é um ótimo filme de vampiros dos anos 80, dentre outros, entendo que assim como The Lost Boys foi um filme de vampiro que expressava a minha e a sua geração oitentista, você realmente não precisava colocar Crepusculo, pois onde já se viu vampiro que brilha na luz do sol? Isso é uma das caracteristicas marcantes de ser um vampiro, é um ser das trevas e não da luz. poderia dar uma aula sobre os verdadeiros vampiros, mas fico por aqui mesmo.
    Fui...

    ResponderExcluir
  32. Poderiam ser incluido mais um filme. apesar de ser uma mitologia seria, acho que "Dracula Morto mas Feliz" seria uma boa pedida nesta lista perfeita. É bem comedia, mas vale a pena ser visto.

    ResponderExcluir
  33. Excelente lista, ótimo comentário sobre o Kinski, ele era maluco e encarnava seus personagens.

    No documentário My Best Fiend, Herzog conta que chamou Kinski para filmar Aguirre, e na época ele estava interpretando Jesus no teatro, e que por isso agia o tempo todo como se fosse o próprio Jesus.

    ResponderExcluir
  34. Você já viu Underworld - Anjos da Noite? É super legal, realmente muito bom. Trata-se do tema vampiros.

    ResponderExcluir
  35. tem Drácula 2000 é bobinho, mas da pra ver de boa, Anjos da Noite é ótimo e também pode ser colocado na lista de Lobisomens.

    Crepúsculo é ruim, mas tem a paródia dele Os Vampiros que se mordam (dizem que é legal, mas ainda não vi xD )
    O problema da 'série' Crepúsculo é que as pessoas levam a Estória dele muito a sério, a autora só quis fazer algo que ninguém ousou, tudo bem que foi a pior ideia que alguém poderia ter tido, mas ela alcançou o objetivo dela: Ganhar Muito Dinheiro

    Eu sou do tipo que se não gosto ignoro...pronto, vi o primeiro e não tive coragem de ver o restante rsrsrs

    ResponderExcluir
  36. Minha menção seria para Van Helsing a versão com Hugh Jackman, Crepúsculo nem vinha a mente,pois isso não e´ser vampiro, "Vampiro que brilha no sol?" so brincando mesmo......

    ResponderExcluir
  37. Buffy, a caça-vampiros (não é o seriado) é bom.

    ResponderExcluir
  38. Há produções suficientes de vampiros, a partir de alguns que são muito fantasioso, para outros é assim vale a pena para ver a história eo elenco, como True Blood em su septima tempprada , a história em si é vale a pena verificar em cada capítulo.

    ResponderExcluir
  39. deixa ela entrar,é um filme sem pé nem cabeça,tem uma história mais ou menos e no final do filme,você se pergunta qual a necessidade de fazer um filme desses?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!