quarta-feira, 28 de abril de 2010

10 Filmes de Babás


As babás sempre existiram como a 'terceirização' da maternidade pelos nobres, para se livrarem da desagradável tarefa de criar os próprios filhos.
Nos tempos modernos, a classe média teve que recorrer a essas profissionais, para que as mulheres pudessem sair de casa e ganhar sua parte do sustento do lar.
O cinema tem inúmeros exemplos de amas e babás, boas ou más, que nos cativaram. Esta é uma lista com 10 delas.


1.  Mary Poppins (a mais famosa das babás do cinema. na Londres de 1910, um banqueiro rígido coloca um anúncio  no jornal, procurando uma babá para seus filhos pestinhas, que afugentaram todas as anteriores. as crianças também escrevem um anúncio, com as características que elas gostariam de ter numa babá, mas o pai o rasga e atira na lareira. mesmo assim, este anúncio chega às mãos de Mary Poppins - Julie Andrews -, uma babá mágica, que vai trazer música e harmonia àquela família. ótimas canções, 5 Oscars e alegria para quem assiste) 


2.  Os Inocentes (Deborah Kerr é uma babá contratada por um homem, para cuidar de seus sobrinhos órfãos num casarão vitoriano, no interior da Inglaterra. as crianças são lindas e angelicais, tudo vai bem, até que ela começa a notar um estranho comportamento das crianças. um filme aterrorizante, que nos deixa arrepiados por meses. ótimo)


3.  Nanny McPhee, a Babá Encantada (um viúvo, pai de sete filhos, não consegue uma babá que os suporte e, para piorar, a tia que o sustenta exige que ele se case ou irá cortar sua mesada. depois da 17a. babá fugir, ele é aconselhado a contratar a lendária babá McPhee - Emma Thompson -, mas não sabe onde encontrá-la, até que ela surge na sua porta. ela aceita o emprego e usa mágica para colocar os garotos na linha. um delicioso filme família)


4.  A Noviça Rebelde (nos anos 30, na Áustria pré-guerra, uma noviça - Julie Andrews de novo - é destacada para trabalhar na casa de um aristocrático capitão, cuidando de seus sete filhos. aos poucos sua alegria contagia as crianças e o capitão, roubando o coração de todos. lindas canções e 5 Oscars, incluindo melhor filme, num filme irretocável)


5.  Uma Babá Quase Perfeita (após seu divórcio, um homem - Robin Williams - tem a idéia de fantasiar-se de mulher, uma senhora inglesa, para pleitear o cargo de babá de seus próprios filhos e, assim, ficar mais perto deles. grande sucesso de público, numa comédia razoável)


6.  A Mão que Balança o Berço (um casal contrata uma babá - Rebecca De Mornay, ótima -, que parece perfeita, carinhosa com seu bebê e com a filha mais velha. aos poucos, ela começa a se comportar estranhamente, parecendo querer assumir o lugar da mãe. logo saberemos que a babá, na verdade, está em busca de vingança. um suspense eficiente)


7.  Paris, Eu te Amo / Loin du 16ème (o episódio dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas é um dos mais tocantes desta coletânea sobre Paris. uma mulher latina - Catalina Sandino Moreno - deixa seu filho pequeno na creche, na periferia para atravessar a cidade e cuidar do filho de uma mulher rica, na região nobre de Paris. simples e bonito)


8.  Grande Menina, Pequena Mulher (após ter toda sua herança roubada pelo contador, uma jovem mimada - Brittany Murphy - é obrigada a trabalhar pela primeira vez na vida. arruma emprego de babá de uma menina de 8 anos - Dakota Fanning -, com quem aprende muito sobre a vida. simpático e típico filme de sessão da tarde, reprisado à exaustão na tv a cabo)


9.  Nas Garras do Ódio (um garoto é enviado a uma clínica psiquiátrica, acusado de matar sua irmãzinha, afogada na banheira, o que ele atribui à babá - Bette Davis. quando volta para casa é a vez da mãe ser envenenada e da tia morrer misteriosamente. um suspense, onde Bette está exagerada desde o figurino, o que resultou num curioso desastre)


10.  O Diário de uma Babá (Scarlett Johanson termina a faculdade e arruma emprego de babá, contratada por uma rica família de Manhattan, para cuidar de seu filho mimado, o que ela encara como um estudo antropológico. a mãe é uma perua louca e o pai, um esquisitão. para piorar, ela se apaixona por um bonitão de Harvard. uma sátira ao mundo dos ricos)


Listas correlacionadas: 10 Filmes de Mordomos, 10 Filmes de Empregadas Domésticas

24 comentários:

  1. Armando, gostaria de citar o filme "Corina, Corina", 1994, um filme sensível, delicado e bem-humorado, com Woolpi Goldberg e Ray Liotta.
    Gostei da dica de "Os Inocentes", com a "prima" protagonizando (rs). Vou assistir!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    Realmente 'Corrina, Corrina' é melhor que os dois últimos, foi uma boa dica.
    Quanto a 'Os Inocentes', estrelado pela sua tia-avó, é um filmaço de arrepiar. Estou querendo revê-lo.
    Obrigado pelos seus sempre ótimos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Os inocentes é de arrepiar e tbm gosto bastante de A mão que balança o berço.

    No mais não gosto muito de filmes de babás boazinhas e nunca gostei de Mary e Armando tu já viu o trailer de Mary Poppins como se fosse um filme de terros? me despertou até mais interesse que o original..kkkkk

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  4. Oi Kelvelyn,
    Os trailers de Mary Poppins e de O Iluminado já são clássicos do YouTube. Geniais. E existem vários outros ainda.
    Os filmes de babás boazinhas costumam ser mais infantis, mas Mary Poppins é ótimo.
    Obrigado pelos vários comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Armandinho, estou aqui com o xandão e ele me mostrou o seu blog.

    Nota 10, muito legal !!!!!

    Um abraço,

    André.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou procurando um filme, mais nao acho de jeito nenhum.
    se puderem me ajudar ficarei muito agredecida :D
    Bem, vou diser um pouco do filme,é so o que meu parente lembra,
    É uma historia de uma babá que é contratada pelos pais de 2 adolecentes e uma criança, algo assim.
    Os pais contrata a babá para cuidar das crianças, pois iam numa festa.
    A babá recebe uma ligaçao sem querer e escuta um assasinato e dis ao cara, eu sei o que voce fes no mes passado, ou verao sei la. alguma coisa do tipo, ( Nao é aquele filme, eu sei o que voce fes no verao passado, esse é diferente de aventura, a babá so fala por falar , )
    o cara com medo começa amaeçar, intaum . O namorado a baba e as crianças entram no carro i sai numa aventura, e encontram o super heroi THOR, sabe um cara vestido sei lá.
    e no final, vao parar na festa dos pais, intaum bem rapido, precisam chegar eim casa antes dos pais, e tudo da certo.
    se souberem o nome do filme. digam por favor
    agradeço desde já :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava ate agora procurando este mesmo filme, talvez agora voce ja tenha desistido e nem vai mais dar uma olhada aqui, mas caso volte, o nome do filme que voce procura e: Uma Noite de Aventuras de 1987

      Excluir
    2. Eu sei que o foco do post não é esse, mas que português horrível desse "anônimo", hein?! Deve ser justamente por isso que ele ficou anônimo kkkk. Desculpa, gente, mas foi impossível não notar/comentar tamanhos erros!!

      Excluir
  7. adorrei tirou muitas duvidas mais olha coloca mais filmes bele tchau

    ResponderExcluir
  8. odei ñ achei o filme q eu gosto

    ResponderExcluir
  9. Eu queria muuuuito descobrir o nome do filme de uma ex presidiária que, para se ver livre da prisão, aceita ser babá de um casal de gêmeos que, por sinal, são super danados. Gente, esse filme é ótimo. Alguém sabe o nome? É de comédia e é perfeito! Raridades da Sessão da Tarde! :*

    ResponderExcluir
  10. Dois Pestinhas em Apuros

    ResponderExcluir
  11. eu estrou procurando um filme de uma babá, que o pai das crianças contrata para tomar conta deles e no final se apaixona por ela. é a babá e são 2 crianças uma menina e um menino.
    Quem souber me ajude. Grata.

    ResponderExcluir
  12. Olá eu tou procurando um filme q o cara e podre de rico ele bebe muuitoo wisky ou vodka (não me lembro) tem uma babá chamada robinson q o acompanha pra todo lugar. Ele se apaixona por uma garota no trem. A mãe dele força ele a se casar com uma mulher q ele não gosta. O filme é de comédia. VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas,
      Deve ser o "Arthur, o Milionário Irresistível" de 2011.
      Abs!!!

      Excluir
  13. Gente a pouco tempo passou na televisão um filme o qual eu não lembro o nome e queria muito asistir... é o filme de um menino de 8 anos que se apaixona pela baba.. alguém sabe que filme é esse?

    ResponderExcluir
  14. Pelo amor de Deus!!! Alguém me ajude a achar um filme que não encontro já faz 1 mês. É sobre um homem rico que se apaixona pela babá de seu filho. A mulher dele descobre que eles estão apaixonados e grávida (babá). A esposa resolve se vingar contratando 2 bandidos para matar a babá, porém o plano dá errado. Os bandidos matam outra mulher e depois descobrem . Enfim, a criança tem um sapo de pelúcia, o filme acontece praticamente todo no apartamento. Tem também babá eletrônica no quarto. O pai se chama Matt. Não consigo lembrar o nome do filme e nem o nome dos atores. Me ajudem por favor. Também não encontro nada no google e nem youtube. Eu via esse filme quando era adolescente nos canais da net. Agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Queria saber de um filme onde o cara perde o emprego e vai trabalhar como mordomo na casa de uma mulher que tem um casal de filhos, ele se apaixona pela mulher, a mulher é neurotica com limpeza, as crianças no começo atrapalham o cara, mas depois ajudam ele porque percebem que ele ta gostando mesmo da mae deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa to procurando esse filme faz tempo e nunca acho, só lembro que a mulher não gostava de usar toalhas para se secar e era tudo separado por cores, foi muito bom

      Excluir
  16. Queria saber o nome de um filme antigo onde uma babá é contratada e deseja o marido da sua patroa. No filme, essa mesma babá vira um lobo

    ResponderExcluir
  17. Procuro um filme sobre uma babá que depois de longa data é apresentada e acolhidas pelos hoje adultos que criou.
    Tinha o pequeno Robert que tinha medo de trovões.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!