quinta-feira, 15 de abril de 2010

10 Filmes sobre a Ditadura Militar Brasileira



Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime militar, que se caracterizou pela restrição à liberdade. 
Foram anos difíceis, onde tudo era censurado e proibido.
No final dos anos 1960 começaram a surgir grupos de resistência, alguns armados, que tentavam minar o governo, através de ações de guerrilha.
Diversos líderes estudantis e políticos de esquerda foram torturados, tiveram que fugir do país ou até desapareceram, provavelmente mortos pela repressão.
Alguns filmes falam dessa época ou das cicatrizes que ficaram. Esta é uma lista com 10 deles.

1.  Pra Frente Brasil (em 1970, enquanto o povo vibra com a seleção de futebol, a repressão corria solta. um homem pacato de classe média - Reginaldo Farias - é confundido com um ativista político, preso e torturado. enquanto isso, sua família procura por notícias. o filme foi lançado em 1983, ainda com Figueiredo na presidência)

2.  O Que é Isso Companheiro? (em 1969, o grupo terrorista MR-8 elabora um plano para sequestrar o embaixador americano - Alan Arkin -, para trocá-lo por presos políticos, que eram torturados nos porões da ditadura. filme bem acabado de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro)

3.  Cabra Cega (um jovem militante da luta armada - Leonardo Medeiros - é ferido numa emboscada da polícia e precisa se esconder na casa de um arquiteto, simpatizante da causa. bom filme)

4.  O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (casal de militantes deixa o filho com o avô, para esconder-se da repressão, prometendo voltar até o fim da Copa do Mundo de 1970. mas o avô morre e o garoto terá de se integrar à comunidade judaica do Bom Retiro, além de ter contato com alguns militantes)

5.  Ação Entre Amigos (em 1971, quatro amigos foram presos ao tentar assaltar um banco e foram violentamente torturados. anos mais tarde, descobrem que seu torturador ainda está vivo e vão numa pescaria encontrá-lo na intenção de matá-lo. é quando descobrem que só foram pegos porque um deles traiu o grupo. ótimo thriller de Beto Brant)

6.  Batismo de Sangue (no final dos anos 1960, um convento de frades torna-se um local de resistência à ditadura. cinco freis passam apoiar um grupo guerrilheiro e ficam na mira das autoridades policiais)

7.  Zuzu Angel (a história real de uma estilista - Patrícia Pillar -, que ganhou projeção internacional e travou uma batalha contra as autoridades militares em busca de seu filho - Daniel de Oliveira -, que participava de movimentos estudantis e foi torturado e morto. bom registro de época)

8.  Hércules 56 (um documentário contando, através de entrevistas, a história dos 15 presos políticos que foram trocados pelo embaixador americano em 1969. banidos do território nacional, são levados ao México num avião da FAB, o Hércules 56)

9.  Dois Córregos (na época da ditadura, duas adolescentes burguesas passam uma temporada numa fazenda e acabam convivendo com o tio de uma delas - Carlos Alberto Riccelli -, um homem misterioso, que está clandestino no país, escondido. um filme amargo de Carlos Reichenbach, que fez vários filmes sobre o tema)

10.  Nunca Fomos Tão Felizes (rodado no último ano do regime militar. um rapaz é retirado de um colégio interno por seu pai, de quem pouco sabe e está afastado há 8 anos. é acomodado num grande apartamento temporariamente, quando começa a investigar o mistério que o cerca, em busca de sua identidade e descobre que o pai é um perseguido político)

Atualização:

11.  Cara ou Coroa (no inverno de 1971 em São Paulo um diretor de teatro tem sua peça financiada pelo partido comunista, que pede em troca que ele esconda dois perseguidos. como está sem casa, acaba envolvendo o irmão e a namorada deste, que mora com o avô general. o diretor Ugo Giorgetti é um grande construtor de tipos. aqui ele traz sua memória carinhosa de 1971, auge da ditadura militar, onde os jovens ainda eram idealistas e até ingênuos. o filme é interessante como um todo, mas brilha com dois grandes atores, Otávio Augusto como o tio reacionário e Walmor Chagas como o general rigoroso e, ao mesmo tempo, um avô terno. grande filme!)


Veja ainda: "10 Filmes de Ricardo Darín"

101 comentários:

  1. Boa lista

    Dos filmes citados pra mim os melhores são O que é isso companheiro? e O ano em que meus pais sairam de ferias gostei de Zuzu Angel mas esperava mais do filme.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exelente filme Zuzu Angel,que passa o sofrimento e tranta, repreção que viveu naquele periodo,é politicos mandam e podem fazer tudo acontecer,um fato historico para nosso lindo Brasil

      Excluir
    2. O que e isso companheiro e um filmasso senao e o melhor filme nacional com certeza esta entre eles.

      Excluir
  2. OTIMA lista, queria muito ver Hércules 56. Espero q passe em algum momento no canal Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no youtube tem, aliás quase todos da lista

      Excluir
  3. É interessante, eles foram torturados por querer transformar o Brasil em algo semelhante à Cuba ou União Soviética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bla bla bla. Você é um idiota. Esse risco nunca existiu. Claro, o país caminhava para o caos, pelo populismoe demoagogia de Jango. Mas nada justifica o regime militar. Que, graças a Deus, não tem amemnor chance de voltar.

      Excluir
    2. verdade. uma pessoa que poe um comentário deste é mesmo um idiota

      Excluir
    3. Idiota é quem discorda de um fato desse. A ameaça de Comunismo era FATO, o sonho das esquerdaiada não se concretizou e as viúvas de Stalin choram até hoje. O idiota supremo mesmo é o IDIOTA ÚTIL!!

      Excluir
    4. Nenhum grupo armado estava preocupado em lutar pela democracia , e sim substituir uma ditadura militar por uma ditadura do proletariado ( Fernando Gabeira )

      Excluir
    5. Coitado, um alienado formado por whatsapp.

      Excluir
  4. AINDA BEM QUE EXISTIU A DITADURA... SE COM ELA ESSES MERDAS COMUNISTAS ESTAO NO PODER IMAGINA SEM ELA...
    DILMA TERRORISTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode ser tão ignorante.

      Excluir
    2. Com certeza, ou voce e filha de militar, ou entao, nenhum parente seu desapareceu sem nenhuma explicaçao, tenho pena de voce, Durval Borgesl

      Excluir
    3. IGNORANCIA DUPLAMENTE HISTORICA 1: A DITADURA FOI UM ATO ELITISTA. 2: QUEM DISSE QUE A DILMA É COMUNISTA?PROCURE CONHECER O BRASIL.

      Excluir
    4. santa ignorância!!

      Excluir
    5. A Dilma não tem nada a ver com comunismo.
      Comunismo seria a segunda fase do socialismo.
      No caso a Dilma e realmente terrorista, coruPTa, mas nao tem nada de comunista.

      Excluir
    6. Quanta ignorância, o Brasil está com está por causa de gente igual a vc!

      Excluir
    7. pow cara se vc é homem pq vc nao mostra a cara ,que apoiar a ditadura,mostra a cara seja homem seu filho da puta.

      Excluir
    8. Wique,
      Eu liberei esta sua mensagem apesar dos termos, agora pare de repeti-la ou seja mais educado nas próximas.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
    9. A DITADURA MILITAR ENTROU PARA EVITAR QUE O BRASIL DEIXASSE DE SER UM PAIS MENOS EGOISTA E MENOS CONCENTRADOR DE RENDA E OBTEVE RESULTADOS, COM MORTES TORTURAS, E MAIS CONCENTRAÇÃO DE RENDA.. OTIMO ... PARABENS MESMO.... GENIO!

      Excluir
  5. Amigos,
    Nada justifica a violência de uma ditadura.
    Acredito sinceramente que se não houvesse a ditadura, gente como a camarada Dilma nem sequer teria entrado para a política e nem estaríamos discutindo isso.
    Um regime de exceção e cerceamento da liberdade nunca é positivo. Ninguém que acha que tem razão pode governar pela força, mesmo que tenha razão.
    Nunca defendam a ditadura. É exatamente ela que existiu na URSS e existe hoje na Venezuela e Cuba, apenas com sinal trocado.
    Vocês não imaginam o que é uma sociedade onde você não possa dizer o que pensa, por mais idiota que seja.
    E, por fim, é exatamente esse tipo de regime que dá espaço para espertalhões, corruptos, pelegos de sindicatos e bandidos com diploma, cheguem à presidência da república e a ministérios.

    Obrigado pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. armando, vc só esqueceu de dizer que a tão decantada democracia liberal nos moldes norte americanos, de democracia não tem nada. só pq muda de presidente não quer dizer que não seja uma ditadura. na terra da liberdade se vc for pego falando algo diferente é logo grampeado pelo fbi ou cia e outras agencias, seu tel, sua internet, etc. e vc fica na mira dos caras até te pegarem por acusações forjadas. além disso, veja as campanhas das forças armadas dos usa no mundo. lembre-se aqui mesmo na america latina, o dinheiro dos democratas gringos financiando as ditaduras. falam em cuba e URSS mas não lembram da sabotagem americana a esses países. chamavam de embargo, eu chamo de sabotagem. pois é, meu caro, pra falar do assunto tem que estar preparado. não é só dar palpite e pronto. o buraco é bem mais embaixo. e finalizando, vc desconhece , pelo que vejo, os meandros do livre comércio, dos conglomerados de empresas e das grandes fusões. democracia? ingênuo. "pelo menos sou livre pra falar o que penso", medíocre... sem escolaridade o brasileiro vai ser livre pra falar é muita merda. será que não é isso que cria o tal do pelego? leia mais um pouco pra não ficar repetindo o que ouviu no jornal nacional , no boris casoy ou na revista veja. eu não devia, mas vou deixar uma indicação de leitura que pode abrir seus olhinhos fechadinhos: o lucro ou as pessoas de noah chomsky

      Excluir
    2. É isso ai kassandra! falou bonito, colocou o Armando no bolso. É sabotagem mesmo! parabéns estou contigo e não abro- jorge

      Excluir
    3. È... Kassandra e anônimo,
      O mundo de vocês é bidimensional.
      Quer dizer que ser contra as ditaduras (esquerdistas ou direitistas) é ser a favor da democracia americana, dos embargos, do capitalismo de Wall Street, dasações da CIA?
      Esse é o grande problema do seu raciocínio.
      Um erro jamais pode justificar outro. Ser contra a censura e o cerceamento da liberdade não é ser a favor da repressão econômica ou do fundamentalismo cristão.
      Falta bom senso, falta honestidade de pensamento, falta coragem para discutir idéias em vez de impô-las pela força.
      Leiam com cuidado e pensem antes de atirar pedras.
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
    4. Gente, nunca tinha lido um comentário (e tenha ciência que leio muitos) igual a desta Senhora Cassandra. Tanta idiotice junta só denota o que? "Arregimentada pelo regime com a tarja: Idiota, fácil de se manipular!

      Excluir
    5. Armando, parabéns pela resposta. Defender o maniqueísmo, direita ou esquerda, hoje, em um mundo multipolar, é patinar na ignorância de compreensão de mundo. Bem como não ter uma leitura ampla das posições políticas tão diferentes e fragmentadas atualmente é ir contra ao diálogo de ideias. A defesa do princípio da democracia e da liberdade (de 1ª, 2ª ou de 3ª geração) não consiste em defesa de atos unilaterais de governos. A ditadura não se sustenta unicamente por afastar o direito à justiça do cidadão. Nenhum indivíduo pode se intitular como o dono da verdade absoluta e criar a sua forma de governo. O princípio da justiça e do respeito à liberdade e dignidade configuram-se no modelo democrático, o qual a nossa atual constituição brasileira abarca. Abcs.

      Excluir
  6. Tenho uma posição muito polêmica com relação aos fatos que ocorreram nesse período: ambos os lados abusaram de violência, tanto os governantes como guerrilheiros e sou totalmente a favor da paz.
    Assisti todos os filmes citados mas meu preferido é “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”
    Filme doce, inteligente e que aborda o período negro do Brasil de forma impar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pelo amor de Deus, tenho muita raiva que muitos morreram e foram torturados em prol dessa sociedade imbecil, ingrata, burra e ignorate! A vida deles valiam/valem muito mais do que a maioria dessa sociedade imbecil merecia! O povo prefere ficar calado e comparar os militantes da causa aos torturadores! Isso tem lógica?! Pelo amor de Deus mulher, como comparar alguém que lutou por seu direito ao voto a um torturador, vc jah foi algum dia torturada? Com certeza não, senão não falaria uma porcaria dessas!

      Excluir
    2. Hei... Acredito que a Júnia acima apenas externou uma posição - que ela própria afirmou "polêmica" - em que(naturalmente como defensora declarada do pacifismo) ambos os lados abusaram da violência. Por outro lado, acredito que esse seja um fato histórico, no sentido de que houve violência por parte dos opositores ao regime (se era ou não "necessária", é uma discussão paralela, mas era uma violência concreta e pressuposta pelos guerrilheiros como resposta á situação da época). Antes que eu próprio seja acusado, costumo ter simpatia por caras como Prestes, Marighella, Lamarca, etc. Mas para alguém que se declara "pacifista", é pressuposto que eles usaram métodos violentos (com mortes, sequestros, etc.). Obviamente tendemos a não criminalizá-los por simpatia ideológica (os do outro lado os criminalizam) e por considerar sua violência "defensiva" ou em nome da liberdade e das causas sociais. Por fim, abomino a tortura, por isso espero que nossos guerrilheiros não a tenham realizado em nome de sua causa (como fizeram reconhecidamente as forças contrárias). Por isso em Cuba Fidel insiste em negar qualquer caso de tortura. Já em outros regimes de esquerda mais autoritários não podemos ter certeza. Cada um usando a força do modo que acha adequado em nome de sua causa (seja de direita ou de esquerda, mais ou menos legitimadas pelas circunstâncias históricas e pela idealização cultural/popular).

      Excluir
    3. Senhora Junia, a que período negro se refere? Aqueles tempos ou estes que vivemos agora?

      Excluir
  7. Pra quem interessa temos o Memorial da Resistência em São Paulo, na Pinacoteca.
    Pra alguém dizer que os tempos da ditadura foram bons, é porque certamente não sofreu na pele ou não teve algum amigo ou familiar que sofreu na "pele" a repressão. Fui até lá dia desses e chorei ao entrar numa cela e ouvir os depoimentos de quem lutou por uma liberdade de expressão. Hoje eu sou livre para poder expressar o que quero em blogs como esse. Se não tivéssemos o término da ditadura com certeza estaríamos presos por apenas expressar uma opinião. É certo que muitos usam essa liberdade de forma errada... Mas ainda assim, temos a liberdade. Não sou a favor do Comunismo, em alguns sentidos Marx tinha uma certa razão, mas se comunismo fosse bom a China, Coréia, Cuba entre outros paízes seriam os melhores paízes para se viver, e não é isso o que vemos. Ainda hoje sabemos de cristãos que são torturados e assassinados simplesmente por optarem por professar sua fé em Cristo. A repressão e a resistência sempre vão existir, infelizmente ou felizmente, não sei. Só sei de uma coisa... O mal não se vence com o mal. O mal só se vence com o bem. VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe. Você é uma pessoa muito inocente.

      Excluir
    2. Anônimo (não, geralmente, dou credito para quem escreve sob o pseudônimo de anônimo), vá visitar qualquer cadeia hoje e, pelo seu comentário, terá pena de assassinos, estupradores, ladrões, etc. Menos de crime do colarinho branco, este, a meu ver, você entende bem!

      Excluir
  8. Olá anônimo,
    Agradeço seu comentário e poderia ter assinado, afinal a liberdade de expressão aqui ainda existe.
    Ela é um bem muito importante e espero que conquistamos e precisa continuar sendo respeitado, mesmo com governantes com tendências populistas, que só pensam em eternizar´se no poder.
    Quando o mundo parece amadurecer, em países onde a população é menos esclarecida, ainda surgem líderes e partidos que tentam se escorar no controle da informação.
    Precisamos tomar cuidado com quem vamos eleger nas próximas eleições, para não legitimarmos esses aproveitadores, que vivem às custas dos nossos impostos e não têm escrúpulos de maquiar a realidade.
    Cuidado com líderes populistas, cuidado com líderes mentirosos, cuidado com unanimidades!
    Votem direito! Viva o Brasil!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. O problema da maioria de filmes sobre a ditadura é tratarem do tema sempre da mesma perspectiva: os militares eram maus a resistência eram heróis. O fato é que os esquerdistas já tinham grupos armados ANTES de qualquer ditadura, portsnto o chamado "perigo comunista" era real, a ditadura só se tronou tão opressora por causa desses que hoje dizem ter lutado pela liberdade mas que na época queriam uma ditadura, só que socialista. Não defendo o que os militares fizeram, mas também não apóio o que a resistência fez, ambos os grupos eram violentos e nenhum tem completa razão, ninguém nunca tem. Mesmo assim se o tempo de ditadura não foi bom, foi "menos pior" do que teria sido com os esquerdistas, proporcionalmente (segundo alguns estudos muito interessantes que li) as mortes no melhor dos casos teriam sido maiores do que as ocorridas (comparando a Cuba), no pior dos casos teria sido o maior genocídio da história com cerca de 22 milhões de mortos (se fosse como na Camboja).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. graças a esses heróis como voce diz hoje o sal´´ario existe, o idoso tem direito à aposentadoria depois de prestar seus serviços à união. E quem sabe voce chega lá.

      Excluir
    2. na verdade isso tudo já tem desde antes da ditadura, né. As reformas trabalhistas vêm quase todas do governo getúlio.

      Excluir
    3. Pelo amor de Deus, tah bom, e se ninguém fizesse nada, e se deixassem a ditadura deitar e rolar, aí sim vc estaria feliz? Meu Deus, detesto pensar que os militantes perderam suas vidas ou foram extemamente torturados em prol dessa sociedade que não sabe reconhecer nada, pelo contrário, ain os compara! E mais, em que planeta vc vive? Jesus Cristo se revogaram a Magna Carta Constitucional vc acha mesmo que se importavam com as Garantias Trabalhistas? Ah pelo amor, cada dia penso que morreram/foram torturados em vão!

      Excluir
    4. A possibilidade do Brasil acabar como Cuba não agradaria a ninguém certamente, mas não creio que a ditadura tenha surgido com o proposito de evitar que isso acontecesse (assista o documentário; um dia em 21 anos), a ditadura foi um período negro (ou deveria dizer vermelho?) na história do Brasil, muitos morreram para que acabasse. Tanto os militantes quanto os militares eram muito violentos,não defendo a atitude de nenhum, não desmerecendo os esforços dos militantes claro (que na minha concepção só eram violentos pra lutar conta a violência, o que pensando bem não faz tanto sentido, porque violência só gera mais e mais violência, certo?) ... mas afirmar que "a ditadura só se tronou tão opressora por causa desses que hoje dizem ter lutado pela liberdade mas que na época queriam uma ditadura, só que socialista." não seria um comentário muito feliz.

      Excluir
    5. Anônimo, você poderia citar um grupo armado ANTES da ditadura? Eu cito um para você: os militares que tentaram dar um golpe para impedir a posse de Juscelino. Eram todos de direita e apoiaram o golpe militar pouco depois. Isso apesar de terem sido anistiados por JK, um democrata que foi perseguido pela ditadura. Você conhece um grupo de esquerda armada fora dos discursos, antes de 1964?

      Excluir
    6. Acho absurdo este blog dar direito a anonimato. Anonimato só se justifica em ditaduras, onde expressar uma opinião pode resultar em perseguição política. Vivemos em uma democracia cheia de defeitos, mas ninguém sofre essse risco. Então, anonimato é COVARDIA. Tem tanto anônimo aqui que não sei a quem responder: anônimos defendendo a ditadura, anônimos criticando, e a gente se perde nesse festival de anonimato. Em diversos casos o anonimato chega a ser crime, por ex. quando se faz calúnia ou difamação escondendo-se atrás do anonimato. Acho que o(s) coordenado(es) do blog deveriam eliminar essa opção.

      Excluir
    7. Roberto,
      Apesar de também não gostar de receber comentários anônimos, sou forçado a reconhecer que trata-se de um direito.
      Infelizmente, nem sempre a censura e a repressão às idéias é algo tão claramente palpável.
      Pode ser que as pessoas se escondam por trás do anonimato por conta de temerem que expor suas idéias poderia eventualmente prejudicá-las social ou profissionalmente.
      Real ou imaginário, tenha ou não fundamento, esse temor deve ser respeitado.
      Mas, devido a interface deste sistema de blog, que facilita a postagem de comentários anônimos, creio que a maioria das pessoas que não se identifica, fazem assim por pura preguiça de se logarem.
      Como não sei quem é quem, não vou proibir o anonimato.
      Por outro lado, como administrador do blog, posso - e faço isso com frequência - recusar comentários que me pareçam caluniadores ou preconceituosos, especialmente quando se refere a minorias.

      O tema da ditadura militar suscita muitas paixões, principalmente porque se trata de uma ferida ainda aberta, que atinge os atores e seus descendentes.
      Foi um período de exceção onde erros de julgamento se acumularam de todos os lados envolvidos.

      Obrigado por levantar tantas questões!
      Abs!!!

      Excluir
  10. Bem anônimo,
    Tudo tem pelo menos dois lados, não é?
    Mas realmente não conheço nenhum filme que se posicione claramente do lado dos militares, no caso da ditadura brasileira.
    Trata-se de uma ditadura envergonhada. Regimes de exceção geralmente o são.
    Concordo com o dito de que a democracia é o pior e o melhor regime que inventaram até hoje e ela deve ser sempre defendida. Ditaduras de esquerda, de direita ou, sei lá, na diagonal são sempre perversas.
    Obrigado por comentar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Por favor, gostaria de baixar o filme BATISMO DE SANGUE, como faço? Gostaria que alguém me ajudasse?

    ResponderExcluir
  12. Moçada, é preciso diferenciar reações políticas de crime. As reações políticas, quando violentas, estão reagindo aos diversos atos de violência camuflada que a política capitalista constrói. Quem tem um pouquinho de visão político-social sabe que as favelas irão explodir a qualquer momento, porque ninguém suporta ser massacrado durante muito tempo.

    O cenário da Ditadura Militar traz essa dicotomia: agressores x agredidos. Os ditadores tinham entre suas estratégias de domínio a prática da força, da tortura física, para conter o pensamento comunista. Os comunistas acabaram reagindo com violência também. Se é difícil levar um tapa na cara sem reagir, imagine quando a questão é política.

    Por fim, é uma pena que os comunistas estejam governando o Brasil apenas no momento atual, quando o Capitalismo está completamente consolidado. Todos os países fortes economicamente passaram primeiro por um fechamento para desenvolvimento interno. Agora eles disseminam que o único caminho viável é a abertura. Os sábios atuais acreditam nisso.

    ResponderExcluir
  13. olá sou o jorge
    gostaria de saber onde posso conseguir o filme
    Hercules 56 pois os outros ja olhei so falta esse
    grato j

    email-luiz.jorje@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Jorge,
    Hércules 56 é um documentário meio difícil de encontrar mesmo.
    Não sei se você é de São Paulo, mas aqui talvez encontre para locação na 2001 vídeo. Já verifiquei no site (www.2001video.com.br) e está indisponível para venda.
    Se não me engano vi no Canal Brasil há uns 2 anos...

    Aproveito este comentário para acrescentar um novo e ótimo documentário à lista, que vi recentemente:
    #11. Cidadão Boilesen
    O filme conta a trajetória do executivo (então presidente do Grupo Ultra) dinamarquês naturalizado brasileiro, que foi morto pelo terroristas.
    É muito interessante por mostrar um lado pouco conhecido da participação da sociedade civil na repressão.
    Vale a pena!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu pai sofreu com o Regime Militar da época do golpe de 1964. Ele trabalhava como Chefe de Máquinas, no edifício sete (7), na Ilha das Cobras. E, hoje eu peço, a quem puder me ajudar a encontrar o Histórico de sua prisão. Sei que ele estava na mesma cela em que estava o nosso grande ator Mário Lago. É muito importante para mim esse resgate.

    Pulo Roberto

    22 de fevereiro de 2011

    ResponderExcluir
  16. A ditadura de forma alguma foi um período para se vangloriar,discordo totalmente do colega que disse que a Dilma é Terrorista...

    Ela, assim como tantas outras pessoas apenas tiveram a idéia de pegar em armas como um ultimo recurso para tentar derrotar o regime militar em nosso país,(no caso uma medida desesperada).
    E não tentaram fazer do Brasil uma Cuba na América do Sul, apenas queriam a democracia, a liberdade de expressão,a liberdade do opinião.

    ResponderExcluir
  17. SUJEITO ANÔNIMO, SE VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE UM ASSUNTO, NÃO FIQUE POSTANDO BABOSEIRAS E VOMITANDO IGNORÂNCIA NESSE BLOG !O sujeito que posta como ANÔNIMO aí na parte superior, demonstra que é um asno desinformado em potencial. Além de não saber nada sobre "comunista" como ele fala, é de uma ignorância jurássica ! Vá ler, vá informar-se melhor, vá estudar, procure informação de primeira qualidade...
    Chega de tanta burrice e ignorância acerca de um assunto !

    ResponderExcluir
  18. Interessante.. queriam a democracia recebiam verbas da URSS da China e Veneravam Fidel Castro. Todos maravilhosos exemplos de democracia. Mais interessante ainda é que agora no poder os que se insurgiam contra as classes dominantes, exploram o povo com impostos exorbitantes,criam Banqueiros cada vez mais ricos roubando o povo descaradamente com juros imorais, grandes empresários massacrando os pequenos e a mesma rede globo que tanto suporte deu a ditadura militar agora faz filme, novela e mini séries para mostrar que os terroristas eram uns verdadeiros anjos de candura...
    Acredite se quiser...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua crítica eu só mudaria o anacronismo de terroristas, quanto ao resto sem comentários, e´isso mesmo!

      Excluir
  19. É...os ditadores agiam com violência...ação e reação...os "Comunistas" que chamo de Herois do Brasil...que sem eles...muitos não estariam no fim de semana...ou msm na semana...tomando sua cervejinha ate altas da madrugada sem ninguem incomodar....hj vc pode ficar na eskina conversando com amigos ate altas horas...pq antes...se vc estivesse na esquina com mais de 4 pessoas...vc era dito "terrorista"...lamentável q ainda tenha pessoas q defendem a ditadura...tsc tsc tsc...ASSITAM "LAMARCA" COM Paulo Betty....
    Viva Che!!!
    Viva Dilma!!! (Q foi um chute nos CULHOES dos militares sendo presidente)
    Viva Marighella!!!
    Viva Lamarca (nosso che brasileiro)

    ResponderExcluir
  20. minha nossa como tem gente, que não entende o mal que foi a ditadura no Brasil! O quanto o Brasil perdeu e perde ate hoje devido a esse época. Nós Brasileiros temos que sintir vergonha desse periodo, o tempo triste.
    o filme batismo de sangue mostra bem o que foi essa época e é muito triste.

    ResponderExcluir
  21. cada comentario que vejo aqui...

    ResponderExcluir
  22. anonimo você só pode dizer merda porque algumas pessoas comeram até merda para você ter a liberdade de falar o que quiser, os que você chama de terroristas não teriam feito o que fizeram se os milicos fdp não tivessem comido na mão do Lincon Gordom, alem disso se tu não sabe o que significa comunismo (que nunca existiu, talvez 3 dias na França)não fale sobre o que tu não sabe

    ResponderExcluir
  23. ....Nossaaaa!!!!!como tem gente q ainda defende a ditadura!!!é muito triste relembrar essa época.Hoje graças aos recursos tecnológicos e a riqueza de materiais q estão aí p/ quem quiser conhecer,em comparação à democracia de hj.Muitos morreram injustamente p/ que hj nós tivéssemos o direito de ir e vir,pensar,expressar e reinvindicar.Se o povo hj não está contente pelo seu governo,impostos,injustiças,etc,pq então não se mobilizam p/ protestar pacificamente,mostrando que o legado que a repressão deixou tenha sevido p/ alguma coisa.

    ResponderExcluir
  24. Eu já vi (O que é isso companheiro?) ótimo filme muito bem feito, e (Quando meus pais saíram de ferias) também muito emocionante..

    ResponderExcluir
  25. Ainda tem outros bons filmes: Lamarca e Araguaia.
    E outros execelentes sobre a ditadura militar argentina. Lá o líder (Videla) dos sequestradores de farda, torturadores, violentadores e assassinos pegou prisão perpétua. Por aqui talvez o nascimento da Comissão da Verdade, pode ser que venha a engaiolar as aves de rapina. Resta um consolo, um dia a justiça maior dará o merecido castigo a tantos milicos e civilicos.

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de perguntar ao Armando B.Martins qual a liberdade que o Brasileiro tem hoje com essa democracia fajuta e falida. No brasil hoje quem fala a verdade, ou perde o cargo ou vai pro buraco, até parece que não tem tortura hoje e a única diferança é que hoje pode ter tortura, porque é democracia, kkkkkkkkk, rsrsrsrs. Nós temos que deixar de ser hipócritas, ter a sua própria opinião a respeito dos assuntos e não ficar repetindo igual a um robozinho, o que essa cambada de bandido vestido de pobres democráticos ficam passando pra vocês na telinha da tv, vai estudar história. Sabe porque o Sarney não saiu de onde está é porque ele sabe de muito podre de muita gente. O governo hoje faz pior do que os militares fizeram ou vc acha que muita gente não morre hoje no Brasil vítima desses vagabundos que estão no poder. Sinto falta dos militares no poder, pois nunca legislaram para aumentar seus próprios salários, aliás nem cargo vitalício eles criaram para eles e nem se enriqueceram ilicitamente, menos ainda precisaríamos ouvir do Presidente que não sabia, de nada!!! Outra coisa, havia liberdade sim na ditadura militar, o que não havia era libertinagem igual tem hoje. Deus queira Dr Armando B. Martins, que vc nunca tome um tapa no rosto de um vagabundo e seja humilhado por ele, porque na ditadura quem apanhava era o vagabundo, pois meu avô nunca apanhou de nem um militar na ditadura!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPA OPA OPA alto lá queridinho, você ta doido??? " na ditadura quem apanhava era o vagabundo, pois meu avô nunca apanhou de nem um militar na ditadura!!!!" seu avó deveria nem saber do que estava acontecendo, como ele meus avós não sofreram com isso pois era manipulados pelas mídias que só transmitia informações que beneficiavam o governo! DEIXE DE SER IGNORANTE E VÁ ESTUDAR VOCÊ!!! pessoas com mais conhecimento ou como você chama: "vagabundos" que tinham entendimento do que se passava iam as ruas, armavam golpes pra tentar dar a você pequenos direitos que você tem hoje, como ouvir a musica que você quer, escrever sobre o que você quer onde você quer, ir pra onde você quer, e ter um presidente escolhido por você e não posto lá pra te controlar, deixe de ser arrogante e hipócrita, é você que desfruta de tudo conquistado com muito SANGUE e suor desses VAGABUNDOS que você tanto critica!!! É certo que hoje ainda existem torturas como você disse, mas menosprezar o que os militantes fizeram é um erro seu, um erro bem grande seu!! Não cuspa no prato que você come, respeite as pessoas que lutaram pelo futuro do SEU PAÍS!!!

      Excluir
    2. Meu Deus, vc é doido? Vc REALMENTE sabe o que é uma sessão de tortura física ou tortura sexual? Até aceito sua revolta, mas dizer dessa maneira que hj existe tortura tal qual na época da Ditadura Militar, isso é um absurdo e que Deus livre todos os seres humanos de sofrerem tortura, muito menos por um ideal social!

      Excluir
  27. Eu vi a metade desses filmes, no Ministério da Justiça, e me emocionei muito.Não sabia que a ditadura aqui no brasil tinha sido tão drástica!

    ResponderExcluir
  28. Pior do que saber a realidade das torturas, é saber que há pessoas que veneram os torturadores. É uma vergonha ter heróis sujos do sangue da juventude estudantil desse país. A quem acha que a ditadura foi boa, gosta mesmo é de viver alienado. Abram os olhos, queridos acéfalos.

    ResponderExcluir
  29. Foi postado logo acima: "mas se comunismo fosse bom a China, Coréia, Cuba entre outros paízes seriam os melhores paízes para se viver, e não é isso o que vemos."

    Não é bem assim, isso também pode ser chamado de boicote
    Distribuição de renda, de riqueza e dos meios de produção é fator deciso no desenvolvimento de qualquer país...

    ResponderExcluir
  30. Concordo com quase tudo que disseram pois quem defende a ditadura militar, não conhece a nossa história e ainda deseja continuar na ignorância.

    ResponderExcluir
  31. Posso até ser uma sonhadora, mas ainda acredito que podemos ser um país diferente. Acredito que quando os estudantes sairam as ruas, o clero se uniu, as familias lutaram e choraram por seus filhos, maridos, pais e irmãos não era com a intenção de ter um país para poucos. Mas um país onde pudessemos ter liberdade de expressão, igualdade e dignidade. Acredito que nenhum dos "companheiros" tenham lutados por mensalões ou mensalinhos, mas por saúde, educação, distribuição de renda... etc. Os rumos que a nossa democracia tomou foi pautada por uma série de fatores, uma geração perdida, aberturas econômicas, privatizações, concentração de renda,falta de educação, etc. A luta contra repressão foi válida, os muitos que morreram, as familias que nunca souberam do paradeiro dos seus, os que viveram no medo e na clandestinidade o meu muito obrigada por terem lutado e suportado, por terem acreditado que um Brasil melhor fosse possível. Cabe a nós fazermos a nossa parte a parti de agora. Exercendo uma cidadania que muitos lutaram para ter e não tiveram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super apoio o que você disse...
      pena que ainda existam pessoas que não saibam reconhecer e menosprezam que muita gente lutou e morreu pra tentar melhorar nosso país.

      Excluir
  32. Sugiro mais detalhes sobre o filmes, como ano, direção, atores, etc. Ok? Valeu. Dani

    ResponderExcluir
  33. Hoje tenho 60 anos, faço parte da historia da ditadura neste pais,fui um guerrilheiro com muito Orgulho lutei ao lado de Calos Lamarca no vale do Ribeira SP 1970 com 19 anos.
    vcs que ainda cheira pano mijado, não tem competençia para nos jugar.
    vcs não sabem como é ser caçado como Animais condenado a morte pelas forças Armadas e tambem pela PM.Varios estudantes forão mortos em 1965
    na UFMG.milhares de pessoas inocentes moreran por não concordar com a ditadura.
    Ainda estou vivo como testemunha do passado. AFM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Você é um herói :D
      Obrigada por ter mudado a história do nosso país e por dar a nós, jovens direitos que tanto presamos! Tenho orgulho de pessoas como você!

      Muito obrigada!

      Excluir
  34. A grande questão é: todos tinham ideais diferentes e nenhuma delas se repercutiram bem nos tempos de hoje!!!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo post Armando B. Martins! Que bela discussão foi gerada, acredito que o caminho para todas as soluções seja esse, o diálogo! Que bom que hoje podemos fazer isso sem grandes riscos.

    Tatiane Lopes

    ResponderExcluir
  36. é incrível como as opiniões divergem sobre o mesmo assunto... isso é democracia, certo? poder expressar o q se pensa sem medo. Independentemente do regime, enquanto as pessoas forem egoístas e pensarem apenas no que é bom para elas mesmas e para os seus, teremos um mundo louco como temos hj. Não dá p/ mudar um país sem mudar nossas atitudes. Pensemos no quanto nos corrompemos no dia-a-dia para depois reivindicar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  37. Não há o que discutir o período da ditadura foi realmente terrível, mas sem ele nos não estaríamos aqui tendo essa maravilhosa discursao, e também hoje em dia não podemos viver pensando "se tivesse acontecido..." pois não aconteceu. Já não podemos mais mudar nada do que passou apenas lamentar( ou nao) por tudo q aconteceu, essa é a nossa história e se fosse diferente talvez nós nao seriamos mais o que somos hj!

    ResponderExcluir
  38. pena que a ditadura acabou, aqueles playboys que se diziam revolucionários, são em sua maioria os politicos ladrões de hoje, são piores que os "opressores" que fingiam combater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, Amigão, não sei se vc sabe ou já pesquisou algo sobre isso, mas os "políticos ladrões de hoje", em sua maioria, são os mesmos desde a época da ditadura, a corja de assassinos e corruptos permaneceu no governo mesmo após o fim da ditadura. E, na minha humilde opinião, existem poucas coisas piores do que tortura, estupro e assassinatos em série, talvez pior do que isso seja pessoas que apoiam isso ou acham que não foi grande coisa.

      Excluir
    2. APOIADO!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  39. Acho interessantes os argumentos de quem defende a ditadura. Para eles, a ditadura foi boa porque os militantes de esquerda precisava ser impedidos de transformar o Brasil numa "ditadura comunista". Quer dizer: os esquerdistas implantariam uma ditadura, e isso é tão ruim que, para impedir, foi bom que em nosso país se instalasse uma... ditadura? Não faz o menor sentido dizer que uma ditadura é tão ruim que justifique a presença de uma segunda ditadura para impedir a primeira.

    De resto, uma coisa é certa: quem quiser que perca seu tempo argumentando contra a ditadura imaginária, suposta, hipotética, que talvez tivesse existido no Brasil se, quem sabe, a esquerda subisse ao poder. A inimiga da democracia ainda é, e sempre será, a ditadura que existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ditadura comunista imaginaria só se for pra você, basta ver filmes e documentários da época pra perceber como os militantes que alguns chamam de heróis eram totalmente fanáticos e malucos.

      Viva o Regime Militar!!!

      Excluir
  40. Eu tinha uns 10anos em 1974, conheci um moça chemada Regininha, ela trabalhava na padaria perto de casa, por volta de maio ela foi presa e torturada, abusada sexual mente e ficou com sequelas hoje eu já não sei qual foi o fim dela mas na época fiquei sabendo que ela foi presa só por que emprestou dinheiro para um rapaz pagar sua passagem de ônibos e ele era do partido democrata, um espião sei lá como se chamavam, bom eu sei que nisso eles acharam que ela tinha algum envolvimento com ele e prenderam ela.
    Nisso fica uma coisa, se a Ditadura tivesse se preocupado em "prender" e "Jugar" apenas os rebeldes "terroristas" como eles chamavam os jovens da época que lutavam contra o Regime, eles não seriam tão mal vistos pela população... Essa Regininha não foi a unica eu ví varias pessoas sendo presas sem siquer saber o que era idealismo, ai nos dias de hoje me vem um pé rapado e me diz "Melhor a Ditadura Militar do que a Socialista" o caso companheiro, não é lutar por uma ditadura para por outra, e sim lutar pelo fim de uma ditadura assassina que ficou 21 anos no poder e só conseguiu afundar o Brasil em um inflação absurda, por presidente atras de presidente general que só tinha nome mas fazer alguma coisa era só mandar matar os outros! Se o Brasil não tivesse nem comunismo ou socialismo talvez não tivesse a Ditadura e assim seria um país melhor! mas sei lá não acho que o Comunismo foi um motivo completo para os militares aplicarem uma ditadura! caramba uma ditadura que censurava beijo de novela é o fim do mundo né!

    ResponderExcluir
  41. Bem vindo a todos a tão chamada LIBERDADE, experimente sair de casa a noite, passar por alguma praça, terá sorte se voltar para casa. Qual a diferença? Seria a liberdade de escolher quem vai governar? No Estado democrático de direito quem mata, sequestra, tenta contra patrimonio público é considerado terrorista, o que foram mesmo os militantes que hoje buscam "respeito" e "reparação" do Estado? No regime militar existia a imposição pela força para aceitar o que o poder achava correto, e hoje? Aceitamos da mesma maneira, a diferença é que somos manipulados pela mídia. Reflitam... Comissão da Verdade que proibe investigar seus militantes, permitindo apenas que se investigue quem estava no poder? PORQUE? Militantes tambem mataram, sequestraram, torturaram, roubaram... ACORDA BRASIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mataram, sequestraram e torturaram para tirar do poder aqueles que faziam isso com autoridade e com "direito"... você está errado em criticar os militantes, eles lutaram pra que você tenha certos direitos que você odiaria não ter, ainda que combater violência com violência não seja algo que faça muito sentido... certo que hoje existe muita insegurança, mas o que isso tem a ver com a ditadura? Isso é culpa de um governo mal estruturado e formado por pessoas que não dão a minima pra gente pobre, os militantes tentaram mudar isso, mas não sei se você sabe nem tudo foi conquistado com o fim da ditadura, ainda existem governantes da época no comando... não menospreze todo o sangue derramado de certa forma por você.

      Excluir
  42. Ditadura nunca mais,só quem viveu sabe o que é não ter liberdade

    ResponderExcluir
  43. Não poderia faltar a essa lista o filme Capital Lamarca. Filme muito bem feito e com direção de Sergio Resende. Muito bom.

    ResponderExcluir
  44. Apos ler alguns comentarios, achei interessante ressaltar algo que parece que muitos desconhecem, o golpe militar e a ditadura em muitos paises Sul Americanos, tiveram os dedinhos dos americanos com medo da antiga Uniao Sovietica transformar a America do Sul em mais um bloco comunista e com a mania de dominar o mundo ajudou os militares a tomarem o poder, mais ainda com a ajuda da sociedade detentora do poder economico que queria manter as coisas como estavam, pois temiam a famosa doacao de bens ao estado para ser partilhado. Vejo muitos criticarem a coragem que tinham aqueles jovens de lutarem por um sonho e ideal de ver uma nacao melhor, agora pergunto e hoje o que temos?!! Nossos jovens mal sabem questionar, sao na maioria alienados, perdidos no mundo das drogas, uma verdadeira balburdia, talvez seria mesmo melhor que os bravos jovens daquela epoca deixassem o povo na escuridao, pois nao valeu mesmo a vida de muitos que se foram em nome da liberdade, dar liberdade a quem nao sabe aproveitar e fazer com ela coisas uteis, melhor mesmo serem tratados como um bando de antas dessa forma nao teriamos o desprazer de ler comentarios tao idiotas.

    ResponderExcluir
  45. liberdade para quem para matar hoje no brasil morre 50000 pessoas assassinadas por ano desde a abertura politica ja foram mais de 1000000 liberdade para mensalao, liberdade para lula trazer copa e afundar o pais em greves, liberdade para essa cambada de maconheiro que eram estes grupos terroristas brasileiros, se todos tivessem morrido no porao da ditatura nao haveria mesalao, jose dirceu e ne dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Anonimo idiota! Terrorista é o termo arredo aqui só pra começar... os MILITANTES lutaram pra te dar o direito a liberdade SIM, deixe de ser ignorante! Você pode ouvir a musica que você quer né? Ir onde você quer? Falar o que você quer? Ler o que você quer? etc. etc. E você é um estupido ao desejar a morte de pessoas que lutaram por um país melhor. Agora me responda, alguém da sua família foi torturado na ditadura? Sua avó foi estuprada por inúmeros policiais? Alguém da sua família morreu por querer que os filhos, netos, bisnetos... tivessem um futuro melhor? APOSTO QUE NÃO!!! Você deveria ponderar sobre suas opiniões, e estudar, isso sim! Pessoas estupidas como você que não reconhecem o sofrimento de tanta gente que lutou pra te dar o que você tem não merece o respeito de ninguém!
      Você estudou história??
      Ou Biologia por falar nisso?
      Engraçado que critique a discriminação da maconha quando o cigarro que é BEM mais prejudicial a saúde! Caso você seu ignorantezinho não saiba, o maconha é até usada para fins medicinais! Agora pense bem no que você escreveu!
      Cresça meu amor, pense, leia e pare de julgar o que você não viveu ou o que você não conhece!

      Excluir
  46. Ótima postagem sobre filmes , muito legal !

    ResponderExcluir
  47. está faltando "o ano que meus pais sairam de férias". atualise ai, cara. e parabens pelo blog. muito bom

    ResponderExcluir
  48. Divulgando o livro Juvenil Por trás das cortinas que aborda a ditadura militar para jovens leitores http://www.facebook.com/LivroPorTrasDasCortinas?fref=ts

    ResponderExcluir
  49. You made some excellent points in that post. I find this a really interesting subject.
    Igreja Crista Brasileira Brisbane

    ResponderExcluir
  50. O mais engraçado é ouvir de vcs q só os militares torturavam, conto minha historia a vcs, meu avó do 12º regimento de montanha de BH, foi torturado, desapareceu, e encontrado quase morto em uma vala perto de onde hj é a entrada do clube do atlético mineiro em Vespasiano, aqueles q lutavam tanto pela moralidade, liberdade, fez com outros o mesmo q fizeram com eles, e o que os tornam melhores q os militares, se fazem o mesmo?

    Coloquem a mão na consciência, mas se morreram mais "civis" ou até mesmo "terroristas", foi questão de preparo militar, nada mais, pois assim como os militantes tinham suas famílias, garanto q os militares tmb as tinham....

    ResponderExcluir
  51. Respostas
    1. Filipe,
      Olga se refere a outra ditadura, a de Getúlio Vargas (1930-1945).
      Aliás é um péssimo filme.
      Abs!!!

      Excluir
  52. ASSITINDO ZUZU ANGEL SÓ NOS RETA DIZER: OS NAZISTAS TAMBEM ERAM ASSIM.

    ResponderExcluir
  53. Vocês falam das pessoas desaparecidas na época do regime, mas e hoje, que no Brasil há milhares de desaparecidos na tal DEMOCRACIA???

    ResponderExcluir
  54. eu 1881 fui com varios outros em 1972 preso incomunicavel einterrogado sobe tortura com choque em varios lugares do corpo inclusive partes intimas todos se acusaram entre si menos contra 1881 sendo que tenente coronel toledo vendo que contra sd 1881 naõ houve nenhuma acuzacão fez convite para tomar cafe seu pai sd 1881 epedir desculpas da tortura que seu filho tinha recebido como se fosse rezolver todo trauma que tinha recebido durante toda a tortura que tinha recebido que ficou seguelas inreversiveis desde então vivi em tratamento oque posso faser para recber por tantos danos fisicos emorais tratamento medico foi o que eu mais fis durante a minha vida


    ResponderExcluir
  55. sd 1881 foi detido com seus colegas de farda incomunicavel pelo sni torturado com choques em diversos lugares inclusive nas partes imtimas esta tortura foi feita pelo sg gil sg rocha todos se acusarão entre si menos contra sd1881 sendo que sub comandante coronel toledo chamou sd1881 seu pai para pedir desculpa pelo acontecido so que por tras disto tudo ficou grandes seguelas que custou muito tempo de tratamento eque ate hoje persiste os meus problema equem vai resarsir este probrema fizico e mental alguem teria uma resposta para sd1881 que foi praticamente destruido fisicamente mentalmente e danos moral eu me pergunto quem e o responsavel presidente dilma espero resposta fico agradecido ?

    ResponderExcluir
  56. Sou a favor da retomada militar a o nosso país,parem para pensar,aquela época era uma,hoje,estamos no século 21,se pensar direito,seus pais nem podiam namorar direito,a ditadura já começava dentro de casa,e não venham me dizer que era respeito.

    Selva a Amazônia é nossa !!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!