sexta-feira, 7 de maio de 2010

10 Boas Mães nos Filmes



O segundo domingo de maio é o "Dia das Mães", uma ótima oportunidade para lembrar das boas mães do cinema.
Existem as malvadas, as loucas, as ausentes, mas esta lista se concentra naquelas que têm um bom coração, um coração de mãe...
São centenas de exemplos, mas como neste blog só cabem 10, aproveitem para sugerir outras de sua preferência.


1.  Donna Sheridan - Mamma Mia! (Meryl Streep faz a mãe solteira, que no dia do casamento da filha terá que confrontar os três possíveis pais da menina. comédia musical deliciosa e alto astral, embalada pelas canções do Abba)


2.  Antonietta - Um Dia Muito Especial (Sophia Loren é uma dona de casa negligenciada pelo marido facista, pouco antes da segunda guerra, que numa época de muitas dificuldades, espera os seis filhos tomarem seus cafés, para então juntar o que sobrou nos copos deles para tomar a sua parte... exagerado, mas de cortar o coração)


3.  Mary Griffith - Orações para Bobby (Sigourney Weaver é uma fanática religiosa, que condena a homossexualidade do filho. SPOILER diante da pressão, o rapaz se suicida, o que faz a mãe rever seus conceitos e tornar-se uma ativista em nome da memória do filho. baseado numa história real, tristíssimo e lindo)


4.  Aurora Greenway - Laços de Ternura (Shirley MacLaine é uma viúva que tem uma relação conflituosa com a filha, até que esta descobre ter câncer, o que provoca sua reaproximação. parece filme de tv, mas comove e ganhou 5 Oscars, incluindo filme, diretor, roteiro, atriz e ator coadjuvante para Jack Nicholson)


5.  Rosaria Parondi - Rocco e Seus Irmãos (Katina Paxinou é uma viúva que muda-se com quatro filhos para Milão, onde já mora o mais velho. é ela quem une a família nas dificuldades e tem uma relação extremada com cada um dos rapazes. obra-prima de Lucchino Visconti, marco do cinema novo italiano)


6.  Mildred Pierce - Alma em Suplício (Joan Crawford é a mãe que assume o assassinato do marido para SPOILER encobrir a culpa da filha, que tinha um caso com o padrasto e o matou quando foi desprezada. valeu o Oscar para a atriz. este melodrama está sendo refilmado com Kate Winslet no papel de Mildred e deve estrear em 2011)


7.  Erin Brockovich - Erin Brocovich (Julia Roberts ganhou o Oscar como a mãe solteira de três crianças, desempregada e falida, que consegue emprego numa empresa de advocacia, onde ajuda a defender uma comunidade prejudicada pela poluição de uma indústria) 


8.  Christine Collins - A Troca (Angelina Jolie é uma mãe solteira, que em 1928 tem seu filho de 9 anos sequestrado. cinco meses depois a polícia lhe devolve um outro menino, insistindo que se trata de seu filho. ela nunca desiste da busca. excelente drama de suspense dirigido por Clint Eastwood)


9.  Edna Turnblad - Hairspray (Divine, uma famosa travesti, foi a primeira a encarnar a mãe gorda e reclusa de uma garota também gordinha, que torna-se ídolo dos adolescentes ao ser escolhida por um famoso programa de televisão dos anos 60. na refilmagem, o papel foi para John Travolta, igualmente engraçado)


10.  Mrs. Gump - Forrest Gump (Sally Field é a mãe carinhosa do rapaz de q.i.abaixo da média, mas que está sempre acidentalmente envolvido nos grandes acontecimentos da história. é ela quem lhe incute os preceitos, que vão acompanhá-lo pela vida, ensinando a ele que jamais abaixe a cabeça ou fosse humilhado. é dela o melhor conselho: "a vida é como uma caixinha de bombons, você nunca sabe o que tem dentro")


Listas relacionadas: 10 Filmes com Péssimas Mães10 Filmes com Péssimos Pais.

8 comentários:

  1. Mamma Mia é legal. A Erin era do caralho! Adoro essa mulher. Os outros filmes não vi.
    Filme que me lembra mãe é o "Minha mãe é uma sereia". Adoro esse filme. Me faz bater ponto na sessão da tarde tbm.
    Lembrei de dois nacionais que tinham mais maravilhosas. Cazuza, em que retrata a Lucinha sofrenndo junto com seu filho. E Zuzu Angel, quue mostra a mãe lutando pelo paradeiro de seu filho.
    Ah, lembrei de outro que vii, e a personagem que eu gostei. O filme do Lula. O filme é meio chato, mas vamos combinar que D. Lindu salvava alguma coisa. Melhor cena quando a professora quer levar o filho dela embora e ela fala que mesmo com toda dificuldade ela mesma cria os filhos.
    Morro de vontade de ver o Forrest Gump. Vai pra minha lista. Vou baixar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo Armando!

    Só hoje vi o seu convite de amizade no diHITT. Obrigado! Eu adoro cinema e corri para te fazer uma breve visita. Desculpe-me... Muitos trabalhos por aqui.

    Parabéns pelo blog! Levei o seu link para página de parceiros do Quiosque Azul (meu blog). Também estou na comunidade Google Friend do blog e no seu Twitter.

    Felicidades, Saúde e Paz!
    Grande abraço, Renato_ò/

    Seu link está na categoria 'Cinema, Música, Game' nessa página:
    http://www.quiosqueazul.com.br/2010/04/blogroll.html

    ResponderExcluir
  3. Orações para Bobby é com certeza um de meus filmes preferidos. Belíssimo! Forrest Gump no entanto, ainda esta no auge da minha cinemateca pessoal - difícil não amar esse filme tb.
    Parabéns pela lista - ótima como sempre. :D

    ResponderExcluir
  4. Bela lista e viva a todas as mães.

    Verdade Orações para Bobby é muito bom A Troca tbm é otimo e retrata muito bem a determinação de uma mãe na busca pelo filho.

    Eu tbm incluiria a Raimunda de Volver na lista uma mãe e uma mulher forte e determinada.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos!
    Obrigado pelas sugestões, várias ótimas.
    Eu mesmo esqueci de um, que queria nesta lista, a Sandra Corveloni em Linha de Passe... Ótima.
    Continuem comentando!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. acho q deveria por em a troca q o filme eh baseado numa hist real.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe discordar da lista mas Erin não é nem de longe exemplo de mãe. Apesar de guerreira e batalhadora, ela suga o namorado para cuidar dos filhos; sabe que ele pode fazer isso por ela.

    Mas esse Anttonieta aí... ai ai... Isso é que é ser mãe!!! Vou correndo procurar!!!



    Mari

    ResponderExcluir
  8. discordo de orações para bobby,quando o filho dela estava vivo,ela sempre foi uma péssima mãe,só depois que o filho dela morre que ela deixa de ser preconceituosa,ela só é boa mãe com os outros filhos delas

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!