terça-feira, 11 de maio de 2010

10 Filmes Fashion


O cinema sempre foi um grande criador e divulgador de moda e estilo.
O carisma dos personagens, o glamour das situações e locações, tudo fica registrado no subconsciente do espectador.
Esta lista traz 10 filmes que, a sua maneira, influenciaram ou foram profundamente influenciados pela moda.


1.  Bonequinha de Luxo (nenhum filme fez tanto pela moda, quanto esta obra-prima de Blake Edwards, baseada em um livro de Truman Capote. Audrey Hepburn vive uma garota de programa em Nova York, que sonha se casar com um milionário, mas por azar acaba se interessando por seu vizinho escritor. os tubinhos de Hubert de Givenchy e tudo mais no filme viraram hits eternos)


2.  O Grande Gatsby (baseado no romance de F.Scott Fitzgerald, com roteiro de Francis Ford Coppola e dirigido por Jack Clayton, o filme retrata fielmente a vida dos ricos de Long Island na década de 1920. os figurinos de Mia Farrow e Robert Redford valeram o Oscar, viraram moda, influenciaram estilistas e se tornaram matéria nas escolas de design)


3.  Direito de Amar (o filme de estreia do estilista Tom Ford não poderia ser mais fashion. conta a bela história de um professor inglês, lecionando na Califórnia em 1962, que perde o companheiro num acidente. o rigor estético com suas roupas e detalhes de decoração, definem o personagem e também o senso do próprio diretor. uma lição de elegância para qualquer homem que se preze)


4.  A Doce Vida (Marcello Mastroiani é um jornalista simplório, escalado para cobrir a vida glamurosa das celebridades, na Roma do pós-guerra. acaba se apaixonando por uma atriz sueca. uma crítica mordaz de Federico Fellini às frivolidades da alta-sociedade, mas um verdadeiro desfile de moda, que ganhou o Oscar e inspirou gerações)


5.  Os Guarda-Chuvas do Amor (Catherine Deneuve, no auge da beleza, aos 20 anos, trabalha na elegante, mas pouco lucrativa, loja de guarda-chuvas da mãe, que desaprova seu romance com um mecânico. o filme é todo cantado, com linda trilha de Michel Legrand. os vestidos bonitinhos com visual doce e recatado, marcaram a época e são sucesso até hoje)


6.  Maria Antonieta (a personagem já era um ícone de moda na França do século 18. a diretora Sofia Coppola captou bem seu espírito, revestindo o filme com um verniz pop e, com ajuda de Milena Canonero, criou figurinos deslumbrantes, dos sapatos aos vestidos, uma verdadeira aula de história da moda. merecido Oscar de figurino) 


7.  Blow-Up, Depois Daquele Beijo (um fotógrafo de moda, bon-vivant, cansado de seu trabalho, acredita ter fotografado um assassinato sem querer. um genial estudo sobre a paranóia e a desorientação do mestre Michelangelo Antonioni. o filme é um retrato da Londres dos anos 60, com o amor livre, a moda inventiva, a música e a arte)


8.  Shaft (um detetive particular negro é contratado por um gangster, para ajudá-lo a recuperar sua filha sequestrada. na versão de 1971, interpretado por Richard Roundtree, quebrou-se um tabu do cinema, com um negro descolado, estiloso e sempre bem vestido, que foi imitado, não só pelos negros. na versão de 2000, Shaft era Samuel L. Jackson, vestindo Armani, mas sem o mesmo impacto) 


9.  O Diabo Veste Prada (uma jornalista iniciante - Anne Hathaway - consegue um emprego numa grande revista de moda, onde aprende a gostar de roupas e do mundo fashion. um desfile de tudo o que há de melhor no trabalho dos melhores estilistas da atualidade. interpretação arrepiante de Meryl Steep como a editora-monstro)


10.  Sex and the City (as amigas nova-iorquinas, depois de influenciar uma geração com a série de tv, chegam ao cinema, ainda mais fashion. o casamento de Sarah Jessica Parker dá a chance de desfilar vestidos de noivas lindíssimos, dos mais variados estilistas, culminando com o escolhido de Vivienne Westwood. além disso, os sapatos Manolo Blahnik têm destaque na trama)


Listas Correlacionadas: "10 Filmes Sobre Moda" e "10 Filmes de Edith Head", a maior influenciadora de moda da história do cinema.


8 comentários:

  1. Armandooo, adorei a lista!! Uma das coisas que mais aprecio nos filmes é a maneira como eles lidam com o figurino e envolvem a moda nisso. Assisti Maria Antonieta numa sessão organizada pelo curso de moda da Anhembi Morumbi, onde inclusive falavam de como eram os parametros das roupas usadas pelas mulheres na época, que logo em seguida foram quebrados pela chegada de Coco Chanel, que arrebentou com tudo isso, mostrando que o simples e básico podia sim ser elegante.
    Parabéns pela lista!! Amazing!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Eu também gosto de observar como o cinema interfere no cotidiano das pessoas, mesmo sem elas perceberem.
    Quanto à Maria Antonieta, é realmente impressionante a recriação de época. A nobreza européia sempre exagerava nos figurinos, para parecerem maiores e mais importantes, distanciando-se da plebe. No filme, os sapatos e vestidos criados por Milena Canonero são incríveis.
    Sugiro que veja também a lista da figurinista Edith Head, que influenciou o jeito de vestir de sua bisavó, sua avó e até da sua mãe por várias décadas.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. adorei a lista,mesmo amando sex and the city, acho um filme fraquinho

    ResponderExcluir
  4. Duble de Corpo, do Brian de Palma tem uma casa bem fashion e futurista! não lançou moda, mas a casa é futurista até hj e o filme é de 84!

    ResponderExcluir
  5. Miranda explicando o sueter azul usado por Andrea em O Diabo Veste Prada é inesquecível.
    Um ótimo exemplo de filme fashion.

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Tem também "Prêt-à-porter" do Robert Altman de 94 que mostra de modo bem sarcástico os bastidores do mundinho fashion durante a semana de moda de Paris. E Elenco dá uma impressionada, né. Não sei porquê lembro da música crazy in love da Beyoncé nesse filme, mas não aparece na trilha sonora. Abraço. Claudia.

    ResponderExcluir
  7. Coco antes de Chanel - 2009
    com Audrey Tautou

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!