sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
10 Filmes de Edith Head, a Maior Vencedora dos Oscars
Edith Head??? A maioria não sabe de quem se trata, mas esta é uma das funções deste blog, deixe-me apresentá-la.
Nascida em 1897, é a mulher mais premiada da história dos Oscars e uma das estilistas que mais influenciou a moda no século XX.
Desenhista de figurinos exclusiva dos estúdios Paramount de 1948 a 1966 e depois da Universal até sua morte em 1981, Edith, em mais de 400 filmes, vestiu as maiores estrelas de Hollywood, criando estilos e sendo copiada no mundo todo.
Edith Head foi homenageada na animação "Os Incríveis", da Pixar, no personagem Edna Mode, claramente inspirada nos trejeitos da figurinista.
Selecionei 10 filmes dela. Os 8 que lhe deram o Oscar e mais 2 que deveriam ter ganho, dentre suas 35 indicações.
1. Tarde Demais - The Heiress (1949. Oscar de Melhor Figurino em Preto e Branco. na trama, Olivia de Havilland se apaixona por um belo rapaz - Montgomery Clift - que seu pai controlador acredita ser um caçador de fortunas. ela então renuncia à sua herança para ficar com o rapaz e descobre que o pai tinha razão. bom filme de William Wyler)
2. Sansão e Dalila (1949. Oscar de Figurino em Cores. épico bíblico de Cecil B.DeMille. Victor Mature é Sansão um judeu forte que luta contra o jugo dos filisteus, mas uma mulher que ele desprezou, decide se vingar descobrindo a origem de sua força, que estava no seu vasto cabelo. um tanto brega, mas na época fez sucesso)
3. A Malvada - All About Eve (1950. Oscar de Figurino em P&B. a história de uma atriz -Anne Baxter -, que começou como secretária de uma estrela da Broadway - Bette Davis - e passou por cima de todos para alcançar o próprio estrelado. clássico de Joseph L.Mankiewicz)
4. Um Lugar ao Sol (1951. Oscar de Figurino em P&B. um jovem sonhador - Montgomery Clift - vai trabalhar na fábrica do tio e engravida uma das operárias - Shelley Winters. depois conhece uma linda moça rica - Liz Taylor -, mas precisa se livrar da outra. obra-prima de George Stevens)
5. A Princesa e o Plebeu - Roman Holiday (1953. Oscar de Figurino em P&B. Audrey Hepburn é uma princesa que resolve passear anonimamente em Roma, quando conhece e se apaixona por um repórter americano. primeiro papel importante de Audrey e já lhe valeu o Oscar de melhor atriz, Oscar também para o ótimo roteiro de Dalton Trumbo, antes de ser perseguido pelo macarthismo)
6. Sabrina (1954. Oscar de Figurino em P&B. Hubert de Givenchy não teve seu nome nos créditos, mas ele foi o responsável pelos lindos vestidos de Audrey Hepburn. a filha do motorista de uma família milionária volta à casa para visitar o pai e acaba disputada pelo amor dos dois filhos, o playboy - William Holden - e o workaholic - Humphrey Bogart)
7. Ladrão de Casaca (1955. Indicado ao Oscar de Figurino em cores. Head foi a figurinista preferida de Alfred Hitchcock, esteve em todos os seus filmes mais importantes. aqui ela deixa Grace Kelly ainda mais deslumbrante e bem que poderia ter ganho o Oscar. Cary Grant é um ex-ladrão acusado de roubar jóias na Riviera Francesa, que vai tentar provar sua inocência, indo atrás do verdadeiro culpado, mas as coisas se complicam)
8. O Jogo Proibido do Amor (1960. Oscar de Figurino em P&B. Bob Hope e Lucile Ball formam um casal muito romântico, mas são casados com outras pessoas. comédia que eu não vi, mas aparentemente os filmes em preto e branco estavam rareando, porque não é filme para Oscar, podiam trocar, afinal neste meio tempo ela fez Funny Face e Os Dez Mandamentos e não ganhou)
9. Golpe de Mestre (1973. Oscar de Figurino. depois de 13 anos de jejum, mas com 14 indicações, Edith voltou a ganhar seu último prêmio, com este ótimo filme de época. dois malandros - Robert Redford e Paul Newman -se unem para vingar a morte de um amigo, dando um grande golpe no chefão da máfia de Chicago nos anos 30. trama esperta num filme ganhador de 7 Oscars, incluindo filme, direção e roteiro)
10. O Homem que Queria ser Rei (1975. Indicado ao Oscar de Figurino. excepcional filme de John Huston, baseado em Rudyard Kipling. Sean Connery e Michael Caine são dois ex-sargentos ingleses, aventureiros que atravessam o Himalaia, até o distante Kafiristão, onde pretendem buscar tesouros, mas lá salvam a comunidade e Sean é declarado rei e gosta da idéia. divertido e genial)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rapaz, olha minha santa ignorancia sobre o tema!!Eu achei que vc tava falando da Meryl Streep!!
ResponderExcluirhehehe
ResponderExcluirAcho que era uma pegadinha involuntária...
A Meryl ganhou apenas 2 Oscars, a Katharine Hepburn levou 4...
Abs!!!
Muito bom.
ResponderExcluirGostaria de sugerir duas listas:
- Filmes com o James Stewart
- Filmes do Alfred Hitchcock
Oi Darlisson,
ResponderExcluirFilmes do Hitchcock já fiz, procure na busca e vc vai achar...
James Stewart é um cara legal, sem dúvida, mas estou evitando lista de atores, porque é muito fácil, vou deixar para períodos em que eu tenha que deixar muitas listas prontas, hehe
Obrigado pelos vários comentários que você deixou!
Abs!!!
Não vi a grande maioria desses filmes ainda, por isso não conheço muito bem os trabalhos da figurinista. Só sei que a Edna de "Os Incríveis" é sensacional, hehe.
ResponderExcluirOI, VC PODERIA DEIXAR FILMES TBM DA ATRIZ MARLENE DIETRICH E BETTE DAVIS... ADORO OS FILMES DESSAS ATRIZES!
ResponderExcluir