sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

10 Filmes de Edith Head, a Maior Vencedora dos Oscars




Edith Head??? A maioria não sabe de quem se trata, mas esta é uma das funções deste blog, deixe-me apresentá-la.
Nascida em 1897, é a mulher mais premiada da história dos Oscars e uma das estilistas que mais influenciou a moda no século XX.
Desenhista de figurinos exclusiva dos estúdios Paramount de 1948 a 1966 e depois da Universal até sua morte em 1981, Edith, em mais de 400 filmes, vestiu as maiores estrelas de Hollywood, criando estilos e sendo copiada no mundo todo.
Edith Head foi homenageada na animação "Os Incríveis", da Pixar, no personagem Edna Mode, claramente inspirada nos trejeitos da figurinista.
Selecionei 10 filmes dela. Os 8 que lhe deram o Oscar e mais 2 que deveriam ter ganho, dentre suas 35 indicações.


1.  Tarde Demais - The Heiress (1949. Oscar de Melhor Figurino em Preto e Branco. na trama, Olivia de Havilland se apaixona por um belo rapaz - Montgomery Clift - que seu pai controlador acredita ser um caçador de fortunas. ela então renuncia à sua herança para ficar com o rapaz e descobre que o pai tinha razão. bom filme de William Wyler)


2.  Sansão e Dalila (1949. Oscar de Figurino em Cores. épico bíblico de Cecil B.DeMille. Victor Mature é Sansão um judeu forte que luta contra o jugo dos filisteus, mas uma mulher que ele desprezou, decide se vingar descobrindo a origem de sua força, que estava no seu vasto cabelo. um tanto brega, mas na época fez sucesso)


3.  A Malvada - All About Eve (1950. Oscar de Figurino em P&B. a história de uma atriz -Anne Baxter -, que começou como secretária de uma estrela da Broadway - Bette Davis - e passou por cima de todos para alcançar o próprio estrelado. clássico de Joseph L.Mankiewicz)


4.  Um Lugar ao Sol (1951. Oscar de Figurino em P&B. um jovem sonhador - Montgomery Clift - vai trabalhar na fábrica do tio e engravida uma das operárias - Shelley Winters. depois conhece uma linda moça rica - Liz Taylor -, mas precisa se livrar da outra. obra-prima de George Stevens)


5.  A Princesa e o Plebeu - Roman Holiday (1953. Oscar de Figurino em P&B. Audrey Hepburn é uma princesa que resolve passear anonimamente em Roma, quando conhece e se apaixona por um repórter americano. primeiro papel importante de Audrey e já lhe valeu o Oscar de melhor atriz, Oscar também para o ótimo roteiro de Dalton Trumbo, antes de ser perseguido pelo macarthismo)


6.  Sabrina (1954. Oscar de Figurino em P&B. Hubert de Givenchy não teve seu nome nos créditos, mas ele foi o responsável pelos lindos vestidos de Audrey Hepburn. a filha do motorista de uma família milionária volta à casa para visitar o pai e acaba disputada pelo amor dos dois filhos, o playboy - William Holden - e o workaholic - Humphrey Bogart)


7.  Ladrão de Casaca (1955. Indicado ao Oscar de Figurino em cores. Head foi a figurinista preferida de Alfred Hitchcock, esteve em todos os seus filmes mais importantes. aqui ela deixa Grace Kelly ainda mais deslumbrante e bem que poderia ter ganho o Oscar. Cary Grant é um ex-ladrão acusado de roubar jóias na Riviera Francesa, que vai tentar provar sua inocência, indo atrás do verdadeiro culpado, mas as coisas se complicam)


8.  O Jogo Proibido do Amor (1960. Oscar de Figurino em P&B. Bob Hope e Lucile Ball formam um casal muito romântico, mas são casados com outras pessoas. comédia que eu não vi, mas aparentemente os filmes em preto e branco estavam rareando, porque não é filme para Oscar, podiam trocar, afinal neste meio tempo ela fez Funny Face e Os Dez Mandamentos e não ganhou)


9.  Golpe de Mestre (1973. Oscar de Figurino. depois de 13 anos de jejum, mas com 14 indicações, Edith voltou a ganhar seu último prêmio, com este ótimo filme de época. dois malandros - Robert Redford e Paul Newman -se unem para vingar a morte de um amigo, dando um grande golpe no chefão da máfia de Chicago nos anos 30. trama esperta num filme ganhador de 7 Oscars, incluindo filme, direção e roteiro)


10.  O Homem que Queria ser Rei (1975. Indicado ao Oscar de Figurino. excepcional filme de John Huston, baseado em Rudyard Kipling. Sean Connery e Michael Caine são dois ex-sargentos ingleses, aventureiros que atravessam o Himalaia, até o distante Kafiristão, onde pretendem buscar tesouros, mas lá salvam a comunidade e Sean é declarado rei e gosta da idéia. divertido e genial) 

6 comentários:

  1. Rapaz, olha minha santa ignorancia sobre o tema!!Eu achei que vc tava falando da Meryl Streep!!

    ResponderExcluir
  2. hehehe
    Acho que era uma pegadinha involuntária...
    A Meryl ganhou apenas 2 Oscars, a Katharine Hepburn levou 4...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.
    Gostaria de sugerir duas listas:
    - Filmes com o James Stewart
    - Filmes do Alfred Hitchcock

    ResponderExcluir
  4. Oi Darlisson,
    Filmes do Hitchcock já fiz, procure na busca e vc vai achar...
    James Stewart é um cara legal, sem dúvida, mas estou evitando lista de atores, porque é muito fácil, vou deixar para períodos em que eu tenha que deixar muitas listas prontas, hehe
    Obrigado pelos vários comentários que você deixou!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Não vi a grande maioria desses filmes ainda, por isso não conheço muito bem os trabalhos da figurinista. Só sei que a Edna de "Os Incríveis" é sensacional, hehe.

    ResponderExcluir
  6. OI, VC PODERIA DEIXAR FILMES TBM DA ATRIZ MARLENE DIETRICH E BETTE DAVIS... ADORO OS FILMES DESSAS ATRIZES!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!