quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre Ecologia




O homem sempre usou o planeta como quis, sem preocupar-se com o futuro. O problema é que o futuro chegou mais cedo do que se esperava e todos estamos sentindo os efeitos da nossa falta de cuidado.
No momento em que líderes mundiais estão discutindo formas de pararmos de destruir o planeta no Cop15, é interessante recordar o que o cinema já fez sobre o tema.
Selecionei 10 filmes verdes, que tratam do clima e do meio-ambiente.


1.  Dersu Uzala (já disse antes e repito que este é, provavelmente, o melhor filme da história do cinema, só isso! é um Akira Kurosawa em estado de graça. na rússia czarista, um cartógrafo se embrenha nas estepes e conhece um caçador da tribo Goldi, Dersu Uzala, que tem profundo conhecimento e respeito pelo ambiente em que vive. ele o guiará a salvo pelos perigos que a natureza apresenta. se todos tivéssemos a consciência de Dersu, não estaríamos nesta encrenca)


2.  Uma Verdade Inconveniente (o ex-vice presidente dos EUA, Al Gore, apresenta neste documentário, os dados chocantes do aquecimento global, mostrando verdades e mitos e apontando saídas para salvar o planeta, enquanto é tempo. Gore sempre foi um ecologista militante e este filme, a parte algumas generalizações exageradas, teve uma importância enorme na conscientização da população. o ex-vice - e, por que não dizer, o filme - ganhou o prêmio Nobel da Paz por seu trabalho)


3.  No Mundo de 2020 - Soylent Green (apesar do título nacional, o filme se passa em 2022, ufa! teremos 2 anos a mais! Charlton Heston é um policial investiga a morte de um magnata, produtor dos tabletes soylent green, que são o único alimento consumido pela população oprimida. comida de verdade só sobrou para os ricos. o mais chocante será descobrir do que são feitos os tabletes. pena que em 1973, quando foi lançado, foi encarado como ficção científica, hoje não parece tão improvável)


4.  Wall-E (mais uma lista para esta ótima animação. no passado a população teve que abandonar o planeta, poluído demais e inabitável, só deixaram  para trás um robozinho compactador de lixo. centenas de anos mais tarde, a possibilidade de vida ressurgirá e a população poderá reconstruir o planeta. uma denúncia séria, que não deve ser coadjuvante na compreensão do filme)


5.  Síndrome da China (durante a gravação de uma matéria numa usina nuclear, uma repórter e seu cinegrafista - Jane Fonda e Michael Douglas - presenciam um incidente, que causa apreensão geral. mas a usina pressiona a rede para não publicar nada. com a ajuda de um engenheiro - o ótimo Jack Lemmon - eles descobrem que tratou-se de um fato gravíssimo, uma fissão que poderia penetrar a terra e "chegar à China", por isso o título. um filme premonitório dos graves acidentes ocorridos na União Soviética anos depois)


6.  Silkwood, Retrato de uma Coragem (história real de uma trabalhadora de usina nuclear - Meryl Streep - que denuncia o ambiente insalubre e a flata de segurança deste tipo de instalação e acaba morta em circunstâncias mal explicadas. mais um show de Meryl)


7.  Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (Julia Roberts é uma mãe solteira, que perde uma ação e exige ser empregada no escritório de seu advogado. arquivando casos, ela descobre que uma grande fábrica tem poluído sistematicamente as águas da pequena cidade onde está instalada e isso tem ocasionado diversos casos de câncer na população. baseado em outra história real)


8.  Gomorra (entre as histórias deste ótimo filme-denúncia da máfia napolitana, está o lucrativo esquema de vender terras para despejar dejetos tóxicos, que transforma a área rural da cidade num ambiente perigoso. o lixo tóxico é um dos grandes problemas a resolver, vide o caso dos containeres devolvidos para a Inglaterra neste ano)


9.  Waterworld, o Segredo das Águas (num futuro não tão distante, o derretimento das camadas polares deixou o planeta sem terras sólidas, com os sobreviventes vivendo em ilhas artificiais e barcos. Kevin Costner é um ser anfíbio que está em busca do único ponto de terra firme que sobrou. um filme caríssimo, mas apenas mediano de Kevin Reynolds)


10.  Corrida Silenciosa (Bruce Dern é um botânico que completa 3 anos a bordo de um cargueiro espacial, cuidando dos últimos espécimes botânicos que restaram no planeta Terra sob enormes domos. quando ele recebe ordens de destruir o projeto e voltar para casa, ele sequestra a nave, mata os colegas tripulantes e inicia uma fuga solitária )

6 comentários:

  1. muito boa a lista ('A Síndrome da China' é um de meus preferidos).

    mas tu poderia colocar um trailer, ao menos para o pessoal poder visualizar um trecho do filme, Armando. abraço :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Janiss,
    Obrigado pelo elogio.
    Já me ocorreu colocar trailers, mas uma coisa que valorizo é a facilidade de ler minhas listas.
    Eventualmente coloco algum vídeo, mas acho que 10 vídeos poluiriam demais um layout que já não é bonito...
    Mas vou pensar em algo.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua lista, até porque possui alguns filmes que eu não imaginava como sendo desse subgênero. Não vi alguns, mas adoro "Uma Verdade Inconveniente" e "Erin Brockovich" - e "WALL-E" é o melhor na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Ótima lista! Também vale assistir Ilha das Flores. Te faz pensar coisas básicas do dia-dia, além de valores e atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Amo WALL-E *____*
    Uma das melhores animações até hoje. O jeito como é tratado o desleixo humano para com o planeta que vivem é simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
  6. eu comcordo com o tal do armando eu queria ver pelomenos um trailer dos filmes para podermos tem uma noção do fime e poder escolher o melhor.



    mirelly allem!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!