quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

10 Filmes de Pedro Almodóvar


Nascido em 1949 numa cidadezinha de La Mancha na Espanha, Almodóvar mudou-se aos 18 anos para Madri, sobrevivendo da venda de objetos pessoais num mercado de pulgas.
Não teve dinheiro para um curso de cinema, além disso, as escolas de cinema foram fechadas por Franco no começo dos anos 1970. 
Conseguiu um emprego na companhia telefônica estatal, economizou dinheiro para comprar uma câmera super 8 e começou a fazer filmes curtos com a ajuda de amigos.
Seu primeiro filme longo, "Pepi, Luci, Bom y otras Chicas de Montón" de 1980 foi feito em 16mm e só transformado em 35mm para lançamento em 1987, após o sucesso de "Matador".
Com seu irmão Agustín, criou a produtora El Deseo, que além de seus filmes, produziu outros jovens cineastas.
Hoje é considerado o maior cineasta da Espanha e seus filmes ultrapassaram todas as fronteiras.
Já assisti a 17 filmes de Almodóvar e minha dificuldade não foi de escolher dez, mas de cortar sete, já que todos eles têm algum ponto de interesse. 
Mesmo assim, aqui está minha lista de 10.

1.  Tudo Sobre Minha Mãe (1999. para mim, esta é sua obra prima. no dia do aniversário de seu filho, Manuela - Cecilia Roth - lhe dá um convite para ver uma peça de teatro, estrelada por Huma Rojo - Marisa Paredes -, mas logo após a apresentação, ele é atropelado e morre. para dar a notícia ao pai, Manuela vai procurá-lo em Barcelona. na busca conhece a travesti Agrado, a freira Rosa - Penélope Cruz, sua atual musa - e a própria Huma Rojo. fotografia do carioca Affonso Beato, seu colaborador habitual)

2.  Fale Com Ela (2002. as mulheres, sempre estridentes em seus filmes, baixam o tom neste, afinal elas estão em coma. dois homens tornam-se amigos ao se conhecer num hospital, cuidando das mulheres que amam. um é enfermeiro, que nutre um amor platônico pela bailairina, mas não teve oportunidade de se declarar antes do acidente. o outro, um jornalista que teve um rápido e intenso relacionamento com a famosa toureira. agora só o que eles podem fazer é falar com elas. detalhe de Caetano Veloso, que aparece cantando numa festa a canção 'Cucurrucucú Paloma')

3.  Volver (2006. neste filme de mulheres, todas têm segredos do passado a acertar. Penélope Cruz recebe a notícia que sua tia faleceu e vai até sua cidadezinha para o enterro. lá descobre que sua própria mãe estava viva e era escondida pela tia. roteiro perfeito, ganhador do Oscar)

4.  Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988. o filme que definiu o universo almodovariano. três mulheres histéricas se reúnem numa cobertura de luxo em Madri, a super-sexy Carmén Maura, a neurótica Maria Barranco e Juliana Serrano, que acaba sair de um hospício após 20 anos internada. uma delas está prestes a cometer um assassinato, a menos que as outras malucas impeçam. divertidíssimo)

5.  Abraços Partidos (2009. uma história de amor ao cinema em dois tempos. no presente, um ex-cineasta, agora cego, conta sua história ao filho da amiga produtora, após se confrontar com o filho do seu inimigo. no passado, a história de uma atriz - Penélope Cruz -, casada com um milionário, se apaixona pelo cineasta numa história que termina em tragédia. destaque para o filme dentro do filme, 'Chicas y Maletas', que parece ser ótimo. Almodóvar está contando suas histórias cada vez melhor)

6.  A Má Educação (2004. um cineasta passa por um bloqueio criativo e recebe a visita de um ator em busca de trabalho - Gael Garcia Bernal -, que diz ser Ignacio, seu amigo de infância e também seu primeiro amor no colégio, quando foram separados por um padre, que era apaixonado por Ignacio. ele lhe entrega um roteiro, parcialmente baseado na vida de ambos. mas as coisas não são o que parecem. o mais recente filme de temática gay do cineasta, homossexual assumido) 

7.  Carne Trêmula (1997. Penélope Cruz é uma prostituta que dá a luz dentro de um ônibus. anos mais tarde, seu filho Victor envolve-se com Elena, que não lhe corresponde e numa discussão acabam disparando uma arma, que atrai a polícia. ao chegar, um tiro acidental atinge um policial - Javier Barden, que fica paraplégico. Victor é preso por 7 anos, o policial e Elena se casam e todos voltarão a se encontrar anos mais tarde. um filme muito sensual. o único filme do diretor, cujo roteiro não foi escrito originalmente por ele, é baseado num livro)

8.  A Lei do Desejo (1987. um diretor de teatro se envolve com um rapaz sexualmente indeciso - Antonio Banderas -, enquanto dirige uma peça a ser estrelada pela irmã transexual, que mudou de sexo para manter um caso incestuoso com seu pai... Almodóvar em começo de carreira, querendo chocar e divertir. choca e diverte)

9.  Matador (1986. primeiro grande sucesso do cineasta, um retrato irônico do sangue caliente dos espanhóis. um toureiro precocemente aposentado, trocou os touros pelas mulheres, matando-as após fazer sexo. seu aprendiz - Antonio Banderas - acaba assumindo a culpa pelos crimes e é defendido por uma advogada que segue o mesmo ritual, matando seus amantes, como os touros. por conta disso os assassinos acabam se encontrando)

10.  De Salto Alto (Victoria Abril é uma jovem, que depois de 15 anos reencontra a mãe - Marisa Paredes -, uma estrela pop, mais interessada em mídia que na família. constrangidas, pois a filha está casada com um ex-amante da mãe, que tem outra amante. um dia ele aaprece morto. qual das três o matou? divertida participação do cantor Miguel Bosé como o amigo travesti)

Ficaram de fora, com dor no coração: Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas de Montón, A Flor do Meu Segredo, Áta-me!, O Que Eu Fiz para Merecer Isso, Labirinto de Paixões, Maus Hábitos e Kika.

Filmes lançados depois desta lista:

 2011 - A Pele que Habito

 2013 - Os Amantes Passageiros (veja link)

13 comentários:

  1. Almodóvar é um dos meus diretores favoritos, por isso fiquei feliz por esse top dedicado a ele. Meus preferidos são: 1- Fale com Ela; 2- Tudo Sobre Minha Mãe; 3- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos; 4- Carne Trêmula; 5- Abraços Partidos.

    ResponderExcluir
  2. Filmes sem sombra de duvidas filmes excelentes um dos melhores diretores

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Pedri Almodovar. Ele é o maior cineasta da atualidade. Matador é uma das grandes obrasprimas do cinema.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, onde encontro em Belo Horizonte esses filmes espanhois, obrigada Juliana

    ResponderExcluir
  5. La concejala antropofaga é também digno de ser lembrado, embora pareça fazer parte de Abraços Partidos ushuash! (: Parabéns pela lista

    ResponderExcluir
  6. Acredito que agora "A Pele que Habito"
    tomaria facilmente o lugar de "Ma Educação".

    ResponderExcluir
  7. acabei de assistir "A pele que Habito" e adorei!!!!Nota 10 !

    ResponderExcluir
  8. Amo Almodovar meus preferidos sao
    1º matador
    2ºcarne tremula
    3º Hable con ella

    ResponderExcluir
  9. Vi todos, e o melhor é uma questão pessoal de cada um, certamente nos meus top five estariam : que he hecho para merecer esto?; tacones lejanos (pra mim é o melhor dele). Somam-se ainda os premiados hable con ella, todo sobre mim madre e o surpreendente la piel que habito

    ResponderExcluir
  10. a pele que habito e o melhor de todos ,e nem ta na sua lista que estranho ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George Augusto,
      Embora eu não ache que 'A Pele que Habito' seja o melhor, é um ótimo filme e poderia estar na lista.
      Mas... esta lista foi publicada em 2009 e o filme ainda não havia sido lançado.
      Mas vou dar um jeito de mencioná-lo.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  11. O roteiro de "Volver" realmente é muito bom, mas ele foi premiado apenas no festival de cannes, não no oscar. O filme do Almodovar que ganhou melhor roteiro no oscar foi "fale com ela".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!