Os estúdios não gostam de falar sobre isso, mas vários de seus filmes faturam menos do que custaram.
Em alguns casos nem as bilheterias internacionais, vendas de DVDs e para a televisão conseguem cobrir o prejuízo.
Embora os números sejam controversos, aqui está uma lista de 10 filmes que sem dúvida fizeram rombos nas produtoras e acabaram com várias carreiras.
Notas: eu não assisti todos os filmes da lista, mas vou tentar... os valores expressos são em dólares.
1.
As Aventuras de Pluto Nash (custo: 100 milhões, bilheteria: 7 milhões, prejuízo: 93 milhões. Eddie Murphy fez muito sucesso na década de 1980 e por isso continuou conseguindo grandes financiamentos, mas este aqui foi longe demais. num planeta não tão distante, o dono de um clube tenta manter o negócio, enfrentando mafiosos. quê? se alguém viu este filme, por favor comente, eu não vi e não gostei)2.
A Ilha da Garganta Cortada (custo: 92 milhões, bilheteria: 11 milhões, prejuízo: 81 milhões. um filme de pirata feito alguns anos antes dos Piratas do Caribe, provavelmente as pesquisas apontavam espaço para filmes do gênero, mas convenhamos, Matthew Modine não é Johnny Depp e Geena Davis não é Keira Knightley)3.
Ricos, Bonitos e Infiéis - Town & Country (custo: 90 milhões, bilheteria: 10,3 milhões, prejuízo: 79,7 milhões. talvez menos ricos agora... Warren Beatty é um verdadeiro veneno de bilheteria. neste filme ele é um arquiteto que desconfia que a família não quer mais saber dele, em paralelo sua melhor amiga se divorcia. ele então resolve sair em viagem com um amigo para descobrir o sentido da vida... ahhh outro que não vi e nem quero)4.
Sahara (custo: 160 milhões, bilheteria: 103 milhões, prejuízo: 57 milhões. como pode-se chamar um filme que faturou mais de 100 milhões de dólares no mundo todo de fracasso? exagerando no orçamento. é uma caça ao tesouro no deserto, tem Matthew McConaughey e Penélope Cruz, mas não é grande coisa)5.
O Mensageiro (custo: 80 milhões, bilheteria: 26,8 milhões, prejuízo: 53,2 milhões. um filme patrioteiro, de 3 horas de duração, dirigido e estrelado pelo Mr. Ego, Kevin Costner, que vinha de um quase fracasso Waterworld - se salvou nas bilheterias internacionais. fala sério: quem daria 80 milhões para este filme?) 6.
Contato de Risco - Gigli (custo: 54 milhões, bilheteria: 6,1 milhões, prejuízo: 47,9 milhões. o casal Bennifer - Ben Afleck e Jennifer Lopez se separou durante as filmagens desta comédia romântica? vejam esta sinopse: "a violenta história de uma lésbica criminosa, um atirador durão com coração de ouro e um retardado que se torna amigo depois de sequestrado". ruim demais! recordista de Razzies. eu também não vi, nem sabia que tinha chegado por aqui. alguém se aventurou?)7.
A Reconquista - Battlefield Earth (custo: 73 milhões, bilheteria: 29,7 milhões, prejuízo: 43,3 milhões. grande esforço de John Travolta em divulgar os mitos da Cientologia, religião esquisita a que ele e Tom Cruise se devotam. uma raça alienígena chefiada por Travolta quer dominar o universo, mas o jovem Jonnie Tyler chama seus amigos e decide enfrentá-los. baseado na obra de L. Ron Hubbard, o criador da seita)8.
O Grande Dave (custo: 60 milhões, bilheteria: 20 milhões, prejuízo: 40 milhões. olha o Eddie Murphy aquí de novo. neste filme ele é um homem estranho que chega a Nova York, mas descobrimos que na verdade ele é uma nave alienígena que tem um pequeno Dave como capitão dentro dele... precisa explicar por que fracassou?)9.
O Portal do Paraíso (custo: 35 milhões, bilheteria: 3,5 milhões, prejuízo: 31,5 milhões. o filme é de 1980, por isso podem dobrar os valores. este filme é atípico nesta lista, pois é um ótimo filme, um anti-western de Michael Cimino, com bonitas trilha e fotografia, mas ficou muito longo e ninguém estava interessado no gênero. este fracasso foi a gota d'água na falência da produtora United Artists, que teve uma história tão importante no cinema)10.
Ishtar (custo: 55 milhões, bilheteria: 14,5 milhões, prejuízo: 30,5 milhões. outro filme de Warren Beatty. ele e Dustin Hoffman são dois péssimos compositores contratados para entreter tropas num país da África. mas o filme de 1987 não funciona e nem a linda Isabelle Adjani consegue salvar)

"Bom trabalho, companheiro!"Mas, aqui...não cabia "waterworld" com o Costner também?
ResponderExcluirObrigado Gil,
ResponderExcluirAcredite se quiser, Waterworld deu quase 90 milhões de dólares de lucro.
Ele assustou o estúdio, porque custou 175 milhões e nos EUA "só" faturou 88 milhões, mas no resto do mundo compensou e chegou a um faturamento total - apenas nos cinemas - de US$ 264.218.220.
É um injustiçado.
Abs!!!
Bom post.
ResponderExcluirDica: Star Trek Nemesis também deu um baita prejuízo.
Eddie é um azarado mesmo, dois filmes da lista são dele...
ResponderExcluirae belo post mas
ResponderExcluirPluto nash e o grande deve
são bons
não uns melhores du Eddie mas são bons
Não concordo com vc, A Ilha da Garganta Cortada é um ótimo filme, assisti várias vezes, nem sempre um filme é ruim só prq não teve uma boa bilheteria...
ResponderExcluirPluto Nash: O filme é bom. Por bom entenda uma diversão descompromissada. Não acrescenta nem retira nada... um filme mediano. O problema, é claro, foi este orçamento de 100 milhões. Se visto por este ponto o filme não tinha como fugir de ser um fracasso estrondoso.
ResponderExcluirRicos, Bonitos e Infiéis: E se juntarmos grandes nomes do cinema, muito dinheiro e uma história facinha que pode agradar a todos? Sucesso garantido, certo? ERRADO. O filme é ruim. Dispensável em todos os aspectos.
A Ilha da Garganta Cortada: Deixemos de machismo e coloquemos uma heroína no papel principal. Piratas, péssima história e má direção... Se você não for casado com a Jovovich desista de colocar a esposa no papel principal. Filme ruim até pra sessão da tarde.
Sahara: Muito, MUITO ruim. O fortão lá não tem o menor carisma e o romance dele com a Penepole Cruz pode ter "andado" na vida real mas não cola de jeito nenhum na telona. O mané ainda andou a fazer campanha pelo filme mas é um desperdício de tempo.
O Mensageiro e Contato de Risco: Os dois filmes são muito bons. Nos dois há excelente atuações (Kevin Costner no primeiro e o "mongol gigante" no segundo), boas histórias - ao contrário do que parece - e são filmes completinhos, divertidos. Aconselho os dois. O primeiro por que é agradável e o segundo ao menos pra ver a gostosa da Lopes a ser putona e o Affleck a ser um idiota... bem, no caso do Affleck você pode ver isto em qualquer filme.
A Reconquista: Este filme podia ser muito pior. Três vezes pior. Era previsto que fosse uma trilogia. O filme não é ruim de todo. O Travolta está muito bem no papel dele. E está excelente quando contracena com Forest Whitaker. Fora isto o filme é bem "fast food". Uma sessão da tarde ali a 50%... Como disse, não é de todo ruim e não chega a ser bom.
Os outros 3 eu não vi. O Meet Dave vou alugar hoje por que várias pessoas falaram que é engraçado.
Paz.
Refaça as contas do número 2
ResponderExcluirPluto e Nash é um Bom filme de comédia assista e vera
ResponderExcluire esse da Jennifer lopez não é ruim,só que acho que pela sinopse ninguem quis ver
E a Lagoa azul?
ResponderExcluirtem alguma conta errada ai... olha no ricos bonitos e infieis...
ResponderExcluirvejam os filmes citados no blog
ResponderExcluirlojadeshop.com/filme/
Opa! Obrigado, há mesmo um erro em Ricos, Bonitos e Infiéis, vou corrigir.
ResponderExcluirDesculpem a demora em liberar os comentários, semana que vem o blog volta ao ritmo normal.
Abs!!!
Nossa, o prejuízo de "Pluto Nash" me assustou o.O, completamente fail. "O grande Dave" é legalzinho, força as vezes e depois da metade do filme fica totalmente previsível, a falha no filme foi mesmo o custo de produção.
ResponderExcluirAdoro O Grande Dave!Dou muitas risadas!
ResponderExcluirNo Portal do Paraiso: "com bonitas trilha e fotografia" TA SERTO!
ResponderExcluirAnônimo,
ExcluirImpressão minha ou você está criticando minha concordância?
Melhor voltar para a escola, amigão! Está sim CERTO!
Abs!!!
O Fundo do Coração (1982) de Francis Ford Coppola, deu um imenso prejuízo a Coppola, ele construiu em estúdio uma réplica de Las vegas.
ResponderExcluirPerdeu o estúdio Zoetrope, para pagar dívidas.