quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

10 Filmes que Deram Enormes Prejuízos



Os estúdios não gostam de falar sobre isso, mas vários de seus filmes faturam menos do que custaram.
Em alguns casos nem as bilheterias internacionais, vendas de DVDs e para a televisão conseguem cobrir o prejuízo.
Embora os números sejam controversos, aqui está uma lista de 10 filmes que sem dúvida fizeram rombos nas produtoras e acabaram com várias carreiras.
Notas: eu não assisti todos os filmes da lista, mas vou tentar... os valores expressos são em dólares.


1 As Aventuras de Pluto Nash (custo: 100 milhões, bilheteria: 7 milhões, prejuízo: 93 milhões. Eddie Murphy fez muito sucesso na década de 1980 e por isso continuou conseguindo grandes financiamentos, mas este aqui foi longe demais. num planeta não tão distante, o dono de um clube tenta manter o negócio, enfrentando mafiosos. quê? se alguém viu este filme, por favor comente, eu não vi e não gostei)


2.  A Ilha da Garganta Cortada (custo: 92 milhões, bilheteria: 11 milhões, prejuízo: 81 milhões. um filme de pirata feito alguns anos antes dos Piratas do Caribe, provavelmente as pesquisas apontavam espaço para filmes do gênero, mas convenhamos, Matthew Modine não é Johnny Depp e Geena Davis não é Keira Knightley)


3.  Ricos, Bonitos e Infiéis - Town & Country (custo: 90 milhões, bilheteria: 10,3 milhões, prejuízo: 79,7 milhões. talvez menos ricos agora... Warren Beatty é um verdadeiro veneno de bilheteria. neste filme ele é um arquiteto que desconfia que a família não quer mais saber dele, em paralelo sua melhor amiga se divorcia. ele então resolve sair em viagem com um amigo para descobrir o sentido da vida... ahhh outro que não vi e nem quero)


4.  Sahara (custo: 160 milhões, bilheteria: 103 milhões, prejuízo: 57 milhões. como pode-se chamar um filme que faturou mais de 100 milhões de dólares no mundo todo de fracasso? exagerando no orçamento. é uma caça ao tesouro no deserto, tem Matthew McConaughey e Penélope Cruz, mas não é grande coisa)


5.  O Mensageiro (custo: 80 milhões, bilheteria: 26,8 milhões, prejuízo: 53,2 milhões. um filme patrioteiro, de 3 horas de duração, dirigido e estrelado pelo Mr. Ego, Kevin Costner, que vinha de um quase fracasso Waterworld - se salvou nas bilheterias internacionais. fala sério: quem daria 80 milhões para este filme?) 

6.  Contato de Risco - Gigli (custo: 54 milhões, bilheteria: 6,1 milhões, prejuízo: 47,9 milhões. o casal Bennifer - Ben Afleck e Jennifer Lopez se separou durante as filmagens desta comédia romântica? vejam esta sinopse: "a violenta história de uma lésbica criminosa, um atirador durão com coração de ouro e um retardado que se torna amigo depois de sequestrado". ruim demais! recordista de Razzies. eu também não vi, nem sabia que tinha chegado por aqui. alguém se aventurou?)


7.  A Reconquista - Battlefield Earth (custo: 73 milhões, bilheteria: 29,7 milhões, prejuízo: 43,3 milhões. grande esforço de John Travolta em divulgar os mitos da Cientologia, religião esquisita a que ele e Tom Cruise se devotam. uma raça alienígena chefiada por Travolta quer dominar o universo, mas o jovem Jonnie Tyler chama seus amigos e decide enfrentá-los. baseado na obra de L. Ron Hubbard, o criador da seita)


8.  O Grande Dave (custo: 60 milhões, bilheteria: 20 milhões, prejuízo: 40 milhões. olha o Eddie Murphy aquí de novo. neste filme ele é um homem estranho que chega a Nova York, mas descobrimos que na verdade ele é uma nave alienígena que tem um pequeno Dave como capitão dentro dele... precisa explicar por que fracassou?)


9.  O Portal do Paraíso (custo: 35 milhões, bilheteria: 3,5 milhões, prejuízo: 31,5 milhões. o filme é de 1980, por isso podem dobrar os valores. este filme é atípico nesta lista, pois é um ótimo filme, um anti-western de Michael Cimino, com bonitas trilha e fotografia, mas ficou muito longo e ninguém estava interessado no gênero. este fracasso foi a gota d'água na falência da produtora United Artists, que teve uma história tão importante no cinema)


10.  Ishtar (custo: 55 milhões, bilheteria: 14,5 milhões, prejuízo: 30,5 milhões. outro filme de Warren Beatty. ele e Dustin Hoffman são dois péssimos compositores contratados para entreter tropas num país da África. mas o filme de 1987 não funciona e nem a linda Isabelle Adjani consegue salvar)

18 comentários:

  1. "Bom trabalho, companheiro!"Mas, aqui...não cabia "waterworld" com o Costner também?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gil,

    Acredite se quiser, Waterworld deu quase 90 milhões de dólares de lucro.
    Ele assustou o estúdio, porque custou 175 milhões e nos EUA "só" faturou 88 milhões, mas no resto do mundo compensou e chegou a um faturamento total - apenas nos cinemas - de US$ 264.218.220.
    É um injustiçado.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom post.
    Dica: Star Trek Nemesis também deu um baita prejuízo.

    ResponderExcluir
  4. Eddie é um azarado mesmo, dois filmes da lista são dele...

    ResponderExcluir
  5. ae belo post mas
    Pluto nash e o grande deve
    são bons
    não uns melhores du Eddie mas são bons

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com vc, A Ilha da Garganta Cortada é um ótimo filme, assisti várias vezes, nem sempre um filme é ruim só prq não teve uma boa bilheteria...

    ResponderExcluir
  7. Pluto Nash: O filme é bom. Por bom entenda uma diversão descompromissada. Não acrescenta nem retira nada... um filme mediano. O problema, é claro, foi este orçamento de 100 milhões. Se visto por este ponto o filme não tinha como fugir de ser um fracasso estrondoso.

    Ricos, Bonitos e Infiéis: E se juntarmos grandes nomes do cinema, muito dinheiro e uma história facinha que pode agradar a todos? Sucesso garantido, certo? ERRADO. O filme é ruim. Dispensável em todos os aspectos.

    A Ilha da Garganta Cortada: Deixemos de machismo e coloquemos uma heroína no papel principal. Piratas, péssima história e má direção... Se você não for casado com a Jovovich desista de colocar a esposa no papel principal. Filme ruim até pra sessão da tarde.

    Sahara: Muito, MUITO ruim. O fortão lá não tem o menor carisma e o romance dele com a Penepole Cruz pode ter "andado" na vida real mas não cola de jeito nenhum na telona. O mané ainda andou a fazer campanha pelo filme mas é um desperdício de tempo.

    O Mensageiro e Contato de Risco: Os dois filmes são muito bons. Nos dois há excelente atuações (Kevin Costner no primeiro e o "mongol gigante" no segundo), boas histórias - ao contrário do que parece - e são filmes completinhos, divertidos. Aconselho os dois. O primeiro por que é agradável e o segundo ao menos pra ver a gostosa da Lopes a ser putona e o Affleck a ser um idiota... bem, no caso do Affleck você pode ver isto em qualquer filme.

    A Reconquista: Este filme podia ser muito pior. Três vezes pior. Era previsto que fosse uma trilogia. O filme não é ruim de todo. O Travolta está muito bem no papel dele. E está excelente quando contracena com Forest Whitaker. Fora isto o filme é bem "fast food". Uma sessão da tarde ali a 50%... Como disse, não é de todo ruim e não chega a ser bom.

    Os outros 3 eu não vi. O Meet Dave vou alugar hoje por que várias pessoas falaram que é engraçado.

    Paz.

    ResponderExcluir
  8. Refaça as contas do número 2

    ResponderExcluir
  9. Pluto e Nash é um Bom filme de comédia assista e vera

    e esse da Jennifer lopez não é ruim,só que acho que pela sinopse ninguem quis ver

    ResponderExcluir
  10. tem alguma conta errada ai... olha no ricos bonitos e infieis...

    ResponderExcluir
  11. vejam os filmes citados no blog

    lojadeshop.com/filme/

    ResponderExcluir
  12. Opa! Obrigado, há mesmo um erro em Ricos, Bonitos e Infiéis, vou corrigir.
    Desculpem a demora em liberar os comentários, semana que vem o blog volta ao ritmo normal.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, o prejuízo de "Pluto Nash" me assustou o.O, completamente fail. "O grande Dave" é legalzinho, força as vezes e depois da metade do filme fica totalmente previsível, a falha no filme foi mesmo o custo de produção.

    ResponderExcluir
  14. Adoro O Grande Dave!Dou muitas risadas!

    ResponderExcluir
  15. No Portal do Paraiso: "com bonitas trilha e fotografia" TA SERTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Impressão minha ou você está criticando minha concordância?
      Melhor voltar para a escola, amigão! Está sim CERTO!
      Abs!!!

      Excluir
  16. O Fundo do Coração (1982) de Francis Ford Coppola, deu um imenso prejuízo a Coppola, ele construiu em estúdio uma réplica de Las vegas.
    Perdeu o estúdio Zoetrope, para pagar dívidas.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!