sábado, 12 de dezembro de 2009

10 Filmes sobre a Indústria do Cinema



Ninguém melhor que o cinema para falar sobre cinema... 
Existem centenas de ótimos filmes que retratam os bastidores da indústria, dos seus heróis às suas intrigas.
Selecionei 10 filmes que dão um panorama do tema. 
Peço que sugiram outros exemplos nos comentários.


1.  A Noite Americana (1973 / François Truffaut. um cineasta vai a Nice para a filmagem de seu longa. os trabalhos são constantemente interrompidos pelos problemas existenciais do elenco e dos técnicos. um ótimo filme e uma declaração de amor ao cinema. essencial!)


2.  8 1/2 (1963 / Federico Fellini. Marcello Mastroianni é um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar a idéia para seu próximo filme. durante uma temporada de férias é assombrado por suas lembranças. bastante autobiográfico e... essencial!)


3.  O Céu de Lisboa (1994 / Wim Wenders. um engenheiro de som vai a Lisboa ajudar um amigo a terminar um filme. quando chega o amigo desapareceu e deixou o filme sem som. pacientemente ele faz o trabalho enquanto se encanta pela cidade e pelas pessoas. é um Wenders menor, mas nem por isso descartável. cabe bem no tema)


4.  Assim Estava Escrito (1952 / Vincente Minnelli. o filme traça a ascenção e a queda de um poderoso e tirânico produtor de Hollywood - Kirk Douglas - através dos depoimentos de uma atriz, um roteirsta e um diretor, que nunca mais querem trabalhar com ele. grande filme)


5.  O Jogador (1992 / Robert Altman. Tim Robbins é um executivo de estúdio responsável por uma série de fracassos de bilheteria, que está recebendo ameaças anônimas. acrediantando que um roteirista é quem o ameaça, acaba matando-o. Altman aproveita a trama para satirizar o mundo de Hollywood. ótimo!)


6.  Cantando na Chuva (1952 / Stanley Donnen e Gene Kelly. dois astros do cinema mudo preparam sua transição para o cinema falado, mas não será nada fácil. genial comédia musical, com alguns dos melhores números de dança do cinema. genial, essencial!)


7.  Boogie Nights (1997 / Paul Thomas Anderson. o filme retrata os bastidores da indústria de filmes pornô no início dos anos 1970. um jovem bonito e bem dotado - Mark Whalberg - é descoberto por um diretor veterano e transformado em estrela. ótimo filme)


8.  Dirigindo no Escuro (2002 / Woody Allen. um diretor que já esteve em alta anos atrás, agora só dirige comerciais. quando é convidado para um grande projeto de cinema, começa a sofrer de cegueira temporária, mas resolve ir em frente, fingindo estar tudo bem, para não perder a chance. uma boa comédia, divertida e amarga)


9.  O Substituto (1980 / Richard Rush. um fugitivo da polícia, acidentalmente mata um dublê em uma filmagem. o diretor do filme - Peter O'Toole genial - propõe escondê-lo desde que ele substitua o dublê em cenas cada vez mais arriscadas, que poderão levá-lo à morte. um filme brilhante, onde nada é o que parece. destaque para a ótima trilha de Dominic Frontiere)


10.  Saneamento Básico, o Filme (2007 / Jorge Furtado. uma pequena vila da serra gaúcha não tem verba para construir uma fossa, mas tem para rodar um vídeo. para resolver o problema, a comunidade resolve fazer um filme de ficção científica sobre saneamento básico. boa sátira às mazelas do financiamento público no Brasil)

Atualização (26/11/2012):

11.  Vivendo no Abandono (1995 / Tom DiCillo. Steve Buscemi é um diretor que tenta filmar uma cena de seu filme independente, mas é impedido por todo tipo de problemas. inventivo e inteligente, um filme para quem ama o cinema)

12.  Através das Oliveiras (1994 / Abbas Kiarostami. após um grande terremoto, um diretor vai ao interior do Irã para pacientemente filmar com atores amadores, os habitantes locais. o rapaz de um casal escalado para uma cena, faz questão de errar as falas mais simples, para que possam ficar mais tempo juntos e assim conquistá-la. um dos melhores filmes do diretor)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas do Cinema"

3 comentários:

  1. Não vi nenhum dos primeiros, mas se tivesse que escolher um melhor dentro desse gênero, acho que "Cantando na Chuva" seria meu favorito, seguido de "Boogie Nights". Bem lembrado o "Saneamento Básico"...

    ResponderExcluir
  2. Faltou Cidadão Kane e Ed Wood hein!
    Dois clássicos!!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou Crepúsculo dos Deuses (essencial)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!