terça-feira, 1 de dezembro de 2009

10 Filmes Biográficos de Escritores



Talvez por todo filme começar pelo trabalho do roteirista, o cinema sempre gostou de escritores, reais ou ficcionais.
Nesta lista abordo os reais, aqueles que se inspiraram por suas vidas, felizes ou conturbadas, para compor sua obra.
Selecionei 10 filmes, mas seguramente existem muitos outros ótimos exemplos. Comente e sugira outros!


1.  Capote (Phillip Seymour Hoffman é Truman Capote. o filme se concentra na pesquisa que fez sobre o assassinato de 4 pessoas de uma família de fazendeiros em 1939 e na sua interação com os assassinos, o que lhe proporcionou material para escrever a obra-prima, "A Sangue Frio")


2.  Contos Proibidos do Marquês de Sade - Quills (Geoffrey Rush é o Marquês de Sade. vivendo num asilo, no final da vida, ele faz amizade com o diretor do local e divide com este o interesse pela lavadeira. até que Napoleão manda um médico para tratar do marquês, mas isso só potencializa sua rebeldia, tratada como loucura. proibido de fazer suas poesias, ele começa a escrever com sangue sobre as próprias roupas)


3.  Eclipse de uma Paixão (Leonardo DiCaprio e David Thewlis são os poetas Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. quando o jovem Rimbaud muda-se para Paris, fica hospedado na casa do veterano Verlaine, que era casado. logo os dois iniciam uma tumultuada relação amorosa, regada a absinto, durante a qual escreveram alguns de seus melhores textos)


4.  Antes do Anoitecer (Javier Barden é Reinaldo Arenas. conta a vida do escritor, educado desde a infância pela revolução cubana. era um autor premiado e reconhecido, até cair em desgraça por ser homossexual e acaba exilado em Nova York)


5.  Mishima, Uma Vida em 4 Capítulos (Ken Ogata é Yukio Mishima. conta em 4 atos, a história do escritor japonês, os três primeiros traçam paralelo com suas principais obras e o último fala de sua morte através de suicídio ritual em 1970. filme bonito e pouco conhecido de Paul Schrader)


6.  As Horas (Nicole Kidman é Virginia Wolff. são 3 histórias contadas em paralelo, todas ligadas ao livro Mrs. Dalloway. em 1923 a própria autora vive uma depressão e pensa em suicídio. em 1949 uma dona de casa - Julianne Moore - planeja uma festa de aniversário para o marido, mas não para de ler o livro. e nos dias atuais, uma editora - Meryl Streep -  dá uma festa para um amigo escritor, que está morrendo de AIDS)


7.  Em Busca da Terra do Nunca (Johnny Depp é sir James M. Barrie. um bem sucedido autor de teatro está tendo problemas com o seu trabalho mais recente, quando conhece uma viúva com quatro filhos e torna-se amigo da família, contando histórias fantásticas às crianças, especialmente ao garoto Peter, que lhe inspiraria seu mais famoso personagem, Peter Pan)


8.  Wilde (Stephen Fry é Oscar Wilde. conta a vida do escritor irlandês, marido amoroso e pai de dois filhos, que no auge de sua carreira, não teve medo de se assumir homossexual, o que lhe custou uma condenação de dois anos de trabalhos forçados na prisão, que acabaram com sua saúde)


9.  Shakespeare Apaixonado (Joseph Fiennes é William Shakespeare. o escritor está com um bloqueio e não consegue terminar sua nova peça, uma história de amor trágico, quando conhece uma mulher, que está noiva de outro homem, e se apaixona. nesta relação impossível, ele busca inspiração para continuar seu trabalho)


10.  Henry e June (Fred Ward é Henry Miller e Maria de Medeiros é Anaïs Nin. Miller e sua esposa - Uma Thurman - formam um tórrido triângulo amoroso com a escritora francesa, que se interessa igualmente pelos dois. esse romance renderia material para vários livros deles)


Veja também: "10 Filmes de Edith Head, a Maior Vencedora dos Oscars"

5 comentários:

  1. Olá, conheci o blog atraves do Ocioso.´
    Adorei a lista acima, parabéns.

    vc ja viu todos os filmes que listou até agora?
    eu achava que eu era cinéfila hahahahaha

    ja virei leitora assidua :)

    Beijo;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,
    Só não vi todos, porque algumas das listas são de filmes que ainda não haviam sido lançados.
    Dos demais, vi 99% e quando não vi, explico isso no próprio comentário.
    Adoro cinema, mas hoje sou menos tolerante com alguns tipos de filmes.
    Fico feliz por ter mais uma leitora assídua.
    Aproveitei para adicioná-la no twitter.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que esses filmes não são lá muito biográficos. Pelo menos alguns deles. Mas vale como uma ida ao mundo do escritor.

    ResponderExcluir
  4. Melhor filme biográfico de Escritor: Crônicas de um Amor Louco a.k.a Storie di Ordinaria Follia a.k.a Story of an Ordinary Love.

    Biografia de Bukowski. Nuff said

    ResponderExcluir
  5. Puxa Lunático,
    Muito bem lembrado. Vi este filme do Ferreri há séculos e realmente é muito bom.
    Confesso que não me lembrei dele quando elaborei a lista.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!