sábado, 8 de maio de 2010

10 Documentários Imperdíveis



O documentário é um gênero cinematográfico que tem compromisso com a realidade, mas nem por isso precisa ser chato, pois muitas vezes a realidade é bem mais interessante que a ficção.
Cada vez mais, os documentários são valorizados, inclusive com um ótimo festival realizado no Brasil, o "É Tudo Verdade".
Esta lista traz 10 filmes deste gênero, que eu considero imperdíveis, todos estrangeiros, uma vez que já fiz uma lista com "10 Documentários Brasileiros".  Vejam o que acham da lista e comentem!


1.  O Homem Urso (munido de mais de cem horas de gravações, o cineasta Werner Herzog - Fitzcarraldo, Nosferatu - monta o quebra-cabeças da história de um ator frustrado, Timothy Treadwell, que resolveu, sem nenhum embasamento científico, documentar a vida dos ursos pardos, no Alasca. durante anos, passando os verões com os ursos, Treadwell vai pouco a pouco perdendo a razão e termina por perder a vida - não é spoiler, fiquem tranquilos. um filme excepcional, imperdível)


2.  The Cove, a Baía da Vergonha (último ganhador do Oscar de documentário, é um dos filmes mais chocantes que já vi. impossível não ficar horrorizado com a estupidez humana - e da mídia e governo do Japão - na matança sistemática de 23.000 golfinhos todos os anos, numa pequena vila de pescadores. provocou protesto dos japoneses, não contra os crimes que eles cometem, mas contra o filme que os denuncia. vergonha!)


3.  O Equilibrista (que Freddy Krueger, que nada. quem quer ficar petrificado, quase sem respirar durante boa parte de um filme, escolha este. conta a história de um equilibrista francês, Philippe Petit, que em 1973, invadiu com seu grupo o teto das Torres Gêmeas em Nova York, colocou um cabo de aço entre as torres norte e sul e as atravessou. mesmo apenas com umas poucas fotografias e nenhum filme, a travessia emociona. ainda mais por documentar um tempo que não existe mais, num cenário tão simbólico. genial. ganhador do Oscar de documentário no ano passado)


4.  A Marcha dos Pinguins (o documentário mostra o ciclo de reprodução anual dos pinguins imperadores na Antártida... a diferença de outros filmes sobre animais está na sensibilidade da narração, dando voz aos pinguins, na fotografia deslumbrante e na linda trilha sonora. mais um imperdível e outro ganhador do Oscar)


5.  Koyaanisqatsi (uma colagem de cenas cotidianas em rítmo ora acelerado, ora reduzido, procurando mostrar o desequilíbrio da vida humana com a natureza e com o ambiente urbano. a força do filme está na edição vigorosa e na trilha minimalista de Philip Glass. é de tirar o fôlego. ganhador do Urso de Ouro em Berlim 1982)


6.  Religulous (narrado pelo apresentador de tv e comediante Bill Maher, procura dar um panorama das mais diversas religiões e suas infinitas contradições. dos budistas aos mulçumanos, dos judeus aos fundamentalistas cristãos, o filme cutuca todos os religiosos com vara curta. oportuno, corajoso, sério e muito divertido)


7.  Ser e Ter (o filme acompanha um grupo de alunos de uma pequena escola rural da França, dos 4 aos 11 anos - do jardim da infância ao último ano da educação infantil. mostra o processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal deles. falando de sua vila, o cineasta está falando de cada um de nós. obrigatório)


8.  Tiros em Columbine (não poderia faltar nesta lista, o mais provocador e bem sucedido dos documentaristas, Michael Moore. considero este o melhor dos seus filmes e o primeiro a chegar ao mundo todo. o massacre perpetrado por um estudante numa escola do interior do coloradoe é o ponto de partida para uma investigação da obsessão americana pelas armas de fogo e da facilidade em adquiri-las. bem humorado, relevante, genial e Oscar de documentário)


9.  Sob a Névoa da Guerra: 11 Lições da Vida de Robert S. McNamara (mostra as questões que envolveram os Estados Unidos - e o mundo -, como a invasão da baía dos porcos e a guerra do Vietnan, sob o ponto de vista de um dos seus protagonistas, o então secretário de defesa, Robert S. McNamara. a história vista por dentro numa entrevista vital. Oscar de documentário)


10.  Iraq in Fragments (o documentário é dividido em três atos, mostrando fragmentos do cotidiano de três personagens no Iraque ocupado pós guerra. em Bagdá, um garoto trabalha como aprendiz numa oficina e tem que escolher entre a escola e o trabalho. no sul do país, um estudante religioso participa de reuniões anti-ocupação, que pretendem tornar o país num estado religioso. e no norte, garotos curdos, aproveitam a paz da ocupação para estudar e fugir da pobreza. oportuno, mostra as faces de um país fragmentado)

33 comentários:

  1. bela lista, como sempre. só acrescentaria aí dois outros documentários: a revolução não será televisionada, um documentário político incrível, com uma edição que dá ação ao filme; e quando éramos reis, documentários sobre o evento que foi a luta entre ali e foreman, no zaire, em 1974.

    ResponderExcluir
  2. posso acrescentar

    Fahrenheit 9/11
    e
    A revolução não será televisionada!

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo e Itamar,
    Preciso conhecer esse 'A Revolução Não Será Televisionada', agradeço a dica.
    Boa lembrança de 'Quando Éramos Reis', que assisti e está na minha lista de filmes sobre boxe. É mesmo excelente.
    'Farenheit 9/11', assim como 'Sicko' e 'Roger e Eu' são ótimos filmes do Michael Moore. Optei por colocar apenas 'Tiros em Columbine' dele, para dar uma maior variedade de cineastas, mas são filmes que merecem estar na lista.
    Com as dicas dos leitores, aumentamos a lista, da seguinte maneira:

    #11. A Revolução Não Será Televisionada
    #12. Quando Éramos Reis
    #13. Farenheit 9/11

    Obrigado pelos comentários! Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. O Homem Urso foi tão impactante que já até postei lá no Sessões. Mas sabe de uma coisa, Armando, o documentário nacional melhora a cada ano. São tantos os bons documentários que nascem em nosso país, que arrisco a dizer que estamos entre os melhores! Um dos meus termômetros sobre isso é que "Nós Que Aqui Estamos, por Vos Esperamos" está entre os posts mais acessados do blog.
    Cito mais extrangeiros o "Nascidos em Bordéis", "Buena Vista Social Club" e "Viva Zapatero".
    Documentários sempre são ótimamente bem vindos...
    Abraços Armando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que aqui estamos, por vos esperamos é muito tocante! :D

      Excluir
  5. Pois é, Vitor.
    Os documentários nacionais realmente evoluíram muito e estão entre os melhores do mundo. Até por isso já tinha sido tema de uma lista anterior (link na introdução).
    O IMDb soma mais de 65 mil documentários, por isso é impossível fazer uma lista completa, né?
    Mas suas sugestões são realmente ótimas, vamos aumentar nossa lista com elas.

    #11. A Revolução Não Será Televisionada
    #12. Quando Éramos Reis
    #13. Farenheit 9/11
    #14. Nascidos em Bordéis
    #15. Buena Vista Social Club
    #16. Viva Zapatero

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    Em tempo, o post do sessões sobre o Homem Urso está em: http://sessoesdecinema.blogspot.com/2010/01/o-homem-urso.html

    ResponderExcluir
  6. Diise tudo cara não é só porque é documentario que tem que ser chato.

    Dos ciatados por vc vi poucos mas destaco O Equilibrista e The Cove e depois de ler sobre O homem urso vou proucurar assistir.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  7. voltei. já que foi falado dos brasileiros, vi com bastante apreço santiago, do joão moreira sales. um sutil filme sobre uma grande personalidade, e com muita metalinguagem, questionando e função do documentarista. belo filme.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro seu blog, acompanho sempre. Eu tenho uma sugestão, você podia fazer uma lista de 10 melhores trilogias, na sua opinião...não sei se você conhece dez trilogias, eu não, mas se conhecer, ta aí 8D

    ResponderExcluir
  9. Assisti 90% dos documentarios. A marcha dos pinguins me emocionou muito e homem urso é sensacioal. Meus pesares por existir um filme tao mediocre como Religulous na lista. Um filme de um canastrao que nao conhece nada acerca das religioes (biblia, corao, etc), para ignorantes que a detestam da mesma maneira e nem ao menos conhecem seus livros lei. Abracos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gui,
    Compreendo e respeito sua opinião sobre 'Religulous'.
    Já eu acho bastante importante alguém jogar luz sobre um assunto que é tabu para tantas pessoas, mesmo que seja apenas para gerar discussão.
    Me incomoda demais a forma como as religiões tratam seus dogmas.
    Agradeço seu comentário, de verdade!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Armando
    O problema com esse documentario é exatamente a falta de seriedade da mesma. Bill Maher em momento algum trata o assunto com imparcialidade. Pelo contrario, as musicas, as facetas, as situacoes, sempre levam a um proposital momento de caricatura e ironia. Pegam-se personagens e representantes caricatos e ignorantes de cada religiao (como se eles representassem a massa dos seguidores) e traca-se um perfil ironico de cada religiao. Em suma, a ideia da discussao é OTIMA e deveriamos te-las em maior quantidade, porem, nao a partir de um documentario tao tendencioso e pobre em informacoes.
    Abs.

    ResponderExcluir
  12. A revolução não será televisionada. TOP!

    Fiquei curioso pra ver o tal "Religulous".

    Vou baixar!

    ResponderExcluir
  13. Realmente faltou o Zeiigeist, mas també, faltou Corações e Mentes, excepcional documentário em torno da guerra do Vietnã.
    É chocante as declarações dos soldados que voltaram da guerra.

    ResponderExcluir
  14. A lista está crescendo, com as sugestões de vocês:

    #11. A Revolução Não Será Televisionada
    #12. Quando Éramos Reis
    #13. Farenheit 9/11
    #14. Nascidos em Bordéis
    #15. Buena Vista Social Club
    #16. Viva Zapatero
    #17. Zeitgeist
    #18. Corações e Mentes

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. The Union: the business behind getting high
    ótimo documentario tambem.

    ResponderExcluir
  16. Olá, sugiro que entre na lista o documentário The Future is Unwritten, que retrata a vida do grande punk rocker Joe Strummer. O filme não poupa o lado negativo do homem, ao mesmo tempo em que retrata seu crescimento como ser humano atingindo uma maturidade reflexiva, mantendo a mente aberta, jovem, idealista, rebelde e combatente. Excelente amostra de uma vida voltada para a arte da música e um importante exemplo para jovens fãs ou não do rock em geral.

    ResponderExcluir
  17. Tem um que jamais poderia deixar de figurar uma lista de documentários: "Nós que aqui estamos por vós esperamos"

    ResponderExcluir
  18. Oi Guilherme,
    Também gosto bastante de "Nós que Aqui Estamos..." e o coloquei numa outra lista de documentários nacionais.
    Obrigado pelos vários comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  19. Eae pessoal tenho alguns aqui !!!
    - O Mundo segundo monsanto
    - As mentiras de Obama
    - Meninas (nacional)
    - Pro dia nascer feliz
    - Valsa com Bashir

    ResponderExcluir
  20. "Ilha Das Flores" conta como documentário?

    ResponderExcluir
  21. eu vim comentar pra falar de ilhas das flores e vi q jah falaram.. acho q seria um documentario mas tbm eh um curta eu jah vi quase todas as listas aki e me pergunto pq não uma lista de curtas?

    ResponderExcluir
  22. Companheiro, sugiro:
    The Corporation;
    The Take;
    101 Occupation;
    Encontro com Milton Santos - Por uma Outra Globalização;
    Memorias del Saqueo;
    - Esses documentários tratam da questão do sistema econômico imposto aos países da Periferia do sistema e suas consequencias para sociedade civil.

    Fatos, não Palavras. Direitos Humanos em Cuba;

    Hercules 56
    Do Horros à Memória
    - Ambos tratam das Ditaduras no Brasil e Argentina, respectivamente. O primeiro trata do sequestro do embaixador estadunidense, num debate entre aqueles que fizeram o ato revolucionário. No segundo documentário, um curta, tem-se o relato de vitimas da repressão de Estado durante o Regime Militar argentino

    ResponderExcluir
  23. THE CORPORATION
    SENNA
    HUGH HEFFNER
    AO SUL DA FRONTEIRA
    ENTREATOS
    PEÕES
    NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
    SUPER SIZE ME
    UMA VERDADE INCOVENIENTE
    HOME - NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

    são algumas sugestões!

    ResponderExcluir
  24. Excelente essa lista, faltou apenas Senna

    ResponderExcluir
  25. Cara, faltou o documetário que todo brasileiro deveria assistir, o raríssimo "Muito além de Cidadão Kane", que mostra como a Rede Globo manipulou e manipula a opinião pública dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  26. Colocaria na lista SUPER SIZE ME um dos melhores documentários que já assisti, que fala sobre a nova realidade atual.

    ResponderExcluir
  27. Assisto pouco a documentários. Mais por falta de indicações do que por interesse. Mas um, em especial, me chamou muito a atenção (alvez por não ter sido feito por olhar ocidental):
    Ponte sobre Wadi.
    Fala do quão difícil é, na pratica, as tentativas de judeus e muçulmanos de viverem em paz a partir da criação de uma escola para que suas crianças frequentem juntas.
    Gostei muito, até porque eu sempre me perguntei como a paz seria possível dadas as naturezas dessas religiões.

    ResponderExcluir
  28. Boa lista, para alem da triologia Zeitgeist, que ja aqui foi referido penso que fica a faltar o Baraka. Na minha opinião entrava diretamente para o primeiro lugar!!

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pelas recomendações , eu realmente gosto de assistir documentários, porque eles mostram -lhe uma perspectiva diferente sobre a vida . Atualmente eu vejo VICE série de documentários sobre HBO, eles recomendam um monte , existem excelentes relatórios sobre questões controversas do mundo.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!