segunda-feira, 31 de maio de 2010

10 Explosões Memoráveis em Filmes


Muitos filmes de ação têm direito a explosões espetaculares, mas algumas delas são realmente memoráveis.
Nos 10 filmes desta lista, as cenas de explosão são importantes na trama e algumas delas constituem SPOILERS, embora tenham sido amplamente divulgadas.


1.  Zabriskie Point (é um retrato da contra-cultura americana, do fim dos anos 1960, sob a perspectiva de um jovem casal, uma estudante de antropologia, que ajuda a construir uma cidade no deserto, próximo a Los Angeles e um militante, procurado pela polícia, por ter matado um policial durante uma manifestação. um filme emblemático de Michelangelo Antonioni, mais conhecido pela cena da explosão - imaginária - da casa do chefe da garota, no final do filme, que é repetida dezenas de vezes, por diversos ângulos)


2.  Guerra nas Estrelas, o Retorno do Jedi (a cena da destruição da estrela da morte, no primeiro filme da série, fez tanto sucesso, que George Lucas o repetiu, com mais recursos, nesta terceira parte. desta vez o alvo foi uma segunda nave, maior que a anterior



3.  Batman, O Cavaleiro das Trevas (a explosão do hospital de Gothan é um espetáculo. na cena, o Coringa - o genial Heath Ledger -, detona os explosivos e sai vestido como um paciente, sem olhar para trás. para a sequência, os produtores aproveitaram a implosão de uma fábrica de doces em Chicago, com ótimo resultado final)


4.  Superman (com a iminente explosão de seu planeta, Krypton, os pais do bebê Kar-El o enviam à Terra, onde irá se tornar o Superman. o filme, de 1978, foi a primeira superprodução dos super-heróis dos quadrinhos. a explosão, significou o fim de toda uma população)


5.  Guerra ao Terror (no filme ganhador do Oscar, evitar as explosões era o trabalho do grupo de soldados no Iraque, mas elas estavam sempre - literalmente - por um fio de acontecer. a explosão inicial nos deixa grudados na cadeira, sem respirar)



6.  V de Vingança (numa Inglaterra totalitária, um homem mascarado salva uma jovem - Natalie Portman - e acaba envolvendo-a nos seus planos de revolução. a grande cena final, com a longa explosão do prédio parlamento inglês, com direito a fogos de artifício é ótima)


7.  Independence Day (alienígenas mandam naves para a Terra destruir a população e levar os recursos naturais. o filme é uma festa de explosões. a minha favorita é a do Empire State Building, visto de vários ângulos. mas a mais famosa é a da Casa Branca. escolha a sua!)


8.  Scanners, Sua Mente Pode Destruir (filme que apresentou o diretor David Cronenberg ao mundo. nele pessoas nascidas em experiências de laboratório, possuem poderes telecinéticos, capazes de matar com o poder da mente. os scanners eram capazes de explodir cabeças em cenas desagradavelmente realistas... Cronenberg)


9.  Os Caça-Fantasmas (a ótima comédia de Ivan Reitman traz três cientistas desempregados, que descobriram um novo trabalho, caçando fantasmas. um deles é um imenso homem de marshmallow, fruto do pesadelo de um deles. o monstro é destruído numa explosão hilária, que espalha marshmallow por toda a cidade)


10.  Star Trek III, À Procura de Spock (heresia! neste filme, o capitão Kirk aciona a auto-destruição da nave Enterprise, que explode, levando consigo a nave-mãe dos klingons, junto com sua tripulação. para os fãs da série, a destruição da nave doeu...)


11 comentários:

  1. Filmes explosivos não são meus filmes prediletos. Sim, é preconceito idiota. Desses me lembro apenas da cena do Guerra ao Terror.
    Mas há uma explosão em especial que me chama muita atenção é do filme A Senha: Swordfish. A cena inicial é de tirar o fôlego.

    Com tantos filmes explosivos, certamente esse escapou... rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Armando ,

    Eu sou o Tom do Noticiacretina.com
    e só queria informar que o "mascote" do seu Blog é uma das figurinhas do "Álbum de Figurinhas da Blogosfera"

    É apenas uma brincadeira de interatividade do blog com os leitores e com outros blogs como o seu.

    Caso queira ver, esse é o endereço:
    http://www.noticiacretina.com/2010/06/album-de-figurinhas-da-blogosfera.html

    Bem, é isso! =0)


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não da pra esquecer a cena de DR. Fantástico onde tem o homem montado na bomba e depois vem a sequência de explosões.
    Grande filme do Kubrick.

    Kelvelyn

    ResponderExcluir
  4. Verdade, amigos!
    Boas lembranças: Swordfish e Dr.Fantástico têm explosões importantes.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, só faltou Anjos e Demonios, né?

    ResponderExcluir
  6. opa, gostei da lista mt boa!
    se eu ñ estou enganado o coringa sai com roupa de enfermeira msm(kkk)

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipé,
    Acho que vc tem razão, era roupa de enfermeira mesmo...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Outo ponto alto do Zabrinsky Point é o fato da trilha sonora ser assinada por nada menos do que a banda inglesa Pink Floyd no auge de sua psicodelia. Isso sim deixa o filme "explosivo".

    ResponderExcluir
  9. V de Vingança e Batman

    Realmente perfeitas.

    Sim, o Coringa estava de enfermeira e ainda tem uma tiração de onda porque o detonador não funciona na primeira vez rs

    ResponderExcluir
  10. Cronenberg e Antonioni, isso já faz de qualquer lista uma grande lista.

    ResponderExcluir
  11. A cena final de clube da luta é emblematica.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!