segunda-feira, 3 de maio de 2010

10 Filmes sobre Indígenas



À época das grandes navegações, o europeu constatou que o mundo não se restringia aos continentes próximos.
Com a chegada à América e à Oceania, os ditos descobridores encontraram terras inexploradas, mas já habitadas por diversas civilizações.
Durante séculos, esses continentes foram explorados e os povos aborígenes sistematicamente dizimados. 
Pouco restou da cultura anterior à exploração. 
O cinema tem muitas referências aos povos indígenas e esta lista traz 10 bons exemplos.


1.  Um Novo Mundo (a história de amor entre a índia Pocahontas e o capitão inglês John Smith são o pano de fundo para este belo filme sobre a chegada dos colonizadores britânicos na América, ainda inexplorada, em 1607, e o choque cultural que têm com a civilização indígena. o filme é longo e difícil, como costumam ser os filmes do excelente Terrence Malick, mas é o melhor filme já feito sobre o tema)


2.  Dez Canoas (na Austrália, antes da chegada do homem branco, dez homens vão ao pântano coletar ovos de gumang. durante a coleta, os mais experientes, contam ao mais jovem, lendas sobre seus antepassados. falado num dialeto aborígene, com imagens belíssimas, o filme nos transporta ao seu mundo. lindo)


3.  Apocalypto (durante o declínio do império maia, antes da chegada dos colonizadores espanhóis, os governates começaram a construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos, para acalmar os deuses. um homem é capturado para ser sacrificado, mas consegue fugir e inicia uma corrida desesperada para salvar sua família. um filme muito violento, dirigido por Mel Gibson, mas com um tema muito interessante)


4.  Brincando nos Campos do Senhor (um casal de missionários evangélicos e seu filho pequeno se embrenham na selva amazônica, para catequizar os índios. na tribo, confrontam um padre católico e a eles se une a um outro casal. em paralelo, dois mercenários americanos, são forçados por um funcionário do governo a atacar a aldeia. direção de Hector Babenco e linda trilha de Zbignew Preisner)


5.  Encantadora de Baleias (a tribo Maori, que vive no leste da Nova Zelândia, acredita ser descendente de Paikea, o domador de baleias, que levou seu povo até o local onde vivem, cavalgando uma baleia. manda a tradição que o filho mais velho do chefe assuma o posto de descendente de Paikea, mas quando o atual líder morre, quem assume o posto é sua filha de apenas 11 anos, que terá que provar ao avô que uma mulher pode ser a chefe do seu povo. a garota, Keisha Castle-Hughes foi a mais jovem indicada ao Oscar de atriz principal) 


6.  Dança com Lobos (durante a guerra civil americana, um tenente - Kevin Costner, também diretor - é considerado herói e terá direito a escolher seu próximo posto. inesperadamente ele escolhe um lugar isolado, dominado pelos índios Sioux. com o tempo ele se envolve e assimila os costumes nativos. um bom filme, apesar do incrível bom mocismo politicamente correto. ganhador de exagerados 7 Oscars)  


7.  Índia, a Filha do Sol (um soldado chega de barco no interior da Amazônia, dirigindo-se a um garimpo. no mesmo barco, chegam um velho índio e sua bela filha - Glória Pires. o soldado fica numa pousada e os índios por perto. num bar, ele pede ao dono, que embebede o índio, para ele dormir com a filha deste. no dia seguinte, ele segue viagem pela floresta e a índia vai atrás dele, carregando seus poucos pertences. estreia razoável de Fábio Barreto na direção e uma linda canção de Caetano Veloso na trilha)


8.  O Último dos Moicanos (em 1757, franceses e ingleses lutam pelas terras da América do Norte, usando índios como soldados. após salvar a filha de um oficial britânico, um jovem americano, criado como índio  - Daniel Day Lewis -, nas tradições dos moicanos, torna-se alvo do amor da moça. versão mais recente do romance de James Fenimore Cooper, dirigido pelo ótimo Michael Mann. emocionante)


9.  A Floresta das Esmeraldas (um engenheiro americano parte para o Brasil com a família, para trabalhar na construção de uma grande hidrelétrica na região amazônica. para construí-la será necessário destruir uma grande área verde. como represália, uma tribo conhecida como "povo invisível" sequestra o filho do engenheiro. passam-se dez anos e ele reencontra o garoto, já adulto, transformado num selvagem. bom filme do inglês John Boorman, com a curiosa estreia de Dira Paes aos 15 anos)

10.  Rapa Nui (em 1680, antes da chegada dos europeus, a Ilha de Páscoa, era dividida em duas classes, os orelhas grandes - os dominantes - e os orelhas pequenas. os governantes exigem moais - estátuas de pedra - cada vez maiores e os dominados não estão mais dispostos a construir. nesse confronto, surge o romance entre um guerreiro e uma garota da classe baixa. roteiroconfuso, inspirado em lendas locais, mas com boas cenas de ação dirigidas por Kevin Reynolds)


51 comentários:

  1. Otimos filmes na ótima lista.
    Mas poderia ter um nacional - Terra Vermelha. Complexo de uma beleza destruidora e entristecedor. MAs vale a pena.

    Vitor Stefano
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Oi Vítor!
    Não vi 'Terra Vermelha' ainda, mas acredito que seja bom, dica anotada!
    Eu coloquei um nacional, 'India, a Filha do Sol' e, quando terminei, senti a falta de outro, 'Como Era Gostoso Meu Francês'. Mas com tantos índios na nossa história, o Brasil ainda está devendo um grande filme sobre o tema, não acha?
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Como era gostoso o meu francês, Hans Staden, Uirá sai a procura de Deus. Todos produções nacionais.

    Quem sabe uma nova lista dos 10 filmes nacionais que falem de índios?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Você fala em filmes com índios, mas coloca também Maias, maoris, aborígenes e outros.
    Índio é índio. Os outros não são índios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o senhor devia pesquisar mais sobre o assunto antes de falar bobagens. Para uma pessoa ser indígena ela só precisa ter nascido com essa etnia. Você é indígena mesmo sendo maia, asteca, aborígene, ou qualquer outra coisa que tenha como descendentes outros indígenas. Para ser indígena não é necessário viver na Amazônia, meu caro senhor.

      Excluir
    2. Índio não é o mesmo que indígena, cara senhora

      Excluir
    3. Índio e indígena não é a mesma coisa, cara senhora

      Excluir
    4. Ambos precisam pesquisar mais. O termo correto é Nativo. Índio foi o none que Colombo deu aos nativos americanos pois achava que tinha chegado a India. Pois na época nao havia o termo indiano.
      O correto é nativo-americano, aborígene na australia, etc...

      Excluir
    5. Ambos precisam pesquisar mais. O termo correto é Nativo. Índio foi o none que Colombo deu aos nativos americanos pois achava que tinha chegado a India. Pois na época nao havia o termo indiano.
      O correto é nativo-americano, aborígene na australia, etc...

      Excluir
  5. Olá Zeca,
    Leia a introdução do post e você vai entender minha visão.
    Os índios da América são aborígenes, tanto quanto os da Oceania. É uma questão semântica.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente ficou faltando Hans Staden, principalmente porque o filme é falado todo em Francês, Tupi, Português de Portugal. obedecendo ao fato de não existir ainda o portugues br.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marco,
    Respeito sua opinião, mas acho 'Hans Staden' um filme insuportável.
    Um dos únicos que abandonei o cinema antes do fim da sessão.
    Gostro é gosto...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Já perdi a conta de quantas vezes assisti Apocalypto, muito bom filme!

    Encantadora de baleias também é muito bom, assisti na sky, passa muito por lá hehehe.

    ResponderExcluir
  9. Está faltando o "Cannibal Holocaust"! :P

    ResponderExcluir
  10. Esqueceram do melhor, original e ralístico "Hans Staden"
    A história do mercenário alemão que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo indígena brasileira, os Tupinambá, que eram inimigos dos colonizadores portugueses.

    Baseado na biografia de Hans Staden.
    Detalhe: O filme é todo em tupi.

    Vocês deviam ver.

    ResponderExcluir
  11. colega acho que faltou uns filmes bacanas vou dar minha sugestao,
    "desmundo"
    "cabeza de vaca"
    "a muralha"
    visite meu blog
    www.bomba-h.blogspot.com

    Marcos
    Formosa-GO

    ResponderExcluir
  12. nao insinou merda nenhuma essa porcaria vou dar uma nota:00000000000000000000000000000000
    ruim

    ResponderExcluir
  13. hahahaha
    Adorei o comentário da Pâmela.
    Quer dizer que não "insinei" nada? Pelo visto não fui só eu, né? rsssssss
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. Acho bons filmes os que contem conteudo verdade:
    -Enterrem Meu Coração na Curva do Rio
    -Um homem chado cavalo (trilogia)
    -O Pequeno Grande Homem
    Filmes que contam como viveram e como foram exterminados pelo branco americano.
    Gostaria de saber se existem filmes que contam a historia de Cavalo Louco, Nuvem Vermelha, Touro Sentado ou outros grandes chefes americanos?

    ResponderExcluir
  15. Oi Lélio,
    Existem sim. Basta da uma pesquisada no IMDb e você encontra.
    Veja só o que achei:
    "Cavalo Louco" (Crazy Horse): http://www.imdb.com/character/ch0030939/
    "Touro Sentado" (Sitting Bull): http://www.imdb.com/character/ch0034734/
    "Nuvem Vermelha" (Red Cloud): http://www.imdb.com/character/ch0141820/
    Espero que tenha ajudado.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. O filme "Enterrem meu coração na curva do rio" é belíssimo. Triste, como a realidade que retrata, mas belíssimo filme. "A Missão" também é um filme muito bom! Ambos entrariam na minha lista.

    ResponderExcluir
  17. Ola!
    Estou a procura de um filme"Guerra nos tambores". Passou em 1982.

    ResponderExcluir
  18. III Mostra Pajé de Filmes Indígenas em Belo Horizonte em março e abril de 2012 - www.paje-filmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. olá!!!vc ja assistiu o Guerreido da Paz com o Pierce Brosnan?vale a pena,uma linda historia,paisagens e bela mensagem,baseada em fatos reais.bjss

    ResponderExcluir
  20. Poderia ter selecionado os melhores filmes de índios americanos. Aqui no Brasil só temos porcaria.

    ResponderExcluir
  21. Ola !!!

    To querendo saber sobre uma serie da HBO ha alguns anos sobre indios... como nao lembro o nome nao consigo achar...se souber alguma coisa agradeço...

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente a série que o Anônimo está tentando se recordar chama-se "Hell on Wheels". Achei boa.

    ResponderExcluir
  23. Existem filmes brasileiros bons, por exemplo o do Xingu e o documentário: À Sombra de um delírio Verde.
    http://www.youtube.com/watch?v=J_ddr3OJA2Y&feature=related

    ResponderExcluir
  24. Listas são sempre complicadas, esta então... como deixar de fora obras-primas como Pequeno Grande Homem, A Missão e Homem Chamado Cavalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge,
      Você está certo. Ainda mais em temas que têm muitos filmes que os representam, como é o caso aqui.
      Não considero os filmes que você citou "obras-primas", mas poderiam sim estar nesta lista.
      Obrigado por comentar!
      Abs!!!

      Excluir
  25. Respostas
    1. Aí sim!
      Fitzcarraldo é mesmo uma obra-prima.
      Revendo esta lista de 2010, te confesso que achei ela meio estranha mesmo, rsss
      Quis dar muita variedade para os indígenas e acabei colocando filmes menos importantes.
      Aproveitei para consertar os posters, mas acho que o tema até merece uma nova lista. Talvez uma com mais foco, do tipo: "Índios do Amazonas"... Vou pensar.

      Abs!!!

      Excluir
  26. Em comparação a boa parte do que é citado na lista, são obras-primas sim... :)

    ResponderExcluir
  27. hoje em dia ñ fazem filme como antigamente, nem d ação e nem faroestes, os filmes antigos sao inesquessivel, eu gostava mto.

    ResponderExcluir
  28. eu falo bem francês e inglês, vc querem ver francês, inglês, ñ é facíl mesmo kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só não fala (escreve) bem o português. rsrs

      Excluir
  29. Olá.
    Quero muitíssimo assistir o Filme Um Novo Mundo. Alguém tem o link? Obrigda

    ResponderExcluir
  30. o apocalypto tambem é muito doido

    ResponderExcluir
  31. o apocalypto tambem é muito doido

    ResponderExcluir
  32. Alguém sabe o nome de um filme que foi rodado em Santa Isabel do Rio Negro no Amazonas em que um padre ia para a localidade também tinha uma índia que se envolvia com o boto e tinham um filho.
    Não me recordo do enredo direito porque era criança quando assisti.
    Alguém sabe o nome do filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,
      É provável que seja "Ele, o Boto" do Walter Lima Jr, de 1987.
      Veja no link: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61308/
      Ou o filme completo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Z7ZlaRWHiOQ
      Depois me diga se é este mesmo.
      Abs!!!

      Excluir
  33. Eu sou fascinado por filmes que retratam os índios, tanto brasileiros quanto norte-americanos. Muitíssimo obrigado pelo seu trabalho, Armando! E quem sabe você não faz uma nova lista, mais recente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nick 6.3,
      Eu pensei em fazer um com indígenas brasileiros.
      Vamos ver se consigo...
      Abs!!!

      Excluir
  34. Para mim primeiro da lista estaria HOMEM CHAMADO CAVALO.

    ResponderExcluir
  35. Apocalypto e O último dos moicanos são dois grandes filmes. Eu amei..

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!