sábado, 26 de junho de 2010

10 Filmes com Ótimos Cachorros Coadjuvantes



Eles são nosso companheiros fiéis há mais de 100 mil anos.
Os cães, além de animarem nossas vidas, sempre funcionam bem no cinema, na televisão e na publicidade.
Alguns filmes tem cachorros que são secundários, não aparecem tanto, mas são mais lembrados que os próprios protagonistas humanos. E é deles que esta lista trata.
Aqui estão 10 bons exemplos de cães que roubaram a cena nos filmes onde estiveram.


1.  Baleia - Vidas Secas (dirigido por Nélson Pereira dos Santos com base no clássico de Graciliano Ramos, conta a história de uma família de retirantes nordestinos - pai, mãe, dois meninos e uma vira-latas - que atravessa o sertão fugindo da seca em busca de condições de sobrevivência. a cachorra, em pele e osso, que sonhava com um sertão cheio de preás, é a mais solidária e a que mais comove no filme. aliás, foram as crônicas sobre ela, que originaram o livro. a comoção causada em Cannes pela cena final, obrigaram os produtores a despachar a 'atriz' para a França, provando que ela estava bem)


2.  Toto - O Mágico de Oz (ok, Toto não tinha lá muita graça, mas ele é um dos cães mais famosos do cinema, tendo batizado milhões de cães homônimos pelo planeta. era o companheiro inseparável da menina Dorothy desde a fazenda no Kansas até suas aventuras em Oz. o 'ator' Terry, da raça cairn terrier, roubou cenas em vários outros filmes, até sua morte em 1944)


3.  Bruiser - Legalmente Loira 2 (o simpático chihuahua de uma patricinha - Reese Whiterspoon - fez tanto sucesso no primeiro filme, que seu papel cresceu na continuação, onde foi sequestrado para ser usado por uma empresa de cosméticos. o cãozinho mais fashion do cinema)


4.  Sammy Davis, Jr, Jr - Uma Vida Iluminada (um jovem judeu americano - Elijah Wood -, vai para o interior da Ucrânia, em busca de suas origens. para levá-lo à vila de seus antepassados, contrata um guia "acelerado, que é acompanhado por seu avô, um motorista que se faz de cego, e uma border collie com alguns problemas mentais, chamada Sammy Davis Junior Junior, que supostamente deveria ser acompanhante de cegos, mas não foi terinada para isso, foi resgatada de um abrigo)


5.  Verdell - Melhor é Impossível (um escritor obsessivo compulsivo - Jack Nicholson - é obrigado a cuidar do cão de seu vizinho, um artista gay, que vai parar num hospital após um assalto. a princípio ele tem horror do cachorro, um pequeno griffon belga, mas com a convivência, se tornam grandes amigos)


6.  Sam - Eu Sou a Lenda (após a humanidade ser dizimada por um vírus, um dos últimos sobreviventes sãos, vaga por Nova York, em busca da cura, tendo como única companhia uma pastora alemã, Sam, que o protege e acompanha. todos choramos com ela)


7.  Maya - Resgate Abaixo de Zero (Maya é a líder da matilha, formada ainda por Buck, Dewey, Max, Old Jack, Shadowz, Shorty e Truman Capote. um pesquisador no Ártico e o treinador de cães de trenó, são obrigados a abandonar os animais numa base remota, por conta de uma tempestade que se aproxima, para buscá-los mais tarde. o compromisso de buscá-los não é cumprido e o seu treinador luta por seis meses para resgatá-los. comovente) 


8.  Asta/Mr.Smith - Cupido é Moleque Teimoso (nesta ótima comédia de 1937, o terrier Asta é fruto de disputa judicial entre os protagonistas - Cary Grant e Irene Dunne. o cão Skippy, que ficou conhecido como Asta, seu papel na série de comédias de mistério inicada por 'A Ceia dos Acusados', estrelou dezenas de filmes nos anos 30 e tem fã clubes até hoje)


9.  Milo - O Máscara (Jim Carrey encontra uma estranha máscara de um deus escandinavo, que dá super poderes a quem a coloca, tudo vai bem até que seu cãozinho MIlo a veste. o simpático jack russell terrier rouba o filme, apesar dos efeitos especiais)


10.  Mel - Feitiço do Coração (a buldogue americana Mel, tem papel de destaque na aproximação de seu dono, um viúvo - David Duchovny - e uma garçonete, que sofreu um recente transplante de coração - Minnie Driver. a cachorra é a pivô das cenas mais comoventes, não é difícil adivinhar o motivo)


Veja Também: "10 Cachorros Protagonistas de Filmes" e "10 Filmes sobre Animais".

13 comentários:

  1. Caramba,eu não sabia que totó veio do filme o Magico de Oz

    ResponderExcluir
  2. A Baleia jamais poderia faltar nesta lista, bem como a comoção que causou na França.
    Lá "les chiens" são mais bem tratados que as crianças francesas!rs
    Mais uma curiosidade, a cachora que protagonizou o papel de Baleia, após este furdunço todo, foi adotada pelo casal Lima Barreto, e todos viveram felizes para sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Sam de Eu sou a Lenda e ToTo do Mágico de Oz com toda certeza =D


    Faz um post desse sobre gatos ... felinos são tão mais lindoooooos *-*

    ResponderExcluir
  4. Fabrício,
    Não sei como você viveu tanto tempo sem essa informação, hehe

    Carla,
    É quase isso, quem adotou foi o casal Luiz Carlos e Lucy Barreto. O Barretão era produtor e diretor de fotografia do filme. A Baleia foi o cachorrinho de estimação dos cineastas Bruno e Fábio... que honra não?

    Adrianna,
    Vou fazer uma de felinos sim, já está até pronta, vou só dar alguns dias para não ficar tão perto desta aqui.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. chorei mt quando a Sam morreu em "Eu sou a lenda"

    otima lista!

    ResponderExcluir
  6. Vc se lembrou do Asta, o meu preferido! E ainda tem o Milo e a Baleia, inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  7. tem também o Moses de Dogville

    ResponderExcluir
  8. Sai da Frente (1952)

    Isidoro é dono de um caminhão, cujo apelido é Anastácio, e seu parceiro e melhor amigo é "Coronel". Isidoro é contratado para transportar alguns móveis para Santos. Descendo a serra pela Via Anchieta, até atingir o grande porto, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas com funcionários públicos, policiais, motoristas, uma troupe de circo ...tudo numa São Paulo no começo da década de 50...

    Elenco:

    Isidoro Colepicola... Amácio Mazzaropi

    "Coronel" ... interpretado pelo cão Duque, famoso astro da Vera Cruz

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente eu odeio caes.O unico filme que eu gostei de cachorro foi napoleon as aventuras do caozinho valente

    ResponderExcluir
  10. resgate abaixo de zero é o filme mais triste que eu já tentei ver, eu nem consegui terminar de assistir.

    ResponderExcluir
  11. Amei essa lista, amo cachorros e com certeza eles alegram e comovem muitos filmes. Senti falta apenas do skip do filme meu cachorro skip

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!