sexta-feira, 20 de agosto de 2010

10 Filmes Gays Franceses



Mesmo na França, onde o homossexualismo seria supostamente encarado com mais naturalidade, o assunto também é um tabu.
Tentando elaborar uma lista de filmes gays não-americanos, me deparei com uma quantidade enorme de filmes franceses sobre o tema, por isso, dediquei esta lista de 10 exclusivamente a eles. Poucos deles chegaram aos nossos cinemas, mas são todos bons filmes.
Espero que gostem e sugiram outros títulos.


1.  Juste une Question d'Amour (primeiro filme sobre o tema a ser feito para a televisão francesa, onde foi exibido com enorme audiência em janeiro de 2000. rapaz de 23 anos vive com uma amiga, escondendo dos pais que é gay, até que começa a namorar um outro assumido, que lhe dá um ultimato para se abrir com a família. um filme sensível, que tem o cuidado de não estereotipar os personagens)


2.  Rosas Selvagens - Les Roseaux Sauvages (um detalhe, o título significa 'Os Juncos Selvagens', o tradutor genial foi pelo som. numa cidadezinha francesa em 1962, quatro amigos de escola, uma garota, um garoto descendente de argelinos e dois rapazes que têm uma relação confusa, entram juntos na vida adulta, cada qual com seua visão de sexualidade de política - a guerra da independência da Argélia. um belo filme de André Téchiné) 


3.  Gotas d'Água Sobre Pedras Escaldantes (na Alemanha dos anos 70, um sedutor cinquentão usa seu charme para conquistar tanto homens, quanto mulheres. ele conquista um rapaz inexperiente de 19 anos que abandona a namorada e vai morar com ele. mas a relação logo se dissolve. bom filme de François Ozon, baseado numa peça de Rainer Fassbinder)


4.  Le Ciel sur la Tête (um jovem corretor vive em Paris com seu namorado. um dia ele visita a família em Bordeaux e lhes revela que é gay. o "céu cai sobre suas cabeças", fazendo-os repensar suas próprias vidas. ótima comédia feita para televisão)


5.  Un Amour à Taire (durante a segunda guerra, dois amigos se arriscam ao abrigar uma garota judia, cuja família foi morta pelos nazistas. a garota é apaixonada por Jean, mas ele é homossexual e apaixonado por Philippe, que é membro da resistência. até que Jean é acusado falsamente de ser amante de um oficial alemão e segregado com o triângulo rosa. bonito e comovente drama de guerra)


6.  Tout Contre Leo (Léo, de 21 anos é o mais velho de quatro filhos de uma família rural da Bretanha. ele conta à família que é hiv positivo, eles se abalam, mas se unem em torno dele, exceto o seu irmão mais novo de 11 anos, que ouve parte da história e obriga o irmão a lhe contar a verdade. belíssimo drama familiar do ótimo Christophe Honoré)


7.  Nous Étions um Seul Homme (durante a segunda guerra, um fazendeiro francês, prestes a se casar encontra um soldado alemão ferido e o leva para casa. gradualmente se desenvolve uma relação entre eles. bom filme de 1979)


8.  Primeiro Verão - Presque Rien (um rapaz de 18 anos vai passar as férias na praia com sua mãe e irmã e conhece um outro rapaz local por quem se apaixona. um filme sobre a descoberta da sexualidade. sensível, bem interpretado e um tanto explícito)


9.  O Homem Ferido (um garoto de 16 anos se envolve com um homem mais velho e um outro adolescente que mora com este. ele os obriga a roubar pessoas numa estação de trem, o que só pode terminar mal. um filme pesado de Patrice Chereau)


10.  Le Hasard Fait Bien Les Choses (um pacato professor homossexual tem sua vida virada do avesso quando o governo o obriga a ser tutor de um jovem problemático. ele esconde sua sexualidade e quer continuar assim, por isso simula uma esposa. ótimo filme, com grande interpretação do veterano Jean-Claude Brialy)


Esta lista procura não repetir filmes que já estiveram em outras listas anteriores, mas você pode encontrá-los em:
"Mais 10 Filmes Gays" (Uma Cama para Três) , "10 Filmes sobre Aids" (As Testemunhas e A Família de Felix), "10 Filmes sobre Praia" (Crustacés et Coquillages) e "10 Filmes Franceses Recentes" (O Tempo que Resta e Canções de Amor)

21 comentários:

  1. Um assunto tão polêmico gera filmes ótimo. Infelizmente não vi nenhum desses, mas tem o Comme les autres, conhecido aqui no Brasil como Baby Love, que além de tratar de homessexualidade, diz sobre adoção por pessoas do mesmo sexo. É um filme que mesmo com a densidade do tema, é leve e engraçado em alguns momentos. Fica a dica!

    Parabéns Armando!!!

    ResponderExcluir
  2. acho que nenhum filme desse é lançado em dvd no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Vitor!
    Vergonhosamente te confesso que esqueci de Baby Love, um filme muito simpático.
    Obrigado por lembrar...

    #11. Baby Love

    Magnun,
    Pelo menos os de #2, #3 e #9 foram lançados sim, inclusive no cinema. Só não deve ser fácil de encontrar.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Não deve ser facil mesmo pq nunca tinha ouvido falar nesses filmes.
    Mas sendo dica tua tenho certeza que devem ser bons.

    ResponderExcluir
  5. Acho que poderia ter uma "menção de honra" a Loucas Noites de Batom, de longe o filme gay francês mais popular.

    ResponderExcluir
  6. muito interesante gostaria muito de assistir todos mais em especial Tout Contre Leo e rosas selvagens

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Foi um presente encontrar sua lista. É bom saber que tem gente que vê e reparte o que é pode nos ajudar de alguma forma, descobrir onde estamos em determinadas situações. A gente cresce sempre mais um pouco!Embora cada um tenha sua crítica, ou um modo de contemplar as coisas, um história, um filme, uma poesia ou música, nos faz sentir que não estamos totalmente sós. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. meu msn todos que quiserem pode adc . weder.shandder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Me inteteressei pelo Le Ciel sur la Tête.

    ResponderExcluir
  10. Vocês teriam algum filme para indicar, dessa vez voltado para o público lésbico?

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Adorei as indicações feitas! Sou uma apaixonada por cinema e adoro a temática gay. Em geral, os filmes são dramas muito sensíveis, fortes, intensos, apaixonantes. Quase não há divulgação de filmes que não sejam americanos. Como estou aprendendo francês, sempre vejo filmes franceses variados. Acabei de olhar a lista dos 10 melhores filmes franceses.
    Consegui encontrar quase todos os filmes listados aqui para baixar. Agora é esparar para ver se estão em boa qualidade.
    Quem quiser trocar figurinhas sobre os filmes, me escreva angela.mat.rj@hotmail.com

    Abraços!

    Pergunta: Armando, como vc encontrou esses filmes? Qual seu filme favorito? Vc tem lista dos 10 melhores filmes gays?

    ResponderExcluir
  12. Tem um que foi lançado recentemente, TOMBOY. Filme belíssimo e de uma sensibilidade incrível. Fala da questão da transexualidade na infância. Recomendadíssimo.

    ResponderExcluir
  13. Onde consigo ter ou ver esses filmes. Por favor, me enviem por email.
    floripa_1974@hotmail.com
    Obrigado Rodrigo floripa

    ResponderExcluir
  14. Eu já assisti ""Juste une Question d'amour"" no youtube, é legalzinho, e ""Um Amour a Taire"" também no youtube, esse é muito emocionate, concerteza quem assistir vai até chorar, muito lindo e triste. Os dois estão legendados.

    ResponderExcluir
  15. Faltou o otimo Minha vida em cor de rosa,um filme intenligentissimo e sensivel,apesar de não ser uma produção exclusivamente francesa,acho que merecia um lugar.

    ResponderExcluir
  16. "Anjos Exterminadores"

    ResponderExcluir
  17. Meu deus que lista maravilhosa, amei!!! só queria é encontrar todos estes filmes hahahah :'(

    ResponderExcluir
  18. eu tentei encontrar estes filmes mas é dificil achar fiquei interessada no O Homem Ferido mas não acho me passa o link deste filme

    ResponderExcluir
  19. Un Amour à Taire é um dos melhores filmes que já assisti.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!