quarta-feira, 11 de agosto de 2010

10 Filmes sobre Sonhos



Os sonhos são experiências que o inconsciente constrói durante o nosso sono. Os mais vívidos acontecem durante o período de REM (movimento rápido dos olhos).
Desde a antiguidade, os sonhos são tidos como premonitórios e cercados de uma aura de mistério.
Mestres da psicanálise, como Freud e Jung, interpretaram os sonhos como manifestações do inconsciente, onde se escondem os desejos mais profundos, que seriam a chave para a recuperação de seus pacientes.
Alguns filmes exploraram o ambiente instável dos sonhos para sua trama, geralmente deixando dúvidas sobre qual seria o plano real e qual o onírico.
Esta lista traz 10 bons filmes sobre sonhos.


1.  A Origem (obra-prima de Christopher Nolan sobre o tema. um talentoso ladrão de segredos do inconsciente - Leonardo DiCaprio - recruta um grupo para uma missão de inserir uma ideia no subconsciente de um herdeiro de uma grande fortuna - Cillian Murphy. o maior atrativo está no desenho dos diferentes níveis de sonho, onde eles penetram para disfarçar seu objetivo. um dos mais engenhosos roteiros já criados. genial)


2.  Sonhos (um filme belíssimo baseado em oito sonhos que o diretor Akira Kurosawa teve em diferentes momentos da vida. em comum todos têm a relação do homem com a natureza. a fotografia deslumbrante foi indicada ao Oscar)


3.  A Ciência dos Sonhos / Sonhando Acordado (Gael Garcia Bernal vê seus sonhos invadirem a vida real, quando dorme transforma-se num apresentador de tv, onde explica a ciência dos sonhos. sua vida real é aborrecida, ele gosta de sua bela vizinha, que não lhe dá atenção. ele então busca a resposta nos sonhos. simpático e confuso filme do francês Michel Gondry)


4.  A Cela (Jennifer Lopez é uma terapeuta que é chamada pelo FBI para entrar nos sonhos de um serial killer, que está catatônico e descobrir onde ele escondeu uma de suas vítimas. mas ela acaba presa na cela que ele criou em sua imaginação. bom suspense, com ótima direção de arte e que teve uma continuação)


5.  A Cidade dos Sonhos (o tema de sonhos é recorrente na filmografia do diretor David Lynch. neste filme, uma mulher prestes a ser assassinada é salva de por um grupo de jovens bêbados e acaba, sem memória, na casa de uma atriz. com reviravoltas constantes, o filme fica sempre no limiar entre a realidade e o sonho, sem nunca sabermos ao certo qual é qual. ótimo)


6.  A Hora do Pesadelo (anos depois de ser queimado vivo por cometer uma série de ataques contra adolescentes, o serial killer Freddy Krueger, começa a atacar suas vítimas, matando-as através dos sonhos. filme de terror icônico, escrito e dirigido pelo ótimo Wes Craven em 1984, que teve inúmeras continuações) 


7.  Preso na Escuridão (um playboy mulherengo sofre um acidente de carro provocado por uma namorada que não aceita vê-lo com outra. ela morre e ele tem o rosto desfigurado e acaba preso, acusado de matá-la. a narrativa começa então a seguir a -falta de - lógica dos sonhos, confundindo o que é real e o que é sonho. bom filme espanhol de Alejandro Amenábar, refilmado em Hollywood como Vanilla Sky)  


8.  Quando Fala o Coração (Ingrid Bergman é a terapeuta de um hospital psiquiátrico, que começa a perceber que o novo diretor da instituição - Gregory Peck - tem um comportamento muito estranho. a sequência de sonho, concebida por Salvador Dali é uma obra de arte e se destaca neste filme de Alfred Hitchcock) 


9.  Morte nos Sonhos (Dennis Quaid é um jovem parapsicólogo, que é recrutado para invadir os sonhos do presidente dos EUA e livrá-lo dos pesadelos recorrentes sobre uma guerra nuclear. ele descobre que um agente inimigo com os mesmos poderes, faz parte de uma conspiração para induzir os sonhos do presidente e entram numa batalha. uma espécie de precursor de Inception, feito em 1984. interessante)


10.  De Olhos Bem Fechados (baseado no "Breve Romance do Sonho" de Arthur Schnitzler, foi a última obra do genial Stanley Kubrick. no filme, a esposa de um médico - o então casal Nicole Kidman e Tom Cruise -, tem sonhos eróticos constantes, o que deixa o marido enciumado. o clima onírico percorre todo o filme)


Veja também: "10 Filmes de Vida Após a Morte"

25 comentários:

  1. Não vi o do Nolan, por isto destaco o do Akira Kurosawa.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog!

    vc poderia fazer uma lista sobre trilhas sonoras brilhantes

    ResponderExcluir
  3. Oi Túlio,
    Já fiz duas listas assim, uma com trilhas de Ennio Morricone e outra com trilhas de John Williams... Estou preparando uma terceira do gênero com trilhas de outro mestre. Fique de olho.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. eu adoro The Science of Sleep, que na tradução ficou Sonhando Acordado... mas A Origem é o melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi avolonte :-)
    A única coisa que não gosto, aliás detesto em "Sonhando Acordado" (eu corrigi, obrigado) é a dublagem pavorosa do Gael em francês.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Um otimo filme sobre sonhos é Paprika !
    Muito bom !!!

    ResponderExcluir
  7. bom blog, boa lista. Virei freguês. Só achei estranho Waking Life ter ficado de fora. Alguma razão em especial?

    ResponderExcluir
  8. Oi amigos!
    Tem uma razão para 'Waking Life' não estar na lista... eu não vi o filme.
    Mas graças à dica de vocês, vou corrigir a minha falha.
    Páprika também vou procurar, já vi uns trechos e achei ótimo.

    Graças a vocês, vamos aumentar a lista:
    #11. 'Waking Life'
    #12. 'Paprika'

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Vanilla Sky devia estar nesta lista..

    ResponderExcluir
  10. Olá Mazzi,
    'Vanilla Sky' é uma refilmagem de 'Preso na Escuridão' (Abre los Ojos), por isso optei por colocar apenas o original, mas pode fazer parte da nossa lista expandida...
    #11. 'Waking Life'
    #12. 'Paprika'
    #13. 'Vanilla Sky'

    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Tá faltando Waking Life e Paprika.

    ResponderExcluir
  12. perai. pára tudo.
    sonhando acordado é um filme que se chama: the good night. TAMBEM. e merecia mais estar na lista do que a hora do pesadelo.
    atores:
    Martin Freeman Gary

    • Gwyneth Paltrow Dora

    • Penélope Cruz Anna

    • Danny DeVito Mel

    tem gente que acha o filme meio parado, e realmente tem que assistir Sem sono, mas eu adorei.
    adoro o lance das mãos, e dele encontra-la.
    mt bom.
    falow!

    ResponderExcluir
  13. SUCKER PUNCH também é um filme sonhos

    ResponderExcluir
  14. outro muito bom é o discreto charme da burguesia, do bunuel..

    ResponderExcluir
  15. Tem também a animação "José, o Rei dos Sonhos"

    ResponderExcluir
  16. tem ainda o meu conto que futuramente (quando ainda não sei) será filmado e será o 1° filme brasileiro a retratar os sonhos!


    há poucos filmes que retratam mesmo sonhos/pesadelos .. há ainda um terror obscuro chamado 'sonhos de horror'.. (mas dai são mais alucinaçoes) e há ainda as premoniçoes (sonhar acordado..ou não)

    ResponderExcluir
  17. bom blog e boas discussoes!

    ResponderExcluir
  18. Alguem poderia me dizer o nome desse filme?
    faz bastante tempo q nao vi o filme e se eu estiver "distorçendo" o verdadeiro filme pfv me corrija.

    "a história era de um cara rico q meio q paga pra dormir "pra sempre" e ele meio q constrói uma vida toda no sonho, e no final do filme ele acorda e ver q toda vida q ele tinha construido(nosonho) nao era real."

    alguem lembra algo a respeito?

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de rever um filme que assisti há anos, no qual um mulher tem uma vida normal, mas quando dorme sonha viver uma outra vida, com outra estrutura. Nesta outra vida, ela vai dormir e quando sonha, seu sonho é viver aquela primeira vida citada no inicio. O ciclo se repete indefinidamente até que ela mesma e os espectadores não sabem mais qual é a vida real e qual é o sonho! Alguém pode me ajudar a descobrir o nome deste filme?

    ResponderExcluir
  20. a origem é um bom filme,a história é boa,os efeitos especiais também,mas eu acho que podia ser melhor se fosse mais focado na história e tivesse deixados os efeitos especiais um pouco de lado

    ResponderExcluir
  21. Assisti recentemente Cidade dos sonhos pela indicação do blog mas confesso que não entendi muito bem o filme mas Origem na minha opinião é o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, pessoal. Vi um filme muito interessante sobre sonho, gostaria de saber o nome. Uma mulher tipobeuropeia pega um onibus numa estrada e esse onibus a deixa num local que tem um hotel horrivel que acontece muuta coisa ruim, entao ela acorda, acho que no onibus. Aí o onibus a deixa numa estrada que tem o mesmo hotel ruim que acontecem coisas ruins ate ela acordar no onibus e sucessivamente acontecem varios sonhos dentro do sonho dela. Alguem sabe que filme é esse?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!