quarta-feira, 4 de agosto de 2010

10 Filmes Vencedores do Festival de Gramado



A pequena cidade serrana do Rio Grande do sul já era famosa por suas hortênsias e clima europeu, mas só ganhou projeção com o festival de cinema.
A primeira edição do festival de Gramado ocorreu em janeiro de 1973, no Palácio dos Festivais.
Os primeiros anos foram marcados por nudez e sensacionalismo de candidatos à fama, tentando chamar atenção sobre si. Mas também pela acirrada disputa dos "Kikitos", os troféus inspirados no "deus da alegria".
Graças ao apoio oficial, firmou-se desde então como o principal festival de cinema brasileiro, um termômetro de nossa cinematografia. Tanto que em 1992, com o fim da Embrafilme, teve que abrir para filmes internacionais, por conta da pequeníssima produção nacional.
Dentre os vencedores do festival, selecionei esta lista de 10 filmes.


1.  Toda Nudez Será Castigada (1973.  um homem puritano promete ao filho que nunca mais terá outra mulher, depóis que a mãe deste morre, mas instigado pelo irmão, acaba se apaixonando por uma prostituta. dirigido por Arnaldo Jabor, com base na peça de Nelson Rodrigues, foi um grande sucesso e o primeiro vencedor do festival)



2.  Vai Trabalhar Vagabundo (1974. um malandro sai da cadeia e, sem dinheiro, tenta usar seus talentos para ganhar algum. sua ideia é promover uma revanche de um grande jogo de sinuca, mas um dos jogadores está num hospício. comédia de Hugo Carvana, que fez sua fama. o segundo grande premiado de Gramado) 



3.  Prá Frente Brasil (1982. um cidadão pacato divide um táxi com um militante de esquerda e acaba pego por um grupo de repressão, que o tortura, tentando tirar dele o que ele nem sabe. o prêmio em Gramado ajudou o filme a ser liberado pela censura após uma proibição inicial) 



4.  A Marvada Carne (1985. uma garota da roça - Fernanda Torres - só pensa em casar e chega a torturar a imagem de santo Antônio para conseguir seu intento. um caipira, que vive nos cafundós quer arrumar uma moça boa e comer carne de boi. quando chega à fazenda do pai da moça descobre que ele reservou um boi para o casório. comédia caipira caricata, mas divertida)


5.  Um Lugar no Mundo (1993. um casal com um filho de 12 anos decide exilar-se de Buenos Aires para viver numa pequena e remota cidade.tudo vai bem até a chegada de um engenheiro encarregado da construção de uma hidrelétrica, o que acaba com a tranquilidade do lugar. segundo ganhador estrangeiro do festival de Gramado, o filme foi indicado ao Oscar pelo Uruguai, mas desclassificado por ser majoritariamente argentino. uma bobagem injusta com um dos mais belos filmes já feitos. obra-prima)


6.  Morango e Chocolate (1994. (1994. um jovem militante comunista, fiel seguidor de Fidel, entra em depressão quando sua namorada o deixa para casar-se com outro, é quando conhece um professor homossexual militante contra as discriminações e tornam-se amigos, apesar das diferenças e preconceitos. ótima comédia dramática e primeiro filme cubano indicado ao Oscar) 


7.  Quem Matou Pixote? (1996. 1996. a história real do garoto que interpretou Pixote, no filme de Hector Babenco, que permaneceu semi-analfabeto e, sem conseguir novos trabalhos acaba caindo no crime, como seu personagem. bom filme)

8.  Os Matadores (1997. em um bar na divisa com o Paraguai, dois matadores estão esperando pelo seu alvo e conversam sobre a morte do assassino mais experiente da região, onde a vida tem pouco valor. ótima estreia em longas de Beto Brant, um dos melhores cineastas da nova geração)

9.  Whisky (2004. um homem vive entediado administrando sua modesta fábrica de meias em Montevidéu, quando fica sabendo que receberá a visita do irmão, que é bem sucedido no Brasil, pede à sua secretária que se passe por sua esposa. engraçado, um tanto deprimente e comovente... um belíssimo filme uruguaio)

10.  Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais (2008. um documentário sobre a produção de cinema em Minas Gerais durante a ditadura militar, mostrando trechos de seus filmes, alguns inacabados, outros proibidos. dirigido por Carlos Alberto Prates Correia, inexplicavelmente o maior vencedor dos festivais de Gramado)


Veja ainda: "10 Filmes Indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

6 comentários:

  1. MEu amigo, Sugiro a lista dos 10 melhores filmes de exorcismo. E ainda os 10 melhores filmes de heróis.

    Abrasss!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo,
    Bem lembrado, esses dois temas darão boas listas.
    Vou trabalhar nelas.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Armando se precisar de ajuda pra alguma lista... só me dizer como... hehe!

    Abras!

    ResponderExcluir
  4. Já que tão sugerindo listas... tava revendo algumas e vi a lista de filmes pra se sentir bem(ao algo assim) ai lembrei como tem filmes que deixa a gente com uma sensação tão ruim depois de assistimos algo meio desconfortável,sufocante...enfim acho que da uma lista bacana tipo "1o filmes que nos faz sentir mal" a e claro que pra isso o filme não tem que ser ruim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kelvelyn,
    Gostei da ideia. Filmes para sentir-se bem foi uma das minhas primeiras listas e até merecia uma recauchutagem.
    Fiz uma lista de filmes claustrofóbicos, mas não é a mesma coisa... sentir-se mal é uma boa sugestão, vou colocar na fila.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!