segunda-feira, 23 de agosto de 2010

10 Trilogias de Filmes



Como nos trípticos renascentistas, muitos diretores elaboram seu filmes em trilogias.
A ideia é o conceito de começo, meio e fim de uma história ou de um tema, embora muitas vezes o sucesso comercial os impila a fazer novas continuações.
Muitas foram as ótimas trilogias do cinema, o que pode fazer com que esta lista seja, ela também, a primeira parte de uma trilogia...
Steven Spielberg e Peter Jackson já anunciaram sua nova trilogia com o personagem Tintin, que tem data prevista para lançamento em dezembro de 2011.
Enquanto esperamos, confiram a minha lista com 10 das melhores trilogias do cinema. Com um detalhe importante: todas as trilogias desta lista têm o mesmo diretor nos três filmes.


1.  Trilogia Godfather - Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão 1, 2 e 3. quando a Paramount comprou os direitos do best seller de Mario Puzo sobre uma família da máfia siciliana na América, convidou primeiro Sergio Leone e depois Peter Bogdanovich, que declinaram. Coppola de ascendêcia siciliana, também relutou mas aceitou o projeto que mudaria sua vida e muito da história do cinema moderno. todos os três filmes são geniais, sendo que os dois primeiros ganharam o Oscar de melhor filme em 1972 e 1974, a terceira parte foi lançada apenas em 1990)


2.  Trilogia Senhor dos Anéis - Peter Jackson (A Sociedade do Anel/As Duas Torres/O Retorno do Rei. quando Jackson se propôs a adaptar os livros de J.R.R.Tolkien já sabia que preciria dividir em vários filmes e ainda assim todos ficariam longos. mas valeu a pena. produzidos durante 8 anos, com cenários na Nova Zelândia, a trilhogia faturou quase 3 bilhões de dólares e 17 Oscars, sendo um de melhor filme para a última parte. obra-prima)


3.  Trilogia das Cores - Krzysztof Kieslowski (A Liberdade é Azul/A Igualdade é Branca/A Fraternidade é Vermelha. concebida para a comemoração do bicentenário da Revolução francesa, a trilogia do diretor polonês traça um paralelo entre as cores da bandeira e o lema da revolução, com três dramas passados nos dias de hoje. excepcional)


4.  Trilogia da Vingança - Chan-wook Park (Mr. Vingança/Oldboy/Lady Vingança. a violência estilizada e elegante de Park apresentou o cinema coreano ao mundo. em comum, os protagonistas buscam vingança pessoal a qualquer preço. sucesso merecido de um diretor que ainda tem muito para dar ao cinema)


5.  Trilogia dos Dólares - Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares/Por uns Dólares a Mais/Três Homens em Conflito. o genial diretor italiano inventou um novo gênero na década de 1960, ao estilizar o oeste americano na Itália. o personagem central dos três filmes é um pistoleiro sem nome, vivido por um ator importado dos seriados americanos, chamado Clint Eastwood. uniu-se ainda com o maestro Ennio Morricone, que criou trilhas inspiradas e voilá! obra-prima!)


6.  Trilogia da Vida - Pier Paolo Pasolini (Decameron/Contos de Canterbury/As Mil e Uma Noites. o grande sucesso do polêmico diretor italiano veio com esta trilogia feita nos anos 1970, baseada em escritores medievais, que exaltava a vida e o sexo e confrontava a igreja e os políticos. porém seu conteúdo erótico acabou ajudando a promovê-los, o que fez com que Pasolini os renegasse. independente disso, a trilogia é ótima e representou um sopro de rebeldia no cinema acadêmico que se fazia)


7.  Trilogia do Coração de Ouro - Lars von Trier (Ondas do Destino/Os Idiotas/Dançando no Escuro. nesta trilogia do diretor dinamarquês, as heroínas ingênuas, mantém seu coração de ouro, apesar das provações que passam. os três filmes são associados ao movimento Dogma95, mas apenas 'Os Idiotas' foi certificado assim. Trier tem outras duas trilogias no currículo, Trilogia da Europa e a não finalizada Trilogia da Terra de Oportunidades) 


8.  Trilogia De Volta para o Futuro - Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro 1, 2 e 3. produzida por Steven Spielberg, a série de filmes, com o personagem que avançava e voltava no tempo utilizando um carro esporte DeLorean, foi um marco dos anos 1980. os bons roteiros de Zemeckis e Bob Gale e o carisma do ator Michael J.Fox tornaram a trilogia um enorme sucesso de público)


9.  Trilogia Indiana Jones - Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida/Indiana Jones e o Templo da Perdição/Indiana Jones e a Última Cruzada. Spielberg e George Lucas ressuscitaram a emoção dos seriados de aventura, que o cinema exibia antes dos filmes no começo do século 20, na pele do arqueólogo aventureiro vivido por Harrison Ford. foram três filmes de ação intermitente, ótimos diálogos e com a música empolgante de John Williams. o pecado foi tentarem fazer uma quarta aventura anos depois, que acabou merecidamente ignorada)


10.  Trilogia do Apartamento - Arnaldo Jabor (Tudo Bem/Eu Te Amo/Eu Sei Que Vou Te Amar. a trilogia do diretor carioca, busca a relação de três diferentes casais, dentro do espaço limitado de seus apartamentos. o primeiro colocava a questão econômica e política da classe média, o segundo os limites do sexo - claramente inspirado em 'O Último Tango em Paris' - e o terceiro discutia a relação, uma sessão de psicanálise que deu a Fernanda Torres o prêmio de melhor atriz em Cannes)


Esta lista foi feita por sugestão do amigo @Gilciano do Twitter.
Veja ainda: "10 Remakes Americanos de Filmes Estrangeiros"

15 comentários:

  1. Armando, ficou ótima!É até pecado apontar uma só, mas vou pender para a trilogia Dos Dólares, do Sergio Leone.E não vou nem olhar para a lista de novo, senão eu mudo de opinião.

    ResponderExcluir
  2. Matrix merecia estar pelo 1º filme, e a propósito... cadê a 1ª trilogia de Star Wars???

    ResponderExcluir
  3. Oi Michel,
    Para facilitar a minha própria vida, eu só coloquei nesta primeira lista (será uma trilogia, rsss) apenas trilogias que sejam dirigidas pelo mesmo diretor... o que exclui Star Wars.
    Já Matrix, caiu fora por excesso de contingente. Como você mesmo disse, apenas o primeiro filme é digno de nota, as continuações são fracas.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Linda lista, como sempre! A minha predileta é a das Cores do Kieslowski, como ficou claro com as postagens que fiz há pouco tempo.

    Mas obvio que o Poderoso Chefão, da Vingaça são ótimas pedidas.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei d+ dessa lista adoro triologias.

    A única que vi todos os filmes foi a do Poderoso Chefão a da "vingança" quero acabar de ver pq os dois que vi são ótimos a mais triste é a do Trier(ñ vi Os idiotas)

    Tbm tem a triologia do diretor de Amores Brutos(ñ me lembro o nome dele) que se junta com 21 gramas e Babel, bom se ñ me engano acho que é uma triologia mesmo, ñ é?

    ResponderExcluir
  6. Oi Kelvelyn,
    É uma trilogia sim do Alejandro Iñárritu. E acabou ficando de fora. Mas cá entre nós, qual dessas da listas você tiraria?
    Por isso brinquei na intro que esta é a primeira lista de uma trilogia de listas sobre trilogias, já que existem vária muito boas.
    Dos 30 filmes dessa lista só não vi um, mas vou corrigir isso antes que eu tenha que contar qual foi, hehe
    Obrigado por sempre comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião falou a trilogia Bourne...

    ResponderExcluir
  8. CUMPADRE: TRILOGIA NÃO É SE CONTAR UMA ÚNICA HISTÓRIA EM TRÊS PARTES CONSECUTIVAS COMO EM O PODEROSO CHEFÃO E O SENHOR DOS ANÉIS. TRILOGIA SÃO AS OBRAS DE KIESLOWSKI, PASOLINI, LEONE E PARK. O RESTANTE É PERFUMARIA.

    ResponderExcluir
  9. Quanta gente metida a pseudo-cult

    ResponderExcluir
  10. A trilogia Apu também é sensacional.

    ResponderExcluir
  11. Uma trilogia que li sobre e me interessou muito foi do Eduardo Escorel, uma trilogia-documentário: '1930-Tempo de revolução' (1990), '32-A Guerra Civil' (1993) e '35-O Assalto ao Poder' (2002). 'Vocação do Poder' (2005) - tenho que ver para saber se estará num bom nível, mas se é Escorel, já suponho que seja!

    ResponderExcluir
  12. A lista está muito boa, mas faltou a trilogia da Guerra do Vietnã dirigida por Oliver Stone:

    1. Platoon.
    2. Nascido em 4 de julho.
    3. Entre o céu e a terra.

    Parabéns pelo blog!
    Hélder Sena de Sousa - Campo Belo - MG
    helder_ssousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Só colocaria Star Wars e mudaria a ordem de importância.

    ResponderExcluir
  14. Olá Armando,dicas de outras trilogias:karatê kid 1-2-3, onze homens e um segredo-doze e treze, um drink no inferno 1-2-3,matrix fora a melhor trilogia de suspense para mim: o silencio dos inocentes-hannibal-dragão vermelho.só corrigindo depois virou uma quadrilogia com a origem do mal... Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

  15. Indiana Jones agora é Tetralogia e em breve Pentalogia...
    poderíamos citar Madagascar, Toy Story, Matrix, Trilogia Bourne, Trilogia Batman de Nonan, Homem Aranha de Sam Raimi, O Pestinha, Mad Max,
    O Hobbitt, Um Drink no inferno, Homem de Ferro, Os Mercenários, Jogos Vorazes

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!