terça-feira, 24 de novembro de 2009
10 Remakes Americanos de Filmes Estrangeiros
É fato que americano médio não gosta e não tem o hábito de ler legendas.
A indústria se aproveita disso para copiar e reciclar sucessos de outras línguas e faturar mais uns trocados.
Todas as refilmagens são desnecessárias, mas nem todas são ruins.
Aqui está uma seleção de 10 desses filmes, refeitos em inglês.
1. Os Infiltrados/2006 x Conflitos Internos/Hong Kong 2002 (um jovem policial infiltra-se num grupo mafioso, enquanto um criminoso infiltra-se na polícia, um colocando em risco a operação do outro. brilhante roteiro original, fantástica direção de Martin Scorsese faz com que os ótimos filmes se equiparem e se distinguam)
2. Breathless/1983 x Acossado/França 1960 (versão estilosa de Jim McBride para o clássico de Jean-Luc Godard. aqui Richard Gere - no original Jean-Paul Belmondo - rouba um Porsche em Las Vegas e foge para Los Angeles perseguido pela polícia, para diminuir sua culpa, a mocinha é a francesa Valérie Kaprisky - no original Jean Seberg. muito, mas MUITO inferior ao original)
3. A Gaiola das Loucas/1996 x A Gaiola das Loucas/França 1978 (Robin Williams e Nathan Lane - Ugo Tognazzi e Michel Serrault no original - são um casal, dono de uma boate gay, que vai receber os pais da noiva do filho de um deles, passando-se por um casal hetero. boas risadas, mas falta o frescor e o ineditismo do original e é muito... americano)
4. Perfume de Mulher/1992 x Perfume de Mulher/Itália 1974 (Al Pacino - Vittorio Gassmann no original - é um rígido coronel cego, que é acompanhado por um cadete num feriado a Nova York onde irá realizar seus desejos. a versão americana é bem mais adocicada que a original e com um final diferente, mas é um ótimo filme e valeu o Oscar a Pacino)
5. Sommersby/1993 x O Retorno de Martin Guerre/França 1982 (Richard Gere - Gerard Depardieu no original - é um soldado que volta ao seu vilarejo depois de anos de guerra, onde foi dado como morto. todos começam a desconfiar se ele é a mesma pessoa, até sua mulher - Jodie Foster / Nathalie Baye. ótima história, mas o original era muito superior)
6. Solaris/2002 x Solaris/URSS 1972 (versão de Steven Soderbergh da obra-prima de Andrei Tarkovsky. aqui George Clooney é um psicólogo perturbado pela morte da esposa, que é enviado a uma estação espacial para investigar o estranho comportamento de seus tripulantes. não chega aos pés do original)
7. O Chamado/2002 x Ringu, O Primeiro Chamado/Japão 1998 (um vídeo misterioso causa a morte de quem o assiste após exatos sete dias. Naomi Watts - Nanaku Matsushima no original - é uma jornalista que assiste o vídeo, recebe o telefonema e tem agora sete dias para desvendar o mistério ou morrerá como os demais. a versã é muito parecida, é apenas... desnecessária)
8. Vanila Sky/2001 x Preso na Escuridão/Espanha 1997 (Tom Cruise - Eduardo Noriega - é um rico e mulherengo herdeiro que conhece uma bela mulher - Penélope Cruz nas duas versões - e se apaixona. com ciúmes, sua ex-namorada bate o carro com ele junto e morre, mas ele sobrevive e terá que ter o rosto reconstruído. a versão original de Alejandro Amenábar é melhor, mas a de Cameron Crowe não é ruim)
9. Cidade dos Anjos/1998 x Asas do Desejo/Alemanha 1987 (Nicolas Cage - Bruno Ganz no original - é um anjo que se apaixona por uma médica - uma trapezista no original - e quer tornar-se humano para experimentar o amor plenamente. a versão é inferior, bem diferente e mais adocicada que o clássico de Wim Wenders)
10. Violência Gratuita/2007 x Brincadeiras Perigosas/Áustria 1997 (dois jovens psicopatas invadem a casa de campo de uma família e os aterroriza com jogos sádicos nos quais só eles se divertem. Michael Haneke refilmou seu Funny Games quase literalmente, mas a ausência da surpresa dilui sua força)
Esta lista foi feita por sugestão do amigo Janiel, do twitter.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Taí. Tem gente que gosta muito de Vanila Sky sem saber que é um remake, e um remake que não está a altura do original, na minha opinião.
ResponderExcluirO silêncio do lago...
ResponderExcluirNove rainhas, da Argentina, o remake americano é patetico
ResponderExcluirLegal mesmo é o artigo começar falando que "nem todas são ruins" e depois só descer a lenha. Rá.
ResponderExcluirah Guija, não seja má comigo!
ResponderExcluirEu elogiei o primeiro... Também não acho alguns deles ruins, mas sim inferiores aos originais, como Perfume de Mulher, Funny Games e Vanila Sky.
Obrigado pelo comentário!
Abs!!!
faltou REC e QUARENTENA
ResponderExcluirTem "Sem Reservas" que é um remake de um filme Francês que eu esqueci o nome agora rsrs.
ResponderExcluirO original é bem dramático, o holywoodiano é mais leve, comédia.
INteressante, vi todos eles sem saber que eram remakes e gostei de todos (menos solaris). A única excessão é Ringu, que vi o original primeiro e, como não podia deixar de ser, prefiro o original :-)
ResponderExcluirExistem muitos outros, como o ridiculo Quarentena/ o ótimo REC.
Ei, Armando, senti falta dos Sete Homens e um Destino, versão western de sucesso para os Sete Samurais. (Que curiosamente teve uma versão infantil: Vida de Inseto).
ResponderExcluir"Sem Reservas" é remake de um filme alemão - aqui chamado de "Simplesmente Martha"; como sempre, o original é infinitamente superior.
ResponderExcluirTem também o maravilhoso japonês "Dança Comigo", com Koji Yakusho e Naoto Takenaka, e o horrível homônimo americano, com Richard Gere.
FAltou falar dos australianos. Tem Priscila a Rainha do Deserto que ficou muito sem graça, mesmo com o Patrick Swayze e outros machões vestidos de drag queen no "PAra Wong Foo" ou o ótimo "Estranhos Companheiros de Cama" com o Paul Hogan (Crocodilo Dundee), que no cinema americano ficou "Eu os declaro MArido e ... Harry", bonzinho, mas sem comparação.
ResponderExcluir