sábado, 7 de novembro de 2009

10 Filmes sobre Racismo



O tema que escolhi hoje é um dos mais prolíficos do cinema. 
São inúmeros os bons filmes que falam sobre racismo.
Para facilitar, me concentrei apenas em racismo contra negros. 
De outras minorias, tratarei em listas futuras.
Muitos desses filmes se passam até a década de 60, mas é incrível notar que essa abominação, baseada em ignorância, o racismo, persiste até os dias de hoje.
Aqui vai minha lista de 10. Aguardo seus comentários e sugestões de outros títulos.


1.  Amistad (negros escravizados se rebelam e tomam o navio espanhol na costa de Cuba, enganados pelos tripulantes restantes, acabam capturados por um navio americano e uma batalha judicial se inicia. não é dos melhores filmes de Spielberg, mas é didático na descrição do cruel transporte de escravos)


2.  Uma Outra História Americana (Edward Norton é o líder de um grupo de skinheads que mata dois negros que invadem sua casa e vai para a cadeia por 3 anos. na prisão percebe que o ódio racial que pregava só lhe traz prejuízos. quando sai, tenta desfazer sua imagem, mas suas antigas idéias ficaram impregnadas no seu grupo e no próprio irmão)


3.  Malcolm X (biografia de um dos grandes líderes negros americanos. Denzel Washington faz Malcolm X, que teve o pai morto pela Ku Kux Klan, a mãe internada por insanidade e acabou sendo um malandro de rua. quando esteve preso, converteu-se ao islamismo e iniciou sua pregação pela igualdade racial)


4.  A Autobiografia de Miss Jane Pittman (feito para TV e estrelado por Cicely Tyson, é um filme tocante. a história de uma mulher negra, que nasceu escrava em 1850 e viveu para fazer parte dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos anos 1960. ganhou 8 prêmios Emmy)


5.  Tempo de Matar (uma garota negra de apenas 9 anos é estuprada por dois racistas brancos. eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal, são mortos pelo pai da garota. o caso atrai atenção nacional e a cidade vira um barril de pólvora)


6.  Mississipi em Chamas (em 1964, dois agentes do FBI vão a uma cidadezinha do Mississipi investigar os assassinatos de três militantes dos direitos civis, dois negros e um judeu. na cidade encontram um ambiente muito tenso, onde a segregação e o preconceito são a tônica)


7.  Adivinhe Quem Vem para Jantar (um casal esclarecido de classe média americana - Spencer Tracy e Katharine Hepburn - vai conhecer o noivo da filha num jantar, quando descobrem que ele é negro - Sidney Poitier. eles ficam chocados e procuram por algo que o desabone, mas encontram uma pessoa com muitas qualidades morais e profissionais. um tanto teatral, mas com um roteiro e interpretações brilhantes)


8.  As Barreiras do Amor (Michelle Pfeiffer é uma dona de casa obcecada pelo casal Kennedy e decide, contra a vontade do marido, ir de ônibus para o funeral do presidente. no ônibus, senta-se próxima a um negro, que viaja com a filha de 5 anos. ela desconfia que o homem está sequestrando a garota e aciona a polícia, mas vê que estava errada e acaba desenvolvendo uma forte amizade com eles. um retrato do preconceito nos anos 60)


9.  Um Grito de Liberdade (nos anos 70 na África do Sul, um jornalista branco - Kevin Kline - fica amigo de um ativista negro, Stephen Biko - vivido por Denzel Washington - que acaba morto na prisão. o jornalista então resolve divulgar o fato, as idéia de Biko e os horrores do apartheid, mas acaba virando alvo do regime e tem que fugir do país)


10.  Bopha! Á Flor da Pele (dirigido por Morgan Freeman o filme tem boas intenções em denunciar o regime do apartheid na África do Sul, através da história de um policial negro, que se orgulha de fazer parte do regime e acaba entrando em conflito com sua própria família)

120 comentários:

  1. Respostas
    1. opa tbm faltou vários...
      Coach Carter(treino para vida, com Samuel l. Jackson)
      Audazes e Malditos... feito em 1960...
      Ao mestre com carinho(Sidney Poitier)
      a espera de um milagre....tom hanks...

      Excluir
    2. Faltou Drop Squad - O Esquadrão Da Reforma - Mister Spike Lee

      Excluir
    3. Um filme tb muito bonito chama-se " UM SONHO POSSÍVEL" muito bonito.

      Excluir
  2. Gente faltou o Hotel Ruanda... eu chorei assistindo esse filme (sou negra)
    O enredo do filme é o massacre em Ruanda (Africa) a parte mais forete do filme é quando os soldados brancos vão resgatar as pessoas q se alojaram em um hotel, mas eles só podem levar os brancos os negros ficam entregues a sua propria sorte (baseado em fatos reais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha, não que os soldados brancos só podia levar os brancos, os soldados da ONU só podia levar os turistas de outros paises.

      Excluir
    2. meu amor isso realmente não importa, houve preconceito afinal a Onu não podia se ocupar somente de turistas . Não pode haver diferença entre nacionais e não nacionais na hora de salvar vidas

      Excluir
  3. Vamos lá... Aos anônimos...
    Crash era o número 11 da lista, caiu fora na última hora. Mas vale sua dica.

    Tempo de Glória eu usei numa lista de filmes de guerra. Apesar de tudo não acho que o tema do filme seja racismo...

    Isabel,
    Eu vi Hotel Ruanda e você tem razão, é um belíssimo filme, deveria ter entrado nesta lista. Vale sua dica.

    Assim sendo, com as dicas dos leitores já temos uma lista de 13:

    11. Crash
    12. Tempo de Glória
    13. Hotel Ruanda

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duelo de titans do d.Washington

      Excluir
    2. Faltaram dois filmes incríveis:

      A Cor Púrpura
      O Grande Desafio (The Great Debaters)

      Assistam!

      Excluir
    3. alguem lembra daquele filme que timha um menino que nasceu branco em uma familia negra. e twm que negar suas origens para viver una boa vida na america do inicio do seculo 20?

      Excluir
  4. Vi a maioria destes filmes, são ótimos."A outra história americana" é sensacional, ótima atuação do E.Norton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso ser o melhor! Este filme tocou-me profundamente na minha adolescência!

      Excluir
  5. Quase Deuses e Pele. Dois bons filmes para se refletir sobre o tema!
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se tm um filme chamado camboio é mas o menos isso que é sobre um negro que vai subir no onibus e as pessoas rascista quer que ele desce

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudia,
    Eu não conheço filme com esse título, conheço 'Comboio', mas é sobre caminhoneiros.
    Mas o tema é bastante comum. Nos EUA, negros e brancos tinham espaços separados até os anos 1960.
    Isso fica bem ilustrado no filme #4da lista, 'Autobiografia de Miss Jane Pittman'.

    Se alguém conhecer este filme a que a Cludia se refere, or favor, comente aqui.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Como negro e militante do Movimento Negro Evangélico, indico o filme: "Quase Deuses", abaixo a sinopse do filme.

    Vivien Thomas foi um marceneiro muito esforçado, ele não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina, e quando ele veio ao mundo, sua mãe não desejou mudar o nome, já que toda a papelada já estava pronta.

    Após um bom tempo, quando Vivien Thomas já estava bem crescido, ele infelizmente foi demitido de seu emprego logo quando teve depressão, pois estavam preferindo pessoas sem família para sustentar. Além deste acontecimento ruim, todas as economias de Thomas que estavam guardadas no banco durante sete anos foram perdidas devido o fato de o banco falir. Foi um desastre total, porém Vivien e sua família sempre foram trabalhadores e pessoas batalhadoras.

    Assim com muito esforço ele conseguiu um emprego de faxineiro com um bom médico pesquisador, chamado Alfred Blalock. Alfred foi uma grande inspiração para Vivien Thomas, e assim Vivien começou estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu.

    Após pouco tempo, Alfred descobriu toda a inteligência de seu faxineiro e decidiu aproveitá-la; tendo-o como auxiliar. Juntando todo o conhecimento e a sabedoria de ambos, Blalock conseguiu se tornar um cirurgião-chefe na “Universidade Johns Hopkins” e juntamente com Thomas encontrou uma nova técnica de realizar cirurgias para o coração.

    Blalock foi o único que recebeu os méritos devido o grande descobrimento que salvou muitas vidas, e somente no final do filme (quando Alfred assume não ser o responsável pelos métodos de salvar as vidas) Vivien Thomas consegue seus méritos devidos, afinal ele foi o autor de descobertas incríveis, mas ninguém nem mesmo sabia o seu nome até o momento.

    Parece ser um filme complexo, chato ou mesmo estressante, porém é totalmente ao contrário, o filme “Quase deuses” é muito bacana e além de conhecermos uma história muito cabana, aprendemos como agir diante de certas situações e também nos mostra como vencer na vida e a importância da persistência no que queremos. Assista que você não se arrependerá.

    ResponderExcluir
  9. Olá Pastor,
    Eu assisti este filme. É mesmo muito bom. Foi feito para TV e ganhou vários prêmios, incluindo o Golden Globe para o Mos Def, que interpreta o Vivien.
    Agradeço a dica. E assino embaixo! Vejam!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Faltou este filme excepcional O Massacre de Rosewood com os excelentes atores:Jon Voight, Ving Rhames e Don Cheadle. Amei esse filme!!!!
    Sinopse:
    No início de janeiro de 1923, na Flórida, a comunidade negra de Rosewood é atacada, queimada e tem parte da população morta por brancos de uma cidade vizinha em um espaço de quatro dias. Tudo isto pelas falsa alegações de uma mulher branca (Catherine Kellner), que foi espancada pelo amante (Robert Patrick) também branco mas teve medo de contar ao marido (Loren Dean) e achou mais "conveniente" dizer que tinha sido atacada por um negro. O xerife (Michael Rooker) tem dúvidas quando a veracidade dos fatos, mas é uma verdade que convêm, pois permite aos brancos darem vazão ao seu enorme preconceito. Mas um negro, que tinha chegado recentemente em Rosewood e pretendia se estabelecer por lá após ter lutado na Grande Guerra, decide combater os agressores e salvar quantos negros forem possíveis. Para isto pede auxílio ao único comerciante branco de Rosewood, que não sabe se fica com os brancos ou com a verdade.


    O Outro filme é A História de Rosa Parks com a divina atriz Angela Bassett, demais esse filme!!!

    ResponderExcluir
  11. anonimo de uberlandia mg 04/08/2010
    outros filmes
    a busca pela justiça
    fantasmas do passado
    assassinato no mississipi
    no limite
    em defesa da honra
    mandela luta pela liberdade

    ResponderExcluir
  12. OTIMAS DICAS.SOU EDUCADORA
    ADOREIIII..

    ResponderExcluir
  13. Um filme interessante é o "Panther (1995)" filme biografico sobre como começou o partido dos Panteras Negras.

    Outro interessante citar é "O Grande Debate", filme sobre debates de assuntos relacionados ao racismo e ascenssão do povo negro no começo do seculo XX. Com Denzel Washington. Quase chorei com ester filme. Lindo filme.

    Por ultimo, nao recordo o nome ao certo, talves seja "Os Titans". Filme sobre o racismo nas escolas e na comunidade onde um time de jovens atletas negros e brancos tentam superar as dificuldades e as diferenças.

    ResponderExcluir
  14. Oi Black,
    Eu vi "O Grande Debate" e também quase chorei, é muito bonito. Acho que não havia visto quando fiz esta lista (ela é de 2009). Mas foi uma boa lembrança.
    Os outros dois eu não vi, mas vou procurar.
    Obrigado pelas dicas!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. São muitos filmes que falam sobre o racismo que seria necessário várias listas. Assiti quase todos os filmes comentados, mas par mim o filme que marcou o racismo foi O Poder de um jovem, principalmente quando o ator canta em Zulu.

    ResponderExcluir
  16. Tem ainda "O Massacre de Rosewood" (baseado num evento da história americana onde praticamente todos os negros de uma cidade foram mortos por um crime cometido por um branco), Homens de Honra (com o Cuba Gooding Jr.), sobre racismo e superação. Tem também um com o Danny Glover de Máquina Mortífera onde ele é pai de um garoto e vivem juntos os momentos relativos às mudanças da legislação sobre a segregação racial nos EUA, muito bom, mas não lembro o título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas buscas achei como resposta "canção da liberdade"
      Tambem procuro rever esse filme, é maravilhoso...


      http://www.interfilmes.com/filme_21020_cancao.da.liberdade.html

      Excluir
  17. ola olhei no youtube mais so encontrei em ingles Miss Jane Pittman,como faço para ser em português.tambem gostaria de deixa minha dica tem um filme muito bom mesmo o vista a minha pele.ele é otimo

    ResponderExcluir
  18. Estou procurando um filme antigo sobre racismo. Conta a história de uma professora aposentada, americana, branca, que estar fazendo uma experiência com pessoas brancas para provar o quanto os negros sofrem com os preconceitos. Ela escolhe muitos brancos, todos de olhos azuis - essa é a principal exigência, e os submete a passar um dia como se fossem negros. Acho que o nome do filme é OLHOS AZUIS, mas o que encontrei na net é outro. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de encontrar esse filme também..

      Excluir
    2. O documentário pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=N-1EPNmYKiI

      Excluir
  19. Olá... estou à procura de um filme suuuuuper antigo, clássico mesmo... eu só lembro que além da trama principal tinha uma trama secundária que era a empregada da casa, negra, tinha uma filha "branca" que repudiava a mãe, renegava e uma cena que ficou na minha cabeça foi qdo essa mãe morreu foi grande funeral, lindo, cheio de gente e a filha chegou e neste momento se arrepende de tudo e chora em cima do caixão na frente de todos... aff.... essa cena é linda... queria muito rever este filme... Alguém será que lembra??? Obrigada. Andréa.

    ResponderExcluir
  20. Andréa,
    Essa é fácil. Trata-se "Imitação da Vida" do Douglas Sirk, melodrama clássico.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Há muito tempo eu procurava identificar esse filme para procurá-lo na internet e nunca mais tinha conseguido nenhuma informação. Entrei aqui virando o google do avesso. Valeu a informação, mesmo! Obrigada, Luísa

      Excluir
  21. Nooooosssaaaaa... é isso mesmo, Armando!!! Que demais!!! Acho que eu devo ter visto a primeira versão qdo pequena, a de 1934...rs... apesar de eu ser novinha....ehheheeheh...Poxa, muito obrigada... Demais!!! Bjs.
    Andréa.

    ResponderExcluir
  22. Ih, viajei...o filme é essa versão mesmo do Douglas Sirk... ai, que legal!! rsrs...Mais uma vez muito obrigada!
    Abçs...
    Andréa.

    ResponderExcluir
  23. Ae faltou um que não sei se entra
    mas axo que tem haver
    "Duelo de Titãs"

    Retrata sobre futbol americano
    onde negros e brancos tem que se entender
    para poderem vencer o campionato.

    ResponderExcluir
  24. Amigos, procuro o filme do Danny que o rapaz citou no qual ele é pai de um menino onde seu filho entra em um bar so de brancos e sofrem com o racismo durante mudança da legislaçao americana. O menino se revolta com o conformismo no pai, luta pelos direitos dos negros e no fim entra naquele mesmo bar onde onde seu pai se acanhou em ajuda-lo. Qual o nome do filme?...Obbrigado a quem souber...

    ResponderExcluir
  25. onde eu posso baixar esses filmes gratis

    ResponderExcluir
  26. Gostei muita dessa lista. Mas acho que faltaram filmes como: Estrada para a glória (Glory Road, 2006), Duelo de Titãs (Remember the titans, 2000) e Hurricane - o furacão (The Hurricane, 1999).
    Filmes que tem como pano de fundo o preconceito racial e o esporte.
    Para mais, visitar o blog: professorarturfelipe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Me interessei no filme O Poder de um jovem mais não consegui encontra ele dublado alguem sabe de algum site que eu possa baixa-lo?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  28. O filme QUASE DEUSES é muito bom.

    ResponderExcluir
  29. E eu ando á procura de um filme que gostei muito...era sobre racismo entre gangues americanos jovens,penso que nao era com actores conhecidos...brancos e pretos...mas nao me recordo do nome...penso q o filme é de 2000 ou mais antigo um bocado.se me puderem ajudar,agradecia.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  30. OLA..
    faltou o tempo de duração dos filmes ..mas as dicas são otimas..valeu.

    ResponderExcluir
  31. Tem dois filmes que também são muito bons,Da Cor Púrpura,foi o filme mais longo e emocionante que já assisti,com atuação brilhante de Oprah Winfrey e Be Loved com Danny Glover.Qual o nome daquele filme em que o pai negro entra no tribunal e atira nos assassinos da filha,sabendo que não serão condenados?

    ResponderExcluir
  32. Oi Jadson,
    Boas dicas.
    O filme é 'Tempo de Matar', está nesta lista.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  33. Caro Armando, procuro um filme sobre ET's que tem o racismo como pano de fundo. Esse filme é um curta da série "Amazing stories" do Spielberg (eu acho) e trata da chegada de alienígenas passando-se por bonzinhos e querendo resolver todos os problemas da terra. Em troca levariam todas as pessoas que tivessem na pele pigmentos de melanina. Os negros. Um filme belíssimo que me impressionou bastante. Me ajude, meu irmão.
    Cláudio Rodrigues - Fortaleza

    ResponderExcluir
  34. muito boas as dicas mas acho que faltou dois filmes belissimos que vi quando jovem... O PASTOR ( the road freedom )que passou na tv bandeirantes e... MEU VOO DE LIBERDADE ( não sei se havia o nome em inglês ) passou na Globo; foram demais pra minha educação.
    abraço

    ResponderExcluir
  35. eu sugiro o filme: EM BUSCA DA FELICIDADE e UM SONHO POSSÍVEL adorei os dois

    ResponderExcluir
  36. Oi Daniela,
    Me desculpe, mas não creio que nenhum desses filmes seja sobre racismo.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  37. E o filme "Meu nome é Rádio". Muito bom. Não trata só de racismo, mas o preconceito.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, será que alguém me consegue o link dos filmes: A AUTO BIOGRAFIA DE MISS JANE PITTMAN, BOPHA! Á FLOR DA PELE E UM GIRTO DE LIBERDADE. Por favor quem poder me conseguir, mande para meu email: wilsonservodedeus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Sou um caçador de filmes de racismo e baseado em fatos reais, pois a maioria são muito motivacionais, segue a lista de otimos filmes que ja acistir:
    A Lista de Shindler,O Pianista, Houricane o Furacão, Em busca da justiça, O menino do pijama listrado,mãos talentosa, homens de Honrra, Quase Deuses,Amistard,Tempo de Matar,Hotel em Ruanda, Tiros em Ruanda,Adolf Hitler A Acseção do Mal,Um ato de Coragem,Filadelfia,tem muito mais e todos são exelencia em produção e roteiro.

    ResponderExcluir
  40. Não lembro o nome do filme que é fabuloso, trata-se de um filho "branco" de pais negros. O rapaz se dá bem pois é esportista e vai para uma Universidade famosa. Fica noivo de uma branca mas omite sobre a raça de seus pais. Com o tempo leva a moça para conhecer os pais (anos 30+-)ela fica chocada e termina o namoro com ele. A partir daí ele começa a ter vergonha dos pais. Quando fica velho (se não me engano) é interpretado pelo Anthony Hopkins. Preciso rever esse filme, vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a)
      Eu acho que é ''lembranças do verão passado''
      Espero ter sido útil.
      Minhas estimas,
      Rondon.

      Excluir
  41. E eu ando á procura de um filme que gostei muito...era sobre racismo entre gangues americanos jovens,penso que nao era com actores conhecidos...brancos e pretos...mas nao me recordo do nome...penso q o filme é de 2000 ou mais antigo um bocado.se me puderem ajudar,agradecia.

    ESSE AI ALGUEM SABE?

    ResponderExcluir
  42. faltou dois grandes filmes, quase Deuses e homens de honra! que é isso rapaz!

    ResponderExcluir
  43. faltou dois grandes filmes, quase Deuses e homens de honra! que é isso rapaz!

    ResponderExcluir
  44. Ola Armando...
    Que bela lista, o racismo sem duvida foi uma das coisas que mais matou no mundo, quanta ignorancia, otimas dicas fora da lista ja foram citadas como: o grande debate, homens de honra, a cor purpura, o poder de um jovem, mandela, et. Tenho tambem uma excelente dica mas infelizmente nao sei o nome. Vi na TV com o nome de: Um pai para Charles, porem, tenho certeza que ja loquei com outro nome. Conta a historia de um garoto branco (Charles)pobre, que ve sua irma ir embora devido a violencia do pai e que encontra o verdadeiro sentido dessa palavra num fazendeiro negro que o ajuda. O mais belo no filme é que ele assiste esse negro atirar num cavalo preso no celeiro em chamas atiadas pela Kun Klux Klan e quando a cadeia que seu pai(branco) está preso tambem arde em chamas o negro o ajuda a segurar a espingarda para atirar no pai que preferia receber o tiro a morrer queimado. Ajuda ai com o nome desse, abs.

    ResponderExcluir
  45. Pessoal um ótimo blog para conhecer filmes do gênero é: http://filmesblack.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Monsters Ball é um belíssimo filme que aborda temas como o racismo, a pena de morte, o poder do amor...Recomendo vivamente.

    Luísa

    ResponderExcluir
  47. gente faltou "HOMENS DE HONRA" EU CHOREI ,PERFEITOO!!

    ResponderExcluir
  48. Acabo de ver Na época do Ragtime ou somente Ragtime no título original, um filme belíssimo de 1981, que retrata de forma contundente as contradições da justiça oficial nos EUA do inicio do século XX e as possibilidades de se fazer justiça com as próprias mãos. São várias tramas que vão se interligando ao longo do filme, em todas elas o precoceito racial é evidente. Vale muito a pena assistir!

    ResponderExcluir
  49. Olá, gostaria de saber o nome de um filme de 1998, 1999, onde todos os personagens do filme são negros, inclusive os que aparecem nos comerciais, menos o personagem principal que é o principal suspeito de um assassinato. Não lembro dos atores, mas a abordagem era interessante p discutir o assunto...

    ResponderExcluir
  50. retrato de coragem o filme que o igor quer

    ResponderExcluir
  51. gostaria de saber o nome de um filme que assisti já faz bastante tempo sobre uma criança negra que cai num buraco. se não me engano chama-se o buraco da discórdia. alguem poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  52. Respostas
    1. Hmmmm... Safadinho! Mas como te falei por e-mail, ao contrário dos filmes desta lista, "Tomates" trata o racismo como um tema secundário, apesar de muito bem produzido.

      Excluir
  53. Excelente o blog, a postagem sobre os filmes então nem se fala. Gostaria de ver se alguem se lembra de um filme sobre racismo em que uma mulher negra trabalha na casa de brancos, e por isso a patroa é hostilizada. A empregada quando entrava no ônibus era obrigada a ficar na parte de trás do ônibus.

    ResponderExcluir
  54. Olá anônimo!
    Obrigado pelo elogio.
    Difícil saber de que filme você está falando, já que no sul dos EUA, até a década de 1960, os negros sempre eram obrigados a sentar-se separado nos locais públicos e até os bebedouros eram separados.
    Esse absurdo é retratado em muitos filmes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  55. CONSULTEM, POR FAVOR:
    http://www.amazon.com/Ghosts-Mississippi-Alec-Baldwin/dp/B0045HCJHQ/ref=pd_cp_mov_0/190-5262018-5474069

    Assina: nedyl.blogspot.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  56. Historias Cruzadas ...The Help o titulo em ingles

    ResponderExcluir
  57. Estou procurando um filme sensacional que passou no SBT. Só que não lembro o nome daquele filme emocionante. Acho que este filme foi passado em 2003, 2004 ou 2005. Não lembro exatamente o ano. Este filme contou a história de um grupo de negros que foram severamente perseguidos a bordo de um navio, muitos dos quais foram assassinados. A última cena marcante do filme mostrou um negro sobrevivente que conseguiu sair do navio a nado até chegar em terra firme. Por favor, me ajudem a descobrir o nome deste filme.

    ResponderExcluir
  58. Amigo(a), acho que é ''Lembranças de um verão passado''
    Espero ter sido útil.
    Minhas estimas,
    Rondon.

    ResponderExcluir
  59. Alguém sabe o nome de um filme (muitoooo antigo) que conta a história de um pianista negro, que fazia muito sucesso tocando na noite; daí com o $$ do seu trabalho compra um conversível vermelho. Ele começa a se envolver com uma menina que morava no bairro dos brancos e fica muito amigo do irmão dela.
    Um dia, numa briga de transito, um homem branco destroi o carro dele. Assim ele entra na justiça pra ter seu carro concertado, porém em vão (juíz branco).
    Frusttrado, decide fazer justiça com as próprias mãos, junto com o cunhado (mesmo ele sendo branco, mas ele tem caráter), cria um grupo encapuzado onde cometem várias barbáries contra os brancos, fazendo assim "justiça".
    No final, descobrem q um dos membros encapuzados é o negro (personagem principal), ele é metralhado na porta de casa.
    Seu cunhado não consegiu contar a ele a tempo q o juiz voltou atrás e mandou concertar o carro dele.
    Ai acaba o filme o cunhado andando no conversível vermelho, mas ninguem desconfia de nada pq ele é branco.


    ps: se puderem me ajudar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Costa Batista8 de maio de 2013 às 07:30

      O nome do filme é, Na época do ragtime"
      João Batista.

      Excluir
  60. OI. ALGUÉM SABE O NOME DO FILME QUE CONTA A HISTORIA DE UM HOMEM NEGRO QUE ACHA QUE É BEM TRATADO SÓ POR CAUSA DA LEI CONTRA O PRECONCEITO E SE É MAL TRATADO É POR CAUSA DO PRECONCEITO????? NAO LEMBRO MEMSO!!! ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
  61. Nossss tbm preciso lembrar do nome de um filme que conta uma historia de racimo.
    Me lembro vagamente, era um cara filho de uma mulher negra com um homem branco, devido a isso ele nasceu com a pele clara, sempre amou a sua família, mas antes de ir para a faculdade ele conheceu uma garita branca, se apaixonou por ela, mas qndo oi apresentar para a família, ela desistiu dele, por saber q ele era parte negro, então ao ir para a faculdade resolve apagar a q é parte negro. E depois o filme mostra ele ja velho e professor de faculdade q foi acusado de racismo.
    Alem sabe????

    ResponderExcluir
  62. Eu assisti há muito tempo um filme não a respeito do racismo nos EUA, mas ele fala da escravidão negra nas colônias do sul. Um negro que vive no Canadá é rico e tem uma filha e ele quer encontrar um marido branco para casar com a filha, e coloca um anúncio no jornal.Quando aparece um pretendente que o pai achou sério dá a filha em casamento e ele herda a herança.Só que o tal marido é traficante de escravos e vende, violenta a mulher e a maltrata muito na lua-de-mel, depois ele a vende para os escravistas do sul nos nas colonias do sul dos EUA, retratado nos séculos xvI + ou -.Alguém sabe por acaso o nome deste filme, eu gostaria de tê-lo para trabalhar com os meus alunos em sala de aula, pois sou professora de História.

    ResponderExcluir
  63. Olá Rozânia,
    Não assisti, mas parece muito interessante.
    Trata-se de um telefilme chamado "O Preço da Fuga" (Captive Heart: The James Mink Story) de 1996 e estrelado por Lou Gossett Jr.
    Acho que não é fácil de encontrar, mas boa sorte!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  64. Gente!!! PARABÉNSSSSSSS amei esse blog e todas as dicas o filme que eu estava procurando, não achei, mas de ler as dicas aqui me lembrei do nome, é: Sarafina! O Som da Liberdade ,vale a pena é um drama - musical incrível como acabei de encontrá-lo vou revê-lo e depois seguir a sequências das dicas daqui. obrigada!!! Taciana

    ResponderExcluir
  65. Eu acrescentaria na lista: O sol é para todos, Amada e um filme fabuloso chamado Seus olhos viam Deus. Fábio

    ResponderExcluir
  66. A preciei muito a lista dos dez filmes, e as outras sugestões, e gostaria de perguntar se alguém conhece um filma em que um pastor negro é assassinado por defensores da raça ariana, e o seu filho pequeno só não foi morto porque se escondeu no mato.

    Por favor eu preciso desse filme.
    Se alguém souber , favor informar.

    ResponderExcluir
  67. Gostei muito do filme O Massacre (Rosewood) de 1997 com o Jon Voight e o Ving Rhames. Recomendo vivamente.

    ResponderExcluir
  68. Caro;
    Estou buscando um sensacional e antigo filme no qual um homem branco se torna negro após usar uma lâmpada para bronzeamento.
    A partir daí sua vida muda radicalmente.
    Será que alguém conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se do filme "A Noite em que o Sol Brilhou", de 1970.
      Mais detalhes podem ser conferidos no imdb:
      http://www.imdb.com/title/tt0066550/

      Excluir
  69. Alguem lembra desse filme: O Pugilista, filme muito lindo e é bastanten antigo, por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
  70. Galera procuro um
    filme que vi falar e talvez aqui alguém possa me ajudar no filme passa a historia de um medico negro que se pinta de branco
    para atender uma paciente racista
    não sei o nome do filme se alguém poder me ajudar ficarei feliz

    ResponderExcluir
  71. Filmes antigos, porém marcantes e belíssimos; para mim estão no topo dos melhores : Imitação da Vida (Imitation of Life); e Meu Pecado foi Nascer (Band of Angels).

    Um outro mais recente, mas com uma temática "racial" mais branda é o : Revelações (The Human Stain).

    ResponderExcluir
  72. Para Lucas: Caso não consiga aqui, resposta para o filme que procura, uma dica é perguntar no

    http://www.interfilmes.com

    Sempre que procuro por filmes, e ninguém consegue me ajudar, vou no site que indiquei acima e é certeiro. Sempre há pessoas que parecem já terem visto todos os filmes do mundo rsrsrsr...Espero que encontre o que busca, agora até eu estou curiosa para ver o tal filme que você procura. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  73. A cor púrpura foi um dos filmes + injustiçados na histótia do Oscar

    ResponderExcluir
  74. Olha mto obrigada pela lista, mas fico decepcionada em so ver filmes estrangeiros dos EUA. Nao existe racismo no Brasil, na America Latina, na Europa, etc? Vim aqui procurar filmes brasileiros sobre o assunto porque como brasileira e negra, sei o quanto existe racismo na nossa sociedade e o quanto ele é velado. Enfim, deixo aqui uma pequena listinha de alguns EXCELENTES filmes brasileiros, que tratam em geral de uma forma bem sociologica e clara, sobre racismo no Brasil.Claro que esse tipo de filme nao vai passar na Globo, né?

    1)QUANTO VALE OU E POR QUILO?: levei mto tempo para digerir e assimilar este filme que é com certeza meu preferido do ponto de vista sociologico para falar de racismo brasileiro no cinema brasileiro. O filme mistura doc. e ficçao e começa mostrando, arquivos de processos juridicos de compras e vendas de escravos na epoca colonial, capturas de escravos fugitivos até chegar nos dias de hoje onde o racismo se mostra instrumentalizado pelo governo, pelas ONGs, pelo sistema politico e economico para manter a sociedade divida entre brancos e negros = ricos e pobres, como na epoca da escravidao!!!Este filme realmente teria que ser visto por TODOS que desejam uma sociedade melhor, porque ele mostra como funciona a manipulaçao das desigualdades.

    2)A NEGAçAO DO BRASIL: doc. super bom que so vi pela 1 vez em Paris, em um festival de cinema francês que tratava sobre racismo no brasil. O doc. mostra o racismo atravez da exclusao de atores negros e atrizes negras na tv brasileira.

    3)MADAME SATÃ : maravilhoso, com Lazaro Ramos - mostra a historia real do travesti negro, cafetao, prostituto e capoerista Joao Francisco, que nos anos 70 morava no baixo meretricio do RJ. Esse filme mostra a cultura de rua, o marginal e os preconceitos e racismo sofridos por negros, nordestinos, prostitutas, homosexuais, etc.

    4)FILHAS DO VENTO :trata de racismo de uma forma bem poetica. Sobre uma otica feminia mostra a relaçao de uma familia de mulheres negras e como a vida deles se desenvolve fora e dentro do nucleo familiar - elenco com Ruth Souza, Thais Araujo, Thalma de Freitas, Milton Gonçalves,Maria Ceiça,Rocco Pitanga e outros.

    ResponderExcluir
  75. coninuando a listinha:
    5)QUILOMBO : fala sobre a criaçao do Quilombo dos Palmares, começando com Ganga Zumba até o reinado e morte de Zumbi dos Palmares. Classico que mostra o Brasil colonial ainda sendo disputado entre portugueses e holandeses e a resistencia do negro frente à escravidao. filme de Caca Diegues com Antonio Pompeo,Zeze Motta, Toni Tornado, Vera Fisher.

    6)CAFUNDO : Lazaro Ramos da um show neste super filme mostrando o racismo religioso na historia real de Joao de Camargo, negro criador da Associaçao Espirita Bom Jesus da Agua Vermelha, sendo por isso perseguido e preso 17 vezes porque profetizava o candomblé sincretizado ao catolicismo. No enterro dele em 1941 mais de 5 mil pessoas seguiram o cortejo!

    7)VISTA A MINHA PELE :um curta metragem feito por e para adolescentes que mostra um racismo invertido, onde em mundo dominado por negros, uma menina branca tenta ganhar um concurso de beleza na escola. Muito bom e pedagogico.

    8)ERA UMA VEZ :fiquei na duvida se coloca este ou nao, mas sim este filme fala de racismo, do racismo escondido atraz da "classe",ou seja, é porque ele ou ela é pobre que nao serve, nao porque é negro. Dé, protagonista é mestiço, o que pode virar pardo, amarelo,enfim quase branco de acordo talvez com muita gente. Ele, na vida real e no filme mora na favela e isso caracteriza por si so o racismo e preconceito vividos cotidianamente. Bom, o filme é bem atual, mas a historia é antiga. Trata-se de uma versao moderna e adaptada à violenta realidade urbana do Rio, onde se iniciara uma historia de amor proibida aos moldes de Romeo e Julieta!!!Ela uma patricinha da zona sul e ele um garoto do moro, trabalhador em uma barraca na praia em frente à casa dela...o resto so vendo!!!Este filme é muito lindo, muito puro e ao mesmo tempo mostra toda a podridao que a gente vive hoje em dia no moro ou no asfalto com todos os preconceitos, violencia e desigualdades sociais que separam as pessoas umas das outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flaumaria,
      Agradeço muito a sua contribuição, que aliás é uma ótima ideia para uma nova lista: Só de filmes nacionais sobre racismo.
      Da sua lista, "Quanto Vale ou É Por Quilo" do Sérgio Bianchi é mesmo o melhor. Eu não assisti nem o 2 e nem o 7, mas fiquei interessado.
      Já "Era uma Vez" não acho que seja sobre racismo, é sobre preconceito de classe, mas trata-se de um bom filme.
      Se eu achar mais bons exemplos, um dia faço esta lista.
      Obrigado mesmo!
      Abs!!!

      Excluir
  76. Cadillac Records também é um filme que vale a pena assistir, relata quem realmente criou o Rock In Roll, que foram os negros e os bracos roubavam suas músicas e estilo de dança, como o tal 'Elvis Presley',.. ñ vou contar muito, só vocês assistindo, é incrível e tem como interprete de Etta James a melhor cantora negra do ramo musicista, Beyoncé - história verdadeira e emocionante.-

    ResponderExcluir
  77. Me ajudem pessoal. Gostaria de saber o nome de um filme sobre racismo que assisti há muuuuuito tempo. Não lembro muito bem, já faz mais de 20 anos. O mais marcante para mim foi no final em que a vilinha dos negros é atacada e todos morrem. Somente um menininho sobrevive e quando tudo se acalma ele aparece e fica sacudindo os corpos dos mortos tentando acordá-los. Alguém conhece esse filme? Há anos tento descobrir o nome dele.

    ResponderExcluir
  78. olha faltou um grande filme as cementes da raiva filme retrata se numa universidade de los angel onde negros e brancos nao se dao bem alguns estudantes da urss estava la cantava rock e os negros como busta ice cube cantava hip hop a parte mas dolorosa foi quando um branco estava lutar com um negro apareceu um agente da ordem branco deu porrada no negro olha bom filme procuram em axn-black

    ResponderExcluir
  79. Olá pessoal estou a muito tempo querendo descubrir o nome de um filme que assistir ainda em VHS, mas não consigi mais lembrar o título...A sinopse é a seguinte: Um pai negro rico, vive no Canadá, durante a escravidão nas colônias do Sul dos EUA.Ele coloca um anúncio no jornal para casar sua filha com um homem branco, ele faz entrevistas com os que aparecem até se decidir por um deles, casa a filha, só que este marido branco a violenta na noite de núpcias, além de vendê-la como escrava ...O pai só saberá muito tempo depois, e faz tudo para resgatá-la, é um filme de drama brilhante!
    Por favor quem souber o nome deste filme envie para mim.

    ResponderExcluir
  80. Ta faltando o top 5 desses filmes ai se eu nao me engano o nome e o massacre em holsen hold

    ResponderExcluir
  81. Puxa, como que excluíram o "Faça a Coisa Certa" dessa lista??? Será porque nele ninguém é herói e todos tem preconceito contra todos?

    ResponderExcluir
  82. ossa na minha lista não faltaria O Massacre de Rosewood

    ResponderExcluir
  83. Têm filmes sobre bombeiros?

    ResponderExcluir
  84. Olá gostaria de saber onde encontrar o filme "O preço da fuga" que conta a história de um negro ( Louis Gossett Jr.) casado com uma branca (Kate Nelligan) que casam a filha de ambos com um branco e durante a lua de mel ele a vende como escrava e os pais vão resgatá-la. É uma linda história.

    ResponderExcluir
  85. Eu sugeria que se fizesse uma pesquisa muito mais profunda sobre o racismo no cinema. Vou sugerir a acrescentar a esta lista o filme: A Cabana do Pai Tomás; Ao Mestre com Carinho e Preciosa, Lee Daniels – 2009, haveria outros na minha opinião, agora e como disse de inicio e para quem gosta de cinema haverá outros mas deixo ao critério de quem seleciona. Esta é a minha modéstia opinião. Com os agradecimentos, e desejar a todos um Feliz Ano 2014 ! ! !

    ResponderExcluir
  86. Vi na lista "Adivinhe quem vem para jantar" com o Sidney Poitier. É um belo filme, sem dúvida. Mas há outros com esse ator que trata do racismo ainda com mais contundência:

    "O ódio é cego"
    "Acorrentados"

    Não sei se alguém citou mas lembrei de outro filme muito bom: "Febre da selva".

    Felicidades.

    ResponderExcluir
  87. A cor púrpura, belo fileme, um dos melhores que ja vi...

    ResponderExcluir
  88. GOSTARIA DE SABER NOME DO FILME QUE UMA MENINA NEGRA É ESTRUPADA E SEU PAI VAI A JULGAMENTO POR MATAR O ESTRUPADOR Q E BRANCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas indicações, julgo ser o filme "Tempo de Matar", e que este blog faz referência. E vou colocar um link para verificar o seu pedido. http://filmow.com/tempo-de-matar-t7043/

      Passe bem.

      Excluir
  89. queria saber sobre um filme que ja via a um bom tempo na globo.
    ele contava a historia de uma estudante negra e um garoto também estudante branco, que se apaixonam e vivem um grande amor inter-étnico mais a família do rapaz branco é totalmente contra pois a garota é negra e esse e um filme com uma historia muito envolvente e comovente sobre o racismo.

    ResponderExcluir
  90. Olá, queria saber o nome do filme que os caçadores de escravos usam negros para encontrar negros fugitivos escondidos nas fazendas.

    ResponderExcluir
  91. "A Outra História Americana" é sensacional! Penso ser o melhor! Este filme tocou-me profundamente na minha adolescência!

    ResponderExcluir
  92. Já vi vários filmes negros que gostei muito! Fiquei curiosa com alguns que vou tentar assistir. Sem dúvida que a consciência negra é importante para evoluirmos como civilização! http://demonstre.com/cinco-filmes-negros-com.../Abraços e até ao próximo post!

    ResponderExcluir
  93. outro filme que passou na seção da tarde nos anos 70 com o ex jogador de futebol americano e que virou assassino e presidiario na vida real O J SIMPSOM, se chamava GOLD E O PUGILISTA.e agora o filme RACE,onde conta a historia do atleta americano e ganhador de 4 medalhas de ouro jesse owens

    ResponderExcluir
  94. achei esta lista muito boa! e gostaria de acrescentar mais um não muito antigo mas muito bom também- 12 Years a Slave (12 anos de escravidão

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!