sábado, 14 de novembro de 2009

10 Filmes passados na Toscana



Terra dos vinhos Chianti, de Leonardo DaVinci, Michelângelo e das famílias Medici e Gucci, a Toscana é uma das regiões mais ricas, cultas e belas da Itália.
Local de veraneio de ricos ingleses, foi palco também de batalhas na segunda guerra, o que rendeu ótimos temas para filmes.
Selecionei 10 exemplos de filmes que se passam em Florença, Arezzo, Siena e região.


1.  Sob o Sol da Toscana (Diane Lane é uma escritora de San Francisco, que se divorcia do marido. triste e deprimida, é convencida por uma amiga a viajar para a Toscana por 10 dias, para se distrair. gosta tanto que acaba ficando, compra um casarão, faz amigos e encontra um novo amor. locações em Florença, Siena e Arezzo)


2.  Aconteceu na Primavera - Fiorile (dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, conta a história de 200 anos e várias gerações de uma família toscana. narrado por duas crianças, conta a história de uma maldição da época de Napoleão, que faz a família ser rica, porém odiada)


3.  A Noite de São Lourenço (baseado num fato real da própria infância dos irmãos Taviani, na pequena San Mariano, na Toscana. a noite de São Lourenço acontece em agosto, quando o número de estrelas cadentes é o maior observado e as pessoas aproveitam para fazer seus pedidos. mas em 1944 é a noite em que os nazistas reúnem a população na praça central para então dizimá-los. lindo e comovente)


4.  Beleza Roubada (dirigido por Bernando Bertolucci. Liv Tyler é uma linda garota de 19 anos, que após o suicídio da mãe viaja à Florença para reencontrar alguns amigo e ter seu retrato pintado, mas também para decifrar um enigma do diário da mãe. locações em Siena, Arezzo e Florença)


5.  Chá com Mussolini (baseado nas memórias do próprio diretor, Franco Zeffirelli, conta a história de um menino filho de mãe solteira, procurando seu caminho na Florença dos anos 1930, que é 'adotado' por um grupo de mulheres formado por três aristocráticas inglesas, uma colecionadora americana de arte e uma arqueóloga, que querem transformá-lo num perfeito cavalheiro inglês. locações em Siena e Florença)


6.  Uma Janela para o Amor - A Room With a View (dirigido por James Ivory e baseado no romance de E.M.Foster. no início do século XX, uma inglesa em viagem à Florença, conhece um velho advogado inglês e seu filho excêntrico, que se oferecem para trocar de quarto, pois o dela não tem vista. aos poucos nasce uma paixão arrebatadora pelo rapaz, mas ela deixou um noivo na Inglaterra e agora terá que tomar uma decisão)


7.  O Paciente Inglês (durante a segunda guerra, um piloto inglês teve seu avião abatido. com graves queimaduras é levado a um hospital, montado num antigo monastério na Toscana, onde é cuidado por uma enfermeira canadense e começa a recuperar sua memória. ganhador de 9 Oscars. teve, entre outras, locações em Siena, Pisa e Lucca)


8.  Uma Paixão em Florença (baseado na obra de W.Somerset Maughan, conta a história de uma bela viúva inglesa, que em 1938 vive numa luxuosa villa próxima a Florença e é desejada e cortejada por vários homens e envolvida na política e intrigas da época)


9.  Meus Caros Amigos (clássica comédia de Mario Monacelli, que teve duas continuações. um grupo de cinco amigos cinquentões, estabelecidos em Florença, se reúne para pregar peças e passar trotes em quem passar pela sua frente. cheio de episódios muito engraçados, mostra toda irreverência italiana)


10.  A Vida é Bela (na primeira parte do filme, Roberto Benigni é um judeu italiano, que luta para conquistar sua amada, com quem acaba tendo um filho. na segunda parte é mandado para um campo de concentração com o filho pequeno e tenta fazê-lo crer que tudo não passa de uma brincadeira. uma comédia exagerada e apelativa, centrada no ego do ator, que não sabe se dirigir, mas com belas locações em Arezzo)




8 comentários:

  1. You know that "La vita e bella" is a drama, that plays in Rome and Aushwitz, not in Tuscany?! Propz Pilgrim

    ResponderExcluir
  2. Hi Pilgrim.
    Sorry to say, but this time you are wrong...
    The filming locations for "La Vita è Bella" are: Arezzo, Tuscany, Italy / Cortona, Arezzo, Tuscany, Italy / Montevarchi, Arezzo, Tuscany, Italy and some scenes were take in Umbria too: Papigno, Terni, Umbria, Italy / Terni, Umbria, Italy.
    In the movie, in 1939, Guido Orefici (Roberto Benigni) moves to Arezzo to open a book store, and there he mets his future wife and have their son...
    There are in Arezzo e tourist route to visit the movie landscapes.
    Well, thank you for the commentary, but maybe you should see the movie again ou just google it. :-)
    Hugz!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo post!
    Minha esposa fez a seguinte exigência hoje: Encontre um filme romântico em um local lindo!
    Vou pegar o Sob o Sol da Toscana para ela!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Saudações de Portugal.
    Pode acrescentar um excelente filme: "Cópia certificada" (chamava-se assim em Portugal), de Abbas Kiarostami, que se passa em Lucignano e Florença. Excelente filme, excelentes cenários. Tanto, que me levaram, a mim e à minha mulher, a fazer há dias uma viagem à Toscânia. Obrigado pelas dicas - alguns já tinha visto, mas outros nem me lembrava que se passavam lá.
    Abraços deste lado do Atlântico!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mário,
    Eu assisti 'Cópia Certificada' (por aqui 'Cópia Fiel') depois de fazer a lista e realmente é uma das que melhor mostram a região.
    Obrigado pela lembrança!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Esqueceu de Cartas para julieta

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!