terça-feira, 10 de novembro de 2009

10 Filmes com Rainhas Britânicas




Intrigas, assassinatos, casamentos, guerras... 
A vida da Coroa de Inglaterra e Escócia já foi muito agitada, especialmente quando as mulheres tinham o poder.
Alguns ótimos filmes foram feitos sobre estas regentes, selecionei uma lista de 10.


1.  A Rainha (Helen Mirren está brilhante como a rainha Elizabeth II, atual governante inglesa, hoje uma figura apenas símbólica, que tem que se preocupar com sua imagem diante da morte da nora, Diana)


2.  Elizabeth (a Inglaterra de 1554 vive em conflitos entre católicos e protestantes. a rainha Mary Tudor, católica, adoece e é obrigada a passar o trono para a meia irmã Elizabeth - Cate Blanchett -, protestante e filha única de Anna Bolena, que herda um país falido. gradativamente ela se consolida no poder e traça os primeiros passos do que seria o império britânico)


3.  Elizabeth - A Era de Ouro (Cate Blanchett volta nesta continuação. em 1585, cerca de 30 anos depois de assumir o trono, Elizabeth I se vê envolvida num plano da coroa espanhola para matá-la e restaurar o catolicismo na Inglaterra, entronando sua prima Mary Stuart, rainha da Escócia. não é tão bom quanto o primeiro, mas é bem feito)


4.  Sua Majestade, Mrs. Brown (Judi Dench vive a rainha Vitória I, que regeu o país pela maior parte do século XIX. após a morte de seu marido, o príncipe consorte, a rainha entra em luto profundo, se afastando de qualquer compromisso social. até que o mais fiel serviçal do príncipe e amigo da família, John Brown, torna-se cavalariço da rainha e aos poucos a tira do luto, gerando fofocas e o maldoso apelido de Mrs.Brown a Vitória. ótimo filme intimista)


5.  Lady Jane (a morte de Henry VIII criou um caos na sucessão da Coroa britânica. seu filho Edward assumiu, mas tinha a saúde frágil e morreu jovem, sem deixar herdeiros. para evitar que Mary Tudor, católica assumisse, o primeiro ministro casa seu filho com a jovem Jane Grey, que em 1553, aos 16 anos de idade,  assume, contra sua vontade, o trono inglês por apenas 9 dias, pois foi destituída por sua prima Mary e condenada à morte por traição. parece Shakespeare, mas é fato. Helena Bonham-Carter está ótima como Jane)


6.  A Rainha Tirana - The Virgin Queen (uma outra visão de Elizabeth I, aqui Bette Davis é a rainha já em idade avançada, que se apaixona pelo aventureiro sir Walter Raleigh, que quer construir barcos e explorar o novo mundo, mas ele está mais interessado numa das damas de companhia, que enfrentará a fúria da rainha)


7.  O Leão no Inverno (no natal de 1183, o rei Henry II, reúne os três filhos e a esposa Eleanor de Aquitânia, de quem estava separado, para decidir quem irá sucedê-lo. aí começam as intrigas e alianças em família, para chegarem a uma decisão. Eleanor foi rainha consorte da Inglaterra e da França. sua fortuna e habilidade política a fizeram uma das mulheres mais influentes da Idade Média. interpretações espetaculares de Katharine Hepburn e Peter O'Toole)


8.  Ana dos Mil Dias (Henry VIII - Richard Burton - rompeu com a igreja católica para anular seu casamento com Catarina de Aragão - Irene Papas -, que não conseguiu lhe dar um filho homem, para casar-se com Anna Bolena - Geneviève Bujold. ela reinou ao seu lado por mil dias, mas como também não lhe deu um filho homem, apenas Elizabeth - que viria a ser Elizabeth I - acabou condenada à morte. bom filme)


9.  Mary Stuart, Rainha da Escócia - Mary, Queen of the Scots (1972 de Chales Jarrot. Vanessa Redgrave é Mary Stuart, rainha católica da Escócia, e ex-rainha consorte da França, que tem que enfrentar a prima, Elizabeth I - Glenda Jackson - num confronto desigual, além das intrigas dentro de seu próprio castelo)


10.  Mary Stuart, Rainha da Escócia  - Mary of Scotland (1936 de John Ford. Katharine Hepburn é Mary, que regressa da França para assumir seu trono, contra a vontade do irmão. após uma guerra civil, pede asilo à prima Elizabeth, na Inglaterra, com consequências trágicas) 

8 comentários:

  1. Faltou o filme: A outra.

    ResponderExcluir
  2. Faltou o filme : Maria Antonieta, é muito bom, vale a pena assistir, pois mostra a vida triunfante da rainha enquanto a burguesia sofria com a falta de comida e outras necessidades. É interpretada por Kristen Durst, a mesma que faz Mary Jane em Homem Aranha. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  3. Oi anônimo,
    Maria Antonieta é mesmo um filme muito bom, mas esta lista é sobre rainhas britânicas... Antonieta era austríaca e foi rainha da França, logo, não se encaixa.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. O filme "Anonimo" que tem como tema central a verdadeira autoria das peças de Shakespeare tem no centro da trama a sucessão ao trono da Rainha Elizabete. É um filme novo, acredito que por isso não está na lista mas eu o adorei e indico.

    ResponderExcluir
  5. " A jovem rainha Vitória" com aquela atriz que fez a secretária da Miranda em "O diabo veste prada".
    B.M

    ResponderExcluir
  6. tem a serie REING que fala da Rainha da Escócia, MARIA I, QUE ERA RIMA DE ELIZABETH

    ResponderExcluir
  7. Adoro esses filmes...Não consigo compra-los

    ResponderExcluir
  8. Não tem filme sobre Mary Tudor? Gostaria de saber mais sobre a vida dela.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails