domingo, 29 de novembro de 2009

10 Filmes com Robôs



Os robôs surgiram na imaginação do homem, como substitutos dos escravos, para fazer o trabalho por nós.
Pouco mais que eletrodomésticos, os robôs sempre existiram na ficção e cada dia mais, tornam-se realidade.
Como são muitos os filmes com robôs, deixei de fora os andróides, para uma próxima lista. Os autômatos destes filmes não têm a pretensão de serem confundidos com humanos.


1.  Wall-E (há centenas de anos, a humanidade teve que abandonar o planeta Terra e esqueceu um único robô ligado. neste período ele viveu solitário e se dedicou a organizar o lixo. até que surge EVE, um robô em missão de exploração. Wall-e é o robô mais "fofo" do cinema)


2.  Guerra nas Estrelas (R2D2 e C3PO, o baixinho e o mordomo dourado com sotaque inglês - eram verdadeiras estrelas quando do lançamento do filme. dentro do imaginário de George Lucas, eles eram os fidelíssimos escudeiros dos nossos heróis)


3.  Eu, Robô (baseado na genial obra de Isaac Asimov. Will Smith investiga um assassinato, onde o maior suspeito é o robô Sonny, o que não seria possível, devido a todo robô ter em sua programação as três leis da robótica, o que os impede de fazer mal a seres humanos)


4.  Perdidos no Espaço (fico com o piloto - exibido em 15/09/1965 - da série de TV, uma vez que o Robot original, um ícone de gerações, foi absurdamente modernizado na versão de cinema. aqui, no ano de 1997 - o futuro -, o Dr.Smith sabota o lançamento da nave Jupiter 2, fazendo com que esta se perca no espaço. o robô ficou conhecido por ser amigo inseparável do garoto Will Robinson e pela frase "não tem registro")


5.  Curto-Circuito (o robô número 5, Johnny 5 - a cara do Wall-E -, faz parte de um grupo de experimentos militares. ele é atingido por um raio, torna-se inteligente e foge do laboratório. desenvolve uma personalidade amistosa e tem medo de ser reprogramado e voltar a ter utilização bélica)


6.  Robôs (em um mundo inteiramente habitado por robôs, Rodney é um robô que cresce sonhando em ser um grande inventor. quando vai para a cidade grande em busca de seu sonho, encontra uma sociedade fútil e consumista)


7.  O Dia em que a Terra Parou (prefiro a versão de 1951. uma nave espacial aterra em Washington, com um ultimato aos terráqueos para que parem com a corrida belicista, que ameaça o planeta. o robô Gort é o responsável por manter a segurança de Klaatu, o embaixador alienígena)


8.  Transformers (duas facções de robôs gigantes lutam até destruir seu próprio planeta e acabam vindo para a Terra atrás de um objeto que dá vida a seres inanimados. quando chegam aqui, acabam congelados no Ártico. mas são encontrados por um explorador, que guardará o segredo de sua localização. séculos depois, um descendente dele, compra o seu primeiro carro, que na verdade é Bumblebee, um transformer designado para protegê-lo)


9.  O Planeta Proibido (inspirado na peça 'A Tempestade' de Shakespeare, conta a história de uma expedição que vai visitar uma colônia de cientistas num planeta distante, onde encontram apenas dois sobreviventes e o robô Robbie. de modos educados, mas por vezes desajeitado e engraçado, o robô fez tanto sucesso, que virou o brinquedo mais vendido da época e acabou participando de episódios de Perdidos no Espaço, Twilight Zone, A Família Addams, Columbo, entre outros)


10.  O Abismo Negro (uma tentativa fracassada da Disney de surfar no sucesso de Guerra nas Estrelas. uma nave de pesquisas encontra um cientista louco, que tem sua nave estacionada ao lado de um perigoso buraco negro. os robôs V.I.N.Cent e B.O.B. tentam ser 'fofinhos', mas são tão bobos quanto o filme, que acaba sendo involuntariamente engraçado)




9 comentários:

  1. Eu ia citar o Robocop, que adoro e que ano que vem ganha refilmagem, mas bem, ele não é tecnicamente um robô. É um ciborgue.

    Mas desses que você citou, os que realmente marcaram a minha infância foram o R2d2 e o C3po.

    ResponderExcluir
  2. eu ô preocupado se vc perder a inspiração pra fazer listas,eu gosto muito de todas elas

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo,
    Eu também não soube onde encaixar Robocop, mas não é nem robô, nem andróide...
    Eu também tenho um carinho especial pela dupla de Star Wars, mas minha grande referência é o Robot de Perdidos no Espaço, eu tinha um quando era pequeno, rsss

    Oi Fabrício,
    Hehehe muito obrigado pelo comentário!
    Eu também espero não perder a inspiração.
    Tem dia que não é fácil, eu tenho dúzias de listas de reserva, mas às vezes olho para elas e todas me parecem péssimas.
    Por enquanto, vamos indo... uma por dia :-)

    Obrigado amigos!!!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a lista, boa seleção.
    Destaco: "WALL-E", "Star Wars" e "Transformers"

    Wall-E, EVA, R2D2 e C3PO são geniais.

    ResponderExcluir
  5. Armando,

    faltou o Marvin do Guia do Mochileiro das Galáxias. Sem mais! hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. STAR WARS,EU ROBÔ???NÃO CONCORDO,TEM QUE SER FILMES EM QUE O ROBÔ É O PROTAGONISTA.

    ResponderExcluir
  7. oi armando mas uma vez obrigado pelo seu otimo trabalho ja assisti muitos filmes que nem conhecia por causa das indicaçoes de suas otimas listas e sempre indico seu blog pra colegas que querem indicaçoes de um bom filme , fatou o homen bicentenario ,gigantes de aço,e pacifc rim pra min pacifc rim seria primeiro desta lista otimo filme baseado no anime japones de muito sucesso evangelion um abroço e por favor armndo nao nunca canse de fazer estas otimas listas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George!
      Obrigado pelo elogio!
      Quando fiz esta lista, 'Gigantes de Aço' ainda não havia sido lançado, mas vale o adendo.
      'Pacific Rim' ainda nem estreou e 'Homem Bicentenário' acho que entraria na lista de 'Filmes sobre Andróides', aliás, veja essa lista também!
      Abs!!!

      Excluir
  8. cherry 2000 é tambem de robos e quase nunca falam do filme

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails