terça-feira, 24 de novembro de 2009

10 Remakes Americanos de Filmes Estrangeiros




É fato que americano médio não gosta e não tem o hábito de ler legendas.
A indústria se aproveita disso para copiar e reciclar sucessos de outras línguas e faturar mais uns trocados.
Todas as refilmagens são desnecessárias, mas nem todas são ruins.
Aqui está uma seleção de 10 desses filmes, refeitos em inglês.


1.  Os Infiltrados/2006  Conflitos Internos/Hong Kong 2002 (um jovem policial infiltra-se num grupo mafioso, enquanto um criminoso infiltra-se na polícia, um colocando em risco a operação do outro. brilhante roteiro original, fantástica direção de Martin Scorsese faz com que os ótimos filmes se equiparem e se distinguam)


2.  Breathless/1983 x  Acossado/França 1960 (versão estilosa de Jim McBride para o clássico de Jean-Luc Godard. aqui Richard Gere - no original Jean-Paul Belmondo - rouba um Porsche em Las Vegas e foge para Los Angeles perseguido pela polícia, para diminuir sua culpa, a mocinha é a francesa Valérie Kaprisky - no original Jean Seberg. muito, mas MUITO inferior ao original)


3.  A Gaiola das Loucas/1996 x  A Gaiola das Loucas/França 1978 (Robin Williams e Nathan Lane  - Ugo Tognazzi e Michel Serrault no original - são um casal, dono de uma boate gay, que vai receber os pais da noiva do filho de um deles, passando-se por um casal hetero. boas risadas, mas falta o frescor e o ineditismo do original e é muito... americano)


4.  Perfume de Mulher/1992 x  Perfume de Mulher/Itália 1974 (Al Pacino - Vittorio Gassmann no original - é um rígido coronel cego, que é acompanhado por um cadete num feriado a Nova York onde irá realizar seus desejos. a versão americana é bem mais adocicada que a original e com um final diferente, mas é um ótimo filme e valeu o Oscar a Pacino)


5.  Sommersby/1993 x  O Retorno de Martin Guerre/França 1982 (Richard Gere - Gerard Depardieu no original - é um soldado que volta ao seu vilarejo depois de anos de guerra, onde foi dado como morto. todos começam a desconfiar se ele é a mesma pessoa, até sua mulher - Jodie Foster / Nathalie Baye. ótima história, mas o original era muito superior)


6.  Solaris/2002 x  Solaris/URSS 1972 (versão de Steven Soderbergh da obra-prima de Andrei Tarkovsky. aqui George Clooney é um psicólogo perturbado pela morte da esposa, que é enviado a uma estação espacial para investigar o estranho comportamento de seus tripulantes. não chega aos pés do original)


7.  O Chamado/2002 x  Ringu, O Primeiro Chamado/Japão 1998 (um vídeo misterioso causa a morte de quem o assiste após exatos sete dias. Naomi Watts - Nanaku Matsushima no original - é uma jornalista que assiste o vídeo, recebe o telefonema e tem agora sete dias para desvendar o mistério ou morrerá como os demais. a versã é muito parecida, é apenas... desnecessária)


8.  Vanila Sky/2001 x  Preso na Escuridão/Espanha 1997 (Tom Cruise - Eduardo Noriega - é um rico e mulherengo herdeiro que conhece uma bela mulher - Penélope Cruz nas duas versões - e se apaixona. com ciúmes, sua ex-namorada bate o carro com ele junto e morre, mas ele sobrevive e terá que ter o rosto reconstruído. a versão original de Alejandro Amenábar é melhor, mas a de Cameron Crowe não é ruim)


9.  Cidade dos Anjos/1998 x  Asas do Desejo/Alemanha 1987 (Nicolas Cage - Bruno Ganz no original - é um anjo que se apaixona por uma médica - uma trapezista no original - e quer tornar-se humano para experimentar o amor plenamente. a versão é inferior, bem diferente e mais adocicada que o clássico de Wim Wenders)


10.  Violência Gratuita/2007  Brincadeiras Perigosas/Áustria 1997 (dois jovens psicopatas invadem a casa de campo de uma família e os aterroriza com jogos sádicos nos quais só eles se divertem. Michael Haneke refilmou seu Funny Games quase literalmente, mas a ausência da surpresa dilui sua força)


Esta lista foi feita por sugestão do amigo Janiel, do twitter.

11 comentários:

  1. Taí. Tem gente que gosta muito de Vanila Sky sem saber que é um remake, e um remake que não está a altura do original, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Nove rainhas, da Argentina, o remake americano é patetico

    ResponderExcluir
  3. Legal mesmo é o artigo começar falando que "nem todas são ruins" e depois só descer a lenha. Rá.

    ResponderExcluir
  4. ah Guija, não seja má comigo!
    Eu elogiei o primeiro... Também não acho alguns deles ruins, mas sim inferiores aos originais, como Perfume de Mulher, Funny Games e Vanila Sky.

    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Tem "Sem Reservas" que é um remake de um filme Francês que eu esqueci o nome agora rsrs.

    O original é bem dramático, o holywoodiano é mais leve, comédia.

    ResponderExcluir
  6. INteressante, vi todos eles sem saber que eram remakes e gostei de todos (menos solaris). A única excessão é Ringu, que vi o original primeiro e, como não podia deixar de ser, prefiro o original :-)
    Existem muitos outros, como o ridiculo Quarentena/ o ótimo REC.

    ResponderExcluir
  7. Ei, Armando, senti falta dos Sete Homens e um Destino, versão western de sucesso para os Sete Samurais. (Que curiosamente teve uma versão infantil: Vida de Inseto).

    ResponderExcluir
  8. "Sem Reservas" é remake de um filme alemão - aqui chamado de "Simplesmente Martha"; como sempre, o original é infinitamente superior.
    Tem também o maravilhoso japonês "Dança Comigo", com Koji Yakusho e Naoto Takenaka, e o horrível homônimo americano, com Richard Gere.

    ResponderExcluir
  9. FAltou falar dos australianos. Tem Priscila a Rainha do Deserto que ficou muito sem graça, mesmo com o Patrick Swayze e outros machões vestidos de drag queen no "PAra Wong Foo" ou o ótimo "Estranhos Companheiros de Cama" com o Paul Hogan (Crocodilo Dundee), que no cinema americano ficou "Eu os declaro MArido e ... Harry", bonzinho, mas sem comparação.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!