quinta-feira, 30 de setembro de 2010

10 Filmes Pós-Apocalipticos



Desde que o homem se confrontou com as tragédias naturais, já imaginava o fim do mundo. E as lendas ganharam força, sendo parte importante da bíblia.
Mas tudo parecia um conceito meramente religioso, até as bombas atômicas lançadas no fim da segunda guerra. Neste ponto as ameaças começaram a ficar mais concretas.
O cinema explorou em muitos filmes o que seria o mundo advindo do apocalipse, a partir dos poucos sobreviventes.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes passados após o 'fim' do mundo, como conhecemos.


1.  Planeta dos Macacos (astronautas viajam através do tempo e vão parar num planeta habitado por macacos super-inteligentes, onde os humanos são escravos. como o filme é de 1968, acho que não é SPOILER contar que o planeta é a mesma Terra de onde saíram, só que no ano 3978, muito após o apocalipse que dizimou a população. roteiro de Rod Sterling para o livro de Pierre Boulle)


2.  Stalker (pero de uma cidade cinza e sem nome existe um lugar chamado 'a zona', protegida por soldados e arame farpado. só quem é capaz de penetrar são marginais conhecidos como stalkers, que conseguem desviar dos obstáculos e chegar a um quarto onde os desejos seriam realizados. uma obra-prima de Andrei Tarkovsky)


3.  Terra Tranquila (um projeto nuclear dá errado e acaba com quase toda a vida do planeta. um dos cientistas envolvidos no projeto - o ótimo Bruno Lawrence - é um dos poucos sobreviventes e vaga por uma terra silenciosa em busca de outras pessoas. excelente filme neo-zelandês de 1985)


4.  Mad Max Além da Cúpula do Trovão (após a quase extinção da vida na Terra, Mad Max - Mel Gibson - chega a uma cidade no meio do deserto, controlada pela "tia entidade" - Tina Turner -, que promove lutas dentro de uma cúpula. terceiro filme da série de maior sucesso do cinema australiano)


5.  A Estrada (após uma catástrofe, o planeta fica devastado e quase em vida. os poucos sobreviventes lutam por comida. um homem - Viggo Mortensen - e seu filho partem numa jornada para o sul, em busca de lugares mais quentes. deprimente, mas bom filme)


6.  A Hora Final (em 1954 uma guerra nuclear elimina a humanidade no hemisfério norte, apenas os tripulantes de um submarino americano sobrevivem na Austrália, onde as pessoas levam a vida normalmente, mas não por muito tempo, pois os ventos radiativos logo vão chegar. um dos primeiros filmes pós-hecatombe nuclear)


7.  O Menino e seu Cachorro (Don Johnson é um rapaz que se comunica telepaticamente com seu cachorro enquanto procuram por comida e sexo num mundo pós-apocaliptico. com uma sinopse dessas um filme pode ser bom? pois é, o filme é muito interessante e tornou-se um cult-movie nos anos 1970)


8.  Herança Nuclear (depois de uma inesperada guerra nuclear que devasta os Estados Unidos, uma mulher luta para cuidar de seus filhos num subúrbio de San Francisco. um filme bastante realista com ótima interpretação de Jane Alexander, que chegou a ser indicada ao Oscar em 1983)


9.  Delicatessen (num mundo surreal e pós-apocalíptico, um homem procura emprego num açougue e apaixona-se pela filha do açougueiro, que por sua vez, quer transformar o homem em carne para vender. divertida comédia de humor negro de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet)



10.  Waterworld (num futuro não muito distante, o derretimento das calotas polares muda o eixo da Terra e a inunda. os sobreviventes já não se lembram do passado e acham que o mundo surgiu num grande dilúvio. um filme mais lembrado por seu fracasso financeiro, mas que merece uma segunda olhada)


Esta lista foi feita por sugestão do amigo Fabrício do Twitter.
Veja também: "10 Filmes sobre Viagens no Tempo"

21 comentários:

  1. Maravilhosa lista... mas infelizmente só vi dois filmes dos citados (A Estrada e O Planeta dos Macacos) #Vergonha!

    Mas enfim, só faltou "Tempos de Lobo" do Haneke na lista.

    ResponderExcluir
  2. Fabrício e Janiel,
    Eu realmente optei por colocar filmes menos óbvios na lista, até para apresentá-los aos leitores.

    Anônimo,
    Eu não coloquei o telefilme "The Day After" porque o considero muito muito ruim, mas certamente se encaixa no tema.

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. "O Menino e seu Cachorro " inspirou a serie de jogos Fallout e talvez o filme " o Livro ivro de ELi"

    ResponderExcluir
  4. Dia desses tava revendo O Planeta dos Macacos grande filme, e o final então?

    Delicatessen é esquisito pra caramba mais acho um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. A estrada é muito bom. Muito triste, mas te bota pra pensar um bocado.

    ResponderExcluir
  6. Faltou "o Livro de Eli" Muito bom, eu arrepiei no final do filme, é surpreendente!

    ResponderExcluir
  7. Faltou "a maquina do tempo"

    ResponderExcluir
  8. Lista fraca .

    Além da cupula do trovão é o ep. mais fraco da série mad max , melhor é o primeiro.

    waterworld nem comento.

    ResponderExcluir
  9. gosto das listas desse site exatamente por não serem óbvias... qdo li o título esperei ver o The Book of Eli, I am Legend que é o q se vc qdo alguem faz listas desse tipo, "filmes pops"... mas me surpreendeu como sempre, vou atras de alguns desses ai pra assistir

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente a respeito de Waterworld, um ótimo filme, q acabou sendo ofuscado por opniões de criticos de merda!
    se o filme eu sou a lenda tivesse seguido mais o livro, mereceria estar aki(ps: eu simplesmente adoro o filme, ele só tomou um rumo "meio" diferente do livro mas mesmo assim é maravilhoso)

    ResponderExcluir
  11. Faltou : Eu sou a lenda. will smith cagou na kbeça de muita gnt nesse filme. baita ator.

    ResponderExcluir
  12. Como sempre a lista está muito boa. Poderia ter figurado " A Lenda" com Will Smith num bom momento. Parabéns!

    Hélder Sena de Sousa
    helder_ssousa@yahoo.com.br
    Campo Belo - MG

    ResponderExcluir
  13. Quero pedir desculpas: o filme a que me referi não é "A Lenda", mas sim "Eu sou a Lenda".
    Desculpas pelo ato falho...

    Hélder Sena de Sousa

    ResponderExcluir
  14. "Os 12 Macacos" é pós-apocalíptico? O.o

    ResponderExcluir
  15. faltou a ultima esperança da terra com charlton heston pra min so perde pro planeta dos macacos

    ResponderExcluir
  16. Zardoz (1974)

    Sinopse:

    No Ano 2293, pós-apocalíptico existem apenas três grupos de raças humanas sobreviventes: os "imortais", a classe privilegiada de cientistas e intelectuais que vivem numa terra idílica, o Vortex, nunca envelhecem. No outro grupo estão os "brutais", vivem num mundo desolado arrasado pela guerra e poluição, selvagens primitivos e assassinos privados que adoram um deus aterrorizante, Zardoz (gigantesca cabeça de pedra voadora, controlado p/ imortais). São perseguidos por outro grupo,
    os "exterminadores", cuja função é “limpar” o planeta dos seres humanos impedindo que se reproduzam. Zed (Sean Connery à época com 43 anos, num visual estranho),um dos exterminadores escolhidos por Zardoz, provocará um terrível conflito ao querer invadir Vortex.
    Zardoz é uma aventura sofisticada, freqüentemente elogiada por seus efeitos especiais e complexo imaginário.
    Direção: John Boorman

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!