sexta-feira, 17 de setembro de 2010

10 Filmes sobre Médiuns



Médium é aquele que tem o dom de intermediar o mundo dos vivos e o dos mortos.
O cinema já explorou diversas facetas destes personagens, dos chalatães aos mais respeitados.
Esta lista traz 10 filmes com personagens com dons mediúnicos, destacando os respectivos atores.


1.  Ghost - Oda Mae Brown / Whoopi Goldberg (o mocinho morre e procura uma médium, que todo mundo - até ela mesma - achava que era vigarista, para poder falar com a sua viúva... o papel da vida de Whoopi, num filme perfeito)


2.  Chico Xavier - Chico Xavier /  Nélson Xavier (biografia do mais conhecido médium brasileiro. um filme convencional para um personagem singular, que merecia muito mais. ótimas interpretações de Nélson e Tony Ramos)


3.  O Sexto Sentido - Cole Sear / Haley Joel Osment ("I see dead people"... a revelação de um garotinho para sua mãe é nosso primeiro arrepio, num filme com roteiro milimetricamente perfeito e de longe a obra-prima de M. Night Shyamalan)


4.  Poltergeist - Tangina / Zelda Rubinstein (uma típica família americana do subúrbio é aterrorizada por espíritos. para ajudá-los eles chamam uma equipe de parapsicólogos e uma médium. um dos bons filmes produzidos por Steven Spielberg na década de 1980)


5.  Uma Mulher de Outro Mundo - Madame Arcati / Margaret Rutherford (um escritor é atormentado pelo fantasma da sexy ex-esposa e sua nova esposa contrata uma médium excêntrica - e hilária - para livra-se da rival fantasma. boa comédia de David Lean, baseada em peça de Noel Coward)


6. Ecos do Além - Tom Witzky / Kevin Bacon (um homem comum é hipnotizado e passa a ver espíritos, até conhecer o fantasma de uma menina morta misteriosamente, que também pode ser vista pelo seu filho pequeno)


7.  Ghost Town, Um Espírito Atrás de Mim - Bertram Pincus / Ricky Gervais (um rabugento dentista de Manhattan quase morre e acaba desenvolvendo uma indesejada habilidade de ver os mortos. os fantasmas descobrem e começam a incomodá-lo para intermediar seus contatos com os vivos. divertido)


8.  Inverno de Sangue em Veneza - Heather e Wendy / Hilary Mason e Clelia Matania (um casal perde a filha afogada. tempos depois mudam-se para Veneza para trabalhar. lá conhecem duas irmãs escocesas, uma delas cega que afirma ver a filha deles e diz que ela "está feliz agora". um ótimo filme do diretor Nicholas Roeg) 


9.  Desafio do Além - Eleanor Lance / Julie Harris (um antropólogo reúne um grupo de médiuns numa mansão assombrada na Nova Inglaterra, para provar a existência de fantasmas.  um filme arrepiante de 1963, com direção do grande Robert Wise)


10.  O Orfanato - Simón / Roger Princep (uma mulher retorna à casa onde fora criada para transformá-la num orfanato. os problemas começam quando seu filho começa a falar com um amigo imaginário. um arrepiante thriller espanhol) 


Veja também: "10 Filmes com Fantasmas"

6 comentários:

  1. Rapazzz!!Fazia tempo que eu não via nenhuma menção ao ótimo Poltergeist!! "Sexto sentido" foi um dos melhores cartões de visita que já vi no cinema...pena que o Shyamalan parece ter ficado sem inspiração.Minha mãe sempre chora com "Ghost", não tem jeito."Chico Xavier" ficou simples, porém tocante.Gostei muito, apesar da vergonha que este filme me fez passar: sai do cinema com os olhos vermelhos de tanto chorar e foi duro convencer que era culpa do ar condicionado[rs].Abç.

    ResponderExcluir
  2. Armando,

    sem dúvida Poltergeist é um dos filmes mais sinistros do cinema. Marcou minha infância.

    Gostei da dica sobre O ORFANATO...

    Uma sugestão para a lista: OS OUTROS - medonho e inteligente, com uma velhinha esquisita que fazia conexão com o mundo dos mortos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah cara "Os Outros" é muito bom, mas vc deu um baita de um spoiler com seu comentário!

      Excluir
  3. boa lista. mas o orfafanato nao é nada arrepiante, é simplismente perfeito! =D

    ResponderExcluir
  4. Deixou "Os outros" de fora?
    Joga esta lista no LIXOOOOOOOOO rsrsrs

    brincadeira...

    só faltou esta!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!