terça-feira, 12 de outubro de 2010

10 Filmes da Coreia do Sul



A Coreia do Sul é um dos poucos países do mundo, onde o cinema nacional é mais visto que os enlatados norte-americanos. A razão disso é uma produção diversificada e consistente, que evolui em paralelo com a explosão econômica e cultural do país, especialmente no século 21.
Os bons filmes sul-coreanos têm em comum roteiros bem construídos e durações geralmente superiores a duas horas. 
Confesso que pouco conhecia a sua produção cinematográfica, mas nos últimos dias assisti mais de 20 filmes de lá, para poder lhes passar um pequeno panorama, mas existem muitos - muitos mesmo! - outros ótimos exemplares. Vejam a minha lista de 10 e comentem!


1.  Oldboy (2003, Chan-wook Park. depois de ser sequestrado e aprisionado sem explicação por 15 anos, um homem - Min-sik Choi - é solto com dinheiro e um celular e tem 5 dias para encontrar seu captor. provavelmente o maior sucesso internacional de crítica e público do cinema sul coreano, segunda parte da já famosa "trilogia da vingança" do talentoso diretor)


2.  Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003. Ki-duk Kim. num templo flutuante situado dentro de um lago isolado, um monge prepara pacientemente seu jovem aprendiz desde a infância, estação após estação. até que recebem uma jovem doente, em busca de cura espiritual. fotografia lindíssima e vários prêmios internacionais, num belo filme) 


3.  Mother, a Busca Pela Verdade (2009, Joon-ho Bong. uma mãe - Hye-ja Kim - busca desesperadamente o verdadeiro culpado pelo assassinato de uma garota pelo qual seu filho deficiente está sendo acusado. o "outro" ótimo diretor coreano, em seu melhor filme)


4.  The King and the Clown (2005, Jun-ik Lee. dois menestréis - Seong-Yeon Kang e Jun-ki Lee - são presos por satirizarem o rei tirano - Jin-yeong Jeong -, mas ganham a chance de fazê-lo rir de sua apresentação ou serem executados. acabam agraciados, acolhidos no palácio e tornam-se ferramenta para intrigas políticas. ótimo filme, o segundo maior público da história do cinema coreano)


5.  O Hospedeiro (2006, Jun-ho Bong. um monstro mutante surge do rio Han, em Seul e aterroriza a cidade, atacando a população. um roteiro inteligente, personagens bem construídos e uma boa pitada de humor fizeram desta superprodução o maior sucesso de público da história da Coreia)


6.  Il Mare (2000, Hyun-seung Lee. assim que se muda para uma bonita casa na praia, que ele chama de 'il mare', um rapaz - Jung-jae Lee - recebe uma carta da antiga moradora - a estrela Gianna Jun -, que pede que ele lhe encaminhe a correspondência que chegar. o problema é que ele é o primeiro morador e ela lhe escreveu dois anos depois da data em que ele vive. conhecido pela refilmagem americana, chamada 'A Casa do Lago', mas bem melhor nesta versão original)


7.  A Moment to Remember (2004, John H.Lee. a história de amor entre um casal, ela de família rica e ele um talentoso e rude carpinteiro - Ye-jin Son e Woo-sung Jung -, que superam todas as dificuldades até que uma tragédia os atinge. quer chorar, mas chorar muito? este é o seu filme. belíssimo)


8.  JSA, Joint Security Area (2000, Chan-wook Park. um incidente na fronteira entre as duas Coreias, causa a morte de dois soldados norte-coreanos e uma investigação internacional para tentar conter as animosidades. uma crítica inteligente à impossibilidade de paz entre os povos irmãos. primeiro grande sucesso de Park)


9.  Welcome to Dongmakgol (2005, Kwang-Hyun Park. durante a guerra da Coreia na década de 1950, soldados dos dois lados e um piloto americano vão parar num vilarejo nas montanhas, onde os aldeões não conhecem e não entendem a violência e acabam unindo os soldados, até que são atacados pelos malvados americanos. um bom filme sobre a estupidez das guerras)


10.  A Frozen Flower (2008, Ha Yu. um drama histórico sobre um rei, que necessitando gerar um herdeiro, escala seu amante para engravidar a rainha, mas os dois acabam se apaixonando e despertando os ciúmes e a tragédia. grande produção, tecnicamente lindo, com ótimas cenas de lutas e sexo)


Veja ainda: "10 Filmes Alemães Recentes"

22 comentários:

  1. FIRST!!

    Gostei dessa lista. Já vi alguns deles, alguns eu tentei quando era bem novinha então não prestei muita atenção, tentarei novamente.
    Um filme muito bom que eu deixo como dica: "Casa Vazia" (nesse eu chorei litros!). VOu deixar só esse porque o outro que eu vi eu não lembro o nome =P

    Muito bom seu blog, estive afastada um tempo, mas continua indo muito bem. Parabéns =]

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti A Moment To Remember, e sinceramente, eu nunca chorei tanto com um filme na minha vida. Havia hora em que eu tinha que ir lavar o rosto, ou me afogava q.

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda,
    Preciso ver Casa Vazia... É incrível, mas eu assisti quase 30 filmes e parece que faltam mais do que eu vi. Me viciei em filmes coreanos.

    Oi Ren,
    Somos dois. Chorei de soluçar, ainda bem que estava sozinho, pude passar mal à vontade, hehe.

    Obrigado por comentarem.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Lembrei de um: "I'm a Cyborg but that's ok"

    Muito bacana, só não veja depois de usar dorgas. =]

    ResponderExcluir
  5. Fala Armando!

    Sou suspeito ahah, mas ótima lista!
    Bong-Jon Ho e Park Chan-wook são os grandes expoentes do cinema Sul-coreano mesmo.
    O "I'm Cyborg.." que a @Brenda citou, também é dele :P , filmado depois de Lady Vingança e antes de Sede de Sangue.

    abs!

    ResponderExcluir
  6. Xi... essa lista pra mim parece em coreano. Só conheço a trilogia do Park e O Hospedeiro. Lembro que gostei do trailer de 'Mother' mas não consegui pegá-lo a tempo no cinema! Uma pena...

    Boas dicas. Vou procurar esses outros... O cinema asiático vai me conquistando aos poucos. Antes pensava que eram ou muito loucos ou muito lentos. Estou aprendendo a apreciá-los...

    ResponderExcluir
  7. OI ARMANDO O BLOG DE VOCÊS É O MELHOR SE TRATANDO DE FILMES NA WEB, E EU GOSTARIA DE FAZER UM PEDIDO FAÇAM UMA LISTA COM OS FILMES DO DIRETOR: Martin Scorsese, POIS GOSTO MUITO DOS FILMES DELE E GOSTARIA DE Vê-LO EM UMA LISTA DE 10
    VALEU !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ricardo,
    Já pensei em fazer lista do Martin, mas tenho um sério problema, não consigo cortar para apenas 10 de jeito nenhum...
    Prometo tentar novamente. Realmente já passou da hora do mestre ganhar sua lista.
    Obrigado pela sugestão!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Na lista do Martin não faltando Taxi,Touro,Os infiltrados e Os bons companheiros, pra mim ta ótimo.

    Não vi muito do cinema da Correia do Sul mas os poucos que vi foram ótimos.

    ResponderExcluir
  10. O cinema coreano é uma peça rara no panorama do cinema atual. Como sempre digo, sua lista é de uma grande referência para filmes, mas notei que essa lista é de filmes recentes, há muitos filmes das décadas passadas que são absurdamentes bons, como esse aí presentes.

    ResponderExcluir
  11. Tá faltando My Sassy Girl e A Man Who Was a Superman.

    ResponderExcluir
  12. My sassy girl tinha que estar nessa lista aí.

    ResponderExcluir
  13. Olá, um abraço de Portugal :)
    Realmente a Coreia do Sul é um exemplo a seguir, vamos apostar mais nas nossas produções nacionais. Desses filmes que nomeaste eu já vi quase todos. Um muito bom que podes ver é "Poetry" do director Lee Chang Dong. Já é de 2010 mas vale a pena ver.
    Os dramas também são muito bons, apostam em tudo, desde melodrama a romances, comédias, tragédias... é uma infinidade de oportunidades. Não podemos esquecer também o Japão de onde nasce a maior parte das histórias através dos mangas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Kahina!
    Saudações do além-mar!
    Eu vi 'Poesia' depois de ter confeccionado esta lista, realmente é um lindo filme, que ficou na minha lista de melhores de 2011.
    Note que também fiz uma lista de filmes portugueses, cinematografia que tive o prazer de explorar.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Bom eu super recomendo A Frozen Flower, além de uma bela história os personagens atuam com muita realidade. Filme completamente viciante, poético, erótico, daqueles que te deixarão com vontade de levar o pc pro chuveiro para se refrescar e também deixa uma lição: jamais pedir favores...Ui!...Não percam tempo,assistam...
    Bjux

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Gostei muito da sua lista de filmes coreanos. Eu comecei nessas andanças de filmes orientais à bem pouco tempo e não é que me surpreendi? São muito melhores do que os norte-americanos e ainda mais do que os europeus (onde literalmente, eu adormeço no meio do filme).
    Além dos filmes que você indicou eu também gostei muito do Always/Only You que fala sobre a história de amor, de uma garota que ficou cega em um acidente onde perdeu os pais e um homem meio sem rumo na vida. É muito envolvente o filme.
    Da lista que você sugeriu eu já assisti alguns e gostei de todos. Apenas do A Moment to Remeber não gostei da primeira parte (em que achei o protagonista um grosso e ela ridiculamente mimada) mas, a segunda parte eu amei. Fiquei sensibilizada com a entrega incondicional dele à esposa, apesar de ela ter a doença de Alzheimer.
    Não posso deixar de mencionar A Frozen Flower. Eu concordo em tudo com o comentário do Anônimo em cima mas, na minha opinião era sexo a mais. Quando o rei mandou castrar o amante, eu até fiquei aliviada. Pensei: "Ainda bem que não tem mais sexo, já estou enjoada, era sempre a mesma coisa." Esse comentário foi um pouco cruel, mas foi mesmo o que eu pensei.
    Continue apresentando suas listas de filmes.

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  17. meu nome é ronaldo,
    Desejo saber se conhece o filme "ice river", produzido pelo comitê dos direitos humanos da coreia do sul, trata da questão envolvendo objetores de consciência.Gostaria de assisti-lo, mas ainda não o encontrei disponível.
    meu email: silrony@gmail.com
    antecipadamente grato,
    ronaldo.

    ResponderExcluir
  18. Ola, gostaria também de ter acesso a este filme ice river. Estou com dificuldades em encontra-lo. Não sei se trata se de um documentário.... Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Eu também gostaria de saber do Ice River. Já procurei mas não consegui nada. Desde já, agradeço

    ResponderExcluir
  20. Também gostaria de saber do Ice River. Já procurei, mas não encontrei nada a respeito. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!