sexta-feira, 30 de julho de 2010

10 Filmes Alemães Recentes



Uma das indústrias de cinema mais produtivas e um dos maiores mercados do mundo é a Alemanha.
Dos clássicos de Murnau e Lang, passando pelos filmes pró-nazistas de Leni Riesfentahl, até a geração dos anos 1970, de Herzog, Schlöndorff, Fassbinder e Wenders, o cinema alemão sempre produziu grandes filmes.
Esta lista de 10 filmes trata da geração contemporânea de cineastas alemães, a partir dos anos 1990 até hoje e ajuda a atestar a qualidade desta cinematografia.


1.  A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck / 2006. na Berlin Oriental de 1984, o governo comunista tenta vigiar e controlar os cidadãos. um fiel agente do sistema é escalado para coletar evidências contra um famoso dramaturgo e sua namorada, uma atriz. ótimo filme, indispensável para entendermos a "cortina de ferro". ganhador do Oscar de filme estrangeiro)




2.  Corra Lola Corra (Tom Tykwer / 1998. um marco do novo cinema alemão. um roteiro original, uma história contada três vezes, com três diferentes finais, originados por pequenas modificações. um coletor de contrabandistas perde uma mala cheia de dinheiro e só terá 20 minutos para recuperá-lo ou pode ser morto pelo chefe. ele pede ajuda à sua namorada, Lola, que corre desesperada por Berlin tentando conseguir dinheiro com o pai. imperdível)


3.  A Fita Branca (Michael Haneke / 2009. num vilarejo da Alemanha em 1913, estranhos acidentes começam a ocorrer, com sintomas de serem rituais punitivos, possivelmente perpetrados pelas crianças. segundo o próprio diretor - que é alemão, nascido em Munique -, o filme é uma parábola sobre o nascimento do nazismo. excepcional. indicado aos Oscars de fotografia e filme estrangeiro)



4.  Adeus, Lenin! (Wolfgang Becker / 2003. uma senhora, fiel devota do regime da Alemanha Oriental tem um ataque cardíaco ao ver o filho participando de uma manifestação e entra em coma. anos mais tarde, ela desperta após a queda do muro, com o país transformado. o filho, para evitar emoções fortes, faz de tudo para a mãe achar que os comunistas continuam no poder. uma sátira genial. indicada ao Golden Globe) 



5.  Uma Cidade Sem Passado (Michael Verhoeven / 1990. na Alemanha dos anos 70, uma jovem resolve participar de um concurso de monografias com o tema "Minha Cidade Durante o Terceiro Reich". ela tenta pesquisar o assunto em sua cidadezinha, na Bavária, mas ninguém quer falar, pois todos têm muito a esconder. um ótimo filme, irônico e pertinente sobre o cinismo. indicado ao Oscar)



6.  Os Irresistíveis Falsários (Helmut Dietl / 1992. desde criança, Fritz vive de dar golpes, vendendo relíquias falsas a soldados americanos no pós-guerra. já adulto, ele e um amigo resolvem criar o que seria um diário íntimo e secreto de Hitler, que vendem a uma famosa revista. comédia baseada em fatos reais, indicada ao Oscar)



7.  O Complexo Baader Meinhoff (Uli Edel / 2008. o filme descreve o nascimento do grupo terrorista, o desvio de suas "motivações" e sua truculência injustificável. retrato de uma época diferente. o filme é bastante factual, evita tomar partido de qualquer dos lados. indicado ao Oscar)



8.  A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirschbiegel / 2004. sob o ponto de vista de uma jovem secretária, conta o que teriam sido as últimas horas do ditador, num bunker de segurança máxima, onde estava escondido com vários de seus oficiais, após os russos terem tomado Berlim. ótimo filme, que humaniza as figuras históricas. indicado ao Oscar)



9.   A Onda (Dennis Gause / 2008. um professor com a ingrata tarefa de ensinar autocracia aos seus estudantes, decide propor um experimento, que explique os mecanismos do facismo. para isso, cria um grupo denominado "A Onda", cujo lema é "força pela disciplina", mas as coisas começam a ficar muito sérias. baseado em fatos ocorridos nos EUA em 1967. ótimo filme)



10.  Uma Mulher Contra Hitler (Marc Rothemund / 2005. conta a história real de Sophie Scholl, a única mulher a atuar no grupo Rosa Branca, de resistência ao nazismo. um filme forte, fiel à história, com ótimas interpretações. também indicado ao Oscar)



Veja também: "10 Filmes Franceses Recentes"

25 comentários:

  1. Armando.Não vi todos da lista, mas destaco "Uma mulher contra Hitler", com a ótima Julia Jentsch, que está também em "A queda..." e no ótimo "Edukators".Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela lista do meu amigo! Gosto muito do cinema alemão ,é muito forte no mercado europeu.Assisti recentemente "Edukators" ,deixo aqui minha recomendação.Um belo retrato do jovem ocidental,muito bom.E outro ,só que documentário "O Homem-Urso " ,absolutamnte sensacional.Mas o Armando acertou mais uma vez ,uma lista muito coerente!

    ResponderExcluir
  3. ótima lista. Adoro Corra, Lola, Corra.
    Tem um filme muito bom, não tão conhecido, é uma comédia na verdade: garotas procuram.
    Eu gosto bastante, é muito divertido.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, amigos...
    Não foi fácil fechar em apenas 10. Até me surpreendi pela quantidade de bons filmes alemães que têm sido feitos, acho que vou até fazer uma lista dos diretores mais antigos.
    Camila,
    O Homem Urso é do Herzog, mas não é muito alemão. Em todo caso é um dos melhores documentários que já assisti e está na lista de documentários.
    Edukators é um que faltou espaço... bom filme mesmo.
    avolonte,
    Vou procurar esse 'Garotas Procuram' para assistir.
    Obrigado pelos comentários.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Armando armando... você tá ficando bom nisso! rs
    O cinema alemão é genial desde Leni Riefenstahl, talvez até antes dela. E esse Cinema Novo Alemão é sensacional também.
    Da sua lista meus prediletos são:
    - A Fita Branca - melhor filme do ano passado;
    - A Vida dos Outros - fodão!
    - Corra Lola Corra é uma aventura maluca - talvez seja o inspirador de Gus van Sant para Elephant.
    - Adeus Lenin! é uma maravilha de filme.
    Muito muito bom!
    - A Queda é ver Hitler afundando e Bruno Ganz glorificado!

    Ah, são muito bons!

    Parabéns, de novo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da lista.
    Ainda não vi A Fita Branca A Vida dos Outros é realmente fodão...
    O cinema alemão sempre produzindo bons filmes.

    ResponderExcluir
  7. A fita branca é um filme austriaco.

    ResponderExcluir
  8. Caro anônimo,
    Hoje em dia, especialmente na Europa, é difícil achar um filme "puro sangue".
    "A Fita Branca" é uma co-produção da Alemanha, Áustria, Itália e França. Mas a história se passa na Alemanha, com locações na Alemanha, com atores alemães, o diretor é nascido na Alemanha, o filme representou a Alemanha nos festivais e no Oscar... logo, é alemão.
    Agradeço seu comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Não assisti todos mas Die Welle (A onda) e Good Bye Lenin são muito bons...Histórias realmente bem escritas...

    Quase sempre filmes europeus e brasileiros são melhores que os americanos

    ResponderExcluir
  10. Acrescentaria A EXPERIENCIA. Título Original: Das Experiment.

    ResponderExcluir
  11. Da sua lista so não vi "Uma cidade sem passado", mas vou procurar vê-lo. Acrescentaria uma comédia mto inteligente "Was
    tun, wenn es brennt? (O que fazer em caso de incendio?)de Gregor Schnitzel.
    Cecília

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parabéns pela lista.
    Adeus Lenin!, a Queda são sensacionais!
    acrescentaria "Os Falsários" à relação.
    abraços,
    FL

    ResponderExcluir
  13. Corra Lola, é um ótimo filme com tres diferentes finais. A Vida dos Outros, muito bom o roteiro, artistas, dá uma idéia como é viver em um Estado Totálitário.

    ResponderExcluir
  14. Todos os filmes são muito bons,parabéns!
    Tem um que eu gostei muito também "Black Book" - Original "Zwartboek", filme super bem dirigido e com um ótimo roteiro, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa essa lista. Eu acrescentaria a ela Os Falsários e O Tambor.

    ResponderExcluir
  16. olá, sei que é complicado fechar em 10 filmes. A fábrica alemã é maravilhosa, um dia desses assisti "Vicent quer ver o mar", muito bom, trata sobre três jovens com disturbios e sindromes, além de problemas de relacionamentos familiares. Fica a indicação a quem interessar

    ResponderExcluir
  17. Como faço para fazer o download desses filmes?

    ResponderExcluir
  18. Uma cidade sem passado é um filme bastante interessante para universitários,especialmente aqueles que cursam História.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcio,
    Não conheço 'Berlin 36', mas parece interessante.
    Valeu a dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. Este se encaixaria melhor na lista da África do que aqui, contudo...
    Die Weisse Massai. (A Massai Branca)
    Recomendo.


    Mari

    ResponderExcluir
  21. Romeu e julieta
    Devot... Gosto mto deste filme
    Por tras da verdade
    Esses sao alguns bons filmes q o extinto eurochannel passava... Alguem sabe por onde anda este canal d tv?

    Abç

    ResponderExcluir
  22. Boa Lista, grandes filmes cinema alemão e brilhante dos melhores a nivel europeu,
    Deixo aqui alguns filmes alemães que merecem especial atenção
    Kreuzweg –14 Estações de Maria - Filme que aborda o radicalismo religioso de forma excepcional
    http://www.imdb.com/title/tt3465916/?ref_=nv_sr_1

    Lore - Filme que aborda o fim de 2ª Guerra Mundial vista pelos filhos dos nazis. Brilhante grande filme aborda um tema muito pouco abordado pelo cinema e pela sociedade em geral.
    http://www.imdb.com/title/tt1996310/?ref_=fn_al_tt_1

    Excelente Blogue continue com novos posts!

    Cumprimentos de Portugal

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!