sexta-feira, 16 de julho de 2010

10 Filmes de Vikings



Os vikings faziam parte de tribos escandinavas, que dominaram as técnicas de navegação entre os séculos 8 e 11. 
Eles eram comerciantes, piratas, que pilharam as ilhas britânicas e a Europa por séculos.
Ao contrário do que se convencionou, eles jamais usaram capacetes com cornos, invenção das óperas.
Enquanto esperamos o lançamento de Thor, de Kenneth Branagh, previsto para 6 de maio de 2011, esta lista traz 10 filmes sobre os vikings.


1.  Os Vikings (Kirk Douglas e Tony Curtis são meio irmãos, filhos do mesmo rei viking, mas não se conhecem, um é seu legítimo herdeiro, o outro um é um ex-escravo, filho bastardo da rainha da Inglaterra. quando eles raptam uma princesa, eles ficam frente a frente, disputando o coração dela e o trono da Inglaterra. boa ação e bons atores nesta primeira superprodução sobre o tema)


2.  Como Treinar seu Dragão (um viking adolescente, filho do líder de uma aldeia constantemente atacada por dragões, é franzino e não se encaixa nos padrões que se esperam dele. durante um dos ataques, acaba capturando um dos mais perigosos dragões, o que iria mudar a história de todos) 


3.  Beowulf (um matador de monstros é contratado para destruir a fera que ameaça o reino dos vikings. mas sua ambição o leva a fazer um trato com a mãe do monstro, tornando-se dono do ouro e do próprio reino, mas pagará um alto preço. um filme feito para 3D, por Robert Zemeckis, com técnicas de captura de performance)


4.  Erik, o Viking (Tim Robbins é um viking que, se apaixona por uma miulher que mata acidentalmente numa de suas pilhagens. decide então que a vida é mais que pilhar e guerrear e resolve ir até um lendário paraíso, onde os deuses dormem, em busca de um instrumento que trará sol e harmonia para sua tribo. uma aventura bem humorada de Terry Jones, dos Monty Python)


5.  O Príncipe Valente (um rei viking e sua família se convertem ao cristianismo e acabam perseguidos e banidos de suas terras, ficando sob a proteção do rei Arthur. quando o príncipe - Robert Wagner de cabelo tigelinha clássico - atinge a maioridade, é enviado por seu pai, para ser um dos cavaleiros do rei e tentar recuperar seu trono)


6.  Os Legendários Vikings (um astuto líder de um grupo viking parte em busca de um gigantesco sino de ouro, depois de deixar pistas falsas para seus colegas. mas logo ele terá no seu encalço, um grupo de mouros atrás do mesmo objetivo. boa aventura marítima para ver na sessão da tarde com um balde de pipocas)


7.  O 13o. Guerreiro (um poeta árabe - Antonio Banderas - envolve-se com a mulher de um homem poderoso e é banido de Bagdá. no caminho se une a um grupo de 12 vikings para combater ferozes criaturas que devoram tudo o que veem pelo caminho... bobagem, mas diverte) 


8.  Desbravadores (há milhares de anos, os vikings tentavam conquistar a América do Norte e numa batalha, acabam deixando um meniono entre os índios, que resolvem criá-lo e que acabará por ter um destino heróico, quando os vikings voltarem a atacar sua tribo, anos mais tarde. fraco) 


9.  A Lenda de Grendel (versão islandesa do poema do século 9, sobre o guerreiro Beowulf e sua luta contra o ogro Grendel, que inspirou Tolkien em seu Senhor dos Anéis. uma boa e sangrenta aventura)


10.  Asterix e os Vikings (depois de atacar mais uma vila vazia, um chefe viking fica intrigado para saber o motivo. ouvem de um druída que o medo dá asas aos seus adversários. ele leva a sério e quer aprender a ter medo com os gauleses. simpática animação francesa, com o seu personagem mais clássico)


Veja ainda: "10 Filmes Medievais" e "10 Filmes com o Rei Arthur"

12 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!
    muito bom mesmo, adorei!

    de uma passada: 1001-filmes.blogspot.com

    vlw

    ResponderExcluir
  2. A Lenda de Grendel, O 13º Gurreiro e Beowulf apesar de serem diferentes, são baseados na mesma lenda!

    ResponderExcluir
  3. mas apesar de beowulf, a lenda de grendel e o 13º guerreiro serem baseados na mesma lenda, o melhor disparado é a lenda de grendel.


    filmaço e mostra que nem só de hollywood vive o cinema mundial.

    ResponderExcluir
  4. Beowulf, esse filme deveria estrar para a historia

    ResponderExcluir
  5. Como é que o cara poe "Como treinar seu dragão" em segundo é "O decimo terceiro guerreiro" em setimo!? Tem que ser muito afetado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o babaca, ele só colocou, nn tem uma ordem

      Excluir
  6. lembro de um filme que passou uma vez no corujão da globo (anos 90) intitulado "a lenda de um guerreiro"... mas era nórdico (não sei de qual país)... eu gostaria muito de achá-lo novamente mas sem saber o nome original é complicado... a historia falava de um reino viking dividido em várias tribos. o rei foi capturado pelos inimigos e este faz o sacrificio da roda (onde amarra seu intestino em uma rocha e dá a volta, morrendo, mas com este ato "heróico" dá o direito de sucessão ao seu filho). não me lembro muito do resto, eu era novo :$ rs abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já descobriu o nome desse filme? Também vi um pedaço dele, exatamente esta cena da " morte viking", e gostaria de ver este filme todo.

      Excluir
  7. A Maldição do Anel, seria???

    ResponderExcluir
  8. VALHALA RISING pode entrar na lista? Achei muito bom.

    ResponderExcluir
  9. asterix e obelix são galeses do antigo país da Gália região da atual França os romanos não chegaram a lutar contra os vikings só contra os barbaros incluindo os galeses que forma dominados pelo imperador César fora isso ficou muito bom seu blog

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!