terça-feira, 13 de julho de 2010

Filmes com Gatos



Os felinos sempre fascinaram o ser humano, que os domesticaram a cerca de 10 mil anos, especialmente com intuito de proteger sua colheita de roedores.
Várias culturas ancestrais trazem o gato como uma figura mitológica e misteriosa, representando deuses e também associando-o à reencarnação, à bruxaria e aos demônios.
Esta lista foi feita a pedido dos fãs dos felinos, já que fiz várias listas com cachorros e outros animais. Ela traz 10 gatos famosos do cinema. Confiram, comentem e sugiram outros títulos!


1.  Garfield - Garfield (a transposição das ótimas tiras de Jim Davis para o cinema não chega a empolgar, seu humor sarcástico se aplica melhor aos 3 quadrinhos de jornal. a voz de Bill Murray - Antonio Caloni no Brasil - capta bem a personalidade do gato, mas não salva um roteiro infantil, onde o gato terá que ajudar seu amigo, cachorro, Odie, que foi sequestrado) 


2.  Puss-in-Boots - Shrek 2 (Shrek vai conhecer os pais de Fiona e no caminho encontra o Gato-de-Botas - voz de Antonio Banderas -, que foi contratado pelo sogro para destrui-lo, mas acaba se juntando ao grupo. com seu sotaque espanhol e sua carinha de "fofo", o gato é a melhor coisa do melhor episódio da franquia)


3.  Tonto - Harry, o amigo de Tonto (depois de ser obrigado a deixar o apartamento onde viveu a vida toda, um homem de 72 anos resolve fazer uma comovente viagem para ver seus filhos e netos, despedir-se de amigos e conhecer coisas que nunca teve tempo antes. sempre em companhia de seu inseparável gato, Tonto. Oscar de melhor ator para Art Carney)


4.  Chatran - As Aventuras de Chatran (um irriquieto gatinho amarelo vivia com seus irmãos em um rancho no norte do Japão. um dia, brincando com seu amigo cachorro, foi esconder-se numa caixa que caiu num rio e foi levada pela correnteza. a partir daí começa a aventura dos dois pela floresta, acompanhando seu amadurecimento. fofo!)


5.  Mr.Jinx - Entrando numa Fria (Greg Focker - Ben Stiller - vai conhecer os pais da namorada e passa por maus bocados. o lindo gato da raça himalaia, agora pertence ao sogro - Robert DeNiro - e aprendeu diversos truques, incluindo usar a privada e dar a descarga. o gatinho acaba por se tornar inimigo de Greg e protagonista de algumas das melhores cenas do filme e de sua continuação) 


6.  Thomas O'Malley - Os Aristogatas (uma milionária parisiense deixa a fortuna como herança para sua elegante gatinha Duquesa. para ficar com o dinheiro, o mordomo solta a gata na zona rural, onde conhece o vira-latas "Abraham de Lacy Giuseppe Casey Thomas O'Malley the Alley Cat" - no Brasil Matinhos -, que vai ajudá-la a voltar a Paris e recuperar sua herança. desenho da Disney de 1970, estrelado por gatos)


7.  Gato de Cheshire - Alice no País das Maravilhas (o Gato Risonho, que tem o poder de evaporar, foi acrescentado numa segunda versão do livro de Lewis Carroll, assim como o Chapeleiro, e tornou-se um dos personagens mais carismáticos. no filme de Tim Burton ganha a voz do ótimo Stephen Fry)


8.  Jake - O Gato do Espaço (uma nave espacial caiu na terra e é resgatada pelo governo americano. seu piloto, um gato que usa um colar que permite que se comunique com os humanos, escapa e pede ajuda a um terráqueo para consertar sua nave e assim possa voltar ao seu planeta. a Disney cometeu alguns filmes assim nos anos 70) 


9.  Piewacket - Sortilégio do Amor (Kim Novak é uma feiticeira de Nova York, que, com a ajuda de seu gato siamês, lança um feitiço para que seu novo vizinho - James Stewart - se apaixone por ela. o problema é que ela acaba apaixonada, o que é proibido às bruxas e poderá custar a perda de seus poderes)


10.  Midnight - A Mulher Gato (uma designer - Halle Berry - é morta e ressucitada depois do gato Midnight, descendente dos deuses gatos egípcios, dar a ela um novo sopro de vida. ela renasce com poderes felinos e, infelizmente, fazer um dos piores filmes da história)


Veja ainda: "10 Ótimos Cachorros Coadjuvantes" e "10 Cachorros Protagonistas de Filmes"

21 comentários:

  1. Beleza de lista, Armando.Justa homenagem aos felinos, sou muito fã deles.Me lembrei de um filme muito legal, tipo sessão da tarde,que se chama "A Grande Jornada".Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Armando, errei.O nome do filme é "A incrível jornada" e não "A grande jornada".Abç.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lista!
    Mais sugestões do futuro:
    - Como Cães e Gatos (Esse mês sai a continuidade)
    - O gato de botas (Sai em 2012 pela DreamWorks)
    - O Gato (The Cat in the Hat), saiu em 2003, a crítica destruiu o filme.

    E GeekCats o filme! Dirigido pelo Carlos Saldanha (Mesmo da Era do Gelo 2 e 3)...
    Tá, sonhar é de graça!

    ResponderExcluir
  4. Faltou o filme Bonequinha de Luxo...

    ResponderExcluir
  5. Na real, eu odeio gatos. Mas convenhamos, o gato de botas, no Shrek 2, desperta a vontade de qualquer um, em ter um gato *--* ksoadfkspkafopsda

    ResponderExcluir
  6. Ah, faltou Crepúsculo aí...
    Não lembra do gato?
    O Robert Pattinson É UM GAAAATO!
    kkk

    Brincadeira Armando... Poxa, eu comecei a gostar de gatos aos poucos, porém sempre os vejo muito menos do que cachorros na tela grande. Do Shrek é bom pacas, ainda mais com a voz do Banderas. E CONVENHAMOS Mulher Gato é ruim pra cac... É o pior filme que já vi, e olha que já vi filmes da Xuxa.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos!
    Quero deixar claro que também odeio a "Mulher Gato", tanto que está na minha lista de 10 filmes horríveis, mas acho que tem tudo a ver com o tema.
    O "Gato do Espaço" é quase tão ruim quanto, rssss
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. A vai dificil é achar um que gosta de Mulher Gato bem ruim.

    O melhor é o Garfield é o retrato de muita gente por ai todo mundo tem um dia de Garfield.

    ResponderExcluir
  9. Acrescente na lista:
    As tres vidas de Tomasina (WaltDisney)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um filme lindo.Consegui uma cópia em Portugal.A estrela do filme é Karen Dotrice. (tioze.artes@bol.com.br)

      Excluir
  10. Hey, você conseguiu ver Harry & Tonto? Quero muito ver e não acho pra alugar nem baixar t-t

    ResponderExcluir
  11. Harry e Tonto é bem legal! Assisti na tv a cabo, uma vez que passou. Pra baixar, você encontra torrent.
    É uma pena que não tenham muitos filmes com gatos. Na maioria das vezes que tem, o gato só tá no filme pra morrer. Não sei pq, mas adoram matar gatos nos filmes... :S

    ResponderExcluir
  12. Ah! Lembrei agora que vi uma vez um filme há bastante tempo, acho que o nome é a sombra do gato, é bem antigo. O filme é meio de terror, mas a gata não é má como o de "cemitério maldito", haha! Ela é a única que sabe quem matou a sua dona, daí ela vai deixando os assassinos meio loucos (não lembro muito bem, mas acho q ela demostra saber a verdade e eles vão ficando preocupados, a consciência vai pesando... algo assim).

    ResponderExcluir
  13. E aquele filme que havia um gato que as pessoas queriam mata-lo, mas no dia seguinte o bendito gato estava de volta (dizem que o gato tem 7 vidas.. rs) alguém já viu esse filme? Lembra o nome do filme? Se não me engano era um filme de terror, mas com algumas cenas engraçadas...

    ResponderExcluir
  14. gostaria de lembrar de um filme sobre uma região francesa q estava se modernizando contra a vontade dos seus habitantes, cujo título era o nome de um gato q era o roteiro da história.

    ResponderExcluir
  15. Vale a pena tentar baixar As Três Vidas de Tomasina, filme da Disney da década de 60...

    ResponderExcluir
  16. Este filme holandes ficou faltando na lista: Minoes, A Mulher Gato (2001)

    ResponderExcluir
  17. Faltou o perturbado filme Cat's Eye (Morte nos nos olhos do gato) baseado na obra de Stephen King, o mestre!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!