terça-feira, 27 de julho de 2010

10 Filmes sobre Poderes Paranormais



O poder de nossa mente é algo que sempre nos intrigou. Diz a lenda que só utilizamos 10% do nosso cérebro e que seu potencial é imenso.
Nos tempos da guerra fria, a antiga União Soviética dedicou muito esforço e dinheiro em pesquisas envolvendo paranormalidade, psicocinese, telepatia, percepção extra-sensorial, pirocinese, etc.
O cinema e a televisão exploraram o tema à exaustão. O seriado "Heroes" chega a ser um verdadeiro catálogo de poderes paranormais.
Selecionei uma lista de 10 filmes sobre o tema.Estejam à vontade para sugerir outros.


1.  Carrie, a Estranha (uma garota vive isolada com a mãe, uma fanática religiosa e é hostilizada pelos colegas de escola. uma brincadeira de mal gosto no baile de formatura, detona sua raiva contida e seus poderes paranormais. Carrie é a mãe dos paranormais do cinema moderno e a primeira obra de Stephen King adaptada para o cinema, dirigido pelo ótimo Brian DePalma)


2. x men movie poster X-Men (baseado nos quadrinhos da Marvel, um grupo de mutantes é egregado e reunido sob orientação do professor Xavier - Patrick Stewart - numa mansão, onde aprendem a direcionar seus poderes para o bem da humanidade. alguns dos poderes podem se encaixar como paranormais, outros seriam mais ligados a super-heróis mutantes. em todo caso, um grande sucesso de Bryan Singer, que gerou vários derivados)  


3.  Os Homens que Encaravam Cabras (um jornalista conhece um homem misterioso - George Clooney -, que diz ter feito parte de um experimento do governo americano, que formava "monges guerreiros", com incríveis poderes paranormais, como ler a mente do inimigo, atravessar paredes e até matar uma cabra com a força do pensamento... divertido e um tanto irônico) 


4.  Minority Report (no ano de 2054 os assassinatos são extintos, pois são interrompidos antes de acontecerem, graças à premonição de um grupo de três paranormais, os pre-cogs, que trabalham conectados entre si, num tanque com nutrientes e têm uma visão, que gera duas bolas, uma com o nome da vítima e outra com o nome do assassino. ótimo filme, com uma ambientação plausível do futuro. baseado num conto de Philip K.Dick)


5.  A Hora da Zona Morta (um professor de literatura - Christopher Walken - está prestes a se casar quando sofre um acidente que o deixa em coma por 5 anos. quando acorda ganhou o poder de prever o futuro e, consequentemente, alterar o curso dos fatos. ótima direção de David Cronenberg, adaptando o livro de Stephen King)


6.  O Dom da Premonição (uma viúva, mãe de três filhos - Cate Blanchett, ótima -, resolve utilizar seus dons de clarividente, para ganhar dinheiro, vendendo leituras psíquicas aos moradores da cidade. as coisas se complicam quando ela começa a ver também o lado negro das pessoas. quando acontecem assassinatos na cidade, ela vai ajudar a polícia a encontrar uma garota desaparecida, arriscando a própria vida. filme menos conhecido de Sam Raimi)


7.  A Fúria (dois jovens com poderes paranormais são perseguidos por uma organização secreta do governo, que os treinou, desde crianças, para serem assassinas em casos de guerra. Kirk Douglas é um ex-agente da CIA, que tenta resgatar seu filho da agência. ótimo filme de Brian DePalma, com todos os seus maneirismos e trilha de John Williams)


8.  Scanners, sua Mente Pode Destruir (nascidos de uma experiência de laboratório, os scanners são pessoas dotadas de grandes poderes paranormais, capazes até de matar com a força da mente. alguns desses indivíduos resolvem usar suas habilidades para o mal e só poderão ser combatidas por seus pares. outro bom filme de David Cronenberg)


9.  Fenômeno (no dia do seu 37o. aniversário, um mecânico - John Travolta - vê uma luz intensa que o leva ao chão, tornando-o uma pessoa extremamente inteligente. ele demora a perceber seu novo dom, mas deixa de dormir, lê vários livros por dia, prevê um terremoto, aprende português em 20 minutos, decifra códigos militares e acaba chamando a atenção do governo, que pretende utilizar suas habilidades no serviço secreto, contra sua vontade)


10.  À Espera de um Milagre (no corredor da morte, um grande homem negro espera sua execução, condenado injustamente pelo assassinato de duas meninas brancas. apesar de sua aparência, o prisioneiro tem medo de escuro e coração puro, e acaba ficando amigo do seu carcereiro - Tom Hanks. em sua ingenuidade, mal percebe ter um dom sobrenatural, que o permite curar. uma das melhores versões de livros de Stephen King)


13 comentários:

  1. Bela lista, Armando.Dentre estes listados o que mais me emocionou foi "À Espera de um milagre", tanto que o inclui na minha relação dos 5 melhores filmes de todos os tempos.Tem outro que eu gosto demais e se chama "Energia Pura".Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. "À Espera de um milagre" é realmente emocionante.
    Gostei da lista nunca gostei muito de Carrie sempre achei o final tão tosco.
    Tbm tem "O Vidente" que é um bom filme e tem uma ação bem bacana.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é ótimo... Sempre visito, porém nunca comento...

    Bela lista! Carie é sensacional! À espera de um milagre também...

    Vou ver os outros, porque percebi que voce tem um ótimo gosto...

    ResponderExcluir
  4. olha, não sei se é uma correção mas "a hora da zona morta" até onde me lembro, faz muito tempo que eu o assisti, ele não prevê o futuro, ele toca nas pessoas e vê o passado.

    tanto que ele ajuda a polícia tocando em cadaveres pra saber quem era o assassino.

    se teve partes de prever o futuro, até onde me lembro, só o último caso do garotinho que ele salvou de morrer no gelo durante uma partida hóquei.

    vou tentar assistir de novo pra ter certeza.

    ResponderExcluir
  5. mtu massa essa lista mas o que faltou foi o filme atividade paranormal 1,2,3 esses sim são sobrenatural

    ResponderExcluir
  6. tem como fazer uma lista com filmes só da megan fox? seria legal

    ResponderExcluir
  7. a hora da zona morta, é uma cópia do filme e série o vidente ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danii,
      A série foi feita quase vinte anos depois do filme. Ambos são baseados no livro de Stephen King.
      Abs!!!

      Excluir
  8. O dom da premunição é realmente um ótimo filme....

    ResponderExcluir
  9. Me desculpem aos que comentaram contra alguns filmes citados nesta lista, mas antes de pensarem em escrever alguma coisa para difamar qualquer um desses filmes, procurem estudar sua resposta antes, é muita burrice expor sua opinião dessa maneira. Às vezes ficam "Nossa, por que será que me responderam dessa maneira? Por causa disso não comento mais." mas também, meça as sua palavras, tem gente que realmente merecem as respostas que levam.

    ResponderExcluir
  10. Excelente recomendaciones.Ahora há uma novasérie HBO O Hipnotizador , onde diferentes mistérios através da hipnose são resolvidos. É realmente interessante, eu recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Valeu pela lista e Sugestão. Obrigado!
    Acrescento o Homem Libélula a Lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!