domingo, 4 de julho de 2010

10 Filmes Medievais



A Idade Média é o período compreendido entre o fim do Império Romano (Idade Antiga) e o início das grandes navegações, com a chegada à América e, também, a queda de Constantinopla, que deram início à Idade Moderna.
Os cerca de mil anos foram marcados pela disseminação (e jugo) do cristianismo e por batalhas que deram a Europa boa parte da sua divisão geo-política atual.
Deste período, as Cruzadas e a peste negra foram os fatos mais explorados pelo cinema.
Esta lista traz 10 filmes passados na Idade Média, procurando dar um panorama geral da época, mas estejam à vontade para sugerir outros títulos. 


1.  Ladyhawke, o Feitiço de Aquila (começo a lista com esta encantadora fantasia romântica sobre um casal impedido de viver seu amor, por uma maldição lançada pelo bispo de Aquila, onde ele - Rutger Hauer -, durante as noites, se transformava num lobo e ela - Michelle Pfeiffer -, durante os dias, se transformava num falcão, jamais se encontrando sob a forma humana. com a ajuda de um prisioneiro - Matthew Broderick -, que escapou das muralhas. e passando por grandes batalhas e aventuras, o casal vai tentar acabar com a maldição)


2.  O Leão no Inverno (no natal de 1183, o rei Henry II - Peter O'Toole - reúne os 3 filhos e a esposa - Katharine Hepburn -, no castelo, onde ela está isolada há anos, para não interferir no seu reinado. a razão do encontro é decidir quem irá sucedê-lo no trono inglês. rei e rainha têm seus preferidos, mas os filhos farão alianças e intrigas, onde tudo o que interessa é o poder)


3.  Cruzada (no século 12, um bastardo ferreiro francês - Orlando Bloom - torna-se cavaleiro e barão de um feudo na terra santa, por obra de seu pai nobre. após sua morte, ele vai para Jerusalém, numa cruzada, tomar posse de seu feudo. no caminho enfrenta e mata um experiente guerreiro mulçumano. excelente recriação de época de Ridley Scott)


4.  El Cid (Charlton Heston interpreta o lendário herói espanhol na luta contra os invasores mouros no século 11 e seus esforços pela unificação da Espanha. grandes cenas de batalhas e ótima reconstituição de época num épico de Hollywood)


5.  Os Contos de Canterbury (o menos famoso dos filmes da "trilogia da vida" de Pier Paolo Pasolini, foi gravado em locações na Inglaterra, embora seja falado em italiano. baseado nos contos do poeta Chaucer, do século 14, começa com uma peregrinação a Canterbury, onde os componentes contam suas divertidas histórias envolvendo sexo, escatalogia e crítica à igreja. ótima trilha de Ennio Morricone, direção de arte de Dante Ferretti e figurinos de Danilo Donati e sequências com inspiração no pintor Hyeronimus Bosch)


6.  A Lenda da Flauta Mágica (no verão de 1349, a peste negra atinge Hamelin, no norte da Alemanha. um grupo de menestréis chega para o casamento da filha do prefeito. um dos menestréis, um flautista, se oferece para atrair os ratos, com sua música, para fora da cidade, mas o prefeito desiste de contratá-lo. um boticário judeu procura a cura para a praga, mas é acusado de magia pelos padres. ganância, corrupção, ignorância e a doença vão destruir a cidade. filme americano do francês Jacques Demy, baseado na famosa lenda do flautista de Hamelin)


7.  Joana d'Arc (nascida em 1412, na França, Joana ainda jovem desenvolveu uma forte religiosidade. a guerra dos cem anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. ela então tem uma visão, que a impele a liderar os franceses numa missão divina de libertar o país dos ingleses. mas isso é o começo do seu fim. escolhi a versão de Luc Besson, estrelada por Milla Jovovich, mas existe uma ótima versão com Ingrid Bergman)


8.  Conquista Sangrenta (um bando de mercenários medievais, decide vingar-se de um nobre que não os pagou, raptando sua a noiva de seu filho. como a peste e a guerra deixaram um rastro de destruição por toda a terra, invadem o castelo, expulsam seus ocupantes e ficam a espera do seu destino. aventura violenta de Paul Verhoeven, estrelada por Rutger Hauer)


9.  O Retorno de Martin Guerre (na França da era medieval, um soldado - Gerard Depardieu, volta para casa, depois de passar vários anos na guerra. ninguém mais no seu vilarejo o reconhece e começam a desconfiar que ele não é quem diz ser. ótimo filme de Daniel Vigne)


10.  Coração Valente (o filme retrata a vida do herói escocês William Wallace, que no final do século 13, uniu seus compatriotas para enfrentar os exércitos ingleses e os senhores feudais, para libertar a Escócia. ganhador de 5 Oscars, incluindo filme e diretor para Mel Gibson)


Veja também: "10 Filmes sobre Rainhas Britânicas" e "10 Filmes Baseados em Shakespeare".

77 comentários:

  1. Tem tbém 2 comédias ótimas sobre a Idade Média que eu adoro: "O incrível exército de Brancaleone" e a continuação, "Brancaleone nas Cruzadas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cristina, seu comentário de 2010 me ajudou a lembrar o nome desse filme que estava atrás a muito tempo. :D

      Excluir
    2. nao e bom quando acontece essas coisas que vc acaba lembrando

      ;)

      Excluir
  2. Oi Cristina,
    Ótima lembrança, "O Incrível Exército de Brancaleone" é muito divertido.
    Vários filmes ficaram de fora desta lista, é duro chegar em apenas dez...
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante de filmes nesse estilo Coração Valente é muito bom e bem dito pelo Armando como existem filmes nesse estilo.

    ResponderExcluir
  4. Faltou O nome da rosa.

    ResponderExcluir
  5. Hahahah, "óóóótimos" filmes, Cruzada, Os Contos de Canterbury e Coração Valente.... não me faça rir....

    ResponderExcluir
  6. Adoro gente que dá ideias construtivas e faz questão de se identificar...
    Não me faça rir!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. O Nome da Rosa também vale a pena. Retrata a vida em um mosteiro na Idade Media, em que ocorrem misteriosos assassinatos

    ResponderExcluir
  8. "A Idade Média é o período compreendido entre o fim do Império Romano (Idade Antiga) e o início das grandes navegações"

    Isso, se não me engano, é considerado Renascimento, Idade Média é o período entre a Idade Antiga (até alguns séculos depois de Cristo, se não me engano) e Renascimento (entre mais ou menos os séculos XV e XVI).

    Muito boa a lista, mas O Nome da Rosa também faltou! Recomendo o livro, que também é maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUASE certo a idade média começa com as primeiras invasões europeias pelos viking, muçulmanos e os hungaros(não tenho a certeza do nome),com a queda do império romano do ocidente.

      Excluir
    2. A Idade Média é o período compreendido entre a queda do Império Romano com a tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos.

      Excluir
    3. Quase certo hugo, a primeira onda de invasões foram pelos godos que destruiram o império romano ocidental

      Excluir
  9. Oi Thaís,
    Não entendi muito bem sua cronologia...
    O fim da Idade Antiga é marcada exatamente pelo fim do Império Romano, que durou até o século V. A partir daí vem a Idade Média que dura até a queda de Constantinopla e as grandes navegações, no século XV.
    Aí começa a Idade Moderna, também conhecida como o Renascimento...
    Eu vi o filme e li o livro "O Nome da Rosa". É sim um bom exemplo de filme sobre o período, mas infelizmente nesta lista só cabem 10 filmes... sempre faltam alguns.
    Obrigado pelo comentário.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. discordo completamnete dessa lista, foi decepcionante ¬¬

    ResponderExcluir
  11. Oi L,
    Desculpe decepcioná-lo(a).
    :-)
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Todos os filmes aí citados são muitos bons execeto Cruzada de Ridley Scott este filme até que não chega a ser ruim mais é infadonho, o que me surpreende pois como um diretor de tanto brilhantismo e visão q é Ridley Scott se presta a dirigir um filme q nem de longe resplandece a excelencia do seu trabalho

    ResponderExcluir
  13. tambem faltou o "O Rei dos Hunos"

    ResponderExcluir
  14. Amigão, parabéns pela lista. Tá ótimo! O filme "O poço e o pendulo" adaptado do conto de Edgar Allan Poe também é uma ótima pedida. Valeu!

    ResponderExcluir
  15. e aquele da whoppi goldberg? ehuehuheuhe

    ResponderExcluir
  16. tem
    tristao e isolda
    romeu e julieta

    ResponderExcluir
  17. alguem ja assistiu "as brumas de avalom"??? ñ??? e estão esperando o q??? muito bom...conta um pouco da vida do rei arthur
    e sua irmã(a feiticeira morgana)...procurem
    q vale a pena...

    ResponderExcluir
  18. O senhor dos aneis e Troia, tambem são bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a lista é de filmes da idade média .... (santa burrice)

      Excluir
  19. anderson viajou um pouquinho nas aulas de história...

    ResponderExcluir
  20. Olá, percebi que houve uma discordância ,entre os amigos blogueiros no que diz respeito ao período de duração da idade média. A dúvida da thaís ,talvez tenha surgido pelo fato de que o blogueiro Armando tenha colocado o início das grandes navegações como fim da idade média. Na verdade, as grandes navegações já estão dentro da idade moderna e são consequencias direta da mentalidade renascentista.
    A coisa funciona assim: o primeiro período da história é a pré-história que começa por volta de quinhentos mil anos antes de cristo até o surgimento da escrita . Depois temos a idade antiga que começa com o surgimento da escrita por volta de quatro mil anos antes de Cristo e termina em 476 com a queda do império Romano do ocidente. A idade média compreende o período que vai desde a queda do império romano do ocidente em 476 até a queda do império romano do oriente (império bizantino) cuja capital foi constantinopla, invadida pelos turcos otomanos em 1453,data que marca o fim da idade média e início da idade moderna que, por sua vez ,termina em 1789 com a revolução francesa marcando ,assim,o início da idade contemporânea que é a que vivemos hoje. Espero ter podido colaborar ,pois gostei muito deste blog e dos filmes que estão selecionados. Sou professor de história da arte e esses filmes são de grande valia para mim. Obrigado, Leyr

    ResponderExcluir
  21. Bom ter pessoas que interessam em compartilhar seus conhecimentos. Estava procurando filems sobre a Id. Média para passar para os alunos da sexta série, e achei execlente esta seleção.Ainda mais com a contribuição dos outros, ampliando a lista.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Gente, é pra falar sobre os filmes e não dar aulas de História ! oieueoiuieou. ótima lista, filmes muito bons, recomendo também:. Germanus, Tróia, Centurion, a Batalha dos 3 Reinos e Os Senhores da Guerra ! ( por: Julio .A )

    ResponderExcluir
  23. Cultura nunca é demais...seja num comentário de um blog ou em qualquer lugar...devemos estar abertos para sempre aprendermos um pouco mais...só assim poderemos ser pessoas melhores no futuro...Obrigada Professor Leyr...por poder aprender sobre tão interessante tema...

    ResponderExcluir
  24. Caro Júlio, desculpe-me por entediá-lo com meu comentário. O fato é que gostei muito do blog e quiz apenas dar uma colaboração. E voce, Ane, muito obrigado pelo comentário carinhoso. Convido você e o nosso amigo Júlio e todos que desejarem,a visitarem o meu blog( www.eutentofazerarte.blogspot.com) será um prazer recebe-los lá. Obs: O blog não é de história, é de arte. Um forte abraço Leyr

    ResponderExcluir
  25. adoro todos os filmes que falam dessa epoca!!!ahhhh que seja media ou não essa lista tem filmes bonss!!!!Eu assistir as Bumas de Avalon(e recomento que leam os livors da serie e uma viagem),rei arthur,Troia germanius entre outros adoro todossssss!!!!!

    Beijosss SSSSSuusu

    ResponderExcluir
  26. Oi Leyr,
    Não adianta. Parece que tudo que vem antes de 1900 é idade média... desde que não tenha dinossauros.
    Mas aos poucos as pessoas aprendem. Oremos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  27. Valeu, Armando. Quando voce tiver um tempo, faça uma visita no meu blog, Ok? Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. OLA
    ADOREEEEI ESSE BLOG MUITO EDUCATIVO!
    QUERIA APROVEITAR E SABER SE VC TEM COMO ME INDICAR FILMES DA IDADE MÉDIA QUE MONSTREM COMO ERA O SISTEMA DE EDUCAÇÃO DA ÉPOCA, POIS FAÇO FACULDADE DE PEDAGOGIA E PRECISO DESSE MATERIAL PARA DISCILPLINA "PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO". UM ABRAÇO DA FUTURA PEDAGOGA, VIVIAN

    ResponderExcluir
  29. Achei interessante a lista de filmes. Agora, quanto a discussão da emergência e da decadência da Idade Média queria deixar o meu comentário: para vários medievalistas a Idade Média já está presente até mesmo durante a Antiguidade, intitulada como Antiguidade Tardia. Assim, fugindo dos "padrões" impostos pelos renascentistas. Estes últimos, por sua vez, cumpriram o dever de nomear períodos anteriores a eles. Daí também surgiu o (pre)conceito "Idade Média" o período intermediário, o hiato entre uma Antiguidade Clássica e a renascença da cultura. Agora, quanto a sua decadência há também várias interpretações. Como o seu fim com a queda de Constantinopla; como o início das grandes navegações; como também só com 1789 com a Revolução Francesa. Cabe, aqui, a interpretação de cada um quanto esses marcos para se situar na linha do tempo. Deixo aqui a minha opinião de que a humanidade tem realmente uma mudança só com a Revolução Industrial e não com mudanças ditas "modernas" que apenas ficavam na teoria porque na prática permaneceu a mesma coisa. Ah, e quanto ao comentário de um professor de história mais acima: "Na verdade, as grandes navegações já estão dentro da idade moderna e são consequencias direta da mentalidade renascentista." Será mesmo que o projeto das grandes navegações partiu da mentalidade renascentista? Acho melhor rever esses seus conceitos ou melhor preconceitos.
    Por fim, gosto sempre de desconfiar destes ditos marcos de ruptura de um período para outro. Afinal, para realmente haver uma ruptura não basta apenas que se acorde um dia na Idade Média, noutro na Idade Modern; a mentalidade não muda de um dia para outro.
    Ah, já ia me esquecendo. Outra dica de filme é Em Nome de Deus, assistam!

    ResponderExcluir
  30. O Patriota não se encaixa nesta lista?

    ResponderExcluir
  31. Olá Anônimo,
    Não se encaixa não. O filme se passa na época da independência americana, por volta de 1775.
    Por mais elástica que seja a delimitação da Idade Média, ela não vai tão longe. Até porque a colonização do novo mundo é típica do Renascimento...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida meu caro, concordo plenamente....

      Excluir
  32. Adorei, muito boa, a lista.. parabéns..

    ResponderExcluir
  33. tens tres dos meus favoritos na listao Feitiço de Aquila que é lindo mesmo,Coração Valent, eJoana d'Arc estes sao mesmo bons faltava ai as brumas de avalom. mas é normal muito dificl por so dez

    ResponderExcluir
  34. Olha creio que Rei Arthur, Gladiador e A última Legião, poderiam ter entrado na lista... São épicos e fabulosos!!! Coração Valente é um grande espetáculo!!!!

    ResponderExcluir
  35. Para quem gosta de filmes antigos e bom, ai vai mais um que eu não vi ninguém postar o nome: 13º guerreiro com António Banderas.

    ResponderExcluir
  36. O Nome da Rosa poderia estar ocupando o lugar de Cruzada nessa lista.

    ResponderExcluir
  37. tem um que chama o anel dos nibelungos, algo do tipo EXCELENTE, mas acho que é poouco conhecido

    ResponderExcluir
  38. O maluco aí em cima,"Anônimo", mandou bem. Esse filme com Antonio Banderas, 13º Guerreiro, é um filmaço, vale a pena baixar.

    ResponderExcluir
  39. Aê ta faltando um filme muito popular (não aqui no Brasil) mas na europa; o filme conta de uma guerra em que toda a europa participa, mas o lado mais forte, e o Diamantin - nomeado pelo chefe da aliança -, esta aliança pertence aos reinos(Alemanha, França, Russos/barbaros-), eles lutam pelo dominio da europa, no final do filme eles encontram o mais dificeis dos inimigos, os ingleses por terem a maior parte od exercito de arqueiros bons de mira; mas no finalzinho quando os diamantin estão perdendo, encontram um guerreiro muito bom então derrotam os ingleses com facilidade (o guerreiro era espadachim e estrategista)

    Ae, o nome do filme é unificando a europa sub titulo - um herói aparece -
    O filme tem 5 edições, e não é feito em hollywood

    ResponderExcluir
  40. Aê ta faltando um filme muito popular (não aqui no Brasil) mas na europa; o filme conta de uma guerra em que toda a europa participa, mas o lado mais forte, e o Diamantin - nomeado pelo chefe da aliança -, esta aliança pertence aos reinos(Alemanha, França, Russos/barbaros-), eles lutam pelo dominio da europa, no final do filme eles encontram o mais dificeis dos inimigos, os ingleses por terem a maior parte od exercito de arqueiros bons de mira; mas no finalzinho quando os diamantin estão perdendo, encontram um guerreiro muito bom então derrotam os ingleses com facilidade (o guerreiro era espadachim e estrategista)

    Ae, o nome do filme é unificando a europa sub titulo - um herói aparece -
    O filme tem 5 edições, e não é feito em hollywood

    ResponderExcluir
  41. Gladiador...
    Acima de todos esses...

    \,,/
    Mas a lista tah boa...
    :D

    @Allyson__Ayrez

    ResponderExcluir
  42. A LISTA TA OPTIMA, MAS FALTA POR O ANO DOS FILMES

    ResponderExcluir
  43. Algumas pessoas estão confundindo antiguidade c idade média. O Patriota e Gladiador ñ são idade média.

    CZ

    ResponderExcluir
  44. não sei, para que tanta advergencia, vamos viver o futuro aproveitando o maximo do passado.

    ResponderExcluir
  45. Faltou na lista O Senhor da Guerra com o ator Charlston Reston, um filme que retrata bem a Idade Média (acho que é de 1962)

    ResponderExcluir
  46. Olá, eu simplesmente sou apaixonada por filmes medievais... batalhas, magia, romance, tudo que envolve a era medieval amo mesmo.

    Vou dar os nomes de alguns que assistir e que gostei:

    As brumas de Avalon
    Eragon
    Os quatro pilares da terra (todos)
    O Rei Arthur
    Caça as bruxas
    Coração de dragão
    300
    Spartacus
    Morte negra ......


    Quero nome de outros bons tambem se mais alguém tiver dica e puder me mandar por email agradeço : larissa.c.vendas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Tive dificuldade para encontrar alguns dos filmes mencionados,
    Se alguém tiver alguma dica, ajuda...
    Com tudo o único filme q a principio eu retiraria da lista seria "As Cruzadas"(Mas entendo, levando ao ponto de vista histórico e religioso, e só uma opinião particular minha) mas tenho q reconhecer a competência do blogueiro, espero q não nós deixe e continue postando excelentes conteúdos.

    ResponderExcluir
  48. Oi pessoal desejo saber qual o nome do filme onde um rei se apaixona por uma valquira e não tem força para doma-la. NO FINAL ELA SE MATA COM SUA PROPRIA ESPADA QUANDO VER SEU AMADO MORTO EM UM BARCO.
    MEU EMAIL:arianajha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. esqueceram de o filme em nome de Deus que comta a história de Abelardo e Heloisa, exelentefilme.

    ResponderExcluir
  50. Faltou mencionar Andrei Rublev, do Tarkovsky

    ResponderExcluir
  51. gente... Troia e 300 são filmes da GRECIA...nada a ver com I. Média... Gladiador é Império Romano...ainda nem chegou no período feudal assim como Spartacus... Passar filme errado não é legal... esqueceram de um clássico: HOBIN HOOD!!! ou até mesmo histórias infantis como gato de botas, cinderela, branca de neve...todas essas histórias se passam no período feudal,,,,

    ResponderExcluir
  52. Para mim, o melhor de todos é "O COnde de Monste Cristo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'O Conde de Monte Cristo' se passa na era Napoleônica, por volta de 1815... Muito depois da Idade Média, portanto.
      Abs!!!

      Excluir
  53. Além dos já citados, estão esquecendo do filme "Um Crime de paixão" (The Reckoning), que se passa na idade média, onde um grupo de teatro nômade passa por uma cidade e tentam desvendar um crime ocorrido na mesma. Filme expetacular com Paul Bettany e Willem Dafoe .

    ResponderExcluir
  54. Sangue e Honra é o melhor filme medieval que existe e um dos melhores de guerra, e ele não está na lista.

    ResponderExcluir
  55. Morte Negra (2010)

    Black Death

    sinopse: A Inglaterra medieval está sendo devastada pela peste negra mas existe uma vila cercada por um pântano que não foi atingida pela molestia, onde vêm surgindo rumores de pessoas retornando da morte por terem feito um pacto
    sinistro. Osmund, um jovem monge, guia Ulric (Sean Bean q aparece bem em filmes medievais) e seus homens pela floresta até a misteriosa vila dos necromantes.

    obs:
    A Peste Negra foi uma das mais devastadoras pandemias na história humana,
    atingindo o pico entre 1348 e 1350, matando entre 75 milhões e 200 milhões de pessoas, cerca de um terço da população européia...

    ResponderExcluir
  56. A lista de filmes sobre a Idade Média é imensurável.Se fizermos uma lista mais acurada veremos que a História Medieval tem muitos panos para manga.Muitos viézes da História Medieval se desmembram formando outras histórias. Veja Por exemplo o tema As Cruzadas, podemos observar que este tema podemos explorar a história,religião,antropologia cultural e social,misticismo,exoterismo,economia,demografia,conflitos,comportamento humano, teologia,alquimia,Filosofia,Artes e por aí se vai

    ResponderExcluir
  57. Assisti a todos os mencionados...
    Mas o melhor filme sobre a idade média para mim é:

    1066.The.Battle.for.Middle.Earth.2009

    ResponderExcluir
  58. Uns muito bom da idade media é
    -O incrivel exercito de Brancaleone
    -Excalibur

    ResponderExcluir
  59. O Sétimo Selo e A Fonte da Donzela de Bergman
    Romeu e Julieta (1968), renascença, mais pela estética

    ResponderExcluir
  60. assitam : o perfume , adaptaçaõ da obra de patrick suskid e também ;as aventuras do capitão tornado.

    ResponderExcluir
  61. assistam também o perfume.a história de um assassino.obs tema muito forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme é do século XVIII, nada a ver com era medieval

      Excluir
  62. assistam também. adaptado da obra de patrick suskind; O PERFUME, a história de um assassino.retrata bem a obescuridade da idade média.

    ResponderExcluir
  63. Lutero.
    É para assistir, apesar de deixar um gostinho de que faltou História.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!