terça-feira, 6 de julho de 2010

10 Filmes da Nouvelle Vague



A "nova onda", lançada pelo cinema francês no final da década de 50, foi criada pelos jovens críticos da revista Cahiers du Cinéma, para tentar resgatar o cinema de autor.
Apesar da forte influência do neo-realismo italiano, tinha, como particularidades, um certo amoralismo nos roteiros e uma intransigência com a linearidade, procurando inovar com uma montagem inesperada e original.
Esta lista traz 10 filmes de alguns dos expoentes da nouvelle vague francesa.


1.  Nas Garras do Vício (Claude Chabrol / 1958. depois de 12 anos, homem volta à sua vila natal, onde é um estranho. lá reencontra Serge, um amigo de infância, que tem problemas no casamento, em decorrência da bebida. o diretor foi o primeiro dos críticos da Cahiers a se aventurar na direção, lançando as bases do movimento)


2.  Acossado (Jean-Luc Godard / 1959. Jean-Paul Belmondo rouba um carro em Marselha e vai em direção a Paris. no caminho mata um policial. em Paris, esconde-se na casa de uma estudante americana, enquanto comete alguns pequenos delitos. um herói amoral, num ótimo roteiro de François Truffaut)


3.  Os Incompreendidos (François Truffaut / 1959. um garoto, com problemas em casa, começa a fugir da escola para ir ao cinema. repreendido, foge de casa e passa a cometer pequenos furtos para sobreviver. um dos grandes filmes da história do cinema)


4.Hiroshima, Meu Amor (Alan Resnais / 1959. uma atriz francesa está no Japão rodando um filme sobre a paz. lá ela tem um romance com um japonês, que reaviva suas lembranças da ocupação. primeiro filme de ficção do então famoso diretor de documentários, com roteiro de Margerite Duras) 


5.  Lola, a Flor Proibida (Jacques Demy / 1961. em Nantes, um rapaz conhece uma dançarina de cabaré, que é mãe solteira. enquanto ela sonha com a volta do pai da criança, que a abandonou, ele encontra nela um sentido para sua vida. primeiro e ótimo longa de Demy)


6.  Jules e Jim, uma Mulher para Dois (François Truffaut / 1962. no começo do século 20, dois amigos, um francês sedutor e um alemão ingênuo apaixonam-se pela mesma garota. o francês se casa com ela, mas depois da primeira guerra eles se reencontram. uma visão ora amarga, ora terna sobre os relacionamentos. mais uma obra-prima)


7.  Adeus, Philippinne (Jacques Rozier / 1962. um rapaz trabalha como estagiário numa televisão, mas sonha fazer cinema, enquanto espera ser convocado para o serviço militar. envolve-se com lindas garotas, cantam, dançam, viajam. um retrato alegre da juventude da época. um filme raro e agradável)


8.  Cléo de 5 às 7 (Agnès Varda / 1962. duas horas na vida de uma cantora francesa, que recebeu seus exames, que podem confirmar que ela tem câncer e poderá morrer. enquanto vaga pelas ruas, sem coragem de abrir o envelope, conhece um soldado, que vai embarcar para guerra no dia seguinte)


9.  O Desprezo (Jean-Luc Godard / 1963. um filme dentro de outro. um roteirista é contratado para escrever uma nova versão da "Odisséia" a ser dirigida por Fritz Lang - interpretado pelo próprio. em meio a isso, vive uma crise conjugal com a esposa - Brigitte Bardot. Godard utiliza a metalinguagem, numa obra que ajuda a definir suas diretrizes)


10.  Minha Noite com Ela (Eric Rohmer / 1969. Jean-Louis Trintgnant é um católico fervoroso e moralista, que acredita ter achado seu par perfeito nas missas que frequenta. um dia encontra um amigo de infância que o leva para a casa de sua amante, uma mulher divorciada e liberal, que vai por à prova seus dogmas. um dos bons filmes de um dos críticos de primeira hora da Cahiers du Cienéma)


Veja também: "10 Filmes Franceses Recentes" e "10 Filmes de François Truffaut"

4 comentários:

  1. Agora iniciarei uma auto flagelação.

    Nunca vi nada da Nouvelle. Falta de concentração e capacidade.

    Ainda não me vejo preparado para ver e entender o que foi isso na história cinematográfica. Mas com certeza, um dia conseguirei. Eu hei de conseguir!

    ResponderExcluir
  2. Vitor,
    A Nouvelle Vague é um movimento jovem, a maioria dos filmes é alegre, mas com aquela "encanação" francesa.
    Os Incompreendidos, Acossado e Jules e Jim, por exemplo, são muito fáceis de assistir.
    Tente e não vai se arrepender!
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. No canal"Futura"sempre passa filmes franceses. Eu já assisti"Jules e Jim" e "Os Incompreendidos" e achei dois filmes maravilhosos.Vou procurar ver os outros filmes da lista tb.
    Parabéns pelo blog, ele é realmente muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimos filmes!

    Só uma pequena correção, apesar de Rohmer ser um dos expoentes da nouvelle vague, o filme "Minha noite com ela" já é de um período posterior ao da nouvelle vague

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!