terça-feira, 20 de julho de 2010

10 Filmes sobre Amizade



Não existe sentimento mais forte do que a amizade verdadeira.
Amigos não são nossos parentes, não são nossos amantes, nós os escolhemos pura e simplesmente para amar como amigos.
Existem milhares de filmes sobre amizade, por isso é difícil fazer uma lista. Por isso escolhi 10 filmes dos quais me lembro agora, sem muita pesquisa. Sei que vão faltar muitos, mas também para isso servem os amigos, para lembrar e comentar.


1.  Conta Comigo (quatro amigos entre 12 e 13 anos saem numa expedição em busca do corpo de um adolescente desaparecido há dias na floresta. para eles será uma jornada de auto-conhecimento e de transição da infância para a adolescência. destaque para o jovem River Phoenix. não existe amizade como as que construímos na infância)


2.  O Reencontro (dez anos após se formarem na faculdade, um grupo de amigos se reúne para o funeral de um deles, o mais brilhante, que se matou. juntos fazem um balanço de suas vidas. um ótimo elenco, no melhor filme de Lawrence Kasdan)


3.  E.T., o Extraterrestre (um alienígena é deixado na terra e se abriga na casa de um garotinho, que o esconde, protege e torna-se seu melhor amigo. Steven Spielberg sabe, como ninguém, manipular nossas emoções a ponto de tornar a história verossímil)


4.  Butch Cassidy (no Brasil tiraram o Sundance Kid do título. são dois amigos ladrões de trens e bancos, que fogem para a América do Sul, na companhia da namorada de Sundance, mas não terão a vida fácil que imaginam. Robert Redford e Paul Newman no melhor de sua forma) 


5.  Cinema, Aspirinas e Urubus (durante a segunda guerra, em 1942, um alemão percorre o nordeste do Brasil com seu carregamento de aspirinas e filmes publicitários do produto, fugindo das notícias da guerra. no caminho, dá carona a um morador de uma pequena vila, que sonha ganhar a vida no rico sul do país. das diferenças que os opõe, nasce uma grande amizade)


6.  Um Estranho Casal (outros amigos inseparáveis do cinema: Jack Lemmon e Walter Matthau. o primeiro está deprimido por ter brigado com a esposa e acaba na casa do amigo solteirão, que com medo deste cometer sucídio, o convida para ficar na casa dele. mas logo os atritos entre os dois vão tornar a convivência impossível e divertida)


7.  Tomates Verdes Fritos (Kathy Bates é uma mulher mal casada, que costuma visitar a tia num asilo. lá conhece uma senhora - Jessica Tandy -, que gosta de contar histórias e com quem faz amizade. ela lhe conta de duas grandes amigas jovens dos anos 20, que eram vistas com maus olhos, por serem muito avançadas para a época)


8.  Conduzindo Miss Daisy (uma rica judia de 72 anos - Jessica Tandy - , entra com seu carro no jardim de casa e é forçada pelo filho a contratar um motorista - Morgan Freeman. ela reluta, mas com o passar dos anos desenvolve uma forte e sincera amizade com ele. inesperado ganhador do Oscar de melhor filme)


9.  Cinema Paradiso (a amizade de um projetorista de cinema e um garoto, numa vila italiana, durante a segunda guerra. o velho ensina o menino a amar a sétima arte, o que moldaria seu futuro. comovente filme de Giuseppe Tornatore)


10.  Onde Vivem os Monstros (um garoto colocado de castigo foge em sua imaginação e vai para uma ilha onde ele é rei e onde vivem monstros, todos facetas de sua personalidade e carentes de amigos, como ele. uma bonita fábula sobre a infância, baseada num livro de Maurice Sendak)


Veja também: "10 Filmes de Juventude"

19 comentários:

  1. Muito boa a lista cheia de bons filmes para se ver com a galera.

    Os melhores são Cinema Paradiso e Cinema,Aspirinas e Urubus...

    ResponderExcluir
  2. Zuou! Faltou o "Knockin on Heavens Door"! Um filme alemão de 1997 que você não acha de jeito nenhum aqui no Brasil. Tem aquele Til Schweiger que fez o Bastardos Inglórios. Dois pacientes terminais se conhecem num hospital e durante uma bebedeira decidem roubar um carro para poder ver o mar antes de morrerem. Só que o carro era de uns gângsters! Aí eles são perseguidos pela máfia, pela polícia e pela mídia. Pô, tem até o Rutger Hauer... Achei na net via torrent. Tinha que estar em segundo nessa lista!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lista, mas senti a falta de "A cura" =)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, faltou "Agora e Sempre", é o melhor de todos!

    ResponderExcluir
  5. Bah, excelente post cara, tri bom mesmo...
    Abrass!

    ResponderExcluir
  6. Acertou em cheio em "Stand By Me" no primeiro lugar. Esse filme embalou minha infância e é muito lindo. Simplesmente fantástica a atuação de River Phoenix!

    ResponderExcluir
  7. Falto sempre ao seu lado

    ResponderExcluir
  8. faltou para sempre amigos
    filme ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu ia sugerir esse filme também, é muito bonito !!!

      Excluir
  9. so corrigindo, o nome é sempre amigos

    ResponderExcluir
  10. O Último que vi foi 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.
    Lembrando que Otília pareceu-me muuuito mais amiga do que Gabriela (que não faz muito para SE ajudar quando precisa da amiga.


    Mari

    ResponderExcluir
  11. Nossa,muita boa essa lista,realmente é perfeita!!!!

    ResponderExcluir
  12. para mim, o melhor de todos é o conta comigo (stand by me 1986), não existe filme do tema "amizade verdadeira" melhor que ele

    ResponderExcluir
  13. Senti falta de Meu Melhor Amigo/Mon meiuller ami e a cura. Recomendo muito

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!