quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10 Filmes de Espiões e Agentes Secretos



Os espiões sempre existiram, desde as primeiras civilizações.
Conseguir informações em situações de guerra ou mesmo de disputa de mercado, dá uma considerável vantagem ao adversário, por isso infiltrar agentes no inimigo é uma tática muito comum.
No cinema esses personagens sempre funcionaram muito bem. Esta lista traz uma lista de 10 filmes de espiões e agentes secretos.


1.  James Bond - 007 Contra GondenEye (o espião criado pelo escritor Ian Fleming em 1953 rendeu 22 filmes oficiais, estrelados por 6 diferentes atores, Sean Connery - o melhor deles -, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. destaco aqui o o filme de 1995, o primeiro estrelado por Brosnan e o mais bem votado no site IMDb, onde o agente busca os controladores de um arma-satélite que pode destruir o mundo)


2.  Jason Bourne - A Identidade Bourne (baseado no livro de Robert Ludlum, traz um Matt Damon, como um super agente secreto americano, que acorda sem memória e tenta recobrar sua identidade. o ótimo filme rendeu duas continuações)


3.  Ethan Hunt - Missão Impossível (baseado numa série de tv dos anos 1960, o filme mostra um grupo de agentes secretos, liderados por Ethan Hunt - Tom Cruise -, que são emboscados numa missão de rotina em Praga e apenas ele e outra agente sobrevivem, logo se tornando suspeitos de traição. o melhor é o ritmo ágil impresso por Brian DePalma. enorme sucesso, rendeu duas continuações e um terceira programada para 2011)


4.  Jack Ryan - Jogos Patrióticos (um agente da CIA criado por Tom Clancy foi vivido por Alec Baldwyn, Ben Affleck e três vezes por Harrison Ford, como nesta aventura, onde ele está em férias com a família em Londres e ajuda a impedir um atentado terrorista, torna-se herói, mas mais tarde é perseguido pelos terroristas)


5.  Nikita - Nikita, Criada para Matar (Anne Parillaud é uma assassina e viciada é presa, mas poupada pelo serviço de inteligência, que acredita que suas tendências suicidas podem ser úteis em missões de grande risco. a personagem de Luc Besson ganhou uma versão americana e uma série de tv)


6.  Rachel Stein / Ellis DeVries - A Espiã (uma cantora judia - Carice Van Routen - une-se à resistência holandesa durante a ocupação nazista e é infiltrada no quartel general da Gestapo. um filme cheio de intrigas, com uma espiã factível, com roteiro e direção de Paul Verhoeven, de volta à Holanda)


7.  Mata Hari - Mata Hari (Greta Garbo eternizou a personagem real da holandesa, dançarina e espiã dupla pela Alemanha e França que, acusada de espionagem durante a primeira guerra mundial, foi executada na França. o filme clássico de 1931 foca seus últimos dias de vida)


8.  Maxwell Smart - Agente 86 (Steve Carell revive o agente secreto atrapalhado, criado por Mel Brooks para uma série de tv de grande sucesso dos anos 1960, estrelada por Don Adams. nesta aventura, ele faz o de sempre, impede que os vilões da Kaos, agência rival do Controle, para a qual trabalha, leve a cabo seus planos de conquistar o mundo) 


9.  Harry Tasker - True Lies (Arnold Schwarzenneger é um agente secreto, que esconde da esposa - Jamie Lee Curtis - sua verdadeira profissão. desconfiado que ela está tendo um caso, utiliza todo o aparato de espionagem para investigá-la e acaba envolvendo-a num perigoso caso de terrorismo. ótima ação dirigida James Cameron)


10.  Austin Powers - Um Agente Nada Discreto (paródia dos filmes de espião, estrelada por Mike Myers. nos anos 60, o agente Powers é congelado por seu rival, Dr. Evil, que fugiu numa nave espacial. nos anos 90 os dois se reencontram, mas o mundo está muito mudado. o filme teve uma bilheteria modesta, mas ótimas críticas e tornou-se cult, garantindo a produção de duas sequências mais bem sucedidas)


Veja ainda: "10 Filmes de Prisão"

12 comentários:

  1. Gostei da lista, em especial por vc ter honrado a versão original da Nikita.Agora, o Jason Bourne é , pra mim, a prova cabal de que a cópia pode ficar melhor que o original.Achei também que ficou muito divertida a versão do "Agente 86".Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bond é sempre Bond. Gosto dos filmes do agente secreto apesar de não gostar muito de filmes de ação. Bourne é um ótimo novo agente.
    O filme 'A Espiã' é sensacional!

    E é isso aí!

    Vitor Stefano

    ResponderExcluir
  3. Tbm gosto dos filmes do Bond em especial dos antigos dava pra viajar nas aberturas, nos equipamentos de espionagem e nas mulheres.

    Os ultimos filmes sobre o agente não são tão bacanas.

    ResponderExcluir
  4. Eu discordo do comentário acima (Kelvelyn). Gosto muito do Bond do Craig. Sim, os Bonds sempre foram cheio de tecnologia, carrões, sempre acompanhado de mulheres impossíveis e este é mais humano, apanha, se dá mal - mesmo sabendo que no fim se dará bem - leva fora de mulheres... ME agrada muito... mesmo sabendo que os Seanconerryfãs vão me xingar...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da Lista, por mim adicionaria somente:

    - 007 - Cassino Royale: Achei talvez o melhor 007, como mais realismo, brutalidade e eficiência eficiência e com pouco menos da elegância contida nos antigos filmes.

    - Salt: Adorei ver um filme de espionagem, cujo o protagonista é uma mulher, e esse filme me surpreendeu, foi mais que pensei que seria, cenas bem feitas, e um roteiro convincente.Sem Falar da incrível trilha sonora.

    - Missão Impossível 3: Uma Sequencia ótima, depois do M:I 2,que decepcionou bastante.

    ResponderExcluir
  6. Bond com Daniel Craig eh excelente. Bourne com Matt Daemon tambem. True Lies divertidissimo. Existem varios outros que eu adoro: Herois nao tem idade; Colateral com Tom Cruise; Hanna; Salt; Quebra de confianca e tambem A vida dos outros sao muito inteligentes. Sou fanatico por bons filmes de espionagem, policial, acao, lutas e guerra, a lista de bons filmes vai longe.

    ResponderExcluir
  7. boa noite,gostaria de saber o nome do filme no qual um cara tem um escritorio,contrata uma secretaria mas com o tem ela descobre q ele é um espião,ele nota q ela sabe falar alemão e infiltra ela na alema,resumindo:no final ela esta em perigo e quando els vão atravesar afronteira ela é baleada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FILME CHAMA-SE "UMA LUZ NA ESCURIDÃO"
      com Michael Douglas e Melanie Griffith
      é de 1992 (muito bom esse filme)

      Excluir
  8. Alguem sabe o nome do filme que o personagem é confundido com um espião ao falar uma palavra num bar de um hotel em que está hospedado. Filme bem antigo, década de 60/70.

    ResponderExcluir
  9. Intriga Internacional, lembrei. Muito bom e poderia estar entre os 10!

    ResponderExcluir
  10. Sei que esta lista é bem antiga . Kingsman(2014) é um bom filme que parodia e homenageia todos estes filmes citados

    ResponderExcluir
  11. 007 SkyFall
    Para mim um dos melhores James Bond do D. Craig

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!