quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

10 Filmes sobre Cigarros e Fumantes



De todas as drogas lícitas disponíveis, o cigarro é provavelmente a mais terrível.
Sua origem não é clara, mas uma das versões é que teria surgido na América Central no século IX entre os Maias e posteriormente os Astecas, na forma de cachimbos de bambu.
Adotado na França por volta de 1830, logo começou a ser produzido em escala industrial e sob monopólio estatal.
A popularização do cigarro aconteceu no século XX com grande ajuda do cinema.
Hoje movimenta uma indústria bilionária, mas já não é visto com bons olhos em função dos malefícios óbvios que causa à saúde.
Esta lista traz 10 filmes onde o cigarro é o foco ou tem uma forte presença na trama.


Aproveito para postar um comercial que associava diretamente o cigarro à personagens infantis nos anos 1960:



1.  O Informante (Al Pacino é o apresentador do programa '60 Minutes' da TV que convence um químico que trabalhou na indústria tabagista - Russel Crowe - a revelar fatos que demonstram que as fabricantes de cigarros trabalham deliberadamente para viciar os usuários nos produtos. excelente filme de Michael Mann, indicado a 7 Oscars)


2.  Obrigado por Fumar (Aaron Eckhard está excelente como o cínico porta-voz das grandes empresas de cigarros, defendendo o direito dos fumantes. uma sátira a todos os lados desta batalha, com roteiro e direção do ótimo Jason Reitman)


3.  Cortina de Fumaça (Harvey Keitel é o dono de uma tabacaria do Brooklin, por onde passam diversos personagens, todos evidentemente fumantes. um filme delicioso de Wayne Wang com roteiro de Paul Auster, que teve uma segunda parte, 'Sem Fôlego')


4.  É Proibido Fumar (Glória Pires é uma professora de violão que vive sozinha no apartamento herdado da mãe e tem como companhia o cigarro. quando um cantor de churrascaria - Paulo MIklos - muda-se para o apartamento ao lado ela se esforça em largar o vício. ótimo filme de Anna Muylaert)


5.  Sobre Cafés e Cigarros (tudo começou com um curta estrelado por Roberto Benigni lançado em 1986. ao longo de 17 anos o cineasta Jim Jarmusch juntou 11 curtas que têm em comum o café, o cigarro e uma mesa de bar. o elenco de amigos inclui Bill Murray, Cate Blanchett, Iggy Pop, Steve Buscemi, Tom Waits, Alfred Molina e muito mais. imperdível)


6.  Casablanca (o auge da influência - e do dinheiro - da indústria tabagista em Hollywood chegou à obra-prima de Michael Curtiz. em quase todas as cenas do filme tem alguém fumando, o ambiente do bar do Rick deveria ser irrespirável. mas não importa, ficou lindo na tela)


7.  Lua de Papel (Ryan O'Neal é um vigarista que viaja pelo Kansas na época da depressão vendendo bíblias de luxo e acaba 'adotando' uma menina órfã de 9 anos - sua filha Tatum, que levou o Oscar pelo papel -, que o acompanha. um dos elementos da composição da garotinha mal-humorada é o cigarro sempre aceso. provavelmente as pessoas achavam engraçado em 1973, mas seria impensável hoje em dia)


8.  200 Cigarros (encontros e desencontros de um grupo de jovens na noite da virada do ano de 1980 para 1981, entre muitos cigarros. um elenco recheado de atores conhecidos não é suficiente para segurar esta comédia ruim)


9.  Estranha Passageira (Bette Davis é a filha de uma mãe controladora que faz uma viagem de navio para o Rio, mas se apaixona por um homem casado. na cena final Paul Henried acende dois cigarros e dá um para ela, esta cena associava a virilidade masculina e a meiguice feminina e foi imitada por gerações)


10.  Fumando Espero (documentário brasileiro da diretora Adriana Dutra, que mescla a experiência pessoal de tentar abandonar o vício com entrevistas com fumantes e ex-fumantes e uma investigação sobre a indústria)


Veja também: "10 Filmes sobre Drogas"

9 comentários:

  1. "Sobre Cafés e Cigarros" não poderia mesmo faltar, ótimo trabalho de Jim Jarmusch.

    ResponderExcluir
  2. Uaaauu... adorei o post, ainda mais eu que sou um fumante dos que não se livra mais desta bomba... Adoro "Cortina de Fumaça", dos filmes mais lindos que me lembro aqui!

    Saudade de tu!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre to tentando parar, reduzo e tal, mas como adoro filmes/séries antigas, é inevitável a vontade de fumar ao ver as cenas. Casablanca!

    ResponderExcluir
  4. E Bonequinha de Luxo? rs... Essa lista podia ser dos top 20 tranquilamente!
    Lina Molina

    ResponderExcluir
  5. Oi Lina,
    Realmente 'Bonequinha de Luxo' poderia entrar, afinal a piteira da Holly é clássica.
    Seguramente esta lista poderia ter muitos outros filmes.
    Obrigado por lembrar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Queria muito assitsir Fumando Espero, mas não achei nas locadoras que procurei e nem na internet! = /
    mas me disseram que é fantástico!

    ResponderExcluir
  7. Faltou o ótimo "Nicotina". Filme mexicano-argentino-espanhol.

    ResponderExcluir
  8. pra quem gostou quer ver "Lua de papel" assista o video do critico Marcelo Janot sobre o filme: http://www.youtube.com/watch?v=aaN0fdBm9gA

    ResponderExcluir
  9. Nada como ver esse post fumando um cigarro rsrs
    ótima lista, de fato faltaram alguns filmes mas esse top 10
    ficou muito bom.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!