sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

10 Filmes sobre Trens



Desde as primeiras imagens captadas, os trens estão presentes no cinema
Importante meio de transporte, serviu para desbravar regiões inóspitas e viu cidades florescerem no seu caminho.
Como correm sobre trilhos, os trens só caminham em duas direções, ainda assim, alguns filmes conseguiram nos fazer perder o fôlego em cenas de ação.
Por terem o espaço limitado, são claustrofóbicos e servem bem a tramas de suspense.
Esta lista traz 10 ótimos filmes sobre trens. Se souberem de outros, é só comentarem.


1.  Incontrolável (baseado em fatos reais, conta o incidente envolvendo um trem descontrolado, na iminência a causar um acidente de enormes proporções e os esforços em detê-lo. ação vertiginosa dirigida por Tony Scott, com os clichês do gênero, mas que não dá tempo para piscar. ótima diversão)


2.  Expresso para o Inferno (dois criminosos fogem da cadeia no Alasca e embarcam num trem de carga, mas o condutor morreu e o trem está descontrolado e eles entram numa aventura inesperada. dirigido por Andrei Konchalowski a partir de um roteiro de Akira Kurosawa, que desistiu do projeto. excelente)


3.  A General (Buster Keaton é um engenheiro da ferrovia, apaixonado por sua locomotiva, a General, e por sua namorada. quando começa a Guerra Civil, ambas são raptadas pelos soldados da União, ele vai atrás de resgatá-las. algumas das melhores cenas de ação do cinema mudo, numa obra-prima inestimável)


4.  O Imperador do Norte (durante a grande depressão americana de 1929, alguns mendigos tentam fugir da miséria, viajando de um lado a outro do país em busca de trabalho, embarcando clandestinamente em trens, mas o responsável do trem 19 - Ernest Borgnine ótimo - nunca permitiu que um vagabundo entrasse no seu trem. triste, sem esperança, mas ótimo)


5.  Assassinato no Oriente Express (durante uma viagem no luxuoso trem, um homem é morto. um dos passageiros é o detetive belga Hercule Poirot - Albert Finney -, que vai tentar desvendar o mistério. elenco estelar, Oscar de coadjuvante para Ingrid Bergman na melhor adaptação já feita dos livros de Agatha Christie)


6.  O Expresso Polar (um garoto que não acredita mais em Papai Noel, recebe um ticket para viajar num trem para o Pólo Norte e recuperar o espírito natalino. ótima animação de Robert Zemeckis utilizando atores digitalizados)


7.  Pacto Sinistro (dois estranhos se conhecem num trem e firmam um pacto de um eliminar o problema do outro, matando o pai de um e a esposa do outro. um deles leva o pacto na brincadeira, mas o outro fala muito sério. clássico de Alfred Hitchcock)


8.  Viagem a Darjeeling (três irmãos que não se falam há um ano embarcam numa viagem de trem pela ìndia, em busca de auto-conhecimento e conciliação, num trajeto que inclui o convento onde a mãe deles - Anjelica Huston - está vivendo. mas as coisas não saem como planejado. o encanado e divertido universo do diretor Wes Anderson, num ótimo filme)


9.  A Dama Oculta (num local remoto da Europa, os passageiros de um trem ficam retidos por conta da neve e são obrigados a pernoitar numa estalagem. uma jovem estudante conhece uma simpática velhinha e combinam se encontrarem no dia seguinte no trem, mas a idosa desaparece e a jovem decide investigar. nenhum passageiro quer colaborar e o mistério continua. um dos últimos filmes de Hitchcock antes de mudar-se para a América)


10.  Trens Estreitamente Vigiados (um jovem segue a tradição da família e vai trabalhar na estação de trem como controlador de tráfego. acaba aprendendo sobre a vida e sobre sexo. clássico do cinema tcheco, vencedor do Oscar de filme estrangeiro)

Atualização (01/11/2012):
11.  Alois Nebel (no final dos anos 80, numa estação de um vilarejo da Tchecoslováquia na fronteira com a Polônia, trabalha um introspectivo controlador de trens. mas sua tranquilidade é quebrada por pesadelos ou lembranças do triste passado daquela região, arrasada por nazistas e comunistas em tempos distintos. essas alucinações acabam levando-o a ser internado. triste e belo, o filme é baseado numa graphic novel, utilizando uma técnica de animação lindíssima de litografia em preto e branco)  


Veja também: "Filmes de Corridas de Carros"

18 comentários:

  1. Acrescentaria à lista TREM DA VIDA (Train de vie), filme europeu de 1998, dirigido pelo romeno Radu Mihăileanu.

    ResponderExcluir
  2. Viagem a Darjeeling é o meu preferido *=*


    Sheldon iria adorar essa lista

    ehueheu

    #nerdFeeling

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de Pacto Sinistro do Hitch. Acho uma das maiores obras dele, porém, sempre esquecida e deixada de lado. Mas é sensacional...

    Do restante O Expresso Polar é muito bonitinho e Darjeeling me agrada... Foram os que eu vi.

    Senti falta de "O Expresso da Meia Noite" que apesar de o trem não ser "ator" principal, ele está no nome do ótimo filme...

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos!
    Eu não acho que 'O Expresso da Meia-Noite' se encaixe, Vítor, mas tudo bem, fica a sugestão.
    Ótima lembrança de 'O Trem da Vida', que é uma falha pessoal, eu não assisti este filme, mas tentarei corrigir minha falha.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. O trem não é cenário principal. Mas uma estória que começou em uma estação de trem levou o Brasil ao Oscar. Como esquecer Central do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Leandro,
    Eu fiquei na dúvida até o final se colocaria ou não 'Central do Brasil', um dos meus filmes favoritos. Fico feliz de alguém ter mecionado.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Fica a sugestão de Transiberiana, filme lançado em 2008, com Woody Harrelson. Não é nenhuma maravilha, mas diverte.

    ResponderExcluir
  8. Lembro de mais um, 'O Trem', com o ator Burt Lancaster, ha decadas atras.

    Este site merece parabens.

    Desculpe a falta de acentuação. Meu pc e novo.

    Aparecida

    ResponderExcluir
  9. Filmes com trens???
    Então vejam neste link abaixo uma super-lista:
    http://www.amantesdaferrovia.com.br/group/filmescomtrens

    Abs

    César-Blu

    ResponderExcluir
  10. Voto no Filme O trem com Lancaster e dirigido pelo gênio John Frankenheimer.

    ResponderExcluir
  11. Realmente faltou "O trem" com lancaster com certeza o melhor!

    ResponderExcluir
  12. expresso da meia noite é sobre prisao deu burro

    ResponderExcluir
  13. Trem Noturno (1959) "Pociag" (original title)

    O filme conta a história das relações entre um grupo de pessoas num trem noturno
    pela Costa Báltica. Dois estranhos, Jerzy ( Leon Niemczyk ) e Marta ( Lucyna Winnicka ), acidentalmente acabam compartilhando bilhetes para o mesmo compartimento-dormitório. Os dois concordam em viajar juntos.Angustiado e usando óculos escuros, Jerzy não consegue superar a morte de um paciente adolescente em uma mesa de operação. Marta misteriosa parece muito ansiosa. A bordo O jovem Staszek apaixonado por Martha. O amante é rejeitado por Marta, e não vai
    deixá-la sozinha. Enquanto isso, a polícia procura por um assassino foragido da justiça. Seria Jerzy o criminoso que procuram? Trem Noturno é um thriller psicológico polonês fortemente influenciado pelo cinema de Alfred Hitchcock.

    Diretor: Jerzy Kawalerowicz (Madre Joanna dos Anjos - 1961)

    ResponderExcluir
  14. Como gosto do gênero de filme, cabe lembrar da "Travessia de Cassandra".

    ResponderExcluir
  15. trem desgovernado é um otimo filme de trem

    ResponderExcluir
  16. adiciona ai.. o filme the train....que se passa durante a segunda guerra mundial.... onde os nazista...tentam roubar uns quadros famosos do museu de paris ...e são impedidos... muito bom...

    ResponderExcluir
  17. Não esqueçam do filme De frente para o perigo 1990 e seu make Rumo ao inferno - 1952. Outros Clássicos:
    A atravessia de Cassandra, O expresso para chigago 1976

    ResponderExcluir
  18. Comentar depois de 6 anos para ainda ser pedante... Tem o despretensioso filme dos irmão Lumière, L'Arrivée d'un train à La Ciotat.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!