quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

10 Filmes de Atores que Morreram em 2010 - 2o. Semestre



Convivemos com os atores de cinema, quase como se eles fizessem parte de nossa família e quando eles morrem sentimos a perda.
Esta lista já é uma tradição no Listas de 10, pois se dedica a prestar uma pequena homenagem aos que nos deixaram, citando um de seus trabalhos.
Como é de atores, não traz diretores, como Claude Chabrol, Blake Edwards e Mario Monicelli, mas sim 10 dos atores e atrizes que morreram no segu7ndo semestre de 2010..


1.  Bernard Giraudeau - Caindo no Ridículo (17/07 - câncer aos 63 anos. aos 15 anos foi ser marinheiro e viajou o mundo. estudou arte dramática e tornou-se um ator respeitado com quase 80 filmes de cinema e tv, além de inúmeras peças de teatro. foi indicado 6 vezes ao César, incluindo como coadjuvante pelo ótimo 'Ridicule' de Patrice Leconte, onde interpretava o abade de Vilecourt)


2.  Bruno Cremer - Sob a Areia (07/08 - câncer na língua aos 80 anos. respeitado ator de teatro e cinema, muito popular na tv francesa pelos filmes do comissãrio Maigret. em 'Sob a Areia' de François Ozon faz o marido desaparecido de Charlotte Rampling)


3.  Patricia Neal - O Indomado (08/08 - câncer no pulmão aos 84 anos. a simpática Patricia  teve uma vida e uma carreira longas, mas nunca foi uma grande estrela, apesar do merecido Oscar que ganhou, no papel de uma divorciada, empregada de um fazendeiro, cujo filho rebelde - Paul Newman - a assediava)


4.  Bruno S. - O Enigma de Kaspar Hauser (11/08 - infarto aos 78 anos. Bruno foi espancado violentamente pela mãe quando tinha 3 anos de idade e passou os 23 anos seguintes em instituições psiquiátricas, sua história rendeu um documentário e chamou a atenção do diretor Werner Herzog, que o transformou em estrela de dois de seus melhores filmes, 'Kaspar Hauser' e 'Stroszek', que o considerava "o soldado desconhecido do cinema alemão")


5.  Kevin McCarthy - Vampiros de Almas (11/09 - pneumonia aos 96 anos. em quase 70 anos de carreira, McCarthy participou de quase 100 filmes, entre eles este clássico de ficção científica B dos anos 1950)


6.  Gloria Stuart - Titanic (26/09 - câncer de pulmão aos 100 anos. Gloria está no cinema desde os anos 1930, quando era uma jovem promessa loira, que acabou não estourando. ela só veio a ganhar notoriedade, e até uma indicação ao Oscar, aos 87 anos como a Rose velhinha de Titanic)


7.  Tony Curtis - Quanto Mais Quente Melhor (29/09 - parada cardiorespiratória aos 85 anos. o belo Curtis foi um dos astros mais populares de Hollywood e teve seu auge nos anos 1950, quando foi imitado até por Elvis, que copiou seu corte de cabelo. na clássica comédia de Billy Wilder, divide com Marilyn e Jack Lemmon alguns dos melhores momentos do cinema)


8.  Lisa Blount - A Força do Destino (25/10 - ITP aos 53 anos. ficou conhecida como a "rainha do grito" por alguns filmes de terror toscos dos anos 1980 e chegou a ser indicada ao Golden Globe de coadjuvante pelo drama romântico militar estrelado por Debra Winger e Richard Gere. ganhou um Oscar como produtora do curta 'The Accountant em 2001)


9.  Jill Clayburgh - Uma Mulher Descasada (05/11 - leucemia aos 66 anos. uma das atrizes mais intensas de sua geração, tendo sido indicada para dois Oscars, o primeiro por este filme de 1978, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes, sobre uma mulher rica de Nova York que depois de um casamento de 15 anos é trocada por uma mulher mais jovem)


10.  Leslie Nielsen - Apertem os Cintos que o Piloto Sumiu (28/11 - pneumonia aos 84 anos. o canadense Nielsen fez centenas de participações em séries e filmes de tv e quase 50 filmes. ficou mais conhecido pelas comédias nonsense de Zucker e Abrahams, como este clássico 'Airplane'. nos deixa saudades e um sorriso)


Veja também: "10 Filmes de Atores que Morreram em 2010 - 1o. Semestre"

11 comentários:

  1. faltou aquela loirinha bonitinha novinha

    ResponderExcluir
  2. Bruno,
    Se você se refere à Brittany Murphy, ela morreu em dezembro de 2009. Esta lista é do segundo semestre de 2010...
    Veja as listas anteriores.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sou fã do Leslie Nielsen. Aff, morreu muito cedo ! droga!

    Ângelo Jr

    ResponderExcluir
  4. vão com deus todos descancer em pás, espciomente o ator Leslie Nielsen que ficou imortalizado nos varios filme de comedia como corra que a policia vem ai e aperte ocito que o piloto sumiu....

    ResponderExcluir
  5. vão com deus todos que se-foram especiomente o ator Leslie Nielsen imortalizado pelos seus filmes que passava na sessão da trade.....

    ResponderExcluir
  6. É COMO PERDER ALGUÉM DA FAMILIA...A TV, O CINEMA E AGORA O DVD CRIAM ESSA ILUSÃO DE INTIMIDADE...VOU SENTIR FALTA DE ALGUNS DESSES ATORES !!!

    ResponderExcluir
  7. É COMO PERDER ALGUÉM QUERIDO DA FAMILIA...MESMO QUE SEJA UMA INTIMIDADE ILUSÓRIA VOU SENTIR FALTA DE ALGUNS DESSES ATORES!!!

    ResponderExcluir
  8. Senti mesmo foi a morte de Bernie Mac em 2009, cara engraçado e carismático.
    Lembram dele em Transformers no papel de vendedor de carros? Muito bom....

    ResponderExcluir
  9. Com respeito a todos,vou sentir muita falta de leslie nielsen,seus filmes eram muito engrçados,sou um fã declarado dele.
    Descanse em paz.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!