terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os 10 Melhores Filmes de 2010



Como de costume, as listas de melhores são inevitáveis ao final de cada ano.
A regra para esta lista é que considero os filmes que foram lançados nos cinemas no ano 2010, havendo portanto filmes de anos anteriores, que só chegaram às telas grandes por aqui no ano passado.
Listas de melhores são muito voláteis, o que penso hoje não necessariamente é minha opinião amanhã, mas aqui vai meu exercício dos que considero os MEUS 10 melhores filmes de 2010. Aproveitem para acrescentar os seus nos comentários.


1.  A Origem (um filme original, empolgante, divertido, bem ao estilo Christopher Nolan. causou tanta expectativa que muitos se decepcionaram, mas não adianta buscar o sentido da vida em todo filme, este aqui é apenas diversão, e de primeiríssima qualidade. o melhor roteiro e o melhor filme de 2010)


2.  Vincere (para os que buscavam o sentido da vida, este é o filme. a história pouco conhecida da amante de Mussolini, que é apagada da história, com o filho deles, quando o Duce chega ao poder. genial, com muitos paralelos com nossos políticos e moluscos atuais)


3.  A Ilha do Medo (quando Scorsese não faz o melhor filme, ainda assim faz mais obra de arte. ótima atuação de DiCaprio, roteiro brilhante, trilha, foto, direção de arte, tudo perfeito. são raros os filmes como este, onde a mente humana é tão bem explorada)


4.  A Rede Social (este filme é o melhor retrato desta geração. quase uma aula de história para o futuro. David Fincher consegue tornar empolgantes os fatos da vida corporativa e mostrar como os nerds viraram os heróis de nosso tempo) 


5.  Guerra ao Terror (o filme é de 2008, ganhou o Oscar de 2009 e só chegou aos nossos cinemas em 2010. o melhor filme até aqui sobre a guerra do Iraque, mas é mais um estudo sobre as motivações e traumas de soldados expostos ao limite. belo filme)


6.  Direito de Amar (um estilista fazendo cinema? Tom Ford sempre foi muito mais que um mero "costureiro" e mostra muito do que sabe neste filme, colocando claramente sua visão artística do mundo e suas próprias experiências na tela. um raro filme de autor. lindíssimo)


7.  Mother, a Busca Pela Verdade (o cinema sul-coreano mostra novamente sua força, na comovente história de uma mãe, tentando proteger seu filho deficiente da acusação de assassinato. o ótimo Joon-ho Bong fez seu melhor filme. vale uma olhada)


8.  A Fita Branca (o talentoso Michael Haneke traça paralelos sobre as origens do nazismo a partir de uma pequena comunidade do interior da Alemanha. visualmente brilhante e com um roteiro que prende do começo ao fim. excelente)


9.  Mary e Max (animação australiana stop-motion sobre duas pessoas completamente diferentes, que tornam-se amigos por correspondência. uma garotinha de 8 anos de Melbourne e um judeu quarentão e obeso de Nova York. original e comovente) 


10.  Os Homens que Não Amavam as Mulheres (quem diria que ainda é possível fazer um filme de serial-killer original? o olhar e a paisagem suecos fazem toda diferença neste roteiro bem tramado, que nos dá o prazer de descobrir juntos as peças do quebra-cabeças. David Fincher já está preparando a versão americana para eles que não sabem ler legendas)


Menções Honrosas: 'O Segredo de Seus Olhos', 'Abutres', 'Tetro', 'Ervas Daninhas', 'Toy Story 3', 'Coco Chanel e Igor Stravinsky', 'O Profeta', 'O Escritor Fantasma', 'Dois Irmãos' e 'Educação'.


Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes de 2011


"Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2010", "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1980-1989" e "10 Filmes Essenciais 1950-1959"

28 comentários:

  1. Concordo com os 3 primeiros. Foram ótimos filmes ! Já, eu não gostei de The Hurt Locker e da Fita Branca. A Fita Branca é arrastado e chato. The Hurt Locker não é um filme ruim, mas acho que o colocaram numa posição muito alta. Não só aqui, mas em relação ao Oscar tb. Sei-lá, é só minha opinião! abs

    ResponderExcluir
  2. Armando, eu vou me limitar a dizer que eu também considero "A origem" o melhor filme de 2010, ainda que eu não tenha visto todos que voce mencionou.No entanto, o brilhantismo do roteiro do primeiro me obriga a fazer coro com você: "A origem" é top.Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A ordem dos fatores não altera o resultado. Subiria muitas menções honrosas para o topo, como 'Tetro', 'O Segredo de Seus Olhos' e 'Dois Irmãos'. Nessa época aparecem uma pá de listas, até o fanfarrão do Tarantino fez uma lista horrorosa, hehehe. Mas quem é mestre em fazer listas é o Armando mesmo! Não tem pra ninguém! O melhor resumo em forma de lista que vi até agora! Parabéns mais uma vez Mestre Armando! Salve este blog!

    ResponderExcluir
  4. Bom, como consideras os filmes lançados em 2010 aqui no Brasil, considero "A Fita Branca" o melhor. Talvez arrique a dizer que é o melhor do Haneke.

    Do restante, gosto da diversão e loucura de "A Origem" assim como de "A Rede Social", amei e comemorei muito o vencedor do Oscar por "Guerra ao Terror", bela menção à "Mary e Max" que sai do desenho comum e já cansativo dos estúdios americanos, "Mother" prova que o cinema oriental cresce e torna-se cada vez mais próximo da realidade a arte que só eles sabem fazer.

    O restante ainda não vi e sei que peco nesse sentido. Mas hei de solucionar esse problema o quanto antes.

    Fora da lista gostei de "Atração Perigosa" do Affleck e de "Ponyo" do Miyazaki. A maior lástima foi deixar de fora "Onde Vivem os Monstros". Pra mim um dos melhores do ano disparado...

    Até mais e continue sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vítor,
    "Atração Perigosa" é bom, mas eu achei muito convencional. "Ponyo" é mesmo uma delícia, poderia estar nas menções honrosas ao menos, né?
    Já "Onde Vivem os Monstros" funciona melhor na memória, porque é um filme muito longo para pouca história, o roteiro não se desenvolve bem. Mas é lindo, bem como sua trilha. Sei que na lembrança ele parece perfeito, mas quando vi, me decepcionei um pouco. mas esta é MINHA opinião e respeito muito a sua.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótima lista como sempre, mas senti falta de Scott Pilgrim contra o mundo e Onde vivem os monstros, mas respeito a sua lista afinal é a sua opinião e já estou procurando Os Homens que Não Amavam as Mulheres que pelo jeito deve ser bem interessante.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Lista ótima. A Origem também está no topo da minha. Ainda não vi alguns destes, mas compartilho da mesma paixão por A Ilha do Medo,A Rede Social e Mary and Max.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua lista. Ainda não assisti Vincere nem Mary & Max, mas estou super curiosa.

    Também fiz uma lista dos melhores de 2010 e Black Swan é o meu favorito do ano.

    http://peliculacriativa.blogspot.com/2010/12/os-melhores-filmes-de-2010-best-movies.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Película,
    Eu adorei Black Swan, mas meu critério é que o filme tenha estreado nos cinemas brasileiros em 2010, o que não é o caso.

    Obrigado por comentarem, amigos!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Achei Vincere meio apelativo e de melodrama facil. Mas concordei com o restante da lista. Talvez baixasse um pouco shutter island pois achei que o Scorcese não conseguiu atingir um thriller inteligente e menos cliche, ficaria bem abaixo de Black Swan nesse quesito.

    ResponderExcluir
  11. Bem anônimo,
    Não custa eu repetir que a lista tem apenas filmes que foram lançados nos cinemas brasileiros em 2010, o que não é o caso de Black Swan que só chega em fevereiro.
    Mas não se preocupe, já vi o Swan e tenho certeza que ele estará na lista dos melhores de 2011.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Passei mal assistindo "A Fita Branca", os diálogos são pesados, e o clima do filme é muito tenso, você começa a ficar louco, o filme te prende de uma tal maneira, só vendo para entender, mesmo que tu pare na metade do filme, como eu fiz

    ResponderExcluir
  13. Achei A Origem o filme mais decepcionante da história. Simplesmente porque tinha um argumento belíssimo e foi mal trabalho; fora o fato da utilização pífia do grande Michael Caine. A Rede Social também se vende pela fama do facebook... nada demais nesse filme.
    Mas, "pra não dizerem que não falei de flores", O escritor fantasma é, com sobras e folêgo de sobra, o melhor filme de 2010, considerando qualquer gênero que possa rotular o cinema.

    ResponderExcluir
  14. Lista ruim, todo mundo baba ovo pra esses filmes e eles nem são tudo isso. Faltou muitos ai.

    ResponderExcluir
  15. Armando, revendo os filmes que vi em 2010, deparei-me com um que apesar de ser de 2009, estreou aqui só em jan/10 e foi um dos melhores que vi no ano passado.

    "Não Minha Filha, Você Não Irá Dançar" é maravilhoso relato sobre a desconstrução da família francesa, mas serve para todo mundo. Se alguem se interessar, dê uma olhada no meu post sobre esse belo filme de Christophe Honoré -
    http://sessoesdecinema.blogspot.com/2010/01/nao-minha-filha-voce-nao-ira-dancar.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi Vítor,
    Eu não assisti este filme, mas se você recomenda vou procurar correndo.
    Obrigado pela dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  17. Aos poucos vou lembrando e fuçando para encontra mais filmes que foram lançados em 2010.

    Um que de forma totalmente erronea foi direto para o home video: Lunar de Duncan Jones.
    Sem dúvida uma das melhores ficções da última década. Acredito que pelo seu critério (estreia nos cinemas) não entraria na lista, mas não dá para deixar de citar...

    Abraços e como você gostou de "Não se Preocupe, Estou Bem!", certamente gostará do filme do Honoré.

    Até!

    ResponderExcluir
  18. Também acho que Scott Pilgrim vs The World deveria estar na lista, mas o filme não ficou muito conhecido por aqui, sendo que ficou sem passar em várias cidades(do interior pelo menos rs)!

    Mas com certeza A Origem foi o melhor filme de 2010!

    ResponderExcluir
  19. Os Homens Que Não Amavam as Mulher não é um filme 'original' jah q é baseado no primeiro livro da trilogia Millennium. os outros dois filmes da trilogia tbm jah sairam mas como vc pode ver o primeiro soh saiu aki ano passado

    ResponderExcluir
  20. Caro anônimo,
    Como filme ele é original sim, o fato de ser baseado numa série de livros não tira a originalidade dele.
    Na verdade os três filmes suecos foram lançados no ano de 2009, com dois meses de intervalo entre eles, mas por aqui só chegou o primeiro em 2010.
    A inevitável e desnecessária versão americana estreia ainda este ano, dirigida por David Fincher.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  21. Se fosse assim o roteiro seria considerado Original e não adaptação

    ResponderExcluir
  22. não gostei não tinha HARRY POTTER PARTE 1!

    ResponderExcluir
  23. Ate agora eu so vi os quatro primeiros e gostei muito! Vou ver os proximos para voltar e comentar :) Eu vi que a HBO vai passar Inception (A Origem), para quem tiver interesse de ver :P Eu acho que vou até rever...

    ResponderExcluir
  24. Não gostei de Vincere nem A sigle man! Muito ruins...

    ResponderExcluir
  25. Mary e Max e uns dos filmes mas comoventes que ja assistir na minha opiniao foi o filme q mas gostei em 2011 uma historia triste e em fatos reais mesmo sendo um filme de animaçao ...GosTeI MUinTaO

    ResponderExcluir
  26. Guerra ao Terror venceu o Oscar em 2010 mesmo, não em 2009.

    2009 foi Quem Quer Ser um Milionário?.

    ResponderExcluir
  27. Há um filme de 2010 que a pessoa emotiva não há como não chorar, rir e torcer, o nome dele é "My Name Is Khan"

    ResponderExcluir
  28. isso tá tudo errado unico bom ai é o Guerra ao Terror resto tudo uma bosta não é uma opnião e sim uma realidade devia tai o O Imbativel 3 / Ong Bak 3 / Quarentena 2 / American Pie. esses sim fico pra hstoria até hoje agente fala desses filmes

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!