sábado, 12 de fevereiro de 2011

10 Filmes sobre Orquestras e Maestros



Uma orquestra é um universo inteiro. 
São dezenas de músicos com seus instrumentos e histórias que, em conjunto e em harmonia produzem o mais sofisticado som produzido pelo ser humano.
Para fazer parte de uma orquestra é necessário ser virtuoso no seu instrumento e, principalmente, saber trabalhar em conjunto.
Alguns filmes passaram bem o clima de uma orquestra e aqui está uma lista com 10 deles.


1.  Ensaio de Orquestra (Federico Fellini captou como ninguém o universo das orquestras. durante o ensaio de uma sinfônica, uma equipe de televisão entrevista os músicos, revelando suas diferenças pessoais, as disputas de egos, a antipatia pelo maestro, os sindicatos e, apesar disso tudo, a harmonia da música produzida por eles. genial, como de hábito para um gênio do cinema) 


2.  O Concerto (um promissor maestro russo foi rebaixado a faxineiro pelo regime comunista por não aceitar expulsar os músicos judeus de sua orquestra. décadas mais tarde tem a chance de voltar a apresentar-se em Paris após interceptar um fax convidando o Bolshoi para um concerto. reúne músicos aposentados e os faz passar pela renomada sinfônica. boa comédia de costumes ao som de Tchaikovsky)


3.  O Maestro (Krystyna Janda é uma violinista de uma orquestra de província na Polônia e seu marido o maestro. ela é convidada a visitar os EUA, onde conhece um maestro - John Gielgud -, instável e hipocondríaco, que fora o grande amor da sua mãe. ele volta com ela à Polônia, para comandar a sua orquestra e tentar reviver nela o amor que teve por sua mãe. o marido - o ótimo Andrzej Seweryn, melhor ator em Berlin - fica ressentido por razões profissionais e pessoais. Belo e pesado filme da fase polonesa, 1980, de Andrzej Wajda)


4.  Fantasia 2000 (na ousada incursão da Disney no mundo da música clássica não poderiam  faltar as orquestras. das reais que aparecem logo na abertura às formadas por luzes, animais ou pelos próprios instrumentos animados. é um dos orgulhos do estúdio, que o relançou em versão ampliada e aprimorada em 2000. deslumbrante e importante por ajudar a popularizar a boa música)


5.  Amadeus (a incrível história do compositor Mozart, contada em flashback por seu invejoso seu concorrente Alberto Salieri - F.Murray Abraham, vencedor do Oscar - internado em um hospício. na biografia, os próprios compositores costumavam ensaiar e conduzir suas orquestras no século 18. o filme ganhou merecidos 8 Oscars, incluindo filme e direção para Milos Forman)


6.  Todas as Manhãs do Mundo (no século 17, um virtuoso músico e maestro da corte de Luís XIV - Gerard Depardieu - relembra o começo de sua carreira, supervisionado por seu rigoroso mestre Sainte Colombe - Jean-Pierre Marielle. as belas composições da época, embalam o filme de Alain Corneau, ganhador de 7 César em 1992)


7.  Odeio-te Meu Amor (Rex Harrison é um maestro que suspeita da infidelidade de sua bela esposa. enquanto ele conduz sua orquestra sinfônica imagina maneiras diferentes de lidar com a situação. quando termina o concerto, seus planos não funcionam como ele fantasiou. uma comédia deliciosa de Preston Sturgess de 1948)


8.  O Segredo de Beethoven (Ed Harris interpreta o compositor alemão em seu último ano de vida. prestes a estrear sua nona sinfonia e já praticamente surdo, a contragosto ele aceita contratar uma jovem escriba para copiar suas partituras. o auge do filme está no compositor regendo sua bela obra. bom filme)


9.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto de 11 anos que vive num orfanato e sonha reencontrar seus pais biológicos, dois músicos que se encontraram uma única vez. ele sabe que a chave para isso é a música. ele foge e passa a viver na rua,m quando é descoberto como prodígio por uma escola de música e levado a reger sua própria composição no Central Park. um conto de fadas sustentado pelo ótimo ator juvenil e pela bela canção)


10.  Mr. Holland, Adorável Professor (em 1964 um compositor - Richard Dreyfuss - decide dar aulas de música para ter tempo de compor. quando sua esposa dá a luz ao seu filho, que mais tade descobrem ser surdo, ele se envolve cada vez mais com a escola e se distancia do sonho de tornar-se um grande compositor. por outro lado, as orquestras formadas por seus alunos mais dedicados, acabam suprindo essa falta. o melhor exemplo das dezenas de filmes de orquestras escolares feitos por Hollywood)


Veja ainda: "10 Filmes de Dança"

19 comentários:

  1. O mais recente que vi com orquestra foi "A Partida". Aliás recomendadíssimo.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acrescento Encontro com Vênus de Istvan Szabo Com Glenn Close, Niels Arestrup, Maria de Medeiros. Nele, Paris será o palco de uma produção que mostrará Tannhauser, de Richard Wagner,Soberbo!!

      Excluir
  2. Ótima lista.Destaco o tocante "Mr.Holland...", com o R.Dreyfuss muito bem, e "Amadeus", com um Tom Hulce brilhante e o F.Murray Abraham mais onipresente que o Mozart."O segredo de Beethoven" é mesmo um bom filme, com uma atuação convincente do grande Ed Harris.No entanto eu me permito uma menção honrosa a outro filme sobre o mesmo personagem: "Minha amada imortal".

    Há um tempo surgiu um boato de que a vida do "Padre Ruivo", Antonio Vivaldi, chegaria à tela grande.Vamos aguardar.Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro,
    Eu adorei "A Partida", é um grande filme, mas não coloquei porque o cellista (de um quarteto de cordas) estava desempregado e o filme é mais sobre o seu novo emprego.
    O mesmo acontece com outro belo filme, 'Kolya', o foco do filme não é a orquestra, as o relacionamento entre ele e a criança.
    Mas concordo com você, 'A Partida' é recomendadíssimo.

    Gil,
    Também muito me interessa a bio do Vivaldi, espero que saia e com um bom diretor.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Mais filmes com orquestras e maestros: Música do Coração, Orquestra dos Meninos (nacional), Fuga (suspense).

    ResponderExcluir
  5. Oi Mara!!!
    'Música do Coração' é bem bonitinho, mas vai na mesma linha do Mr.Holland.
    'Orquestra de Meninos' é muito ruim, mal dirigido, mal roteirizado. Até estava na minha lista, mas tirei.
    'Fuga' eu não conheço, vale a pena?
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Armando!
    Fuga é bom, mas não tanto quanto eu esperava que fosse. Mas vale a pena ver, sim. Orquestra de Meninos eu só vi um pedaço. Música do Coração é um dos meus preferidos, não só pelo filme em si, mas pelas participações no final.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oh, belíssima lista!

    Não poderia deixar de citar dois documentários sobre maestros brasileiros: Nelson Freire e Rêverie - João Carlos Martins. Nelson é um gentleman e muito bem captado por João Moreira Salles e João Carlos Martins é um dos meus ídolos de vida.
    Talvez não caibam na lista, mas recomendo esses dois docs!

    abraços!

    ResponderExcluir
  8. August Rush é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, numa lista dessas não ter o Minha Amada Imortal chega ser crime.

    ResponderExcluir
  10. Bolero de ravel também é muito bom..
    não sei se o filme tem o mesmo nome, mas no fim eles tocam é lindo..

    ResponderExcluir
  11. Amadeus é realmente um grande filme. Alguns momentos são geniais.
    Meu blog (estou começando)
    http://final-do-dia-filmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Comprei o DVD de Amadeus tem quase um mês e até hj nem sei bem o porque não assisti.

    ResponderExcluir
  13. Tem uma animação Goshu the Ceilist que é muito bom também. É um conto muito sutil e bonito.

    ResponderExcluir
  14. Eu recomendo vcs escutarem ´´O Guarani`` de um grande compositor brasileiro o saldoso Carlos Gomes em minha opiniao o maior compositor brasileiro, que inclusive a obra ´´O Guarani`` que expresa mais o Brasil que o próprio Híno Nacional.

    Quem intende de Música e nacinalidade sabe do que eu estou falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Pesquisando pra descobrir um filme cujo nome esqueci, vim parar aqui.
      Se não me engano, se passa em Caruaru. Um músico ensina crianças carentes a tocar em espaços improvisados. Alguns se tornam músicos profissionais. Othon Bastos fez o vilão.
      Alguém pode ajudar?

      Excluir
    3. Olá anônimo,
      Trata-se de "Orquestra de Meninos" de 2008.
      ABs!

      Excluir
  15. Para quem gosta de Seriado Japonês vale muito a pena conferir "Nodame Cantabile".. é muito divertido e instrutivo também.... é uma comédia romântica entre uma estudante de pianista e um estudante de regência/maestro de orquestra.... Também existe o desenho Piano da Floresta (Piano no Mori).

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!