terça-feira, 5 de abril de 2011

10 Filmes sobre Maus Vizinhos



Um vizinho pode ser um grande amigo, pode ser bisbilhoteiro, fofoqueiro, mas no cinema eles costumam sair de algum lugar do inferno para se acomodar ao lado dos protagonistas.
Esta lista traz 10 filmes com vizinhos problemáticos, alguns se redimem, outros muito pelo contrário. Estejam à vontade para sugerir outros títulos, pois este é um tema bastante recorrente nos filmes.


1.  O Bebê de Rosemary (um casal jovem muda-se para um prédio habitado por vizinhos no mínimo esquisitos. aos poucos o marido se envolve com eles e esposa fica sabendo que eles pertencem a uma seita de bruxos e querem que ela dê a luz ao filho do diabo. clássico de Roman Polanski dos anos 60, foi parcialmente gravado no edifício Dakota, onde morou John Lennon)


2.  Janela Indiscreta (James Stewart é um fotógrafo que quebrou a perna e está de molho em seu apartamento, tendo como passatempo xeretar a vida dos vizinhos. até que ele presencia o que imagina ser um deles matando sua esposa. suspense genial do mestre Alfred Hitchcock)


3.  El Hombre de al Lado (um premiado e esnobe arquiteto mora em La Plata com a família na famosa Casa Curutchet, única projetada pelo arquiteto Le Corbusier na América, mas seu vizinho de fundos, em busca de um "pouquinho de sol", resolve abrir uma janela em sua casa dando diretamente para a casa do arquiteto. aí aparecem as diferenças sociais irreconciliáveis. ótimo filme argentino)


4.  Beleza Americana (Kevin Spacey é um  homem casado descontente com o trabalho e a esposa, obcecado pela amiga de sua filha adolescente, que por sua vez quer que o vizinho traficante e voyeur para matar o pai. o pai do rapaz é um militar gay enrustido que está interessado no vizinho enquanto implica com o casal homossexual que vive na outra casa. a vida no subúrbio americano pode ser um perigo) 


5.  Gran Torino (Clint Eastwood é um viúvo, funcionário aposentado da Ford e ex-combatente na Coreia, que vê sua vizinhança em Detroit empobrecida e habitada por imigrantes, inclusive coreanos, que ele trata especialmente mal. um dos melhores filmes de Clint e uma de suas melhores interpretações)


6.  Os Inquilinos (nos subúrbios pobres de São Paulo, um homem mora com sua família desde sempre. na casa ao lado um senhor morava com a esposa, mas ela se separou e sublocou a casa para três jovens delinquentes que acabam com a paz da vizinhança)


7.  Meus Vizinhos São um Terror (Tom Hanks é um suburbano estressado e seu vizinho, um maníaco bélico, se unem para provar que os novos e reclusos vizinhos que mudaram recentemente para a casa em frente na verdade pertencem a um culto de canibalismo. bobagem dos anos 1980, mas bem adequada ao tema)


8.  O Suspeito da Rua Arlington (Jeff Bridges é viúvo de uma agente do FBI, morta num atentado terrorista, que mora com o filho e a namorada numa pacata rua de Washington. num aparente acidente com fogos, ele socorre o filhos de seus novos vizinhos e faz amizade com eles. mas o comportamento suspeito deles logo desperta sua paranoia)


9.  A Casa Monstro (um garoto de 12 anos começa a observar da janela de seu quarto a casa da frente, onde vive um senhor mal humorado que destroi qualquer brinquedo que invada seu espaço. logo o velho e sua esposa também desaparecem e o garoto começa a desconfiar da própria casa. animação da Amblin, mais adequada a crianças, mas assistível)


10.  A Hora do Espanto (um rapaz, fã de programas de terror na tv, vê seu novo vizinho mudarem durante a noite, trazendo com ele um caixão. o vizinho vive trazendo mulheres para a casa, o que faz o rapaz desconfiar que se trata de um vampiro e chama o apresentador da série de terror para ajudá-lo a investigar. grande sucesso dos anos 1980, divertido até hoje)


Veja ainda: "10 Filmes com Natalie Portman"

16 comentários:

  1. Show de lista!Seguramente uma de suas seleções mais irretocáveis!!Muito divertidos os "A hora do Espanto" e "Meus vizinhos são um terror".Sabe que eu fiquei matutando aqui se o personagem do Clint é realmente um mau vizinho[rs]?Pensei inicialmente em "O vizinho" com o Samuel Jackson, mas é um filme que realmente não poderia ocupar o lugar de nenhum outro que você listou.Abç!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista
    Adoro seu blog. parabéns#

    outro filme: Meu Vizinho Totoro

    ResponderExcluir
  3. vish desculpa totoro nao é um mal vizinho

    ResponderExcluir
  4. Pois é Bruno,
    A minha lista era mista, mas haviam tantos maus vizinhos que optei por eles.
    Quando fizer uma de bons vizinhos, o Totoro estará nela.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. O melhor da lista é O Bebê de Rosemary gosto muito desse filme, suspense de primeira a velha com o pedaço de bolo chega a ser assustador.

    Me lembrei de Duplex que tem uma vizinha que é uma peste,um filme divertido.

    ResponderExcluir
  6. Imediatamente, lembro de DUPLEX (2003), de Danny DeVito; mas a melhor vizinha de todas é Marilyn Monroe em O PECADO MORA AO LADO (1955), do genial Billy Wilder.

    ResponderExcluir
  7. O ótimo A Tortura do Medo, de Michael Powell poderia entrar nessa lista...

    ResponderExcluir
  8. Kelvelyn,
    Duplex tem tudo a ver, mas eu não gostei muito não, hehe.

    Poema,
    Não sei se a Marilyn em 'O Pecado Mora ao Lado' se encaixa na categoria de má vizinha, ela só é uma tentação.

    Rafael,
    Muito bem lembrado! 'A Tortura do Medo' é um excelente filme que vi na TV há muitos anos e confesso que esqueci, vou até procurar para rever.

    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. 10 sugestões de listas:

    * 10 filmes sobre a grande depressão (Vinhas Da Ira, A Noite Dos Desesperados, O Imperador Do Norte, etc.)
    * 10 filmes sobre distopias (1984, Laranja Mecânica, Admirável Mundo Novo, Metrópolis, Fahrenheit 451)
    * 10 filmes "B"
    * 10 filmes de estrada (road movies)
    * 10 filmes sobre a inquisição
    * 10 versões filmadas de "Um Yankee Na Corte Do Rei Artur" (não sei quantas adaptações existem, mas são muitas. Quase todas são filmes de sessão da tarde; tem uma que é com uma menina, tem uma que é com um roqueiro, tem uma que é com a Whoopy Goldberg, tem uma com uma guria adolescente, uma com um mano do hip-hop... nem todas são exatamente com o rei Artur, mas a idéia básica é sempre essa, colocar uma pessoa do mundo de hoje em um reino medieval)
    * 10 filmes com referências ou temática steampunk (Aventuras De James West, A Bússola Dourada, Liga Extraordinária...)
    * 10 filmes sobre a segunda guerra mundial
    * 10 Carros de filmes (não filmes sobre corridas, mas sobre um ou mais carros... O Carro Desgovernado, Se Meu Fusca Falasse, Christine)
    * 10 filmes sobre o planeta Marte (Missão Marte, Planeta Vermelho, Marte Ataca, Vingador Do Futuro...)

    ResponderExcluir
  10. Armando, nessa lista estão 3 filmes que para mim são TOP DEZ: Bebê de Rosemary, Beleza Americana e Suspeito da Rua Arlington. Este último, apesar de ser um filmaço, parece ter sido subestimado pelos críticos e pelo público. Difícil de entender. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Duplex com certeza deveria estar na lista, mas ficou boa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, esqueceram de Duplex!!

    ResponderExcluir
  13. rapaz vc me levô de volta a minha infância: o 7º e o 10º filme eu assistia, tinha um medo terrivel de filmes de terror quando era criança, mas hj eu assisto como se fosse um programa infantil, faz um tempo e um tempo bom q eu num lembrava desses filmes. Boas lembranças

    ResponderExcluir
  14. otima lista,
    faltou Paranóia(2007)

    parabens pelo site, grande abraco

    ResponderExcluir
  15. tem tb 'estranhos vizinhos' com o dan akroyd fazendo o vizinho perturbador e john belushi, o perturbado.. é uma troca de papeis houve no meio do caminho das filmagens ( ja q à epoca,a mais no vizinho maltrapilho, haha)... filme bacanudo para ver novamente (ja no ano seguinte!) em açao os eternos ' the blue brothers'

    ah! e ainda tem um outro impagavel, só que agora dos anos 90: 'meus vizinhos picaretas' com o jeff 'deby' daniels .

    tds eu vi qdo havia fitas de video para locar nas videolocadoras

    ResponderExcluir
  16. com certeza o filme Paranóia poderia fazer parte desta lista

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!