sábado, 30 de abril de 2011

10 Filmes sobre Natação



Nós temos uma atração irresistível pela água e não perdemos a chance de voltar à ela.
Alguns filmes têm a natação, o mergulho ou as piscinas no centro da trama.
Esta lista traz 10 desses filmes.


1,  Enigma de uma Vida (Burt Lancaster é um homem que resolve percorrer o caminho da casa de um amigo até a sua nadando por todas as piscinas de seus vizinhos pelo caminho. em cada uma delas, conhecemos os moradores e ficamos sabendo um pouco da história do homem. uma alegoria do seu calvário. ótimo filme de Frank Perry, que na verdade foi finalizado por Sydney Pollack. lançado em 1968, mas pouco conhecido)


2.  Imensidão Azul (dois mergulhadores, um francês e um italiano competem entre si desde a infância passada na Grécia, quando o pai do primeiro morreu afogado. 20 anos depois eles se reencontram na disputa pelo título mundial de mergulho em Taormina. lindas imagens, linda trilha sonora, num dos melhores filmes de Luc Besson)

3.  Bem-Vindo (um garoto curdo de 17 anos não consegue entrar na Inglaterra, onde está a namorada e fica num abrigo na França com outros imigrantes. ele decide matricular-se num curso para aprender a nadar e atravessar o canal da Mancha. um drama tocante sobre o cruel problema da imigração)

4.  Campeão (na Austrália da década de 1950, dois irmão disputam na piscina a atenção e afeição do pai - Geoffrey Rush -, em competições onde se destacam como grandes nadadores rivais, enquanto a mãe - Judy Davis - tenta unir a família. drama comovente, baseada numa história real. dirigido por Russell Mulcahy em 2003)


5.  My Brother... Nikhil (tem o formato de um documentário simulado, narrado principalmente pela irmã de um brilhante nadador indiano que ganha uma bolsa para treinar, mas em seus exames de admissão constata-se que ele é HIV positivo. a partir daí perde a bolsa, é segregado pelos colegas e pela família, menos pela irmã. triste)


6.  À Cause d'un Garçon (um rapaz de 16 anos é admirado, estrela do time de natação, tem uma namorada, mas se dá conta que na verdade tem atração por rapazes. quando tem uma relação com seu novo vizinho, que é assumido, sua vida vira um inferno. bom filme francês sobre as dores do amadurecimento)


7.  Gente como a Gente (depois da morte do irmão num acidente de barco onde ele estava, um jovem - Timothy Hutton - tenta suicidar-se, para depois retomar suas atividades no coral e no grupo de natação, no qual seu irmão era o destaque. tristíssimo drama dirigido por Robert Redford, que ganhou os principais Oscars de 1980)


8.  Rompendo Barreiras (telefilme contando a dramática vida do campeão olímpico de saltos ornamentais Greg Louganis, dos maus tratos do pai a dificuldade de assumir sua homossexualidade, a descoberta de que era HIV positivo e a superação nos jogos de Seul com mais uma medalha. oficial como uma autobiografia, mas interessante por eternizar uma lenda do esporte)


9.  Swimming Pool - À Beira da Piscina (em busca de inspiração, uma escritora inglesa de suspense aceita hospedar-se na casa de campo de seu editor na França. mas no meio da noite é supreeendida pela chegada da bela filha do editor, que nadava nua e à beira da piscina, se entregava a um homem diferente a cada noite. neste filme a piscina é catalizadora da trama. bom drama de mistério de François Ozon)


10.  Mar Aberto (um casal estressado, vai relaxar num resort. quando saem numa excursão de mergulho, ficam encantados com as belezas do fundo do mar, se atrasam para voltar e são deixados para trás pelo barco em mar aberto. o filme é realista e angustiante, recheado de tubarões)


Outros filmes com natação: Raízes do Mal, Deixe Ela Entrar, O Clube do Imperador, O Seresteiro de Acapulco.

Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

7 comentários:

  1. FALTOU ''ANJOS DA VIDA ''

    @GabrielCarmo_ segue la

    ResponderExcluir
  2. concordo... Faltou anjos da vida - o melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel e ANônimo,
    Vocês dois citaram o mesmo filme... acho que preciso vê-lo. Vou procurar.
    Valeu a dica!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Armando!!!
    Qto tempo não passo por aqui... Não passo por qqer lugar, rs

    Ótima lista... Essa que os dois comentaram - Anjos da Vida - é exatamente sobre mergulho, mas é um filme babinha.

    Gosto muito do nórdico Evil - Raízes do Mal...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. sim faltou anjos da vida , e com ashton kutcher

    ResponderExcluir
  6. Orgulho de uma nação também é muuuuito legal!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é galera, tmb gosto mto de ANJOS DA VIDA e de Pride Orgulho de uma nação ... VCS por acaso não lembram de outros não? Nossa, Eu amo Natação
    rsrs

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!