terça-feira, 24 de maio de 2011

10 Filmes de Diretores Jovens



O caminho normal é um cineasta começar como assistente, diretor de unidade, fotógrafo, editor, contra-regra e só chegar a dirigir um filme por volta dos 40 anos.
Mas alguns começam precocemente a dirigir bons filmes, mais maduros que muitos veteranos.
Aqui está uma lista de 10 filmes longos feitos por cineastas bem jovens. Se lembrarem de mais algum, comentem!


1.  Xavier Dolan - Eu Matei Minha Mãe - aos 20 anos (filho de um ator, o canadense Dolan começou muito cedo como ator infantil e resolveu dirigir porque, segundo ele, não estava conseguindo mais bons papéis. dirigiu este ótimo drama ligeiramente auto-biográfico, focado numa relação difícil entre um garoto de 17 anos, descobrindo a própria sexualidade, e sua mãe. o filme foi premiado em Cannes e outros festivais. seu segundo longa, "Les Amours Imaginaires", feito no ano seguinte, também é muito bom e vem muito mais por aí)


2.  Bruno Barreto - Dona Flor e Seus Dois Maridos - aos 21 anos (filho do mais famoso produtor do cinema brasileiro, Bruno já havia dirigido "Tati, a Garota" aos 18 anos de idade e "A Estrela Sobe" aos 19, quando fez seu filme mais famoso. baseado no livro de Jorge Amado, conta a história de uma bela viúva que volta a se casar e passa a ser visitada pelo fantasma no falecido marido bon-vivant. até Tropa de Elite 2 era o maior sucesso de bilheteria do cinema nacional)


3.  Sam Raimi - A Morte do Demônio - aos 21 anos (desde criança Sam adorava cinema, era um fã devotado dos Três Patetas e já fazia filmes em super 8. por dois anos, junto com seus amigos filmou este cult de terror, onde, por falta de verba, teve que inventar e improvisar equipamentos como gruas e dollies, conseguindo efeitos muito originais. o sucesso foi tanto que anos mais tarde pode refazer o filme com produção caprichada)


4.  Steven Spielberg - Encurralado - aos 24 anos (Spielberg chamou a atenção aos 21 anos com o curta "Amblin" e logo foi contratado para dirigir séries de televisão. quando apareceu a oportunidade de filmar este conto de Richard Matheson, sobre um motorista perseguido por um caminhão misterioso, mostrou todo seu talento e o filme, feito para TV, foi parar nos cinemas e ganhou o festival de Avoriaz, abrindo as portas para ele dirigir "Tubarão" quatro anos depois)


5.  Kevin Smith - O Balconista - aos 23 anos (Kevin fez este filme, em preto e branco, na loja em que trabalhava e só tinha permissão para gravar à noite, quando a loja estava fechada. o resultado é que acabou ganhando o principal prêmio do festival de Sundance e foi distribuído pela Miramax, iniciando uma carreira de destaque, com filmes autorais)


6.  Orson Welles - Cidadão Kane - aos 25 anos (Welles teve uma formação sofisticada, embora tenha perdido seus pais cedo. casou-se aos 19 anos, quando começou a atuar em teatro e no rádio, graças à sua voz potente. mesmo tendo feito apenas dois curtas, ele já era considerado um garoto-prodígio e convenceu a RKO a deixá-lo dirigir esta história sobre um magnata das comunicações. o filme foi um fracasso de bilheteria, mas mais tarde tornou-se cult, sendo considerado, por muitos críticos, o melhor filme da história do cinema)


7.  John Singleton - Os Donos da Rua - aos 23 anos (Singleton destacou-se na universidade da Califórnia, conquistando três prêmios de roteiro, o que lhe valeu um contrato com a poderosa agência CAA, antes mesmo da formatura. um desses roteiros, ligeiramente autobiográfico, era sobre um rapaz inteligente mas rebelde cuja mãe percebe que não consegue controlar e entrega sua criação ao pai, que lhe ensina bons valores morais. a Columbia comprou os direitos, lhe deu 7 milhões de dólares e liberdade para realizá-lo. o resultado foram duas indicações ao Oscar, roteiro e direção, o mais jovem diretor a ser indicado até hoje)


8.  Steve Soderbergh - Sexo, Mentiras e Videotape - aos 26 anos (Steve chamou a atenção com um vídeo documentário sobre o grupo Yes aos 22 anos, que chegou a ser indicado ao Grammy. dois anos mais tarde realizou o curta "Winston", cujo argumento originou seu primeiro longa, sobre um homem que está com problemas conjugais, tem um caso com a cunhada e recebe a visita de um amigo de infância, que grava vídeos de mulheres falando sobre suas vidas sexuais. o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes e dezenas de outros prêmios, revelando um grande diretor)


9.  Bernardo Bertolucci - Antes da Revolução -  aos 24 anos (Bertolucci notabilizou-se como poeta quando jovem. mais tarde, aos 21 anos, tornou-se assistente de direção de Pier Paolo Pasolini em "Acattone", que retribuiu roteirizando, no ano seguinte, seu primeiro longa "La Commare Secca", mas foi com seu segundo filme, que sua carreira decolou. "Antes da Revolução" fala sobre um jovem de 22 anos, já desiludido com o comunismo e às voltas com a sua tia, dez anos mais velha)


10.  Robert Rodriguez - El Mariachi - aos 24 anos (o texano Rodriguez sempre foi fascinado por cartoon e cinema. para conseguir parte dos sete mil dólares necessários para rodar seu primeiro filme, submeteu-se até a testar uma droga experimental - redutora de colesterol - por um mês dentro de um laboratório, onde escreveu o roteiro do eletrizante "El Mariachi", a história de um cantor e guitarrista que chega a um vilarejo do México e é confundido com um perigoso bandido. a intenção era lançá-lo em vídeo, mas após ser premiado em Sundance, foi comprado pela Columbia, recebeu verba para pós-produção e divulgação e teve uma bilheteria respeitável. e isso era só o começo de uma grande carreira)


Menções honrosas:
Francis Ford Coppola - Agora Você é um Homem - aos 27 anos
François Truffaut - Os Incompreendidos - aos 27 anos
Sofia Coppola - As Virgens Suicidas - aos 27 anos
Esmir Filho - Os Famosos e os Duendes da Morte - aos 27 anos
Paul Thomas Anderson - Jogada de Risco - aos 24 anos
Tim Burton - A Grande Aventura de Pee-Wee - aos 26 anos
George Lucas - THX 1138 - aos 27 anos
John Carpenter - Dark Star - aos 26 anos
Robert Zemeckis - Febre de Juventude - aos 26 anos
Matheus Souza - Apenas o Fim - aos 20 anos


Veja ainda: "10 Filmes Dirigidos por Mulheres"

16 comentários:

  1. gostei bastante do blog.. conheci hoje, e já vou baixar alguns filmes que vi aqui.. fica uma dica também de lista que não sei se você já fez. 10 filmes que fogem do final convencional..a mim muito me agrada quando o final não é previsível, depois de ver bastantes filmes a gente começa a esperar até as tradiconais viradas de história no final como por exemplo o assassino na verdade era a mulher do cara que tava do lado dele o tempo todo... mas tem alguns que surpreendem, quando muito novo vi o último americano virgem e me lembro que gostei justamente pq não esperava o final, hoje até não acho mais tão surpreendente assim, mas foi o primeiro que vi desse gênero e passei a gostar, pouco tempo atrás também gostei de ilha do medo, e aminésia por causa disso e muitos outros. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Afinal de contas: quem é Xavier Dolan?? O fato de ser novo não quer dizer que foi bom? Que filme ele fez??????? sou cinéfilo e nunca, nunca ouvi falar dele.

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo,
    Xavier Dolan é um jovem canadense que fez por enquanto dois filmes muito bons, conforme descrevi no post.
    Ele já ganhou dezenas de prêmios em vários festivais, inclusive quatro em Cannes.
    Ainda não é uma unanimidade, mas é um símbolo para esta lista, até por isso está no número um.
    Se ainda não o conhece, procure conhecer.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anônimo número um! (aliás não custa nada assinarem, né?)
    Eu até já pensei em fazer uma lista como a que você sugeriu, mas o problema são os famosos "spoilers".
    Ninguém gosta de que contem o final do filme e eu teria que fazer isso, o que tornaria essa lista maldita.
    Mas você tem razão, é um tema interessante, só me falta a coragem, hehe
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Cadê Deus e o Diabo na terra do Sol, do Glauber Rocha?

    ResponderExcluir
  6. Bem lembrado, anônimo.
    Glauber fez "Deus e o Diabo na Terra do Sol" aos 25 e já havia feito "Barravento" dois anos antes.

    Continuem sugerindo, com certeza existem outros que não me lembrei.

    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei da lista.
    Mas faltou "Apenas o fim" do Matheus souza. Um bom filme. Acho que ele tinha 20 anos quando o dirigiu.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bárbara,
    Coloquei o Matheus nas menções honrosas no final.
    Também gostei do filme, embora não possamos chamar ainda de "sucesso".
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente post ... extremamente inspirador. Vou agora mesmo cancelar minha assinatura de quadrinhos e comprar uma camera, e realizar algo tão legal, que vai acabar vindo parar em uma dessas suas listas! =D

    ResponderExcluir
  10. Oi Cássio!
    Mal posso esperar por um novo Cidadão Kane vindo de você.
    Tem todo meu apoio!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Em relaçao a Xavier Dolan, o melhor filme que eu já assiti dele é Eu matei a minha mãe, o outro tb famoso "amores imaginários"não gostei muito, apesar ter uma fotografia brilhante! da lista, cidadão kane ganhe na minha opinião, um dos melhores filmes que já assisti!!! adoro suas listas! Já to fazendo aqui uma lista gigante dos filmes que preciso assistir!

    ResponderExcluir
  12. nossa, esses ai estão velhos!
    faltou a grande! e maravilhosa Samira Makhmalbaf.
    Ela "dirigiu o filme “A maçã” (Sib, 1998, Irã / França) quando tinha apenas 17 anos, sendo a mais jovem cineasta até hoje a concorrer a prêmio no Festival de Cannes. Dois anos depois, com “O Quadro Negro” (Takhté Siah), ela ganharia o Prêmio Especial do Júri daquele festival francês, tendo o seu nome definitivamente ganho projeção mundial." (http://www.ufscar.br/rua/site/?p=2192)
    A Maçã:
    http://www.imdb.com/title/tt0156901/
    É tipo documentário, mas creio que entraria na lista. Ela é linda, o filme é tenso porém delicado à sua maneira.
    Vale a pena conferir!!
    fica a dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Letícia,
    Muito bem lembrado, a Samira filha do ótimo Mohsen Makhmalbaf TINHA que estar nessa lista.
    Ótimas dicas de filmes. Obrigado!|
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. Xavier Dolan está sendo meu deleite nesses tempos de pobreza criativa!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tarantino se nao me engano tinha 27 anos quando rodou o Caes de alguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco!
      Na verdade ele já tinha 30 quando o filme estreou.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!