sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 Filmes com Audrey Tautou



Nascida em agosto de 1976 na cidade de Beaumont na França, Audrey começou sua carreira na televisão onde ganhou um prêmio de atriz revelação, que a levou rapidamente ao cinema.
Após interpretar Amélie Poulin no filme de maior sucesso internacional do cinema francês, tornou-se uma estrela.
Audrey tem um carisma raro e rouba todas as cenas em que aparece.
Aqui está uma lista com 10 de seus filmes: 


1.  O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (Amélie é uma garota que cresceu isolada das outras crianças, porque seu pai acreditava que ela tinha problemas no coração e desenvolveu um jeito todo próprio de relacionar-se com as pessoas. um filme encantador, que tornou Audrey famosa em todo o mundo. o que poucos sabem é que a primeira opção para o papel era a inglesa Emily Watson, 12 anos mais velha. foi indicado a cinco Oscars. se alguém ainda não viu, veja!)


2.  Coco Antes de Chanel (biografia "limpinha" da polêmica e genial estilista, com boa recriação de época e, claro, belos figurinos. Audrey parece um pouco frágil demais para o papel, mas é simpática como sempre)


3.  Amor Não Tem Preço (num luxuoso hotel da Coté d'Azur, uma golpista procura milionários, mas acaba se interessando por um garçon pobretão, por confundi-lo com um milionário. Audrey está à vontade nesta divertida comédia romântica)


4.  Bem me Quer, Mal me Quer (uma jovem artista plástica nutre uma amor obsessivo por um médico casado. a estrutura do filme é seu ponto forte, mostrando a mesma história sobre dois diferentes pontos de vista. Audrey defende bem sua psicopata, frágil e perigosa)


5.  Coisas Belas e Sujas (Stephen Frears cria um thriller empolgante e bem amarrado no submundo de Londres. um nigeriano, que trabalha de dia como taxista e à noite como recepcionista de hotel descobre junto com a camareira turca - Tautou falando inglês - um coração entupindo o vaso sanitário de um dos apartamentos e começam a desvendar uma rede de tráfico de órgãos. ótimo filme)


6.  Eterno Amor (o reencontro de Audrey com o diretor Jean-Marc Jeunet, de Amélie, num bonito drama passado na época da primeira grande guerra. um jovem casal que cresceu junto, se separa quando o rapaz é enviado para o campo de batalha, desaparece no front e é dado como morto. mas ela jamais perde a esperança de reencontrá-lo. o detalhe da composição da personagem é que em função de uma perna mais curta, ela passa o filme mancando ou sendo carregada)


7.  O Instituto de Beleza de Vênus (após ser premiada na televisão, Audrey foi convidada para o papel secundário de uma jovem cabeleireira que acaba se entregando para um homem rico e velho. conseguiu ofuscar até a protagonista Nathalie Baye e ganhou vários prêmios como revelação do ano. bom filme)


8.  Albergue Espanhol (um estudante francês vai para Barcelona num programa de intercâmbio e sem falar espanhol ou catalão, se hospeda num albergue onde estão estudantes de toda a europa num caldeirão de culturas que vai tornar sua vida agitada. Audrey é sua namorada francesa que vai visitá-lo, mas não parece animada com isso. o filme teve uma continuação, 'Bonecas Russas', onde o papel dela cresce)


9.  Uma Doce Mentira (para animar sua mãe depressiva - Nathalie Baye ótima -, a dona de um salão de beleza - Audrey - lhe repassa anonimamente a carta de um admirador que ela mesma recebeu, mas isso causa uma sucessão de mal entendidos. comédia romântica agradável, boa para uma tarde fria) 


10.  O Código Da Vinci (baseado no best-seller de Dan Brown o filme traz uma série de teorias conspiratórias milenares malucas sobre maçonaria, igreja católica. funciona bem no livro, mas o filme, embora literal, é bem fraco. os atores franceses Jean Reno e Audrey Tautou teriam sido impostos pelo presidente Jacques Chirac como condição para utilizarem locações como o museu do Louvre. uma estreia ruim para Audrey em blockbusters) 


Veja ainda: "10 Filmes com Catherine Deneuve" (em breve)


10 comentários:

  1. Ameeeiii a lista! Acabei de ver um filme incrível com Catherine Deveune no festival de cinema francês q está acontecendo na minha cidade: Potiche: A Esposa Troféu. É uma comédia ótiiiimaaa q me fez passar mal de tanto rir. Catherine arrasa na comédia e nas cenas de drama do filme, num todo, ela é incrível! =DD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog ja estou seguindo abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Armando, a Audrey não é das minhas atrizes prediletas por conta de sua frieza (como você disse sobre a atuação dela em "Coco Antes de Chanel"). A acho um rostinho bonito na telona. Amelie perde muito por ela (e me perdoem os adoradores/amadores/loucos/apaixonados pelo filme). Até por conta dessa adoração, evito em ver filmes com ela. Sabe aquela coisa de bode... É o que ela me causa.

    Gosto da atuação dela em "Eterno Amor", onde ela é realmente uma atriz. Mancar por todo o filme com perfeição foi um desafio e que ela venceu. Acho que é o melhor papel dela, junto a Coisas Belas e Sujas. Mas como disse, não vi mais nada dela, por conta dela mesma!

    Mas isso ainda vai passar...

    ResponderExcluir
  4. Amelie sempre vai estar na minha lista de Top 10 filmes favoritos de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  5. Não posso criticar o Vitor no comentário dele, pois é importante esbarrarmos com opiniões diferentes da nossa, que por sinal é algo construtivo, e algo a se pensar, mas ao contrário dele, eu creio que toda a beleza do "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" foi doada pela Audrey Tautou, as expressões faciais desse filme me comovem, e me agradam muito, os gestos fisicos da Atriz são muito impactantes e dão toda a vida a "Amelie" não consigo imaginar outra atriz para esse papel, a história é linda e passa uma lição muito importante de solidariedade e amor ao próximo,amo esse filme e tenho ele autografado pela audrey Tautou num evento de cinema francês do qual encontrei também com a Catherine Deneuve.
    Vejo esse filme como um classico comtemporaneo.
    Adorei a lista, faltam 3 para eu assistir, muito bom o post, bjs

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Janaina e não critico Vitor. Cada um tem uma opinião, de fato seria ótimo deixar de lado essa impressão que muitas vezes temos de um ator pelo modo como os outros o vêem, mas já vi muitos casos assim e compreendo. Eu quase não vi Little Ashes por causa do vampirinho, o que é um absurdo, já que ele está ótimo no papel de Dali.
    Preconceitos à parte, adorei a lista, vou assistir os que ainda faltam.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Janaína e Letícia,
    Eu tanto gosto da Audrey que fiz esta lista, né?
    Não compartilho da opinião do Vítor desta vez, o que é raro, pois considero a presença dela magnética nas telas, como só as estrelas de verdade podem ser.
    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. simplismente eu amooo ela, vale a pena assistir todos :):)

    ResponderExcluir
  9. A lista é mucho loka, meo. Só acho que O Código Da Vinci não merecia um Top 10, mesmo tendo a Audray Tautou. O filme é ruim, mal produzido e mesmo a atuação da Audrey é tolhida pelo filme mal feito. :/

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!