sexta-feira, 3 de junho de 2011

10 Road Movies



Os road movies, ou filmes de estrada são muito recorrentes no cinema.
É interessante como a ação passa de um ambiente para o seguinte desenvolvendo novas situações.
Existem centenas de grandes filmes sobre o tema, por isso esta lista de 10 será sempre pequena para abrigar todos eles. Peço que ajudem, sugerindo outros filmes nos comentários para aumentarmos a lista.


1.  Diários de Motocicleta (em 1952 dois jovens argentinos, estudantes de medicina, percorrem durante pouco mais de seis meses 12.425km, da Argentina até a Venezuela, a maior parte deles sobre uma motocicleta. esta viagem mudaria suas vidas e sua visão do mundo. dirigido pelo brasileiro Walter Salles, ganhou o Oscar de canção entre outros prêmios)


2.  A Grande Viagem (um pai idoso e mulçumano obriga seu jovem filho, que não liga para religião, a levá-lo de carro do sul da França, onde vivem, até Meca na Arábia Saudita, para sua peregrinação. na longa viagem, passam por diversos percalços, mas acabam se conhecendo melhor. um belo filme)


3.  Thelma e Louise (cansadas das vidas que levam, uma garçonete quarentona e uma dona de casa maltratada pelo marido decidem fugir juntas de carro num final de semana. no caminho um homem tenta estuprar a mais jovem e na briga, a outra acaba alvejando-o. elas decidem ir para o México, mas são perseguidas pela polícia. já clássico de Ridley Scott, com interpretações inspiradas de Susan Sarandon e Geena Davis) 


4.  Transamérica (um transexual, prestes a fazer sua operação, descobre ser pai de um garoto de 17 anos, que precisa de sua ajuda. por imposição de sua psicóloga, que não quer que ele seja operado antes de resolver esse assunto, ele vai até Nova York buscar o rapaz e o traz para San Francisco numa viagem de mútuo conhecimento. grande atuação de Felicity Huffman, indicada ao Oscar)


5.  Pequena Miss Sunshine (uma família viaja por três dias do Novo México até a Califórnia, numa velha kombi amarela, para levar a simpática, mas desengonçada caçula para participar de um concurso de miss infantil. o filme chegou a ser indicado para o Oscar de melhor filme e ganhou de roteiro e ator coadjuvante para Alan Arkin, que faz o avô, além de outros 40 prêmios)


6.  Sem Destino (no fim dos anos 1960, depois de venderem drogas que contrabandeiam do México, dois motoqueiros hippies viajam de Los Angeles até New Oleans, tentando chegar a tempo do mardi-gras. clássico máximo da contra-cultura, dirigido por Dennis Hopper e produzido por Peter Fonda, também protagonistas, foi um imenso e inesperado sucesso)


7.  Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (um geólogo percorre de carro o sertão do Nordeste para mapear a transposição de um rio pela paisagem desértica. em sua narração descreve suas experiências para a mulher que o deixou pouco antes da viagem. o filme todo é feito com uma suposta câmera subjetiva, mas na verdade é uma genial colagem de fotos e trechos de documentários captados pelos diretores Karin Aïnouz e Marcelo Gomes ao longo de dez anos. criativo, inovador, imperdível)


8.  Uma História Real (Richard Farnsworth - indicado ao Oscar - é um velho fazendeiro que fica sabendo que seu irmão está seriamente doente.resolve então fazer uma viagem de cerca de 400 km para se reconciliarem, só que faz o percurso dirigindo um pequeno trator. baseado em fatos reais, é um belo e atípico filme no currículo de David Lynch)


9.  Deu a Louca no Mundo (em uma estrada tortuosa e pouco movimentada da Califórnia, oito motoristas viajando em férias ficam sabendo da existência de uma fortuna em dinheiro roubado e iniciam uma corrida maluca para pegar o tesouro para si. estrelado por Spencer Tracy, o filme traz um batalhão de comediantes da época, dos Três Patetas a Jerry Lewis e é um dos primeiros e mais divertidos exemplares das comédias de estrada)


10.  Central do Brasil (Fernanda Montenegro é uma mulher que vive de escrever cartas para imigrantes na maior estação de trem do Rio. um dia uma cliente com seu filho lhe pede que escreva para o pai do garoto dizendo que ele quer conhecê-lo um dia. na saída da estação, a mãe morre atropelada e o garoto fica sem destino. a mulher concorda então em levá-lo até o pai de ônibus, numa longa viagem até o Nordeste. um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, ganhador de dezenas de prêmios internacionais, incluindo o Golden Globe e o Urso de Ouro em Berlim. mais um grande road movie de Walter Salles, que lançará em breve seu "On the Road")


Veja ainda: "10 Filmes de Suspense na Estrada"

23 comentários:

  1. Ótima lista.Gosto muito de road movies, o tema sempre rende excelentes filmes.

    Senti falta de E Sua Mãe Também um grande filme sobre amizade do Alfonso Cuarón e do road movie mais estranho que já vi Coração Selvagem do Lynch muita gente estranha,rock pesado e sexo.

    E acho Central do Brasil um dos mais belos filmes já feitos e pqp na Fernanda Montenegro que tá perfeita no filme.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Kelvelyn!
    Esse é o espírito. Eu queria ter feito uma lista de 1000 road movies, só posso aumentar com as sugestões dos leitores.

    #11. E Sua Mãe Também
    #12. Coração Selvagem

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Mad Max também conta como road movie?

    (Eu ia mencionar também O Imperador Do Norte, mas aí já seria um "railroad movie")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pensado.... E na Natureza Selvagem???

      Excluir
  4. Oi Koppe,
    Foi bom você ter mencionado Mad Max, pois já existe uma lista de "Suspense na Estrada", que é complementar desta aqui. Nela está o Max.
    Quanto ao "Imperado do Norte", é a mesma coisa, já existe uma lista de "Filmes sobre Trens" e esse filme está lá.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou "Na natureza selvagem", filme dirigido pelo Sean Penn.

    ResponderExcluir
  6. Boa lembrança, anônimo...

    #11. E Sua Mãe Também
    #12. Coração Selvagem
    #13. Na Natureza Selvagem

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Sugestão: Vanish Point - Corrida contra o destino

    ResponderExcluir
  8. Bonnie&Clyde
    O Demônio das Onze Horas
    Viagem a Darjeeling

    ResponderExcluir
  9. Oi amigos,
    om as sugestões do Jason e da Fabiana a lista fica ainda maior:

    #11. E Sua Mãe Também
    #12. Coração Selvagem
    #13. Na Natureza Selvagem
    #14. Vanishing Point, Corrida Contra o Destino
    #15. Bonnie & Clyde
    #16. O Demônio das Horas
    #17. Viagem a Darjeeling

    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Lembrei mais um: Rodas Da Morte (Wheels Of Terror), classicão das madrugadas de antigamente, (mas talvez mais apropriado para a lista de "suspense na estrada").

    ResponderExcluir
  11. Amei essa lista!!!! todos os filmes são Maravilhosos! Mas Diarios de Motocicleta é o melhor! QQ filme com o Gael tem um "ar"diferente!!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog e aproveitei para baixar alguns dos filmes indicados. Lembro de mais uns road movies dos quais gostei muito: o brasileiro "Cinemas, aspirinas e urubus" e o americano "Sideways".

    ResponderExcluir
  13. Acho Pequena Miss Sunshine um filme tão feliz.

    ResponderExcluir
  14. Na natureza Selvagem sem duvidas é o melhor Road Movie de todos os tempos....E sua mãe também [é excelente

    ResponderExcluir
  15. Faltou: Um mundo perfeito com Kevin Costner, perfeito, abs.

    ResponderExcluir
  16. Olha, vi quase todos da sua lista e das sugestões. Gosto muito de "Antes de Partir","Plata queimada,Forest Gump, E aí, Meu Irmão, Wolf Creek, Comboio, Caminho das Nuvens,Rudo e Cursi, Um parto de Viagem,Fugindo do Inferno, Motoqueiros Selvagens, A Enfermeira Betty, Paris, Texas;, Homer e Eddie, Neste mundo, Viagem ao Centro da Terra, Poul, De Golpe em Golpe, uffa... sou fã do gênero e por hoje é só.. mas tenho mais sugestões. João Andrade - De frente para a estante onde guardo minha coleção.

    ResponderExcluir
  17. ainda tem o SENSACIONAL Alice nas Cidades, também do Wim Wenders!

    ResponderExcluir
  18. Oi Armando, ótima lista!

    Eu sei que acabaria com o "nível" da lista, mas o primeiro "road movie" que lembro ter de ter visto na vida foi "Férias Frustradas". Nem me atrevo a assistir novamente porque tenho certeza de que não vou conseguir rir com nenhuma piada, mas na época realmente foi um filme de grande sucesso.

    ResponderExcluir
  19. O Regresso para Bountiful e Harry, o amigo do Tonto

    ResponderExcluir
  20. pequena miss sunshine é espetacular, comédia inteligente e rara.
    central do brasil é o filme brasileiro que mais gostei até hoje.

    ResponderExcluir
  21. tem o famoso e classico "morangos silvestres" filme muito bom .

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!