sexta-feira, 15 de julho de 2011

10 Filmes das Franquias de Maior Faturamento no Cinema


Se um filme dá certo, faz-se uma continuação, e mais uma e outra, eternamente enquanto derem lucro. 
As franquias são a forma mais segura de investimento em cinema. São apenas negócios, que renderam, só dentre as dez primeiras colocadas, quase 36 bilhões de dólares.
Claro que com muito dinheiro disponível, alguma qualidade esses filmes têm que ter. Contrata-se bons diretores e bons artesãos para valorizar o produto.
Os filmes seriados não são uma novidade, já existiam desde as crônicas de jornal, as novelas de rádio ou os livros de aventura, mas a novidade está nos dividendos astronômicos que os produtores aprenderam a explorar.
Os ícones da franquia podem se desdobrar em recordações, doces, brinquedos, roupas, ou qualquer coisa onde puderem ser estampados.
Aqui está a lista das 10 franquias de maior bilheteria em todo o mundo na história do cinema e com destaque seus filmes mais lucrativos. (os valores estão em dólares)

Atualizada em 01/08/2013


1.  Harry Potter (7.723.431.572 / 8 filmes / maior bilheteria: Harry Potter e a Pedra Filosofal. agora incluído o lançamento do oitavo filme a série se distanciou anda mais das outras franquias. apesar de a história terminar aqui, especula-se que a franquia não será abandonada, com a produção de filmes sobre as origens da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, anteriores aos alunos da geração de Potter, mas isso ainda não passa de boato...)

2.  James Bond (6.094.664.292 / 24 filmes / maior bilheteria: Skyfall. o super-espião inglês criado nos livros de Ian Fleming tem o direito de matar seus inimigos, está sempre munido de fantásticas armas secretas, é charmoso, seduz lindas mulheres e já salvou o planeta em 24 ocasiões. depois do sucesso de 'Skyfall' já foi anunciado o Bond25 para 2015. nota: a bilheteria mundial de 16 de seus filmes mais antigos foi estimada com base na arrecadação nos Estados Unidos, com fator de conversão médio de seus 7 outros filmes que possuem estes dados. com ajuste pela inflação, a série passa fácil dos 10 bilhões)

3.  Os Vingadores (5.014.186.761 / 7 filmes / maior bilheteria: Os Vingadores. quando da elaboração original desta lista, os filmes do universo Marvel estavam longe do top 10. dois anos e quatro filmes mudaram esse panorama. Thor, Capitão América, Hulk e, principalmente Iron Man viraram uma mina de ouro, que não parece ter fim. vêm aí vários outros filmes "dessa turminha do barulho que vai botar pra quebrar")

4.  Star Wars (4.682.176.001 / 6 filmes + 1 animação / maior bilheteria: Guerra nas Estrelas - 1977. George Lucas foi o primeiro a explorar os produtos derivados dos personagens com sucesso. imaginou sua série com nove filmes, mas parece ter parado em seis extremamente lucrativos. com a venda dos direitos para a Disney e mais três episódios garantidos, o primeiro já para 2015, a série deve voltar ao topo da lista)

5.  O Senhor dos Anéis (3.964.981.944 / 4 filmes + 1 Animação / maior bilheteria: O Retorno do Rei. baseados na obra imortal de J.R.R.Tolkien, os longas compõe uma trilogia que conta a saga dos habitantes da Terra Média e ganhou 17 Oscars. o enorme sucesso fez com que a franquia tenha continuado com a produção de outra obra do autor, 'O Hobbit', com alguns dos mesmos personagens, que foi dividida em mais três filmes, dois dos quais ainda estão por estrear em dezembro de 2013 e de 2014)


6.  Piratas do Caribe (3.727.735.967 / 4 filmes / maior bilheteria: O Baú da Morte. a modernização dos filmes de piratas, tão tradicionais na velha Hollywood, rendeu uma franquia inesperado sucesso, principalmente por conta do carisma de Johnny Depp, da produção caprichada e das belas co-estrelas. a próxima aventura já está prevista para 2013)


7.  Batman (3.721.741.151 / 7 filmes + 1 Animação / maior bilheteria: O Cavaleiro das Trevas Rssurge. um dos mais famosos personagens dos quadrinhos e da televisão ganhou as telas pelas mãos de Tim Burton em 1989. após o desgaste de filmes ruins, nos anos 2000, ressuscitou com o Christopher Nolan em dois ótimos filmes. a série deve continuar com um duo com Superman)

8.  Shrek (3.510.516.231 / 5 filmes / maior bilheteria: Shrek 2. o ogro fez decolar a Dreamworks Animation, mas parece já ter se esgotado. apesar da boa bilheteria do quarto, os personagens já não têm a mesma graça. a franquia começou a eleger personagens secundários, como a Gato de Botas, para estrelar seus próprios filmes com razoável sucesso)

9.  Crepúsculo (3.342.792.667 / 5 filmes / maior bilheteria: Amanhecer - Parte 2. a saga de livros para adolescentes de Stephenie Meyer chega ao fim com uma bela cifra e um lugar neste top10. é pouco provável que hajam novos filmes da série, mas como resistir ao sucesso garantido?)


10.  Homem Aranha (3.248.563.075 / 4 filmes / maior bilheteria: O Homem Aranha 3. outro herói dos quadrinhos que se deu bem nas telonas dirigido por Sam Raimi. o próximo episódio, com Andrew Garfield no papel e dirigido por Marc Webb, estreia em maio de 2014) 

LISTA EXTRA:

11.  A Era do Gelo (2.802.576.893 / 4 filmes / maior bilheteria: A Era do Gelo 4. a série de animação da Fox foi um tiro certeiro e ainda revelou o brasileiro Carlos Saldanha, que viria a abrir outra franquia, 'Rio'. um sucesso que se estende por games, merchandising, televisão, etc...)


12.  Transformers (2.675.610.116 / 3 filmes + 1 animação / maior bilheteria: Transformers: O Lado Oculto da Lua. a quinta aventura dos desenhos animados, transformados em brinquedos, transformados em filmes barulhentos e incrivelmente ruins estreia em junho de 2014, o que pode fazer esta franquia ganhar posições. isso não é cinema, é puro marketing)

13.  Velozes e Furiosos (2.332.609.198 / 6 filmes / maior bilheteria: Fast & Furious 6. a série sobre corridas de rua começou modesta, mas seus dois últimos episódios estouraram nas bilheterias, especialmente fora dos Estados Unidos. garantiram a parte 7 já para 2014)

14.  X-Men (2.046.737.142 / 6 filmes maior bilheteria: O Confronto Final. com os filmes dos X-Men, que ganham mais uma sequência em 2014 e os filmes solo do Wolverine - incluindo o recém-lançado 'Imortal' - farão esta franquia, baseada em personagens de Stan Lee e Jack Kirby, subir muito na lista nos próximos anos)


10.  Indiana Jones (2.016.653.414 / 4 filmes / maior bilheteria: O Reino da Caveira de Cristal. nos anos 80, Steven Spielberg renovou as aventuras de arqueólogos que passavam nas matinês de sua infância, numa produção de tirar o fôlego. fez três filmes e 20 anos depois retomou a franquia. já existe um boato sobre um quinto filme, ainda não confirmado. até lá, este filme sai do top 10, onde estava quando da publicação original da lista em julho de 2011)


(Fonte: Box Office Mojo - Dados atualizados em 01/08/2013)


Veja ainda: "10 Filmes Essenciais da Década de 1980" e "10 Filmes Essenciais da Década de 1950"

16 comentários:

  1. Harry Potter já está no pódio? Imagina com o lançamento do oitavo filme... Vai ser difícil ultrapassa-lo mais futuramente!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre mais um trabalho esplêndido, eu nunca tinha pensado que Batman estava em 7º para mim ele estava em 3º ou 4º. Acho que foi pelo efeito 'Cavaleiro das Trevas' que teve uma bilheteria estrondosa.
    Agora com o lançamento do Harry Potter 7 parte 2, vai ficar bem mais difícil de ele ser ultrapassado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alan e Everton,
    Pois é, podem colocar mais 1 bilhãozinho na conta do Harry Potter, porque ele vai chegar lá.
    Para superá-lo só se o George Lucas resolver fazer a outra trilogia do Star Wars...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Armando!Se rolar uma lista com as mais extensas franquias o Bond, James Bond, certamente estará no topo, né[rs]?!Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Armado,

    Sou fã da história de Harry Potter, mas devo dizer que prefiro imensamente os livros!!!! Os filmes, se fosse uma história horiginal, seriam muito bons, mas como adaptações deixa muuuuuuito a desejar. Mas não nego que seja interessante ver os bruxos em cena e que Alan Rickman é imbativel como Snape. Também não nego que me emocionei ao ver o fim da saga nesse último fim de semana.

    Agora, um sucesso absoluto é Star Wars. Esse é inquestionavel. Me surpreendeu o fato de ter ficado na segunda posição.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que tenho um pé meio atrás com "filmes de franquias" tenho preguiça mesmo.
    Da franquia Harry Potter vi só o primeiro e achei bem bobinho,Piratas do Caribe não tem jeito mesmo não gosto de jeito nenhum.

    Das listadas a minha favorita é de longe a do 007,já assisti varios,gosto mesmo dos filmes: as bugigangas,das bond girls...

    ResponderExcluir
  7. Kelvelyn,
    Assino embaixo do seu comentário.
    A única diferença é que eu vi todos os Harry Potter, mas acho chatíssimos, hehe
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Lista atualizada e completa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. ótima lista amigo!
    gosto de quase todos os filmes ai! mas principalmente a saga Star Wars, criada por um dos cinestas mais inteligentes que já existiu. uma pessoa que apostou em objetos de filmes quando isso nem existia ainda... George Lucas é um genio mesmo.
    Só senti falta da Trilogia Matrix aqui... achei que eles estariam pelo menos entre os 10! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Resident Evil ocupa uma modesta 76a. Posição no ranking...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. e cade o velozes e furiosos??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Esta lista foi feita em 2011 e "Velozes e Furiosos" só fez mesmo grandes bilheterias na parte 6, que é de 2013.
      Vou tentar atualizar esta lista e, quem sabe essa série entra...
      Abs!!!

      Excluir
    2. obrigado, voce é muito queridao

      Excluir
  12. Armando, talvez a franquia dos Transformers não seja tão boa por completa, realmente achei meio fraca nos últimos filmes mas o primeiro é muito bom, não é só marketing!!

    ResponderExcluir
  13. Totalmente de acordo com a opinião sobre Transformers: os 3 primeiros,apesar da mesma fórmula: tecnologia/carrões/destruição e Shia LeBouf fazendo sempre o personagem bobo,convenceram...Sobre Indiana Jones,comparada com os 3 anteriores,a história com et's foi um "balde de água fria".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!